QUARENTENA - PARTE DIVERSIFICADA

QUARENTENA - PARTE DIVERSIFICADA

Professor Diminoi

 

Atividade referentes a 31/08/2020 até 04/09/2020

 

 

Práticas experimentais/Orientação de estudos 

Objetivo: Trabalhar a interdisciplinaridade  

Habilidade: (EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

Objeto de conhecimento: "Estratégias de leitura Apreciação e réplica"

Orientação: Baseado na figura responda esta questão em apenas uma frase ou um parágrafo e envie sua resposta pelo Classroom até o dia 04/08/2020.

Observação: essa atividade somente terá validade se enviada pelo Classroom

Em caso de dúvidas/esclarecimentos, fale no reservado com o professor Davi pelo zap.

 

Atividade referentes a 10/08/2020 até 14/08/2020

Orientação de estudos – 8ADE 

Praticas experimentais – 9BD

 

Habilidade:  EF08MA06 – Resolver e elaborar situações problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriendades das operações.

EF02MA12 – Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Objetivo: Investigar sobre quem são e o que fazem os influenciadores digitais, e qual a finalidade desse trabalho. Compreender o que são os algoritmos e como são utilizados nas redes sociais para selecionar informações.

Instruções: Leia o texto e assista ao filme. Após realizar todos estes procedimentos, faça uma autorreflexão. Você não precisa enviar atividade mas é necessário que você confirme a realização desta atividade pelo Classroom.

Observação: A entrega somente terá validade se você enviar pelo Classroom.

 

Influenciadores Digitais

A invenção da internet revolucionou a comunicação, acelerando e modificando o processo de transmissão e recepção de informações. Seu nascimento deu-se no século XX por volta de 1969, e desde então ela vem passando por modificações. Devido ao seu espaço interativo, houve um encurtamento na distância entre os indivíduos, no entanto, os diferentes suportes de mídias, acarretados através das redes sociais, desenvolveram uma viabilização de novos meios de negócios. Dessa maneira, o mercado do consumo, especialmente os meios publicitários, atentos a essa realidade, buscam utilizar técnicas que sejam atrativas e capazes de aliciar desejo nos usuários. A inclinação por esse tema motivou-se pelo grande crescimento do que acredita-se ser a “nova profissão” ou a “profissão do século XXI”, os digital influencers, que vêm adquirindo grande peso na sociedade atual, em razão do estreitamento interpessoal,  os influencers tornaram-se uma grande ponte entre marcas e produtos para com o seu público-alvo, uma vez que no ciberespaço o usuário estabelece o que vai consumir, buscando conteúdos e interagindo, não sendo mais o sujeito passivo que recebia os programas impostos pelos veículos tradicionais de comunicação. Além disso, vale ressaltar que os indivíduos da sociedade contemporânea tendem a preocupar-se com o ter, fugindo de sua realidade social, buscando práticas que mais se assemelham as classes dominantes (...).

Fonte: https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1137-1.pdf

Reflita sobre sua produção textual assistindo ao vídeo “Influenciadores Digitais em Demanda no Mídia foco

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE

Questionário par auto-avaliação.

01) Qual foi o aprendizado da aula?

02) Apresente proposta de intervenção sobre o poder dos influenciadores digitais sobre a sociedade do consumo, que respeite os direitos humanos, selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

03) Pesquise o que faz um influenciador digital e um Youtuber.

 

Atividade referentes a 20/07/2020 até 24/07/2020

https://professordiminoi.com.br/

Instagram: @prof_diminoi

Link de Apoio:

https://professordiminoi.com.br/quarentena-parte-diversificada

 

Orientação de estudos (auto avaliação)

Observação: Essa é uma alua para que você reflita, faça um auto avaliação e coloque amenos um por estas dicas em suas práticas cotidianas. Para essa aula você não precisa enviar atividade , mas para que eu considere sua participação e presença, você deve marcar como concluída no Google Sala de Aula/Classroom.

Habilidade:

(EF89LP03) Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

(EF89LP33A) Ler, de forma autônoma, textos de gêneros variados.

