P.P-LPT/ING/CIE-3ºB-8ºA-2023

Professor Diminoi

PROVA PAULISTA - LPT/ING/CIE - 3º BIM - 8º ANO/2023
PORTUGUÊS

01) Leia o texto para responder à questão.
LABIRINTOS
            A palavra “labirinto”, na língua portuguesa, tem origem no termo latino labyrinthus.
           Na Antiguidade, de acordo com a Mitologia, os labirintos eram criados para aqueles que, neles entrassem, não pudessem mais sair. Eram usados como proteção a locais que deveriam  permanecer inacessíveis a pessoas não autorizadas. Verdadeiras armadilhas mortais.
            A mitologia grega apresenta um dos labirintos mais famosos da história, o Labirinto de Creta. O rei Minos o construiu para manter aprisionado seu filho Minotauro, que nascera metade homem e metade touro.
            De acordo com a mitologia, Minotauro foi morto pelo herói Teseu, que conseguiu sair do labirinto graças ao fio de um novelo de lã que usou para marcar o caminho, novelo este dado a ele por sua amada Ariadne.
            Labirinto também é o nome de uma estrutura da orelha interna, responsável por nossa audição e equilíbrio.
No texto, o termo que possui uma ideia de negação, devido ao uso do prefixo, é:
(A) Aprisionado.
(B) Inacessíveis.
(C) Antiguidade.
(D) Responsável.

02) Leia o texto para responder à questão.
‘Adrenalina o tempo todo’: conheça os riscos e as aventuras vividos por exploradores de cavernas no interior de SP
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o Petar, abriga 350 cavernas, que são exploradas por espeleólogos.
Por Caroline Melo, g1 Santos
[...]
Jurandir conta que na época tinha apenas 12 anos e se aterrorizou diante de um abismo vertical, em um espaço totalmente escuro e desconhecido. “Meu pai percebeu rapidamente, deu um sorriso e falou: ‘Calma, é só uma caverna’”. Apesar do medo, Jurandir afirma que o amor pelas cavernas está no DNA da família, já que no dia seguinte estava perguntando qual seria a próxima gruta a ser visitada. “Ela me trouxe inspiração, desde então nunca mais parei”, conta.
[...]
No trecho “Jurandir conta que na época tinha apenas 12 anos e se aterrorizou diante de um abismo vertical”, o termo grifado tem a função de
(A) relacionar duas orações para alternar entre duas ideias.
(B) ligar duas orações para adicionar uma nova informação.
(C) condicionar a oração anterior à idade do Jurandir na época.
(D) proporcionar uma explicação da oração anterior.

03) Leia o texto para responder à questão.
Raios!
Durante o verão a cena é comum. Nuvens escuras surgem de repente e a chuva começa. Em seguida, um relâmpago risca o céu. Que bonito! Logo depois vem o barulho do trovão. Que medo!
Os relâmpagos são descargas elétricas, semelhantes às correntes elétricas que passam pelos fios de nossas casas e que fazem os eletrodomésticos funcionarem. Mas são milhares de vezes mais fortes. Tão fortes que ao passarem pela atmosfera deslocam o ar e produzem um barulho intenso, o trovão. Repare que vemos o relâmpago antes de ouvir o trovão: isso acontece porque a luz é mais rápida que o som, por isso ela chega primeiro até nós.
Existem vários tipos de relâmpagos: dentro das nuvens, entre duas nuvens e até da nuvem para o alto. Os relâmpagos que ocorrem entre as nuvens e o solo são chamados raios.
Como podem prejudicar as pessoas, os raios são bastante estudados. Eles ocorrem em regiões onde existem grandes quantidades de cargas elétricas, capazes de produzir faíscas. Normalmente caem em um único lugar, mas, às vezes, eles se dividem e atingem vários pontos. [...]
Esse é um texto de divulgação científica, pois
(A) compartilha conhecimento com linguagem clara e objetiva.
(B) apresenta uma informação por meio de perguntas e respostas.
(C) defende uma opinião utilizando argumentos.
(D) ensina um procedimento dividido em etapas.