Vídeo-aula

Um PASSO A PASSO para INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | Seja Um Estudante Melhor

https://www.youtube.com/watch?v=wkcF4XHr9wA

INTERPRETANDO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA - Professor Robson Liers

https://www.youtube.com/watch?v=S229lRf0fIc

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO?

Dicas de estudos: Vestibulinho/Saresp/Vestibular/Enem/Concurso público

“Interpretar textos é um dos conteúdos mais cobrados em vestibulares, na vida acadêmica e profissional”

“Ler para aprender, pesquisar para aprender, escrever para aprender, falar para aprender”

A interpretação de texto enquanto conteúdo.

Comum a todas as áreas, essa ferramenta é chave para qualquer leitura, desde o enunciado de uma questão de física até a produção de textos dos temas de língua portuguesa e redação.

Nada escapa dela quando precisamos transformar nossas falas e pensamentos em palavras concretas e escritas conforme o assunto que tratamos ou discutimos.

A interpretação de texto é um recurso que pode ser aperfeiçoado pela nossa capacidade de raciocínio, ele exige treino para aprimorar a coesão e coerência desenvolvidas pela linguagem

A interpretação de texto evolui junto com outros fatores relacionados, sendo a leitura crítica e a escrita os principais deles.

Nas aulas, os alunos são levados a refletir e perceber que estarem informados e atentos ao que está acontecendo em sua volta também faz parte desse processo.

Como detectar que se você está com problemas de interpretação de texto?

Quem nunca sentiu que sabia o conteúdo ou alguma informação importante para a resposta de uma prova, mas não sabia como explicar?

Todo texto possui uma ideia central e palavras chaves.

A função dessas ideias é direcionar o assunto ao leitor e esse é o primeiro ponto a se considerar quando o aluno for interpretar um texto.

Observação: Perguntas como: “Qual é o assunto do texto?” e “Que questões ele levanta?” podem ajudar a identificar essas ideias.

Para isso, é preciso olhar mais profundamente para a mensagem transmitida, levando em conta o que o autor quis dizer por meio de suas palavras e intenções.

 

Interpretar um texto é diferente de apenas assimilá-lo e dar uma opinião sobre o que foi lido.

O aluno precisa aprender a compor um pensamento distinto de suas próprias ideias e refletir com o intuito de criar um pensamento novo, único e claro sobre cada texto em específico.

Na escola, o professor é responsável por dar partida nessa visão que diferencia interpretação de opinião.

Porém, por conta das mídias sociais com informações prontas e opiniões sendo sempre confundidas com verdades absolutas, nem sempre essa diferença fica clara para o aluno.

Logo, é importante realizar exercícios de interpretação que elevem o repertório crítico dele até que ele consiga compreendê-la.

 

É preciso articular ideias, questiona-las e sintetizar as informações com clareza e coerência.

Essas são algumas das etapas que o aluno precisa para conseguir ser capaz de realizar a interpretação de texto.

A articulação de ideias é a capacidade de fazer relações entre diversos conteúdos. Enxergar as possíveis fontes e influências do autor e conseguir ser claro ao expor e questionar o que foi apresentado.

Isso é desenvolvido com o treino e pode ser aperfeiçoado em todas as matérias da escola, não só se limitando ao português.

Perceber isso ajudará seu filho a compreender que mesmo que ele diga que odeia escrever, enxergando na interpretação de texto uma ferramenta fundamental para essa melhora tudo se tornará mais fácil para ele.

A releitura é mais uma parte importante desse processo

Quando o texto é mais elaborado, muitas vezes o aluno precisa reler cada frase para se familiarizar com o que está sendo dito. Não há nenhum problema nisso, muito pelo contrário!

Muitas vezes, por falta de paciência, acabam não percebendo que a chave para se obter mais foco pode estar nessa simples ação de “reler”.

A paciência investida na releitura ajuda o cérebro a focar e captar melhor as informações que podem ter passado despercebidas em uma única leitura.

Com o treino adequado, isso se torna tão natural que o aluno passará a fazer mesmo sem perceber!

Muitos alunos sentem dificuldade em enxergar que todas as matérias possuem alguma relação com a interpretação de texto. Deixam essa área de lado ou mesmo passam seus anos de colégio sem nunca compreender seu real sentido, o que interfere diretamente seu desempenho escolar.

 

Leia tirinhas e charges

Ter o hábito de ler charges e tirinhas é fundamental para manter-se atualizado e para interpretar situações mais complexas, quais envolvem duplo sentido, trocadilhos, metáforas ou outras figuras de linguagem que podem confundir a leitura.

“Espero que com essas dicas tenha ficado mais claro como a interpretação de texto é importante e pode ser melhorada dentro e fora da escola

 

Atividade referentes a 13/07/2020 até 17/07/2020

https://professordiminoi.com.br/

Instagram: @prof_diminoi

https://professordiminoi.com.br/quarentena-parte-diversificada

 

Orientação de estudos (auto avaliação)

Observação: Para essa aula você não precisa entregar atividade. É uma aula para que você faça uma auto avaliação sobre você (atitudes e conhecimentos)

Habilidade: EF89TEC14 - Analisar a veracidade das informações e diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes

Competências socioemocionais em foco: Imaginação Criativa, Organização, Foco, Iniciativa Social e Assertividade.

 

QUEM É QUEM NA REDE?

Objetivo: Contribuir para que os jovens utilizem as redes sociais de forma saudável e a partir de reflexões sobre a construção das identidades nos meios digitais.

https://www.youtube.com/watch?v=XD219Z3iNt4

https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_de_influ%C3%AAncia

Podemos dispor de canais digitais para: poder expor e abordar assuntos que você gosta ou questões do nosso dia a dia! Atualmente está em alta a criação de vários canais de YouTube e de blogs para os cidadãos falarem abertamente.

A finalidade de ter o desejo de influenciar as crenças ou opiniões de outras pessoas é de mudar a opinião ou crença do outro. Se um indivíduo tem uma opinião/crença diferente do outro, ele vai buscar influenciar com a intenção de fazê-lo ser da mesma crença.

 

01) Você já parou para pensar ou já discutiu com alguém sobre as situações abaixo? Vamos fazer isso agora?

a) O que são digital influencers?

b) Porque ter um canal no YouTube, Instagram ou criar blogs?

c) Qual a finalidade de ter o desejo de influenciar as crenças ou opiniões de outras pessoas?

 

02) Vamos falar a respeito das redes sociais (Instagram, Snapchat, Twitter, Facebook, etc.)

a) O que você costuma ver e acessar? Com que frequência faz isso?

b) De que site ou canal indicariam e por quais motivos?

c) Você tem alguma crítica a respeito das redes sociais?

d) O que as pessoas postam nas redes sociais é sempre o que elas, de fato, estão vivendo? O que vocês pensam sobre isso?

e) É possível saber o que é verdade e o que, não é? Como?

f) Como vocês lidam com a construção de suas identidades nas redes sociais?

g) Gostam de contar histórias, exibir imagens e vídeos ou preferem a privacidade?

h) Quando postam, buscam editar os textos, fotos e vídeos para construir uma imagem específica?

i) Que imagem é essa? Ela é sempre positiva?

j) Que imagens vocês acham que as pessoas que os acompanham fazem a seu respeito?

k) Por que vocês acham que as pessoas querem construir uma imagem diferente do que realmente são?

 

Práticas experimentais

Atividade referentes a 13/07/2020 até 17/07/2020

Professor Diminoi

https://professordiminoi.com.br/

Instagram: @prof_diminoi

https://professordiminoi.com.br/quarentena-parte-diversificada

 

MATEMÁTICA – 9º Ano

Habilidade: (EF09MA09) - Compreender os processos de fatoração de expressões algébricas, com base em suas relações com os produtos notáveis, para resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais do 2º grau.

 

Observação: Para essa aula você não precisa entregar atividade. É uma aula recuperação para que você aprenda a aplicar o que você aprende em sala de aula para resolver situações problemas do dia a dia.