04) Leia o texto e responda à questão.
[...]
Tentei permanecer entre eles, mas não consegui. Pedindo desculpas e justificando o motivo de eu estar indo embora para quem me abordava no caminho da porta, fui saindo.
- Está indo, interpelou-me uma amiga.
- Estou.
- Me dá carona?
Suei frio, porque, além de não estar bem, ela morava do outro lado da cidade.
[...]
No texto, a conjunção em destaque (mas), exprime a ideia de
(A) adversidade.
(B) explicação.
(C) consequência.
(D) conclusão.

05) Leia o texto para responder à questão.
Gata desaparece em prédio em SP, mobiliza vizinhança, e é encontrada na parede de outro apartamento
Um gato sumiu no último sábado (10), em um condomínio em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, e mobilizou toda a vizinhança do prédio. Quatro dias depois, ele foi encontrado na parede de um apartamento vizinho.
[...]
Dias de insucesso depois, um morador do primeiro andar escutou miados atrás da parede que fica perto da churrasqueira. As pessoas envolvidas no resgate, então, resolveram colocar uma minicâmera em um dos vãos da parede, e lá estava Masha, com um olhar assustado, mas viva.
O vizinho autorizou que a parede fosse quebrada, e um pedreiro foi chamado. A gatinha foi tirada sã e salva. Ela saiu praticamente ilesa, apenas com um pequeno ferimento na boca, e foi levada ao veterinário e passa bem.
Uma característica desse texto é
(A) o uso da norma-padrão da língua típico do gênero notícia.
(B) a escolha lexical voltada à linguagem figurada.
(C) o predomínio de argumentos do tipo autoridade.
(D) a presença de diálogos marcados por discurso direto.

06) Leia o texto para responder à questão.
Felicidade Clandestina
Clarice Lispector
Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebia o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.
Quanto ao foco narrativo, podemos afirmar que é predominante
(A) em primeira pessoa, marcado pelo uso do pronome “eu”.
(B) em terceira pessoa, apresentando um narrador-personagem.
(C) em terceira pessoa, devido ao uso da impessoalidade.
(D) em primeira pessoa, com a marca linguística “ele”.

07) Analise as duas orações a seguir para responder à questão.
I – O labirinto protegia um determinado local.
II – O labirinto funcionava como uma armadilha mortal.
A forma adequada para formar um período composto por coordenação com as duas orações acima é:
(A) O labirinto protegia um determinado local. Funcionava como uma armadilha mortal.
(B) O labirinto protegia um determinado local. Esse funcionava como uma armadilha mortal.
(C) O labirinto protegia um determinado local que funcionava como uma armadilha mortal.
(D) O labirinto protegia um determinado local e funcionava como uma armadilha mortal.

08) Leia o texto para responder à questão.
Labirinto Verde
O Labirinto Verde, atrativo turístico mais famoso de Nova Petrópolis, é um local de diversão para crianças e adultos e desafia os visitantes em um caminho secreto em meio aos ciprestes. Chegar ao centro é um momento de intensa felicidade, além de render lindas fotos e lembranças do Jardim da Serra Gaúcha.
O local onde hoje se encontra o Labirinto Verde, abrigava uma quadra esportiva de concreto, a qual era utilizada por alunos das escolas do Município durante as aulas de educação física ou em momentos de lazer, assim como em festividades do Município. 
[...]
Alguns anos depois, o trajeto foi modificado e a estrutura verde revitalizada, para facilitar a chegada dos visitantes até o centro. Em março de 2011, novamente o atrativo foi replantado com mais de 1.700 mudas de ciprestes. Atualmente, o Labirinto Verde possui 28 metros de diâmetro e mais de 2 metros de altura.
Podemos encontrar o uso da voz ativa no trecho:
(A) “...a qual era utilizada por alunos das escolas do Município...”.
(B) “...o atrativo foi replantado com mais de 1.700 mudas...”.
(C) “...o Labirinto Verde possui 28 metros de diâmetro...”.
(D) “Alguns anos depois, o trajeto foi modificado...”.