Observa as situações problemas a seguir e resolva-as usando seus conhecimentos lógicos/matemáticos. Conteúdo em consonância com a Eletiva Empreendorismo.

 

01) (PUC-RIO 2008) Um festival foi realizado num campo de 240m por 45m. Sabendo que por cada 2m² havia, em média, 7 pessoas, quantas pessoas havia no festival?

Resolução:

Área do retângulo

A = b . h

A = área (m2)

b = base (m)

h = altura (m)

A =

b = 240

h = 45

A = b . h

A = 240 . 45

A = 10 800

Come o enunciado diz que é a cada 2m2 tem 7 pessoas, precisamos dividir a área total por 2.

10 800/2 = 5400

Agora multiplica-se esse valor por 7 para obter o total de pessoas.

5400 . 7 = 37 800

Resposta: nesse evento havia 37 800 pessoas.

 

02) (UDESC 2010) O projeto de uma casa é apresentado em forma retangular e dividido em quatro cômodos, também retangulares, conforme ilustra a figura.

Sabendo que a área do banheiro (wc) é igual a 3m² e que as áreas dos quartos 1 e 2 são, respectivamente, 9m² e 8m², então a área total do projeto desta casa, em metros quadrados, é igual a:

Resolução:

Primeiro vamos achar as dimensões do wc, quato 1 e quarto 2.

wc = 2 . 1,5 = 3m2

q1 = 6 . 1,5 = 9m2

q2 = 2 . 4 = 8m2

Agora podemos atribuir as dimensões da cozinha e salas integradas juntas que por lógica temos 6 . 4

A(c+s)  = b . h

A(c+s)  =

b = 6

h = 4

Á = b . h

A =  6 . 4

A(c+s) = 24m2

Agora é só somar as 4 éreas

3 + 8 + 9 + 24 = 44

 

Resposta: a áreta total deste projeto é de 44m2

Observação: a questão a serio 03, é um conteúdo muito presente nas provas do Enem, Vestibular, Vestibulinhos ETEC/Senai/Termomecânica

 

03) A planificação de uma caixa com 17cm de comprimento, 5cm de largura e 24cm de altura é apresentada na figura abaixo. Qual a quantidade de papelão necessária para fazer uma caixa com essas dimensões?

Resolução:

a planificação obtemos seis retângulos, basta calcular a área de cada um deles e somar para obter a área total da caixa.

A1 =  5 . 24  = 120

A11 = 5 . 24  = 120

A2 =  5 . 17 = 85

A22 = 5 . 17 = 85

A3 = 24 . 17 = 408

A33 = 24 . 17 = 408

Quantidade de papelão é a soma das áreas:

120 + 120 + 85 + 85 + 408 + 408 = 1225

Resposta: são necessários 1226cm² de papelão para fazer essa caixa.

 

04) Quantos metros quadrados de azulejo são necessários para revestir uma parede com as dimensões apresentadas na figura abaixo e que possui uma janela que ocupa um espaço de 2 m²?

Resolução:

Área da parede

A = b . h

A =

b = 5

h = 3

A = b . h

A = 5 . 3

A = 15m2

Resposta: a área da parede é de 15m2. Tirando 2m2 da janela, são necessários 13m2 de azulejos.

 

Orientação de Estudos/Tecnologia

 

Atividade referentes a 29/06/2020 até 03/07/2020

 

Instagram: @prof_diminoi

Zap: (11) 98576-2494

https://professordiminoi.com.br/quarentena-parte-diversificada

Habilidade: EF89TEC14 - Analisar a veracidade das informações e diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes

Objeto de conhecimento: Letramento Digital

 

Observação: Para essa aula você não precisa entregara atividades. Essa é uma aula cuja finalidade é auxiliar você nos seus estudos indicando fontes de pesquisas recomendadas conforme orientação da ATPC de Ciências da Natureza e Matemática do 25/06/2020 - CMSP.

https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Orientação de Estudos

Postura de um aluno estudando através de mídias digitais.

SEGUE ABAIXO FONTES DE PESQUISA RECOMENDADAS

https://dragonlearn.com.br/

https://www.matific.com/bra/pt-br/home/

http://colegiosaintclair.com.br/extracurriculares/mangahigh/

https://www.escolamais.com/conheca?gclid=EAIaIQobChMI8q_ErI6d6gIVFgaRCh2kyQAcEAAYASAAEgK7EfD_BwE

https://www.youtube.com/results?search_query=cmsp

 

Aula de 22/06/2020 até 56/08/2020

Professor Diminoi

https://professordiminoi.com.br/

Instagram: @prof_diminoi

Zap: (11) 98576-2494

Habilidade: EF89LP03 - Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

Objeto de conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto Apreciação e réplica

Atividade: Após assistir ao vídeo e lê o texto, escolha uma frase do filme e uma frase do texto e envie por zap que pode ser por áudio e/ou escrito.

Essa atividade deve ser redigida (preferencialmente) por zap e enviada para o professor Davi até o dia 26/06/2020.

Orientação de Estudos

8ADE – Orientação de Estudos – Professor Davi

 

Vídeo: Tente mais uma vez!

https://www.youtube.com/watch?v=ysOpsokYnTk

Texto

Resiliência: Dicas para se tornar uma pessoa mais resiliente

Resiliência é um termo originário da física. Está relacionado com a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Contudo, na psicologia, resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.Dicas para ter mais resiliência

Todos nós temos maneiras diferentes de gerenciar o estresse e, portanto, diferentes estratégias que podem levar a uma sensação de resiliência. Assim, a resiliência é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida. Por isso, separamos algumas dicas, sugestões e estratégias para deixá-lo mais resiliente:Mantenha-se flexível

As pessoas resilientes esperam enfrentar desafios em diferentes pontos de suas vidas. Dessa forma, eles são capazes de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.

Aprenda lições

Quando surge uma situação difícil, não se concentre em quem é culpado. Deixe de perguntar “por que eu?”. Assim, deixe de lado o papel de vítima. Então, pergunte-se o que você poderia fazer diferente na próxima vez para obter um resultado melhor.

Tenha atitude positiva

Pense sobre o que você pode fazer para melhorar sua situação e depois faça isso. “As pessoas resilientes trabalham na resolução de um problema ao invés de se deixarem paralisadas pela negatividade”, diz Brooks.

Mantenha-se conectado

Nutra seus relacionamentos com amigos e familiares. Então, quando você estiver passando por um momento difícil, não se afaste de outras pessoas. Inesperadamente, aceite a ajuda daqueles que se preocupam com você.

Libere a tensão

Certifique-se de ter alternativas para expressar suas emoções e aliviar a tensão. Então, recomendamos algumas:

- Escreva em um diário;

- Desenhe;

- Medite;

- Dance ou cante;

- Faça terapia.

- A prática de meditação ajuda a liberar a tensão e aumenta a resiliência

Aprenda hábitos saudáveis

Similarmente, listamos algumas atividades para reduzir os momentos estressantes:

- Exercite-se regularmente;

- Mantenha uma dieta balanceada;

- Leia um livro;

- Reserve um tempo para descansar;

Acredite em si mesmo

Fique orgulhoso de suas habilidades e do que você fez. Assim, reconheça suas forças pessoais. Dessa forma, acreditar em si mesmo é extremamente importante, não somente para aumentar a confiança e autoestima como para alcançar o sucesso.

Sorria 

Mantenha seu senso de humor mesmo diante tempos difíceis. O riso alivia o estresse e ajuda você a controlar as coisas. Quem sorri vive mais tempo e parece mais jovem. Sorrir aumenta a longevidade, contribui para manter o sistema imunológico forte, reduz a pressão arterial e ajuda o corpo a relaxar. 

Seja otimista

Uma perspectiva positiva e esperançosa tornará você muito mais resiliente. Lembre-se de que muitos dos problemas que você enfrentará na vida são temporários e que você superou os constrangimentos no passado.

Outras sugestões para aumentar a resiliência estão listadas abaixo:

- Seja flexível e perceba que a mudança é parte da vida;

- Mantenha uma atitude positiva;

- Mantenha canais de comunicação abertos entre você e outras pessoas;

- Lembre-se de estratégias que o ajudaram a lidar com momentos difíceis no passado;

- Seja consciente dos métodos de autodescoberta;

- Desenvolva o hábito de escrever para registrar seus sentimentos;

- Encontre novas maneiras de gerenciar o estresse e os impulsos;

- Estabeleça conexões importantes;

- Seja decisivo;

- Use técnicas de visualização criativa.

RESILIÊNCIA

“ A resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.”

 

Aula de 16/06/2020 até 23/08/2020

Professor Diminoi

https://professordiminoi.com.br/

Instagram: @prof_diminoi

Zap: (11) 98576-2494

Assista ai vídeo: Dicas para estudar na quarentena | Anatomia etc

https://www.youtube.com/watch?v=BZ2LxFIZAr0

Observação: Para esta aula você não precisar entregar atividades, isto é, é uma aula para você refletir e colocar em prática.

Orientação de Estudos

8ADE – Orientação de Estudos – Professor Davi

 

Aula de 08/06/2020 até 12/08/2020

HABILIDADES

(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números seguintes.

OBJETIVO: Como estudar de casa

Professor Diminoi

https://professordiminoi.com.br/

Instagram: @prof_diminoi

Zap: (11) 98576-2494

8ADE – Orientação de Estudos – Professor Davi

HABILIDADES:

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

OBJETIVO:

Trabalhar o Protagonismo Juvenil: processo pedagógico em que o aluno é estimulado a atuar, criativa, construtiva e solidariamente, na solução de problemas reais, que se vivenciem na escola, na comunidade e/ou na vida social; Resolução SE-52, de 2-10-2014 - Artigo 3º -  II b)

 

Assista aos vídeos:

O que é Cyberbullying na prática:

https://www.youtube.com/watch?v=hMJAfS2j_I0

Bullying e Cyberbullying - O que você tem que saber para se defender

https://www.youtube.com/watch?v=4aAZLBOxs0Q

Efeitos do cyberbullying

https://www.youtube.com/watch?v=fojcUQPfUtQ

 

Leia o texto

Características, consequências e como evitar

O termo “Cyberbullying” corresponde às práticas de agressão moral organizadas por grupos, contra uma determinada pessoa e alimentadas via internet. O cyberbullying é o tipo bullying que ocorre usando a tecnologia eletrônica, os meios digitais, sendo incluídos os dispositivos e equipamentos, como telefones celulares, computadores e tablets, bem como ferramentas de comunicação, incluindo sites de redes sociais, mensagens de texto, bate-papo e sites, podendo ocorrer no formato de mensagens de texto significativas ou e-mails, rumores enviados por e-mail ou postados em sites de redes sociais e imagens constrangedoras, vídeos, sites ou perfis falsos.

Com o aumento do uso de redes sociais, esse tipo de prática discriminatória e vexatória tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, sobretudo, entre os jovens. O “cyberbullying” é um assédio moral que corresponde à manifestação de práticas hostis (via tecnologias da informação), desta forma mantém-se o  intuito de ridicularizar, assediar e/ou perseguir alguém de forma exacerbada.

Por meio de leis anti-cyberbullyingque atualmente vigoram, os agressores anônimos podem ser descobertos e processados por calúnia e difamação, sendo obrigados a indenizar a vítima.

Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos.

 

Características e consequências do cyberbullying

Os meios mais comuns de atividade do cyberbullyng são as comunidades virtuais, os e-mails, as redes sociais, os blogs, os celulares, são meios de convivência dos jovens onde eles se expõem publicamente, fazem amigos e trocam ideias. Ocorre mais frequentemente com as pessoas tímidas e indefesas, ou simplesmente por não caírem na simpatia dos tiranos.

Entre adolescentes, jovens e estudantes, esses conflitos são comuns e fazem parte da afirmação da identidade. Pesquisas revelam dados assustadores sobre os ataques por meio da internet, donde um em cada dez jovens já sofreu ataque virtual e apontam que, entre os adolescentes, esse tipo de prática é mais comum nas meninas.

Normalmente, os agressores criam um perfil falso na internet com o objetivo de intimidar e ridicularizar sua vítima, através de montagens de fotos pornográficas com o rosto do agredido, por exemplo. A pessoa que comete o cyberbullying é chamado de “cyberbullie”.

Importante destacar que o “cyberbullying” pode trazer consequências drásticas, como a morte ou suicídio de alguém.

Assim, muitas pessoas enfrentam as consequências de páginas intituladas “Eu odeio fulana”, onde a vítima, na maioria os grupos minoritários (mulheres, negros, homossexuais, etc.), vira alvo de todo tipo de xingamento.

 

As pessoas agredidas pelo cyberbullying apresentam sintomas bastante similares com os do bullying, como:

Distúrbio do sono

Problemas de estômago

Transtornos alimentares

Irritabilidade

Depressão

Transtornos de ansiedade

Dor de cabeça

Falta de apetite

Pensamentos destrutivos, como desejo de morrer, entre outros.

 

Como evitar o cyberbullying

Para evitar o perigo de manipulação dos jovens na internet, a orientação e vigilância dos pais torna-se muito importante. Isso previne que eles sejam vítimas de agressores que buscam alvos fáceis para praticar suas tiranias.

 

Algumas práticas simples devem ser observadas, entre elas:

Instruí-los a não aceitar convites de estranhos nas redes sociais.

Comunicar imediatamente aos pais, caso seja vítima de agressão on-line e denunciá-lo ao site.

Evitar que exponham fotos e vídeos pessoais na rede, que possam vir a ser usados para montagens maldosas.

Instalar programas que controlem o acesso a determinados sites.

Monitorar os sites acessados por meio do histórico do navegador.

Dizer que ao se postar comentários ou e-mails agressivos na rede, o responsável poderá ser responsabilizado judicialmente.

 

Bullying e cyberbullying

O bullying (tirano, bruto) descreve as agressões praticadas de forma contínua às pessoas que, segundo os agressores, não se enquadram nos padrões “normais”.

O “cyberbullying” ou “bullying virtual” é a versão do mesmo fenômeno, o qual se estendeu para as redes sociais.

 

Cyberbullying é crime

Quando as ofensas, intimidações e agressões on-line envolvem adultos, pode ser entendido como crime de calúnia e/ou difamação e não usamos o termo bullying/cyberbullying. De acordo com o Código Penal: Calúnia (art. 138 do Código Penal); Difamação (art. 139 do Código Penal); Injúria (art. 140 do Código Penal)

 

O Cyberbullying em si não é um tipo penal no Brasil, mas muitas das práticas que o compõem podem ser associadas à condutas ilícitas.

Após se esgotarem as medidas educativas e mediadoras é que se deve considerar, para casos graves, possíveis sanções e punição. Cyberbullying pode ser denunciado e os responsáveis punidos ao ser considerado ato infracional, equivalente aos crimes acima indicados quando envolvem adolescentes a partir dos 12 anos. Tanto os adolescentes quanto os responsáveis legais podem responder na justiça através da Vara da Infância e Juventude, bem como pagar indenizações por danos morais.

 

Denúncia

Para realizar a denúncia você pode acessar o site: http://new.safernet.org.br/denuncie/. Crianças e adolescentes têm atendimento psicológico para contar casos de abuso, preconceito e bullying na rede.

 

Observação 1: Assista aos vídeos, leia o texto e reflita sobre o tema abordado. Para essa aula não estou cobrando” resolução e entrega de atividades escrita, mas solicito que você faça uma reflexão e se for o caso mudes sua postura em relação não somente a não fazer, mas também a combater esse ato tão cruel.

Observação 2: Para que você tenha nota e presença atribuída, você precisa apenas enviar um zap (11) 98576-2494 para mim com a palavra “Cyberbullying” até o dia 16/06/202 às 17h. Assim estarei registrando sua nota e sua presença.

 

...