09) Leia o texto para responder à questão.
NO LABIRINTO DE CRETA
Foram despertar na Ilha de Creta, onde logo descobriram o labirinto. Era um palácio imenso, com mil corredores dispostos de tal maneira que quem entrasse, nunca mais conseguiria sair – e acabaria devorado pelo monstro. O Minotauro só comia carne humana.
Diante do labirinto, os três “pica-paus” pararam para refletir.
— Quem entra, não sai mais e acaba no papo do monstro – disse Pedrinho — Mas nós sabemos o jeito de entrar e sair: é irmos desenrolando um fio de linha. Ah, se eu tivesse trazido um carretel...
— Pois eu trouxe três! – gritou Emília triunfalmente — E dos grandes, número 50.
[...]
Segundo o texto acima, os três “pica-paus”
(A) conheciam os caminhos certos para andar pelo labirinto.
(B) iriam se separar para encontrar o Minotauro rapidamente.
(C) desconheciam uma maneira de resolver o problema.
(D) utilizariam os carretéis de linha para sair do labirinto.

10) Leia o texto para responder à questão.
Time-lapse1 captura esponjas do mar “espirrando” para expelir resíduos
Pesquisadores descobriram que esponjas do mar “espirram” para filtrar resíduos. Por meio de um vídeo time-lapse, eles conseguiram capturar o movimento, o que pode ajudar os cientistas a entender melhor como esses animais – uma das espécies mais antigas do planeta – evoluíram.
O registro foi feito a partir da observação de duas espécies de esponjas: a caribenha Aplysina archeri, e uma espécie do gênero Chelonaplysilla, encontrada no Oceano Indo-Pacífico.
“Nossos dados sugerem que espirrar é uma adaptação que as esponjas desenvolveram para se manterem limpas”, disse Jasper de Goeij, biólogo marinho [...].
Vocabulário:
1 Time-lapse: é uma técnica utilizada no cinema para acelerar as imagens.
Nesse texto, qual trecho apresenta uma citação de um especialista?
(A) Pesquisadores descobriram que esponjas do mar ‘espirram’ para filtrar resíduos. (1º parágrafo)
(B) Por meio de um vídeo ‘time-lapse’, eles conseguiram capturar o movimento. (1º parágrafo)
(C) O registro foi feito a partir da observação de duas espécies de esponjas. (2º parágrafo)
(D) Nossos dados sugerem que espirrar é uma adaptação que as esponjas desenvolveram. (3º parágrafo)

11) Leia o texto para responder à questão.
Resenha: "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells
Neste clássico da ficção científica, Wells nos apresenta um ataque marciano que destrói várias cidades inglesas (inclusive Londres) e coloca a humanidade aos seus pés. Enquanto isso, homens e mulheres buscam salvar suas vidas.
[...]
No excerto “...Wells nos apresenta um ataque marciano que destrói várias cidades inglesas...” o termo em destaque exerce a função de:
(A) Pronome Interrogativo.
(B) Pronome Oblíquo.
(C) Pronome Relativo.
(D) Pronome Demonstrativo.

12) Leia o texto para responder à questão.
O Arquivo,
Victor Giudice
            Uma tarde, quase ao fim do expediente, foi chamado ao escritório principal.
            Respirou descompassado.
            — Seu joão. Nossa firma tem uma grande dívida com o senhor. joão baixou a cabeça em sinal de modéstia.
            — Sabemos de todos os seus esforços. É nosso desejo dar-lhe uma prova substancial de nosso reconhecimento.
            O coração parava.
            — Além de uma redução de dezesseis por cento em seu ordenado, resolvemos, na reunião de ontem, rebaixá-lo de posto.
            A revelação deslumbrou-o. Todos sorriam.
            — De hoje em diante, o senhor passará a auxiliar de contabilidade, com menos cinco dias de férias. Contente?
            Radiante, joão gaguejou alguma coisa ininteligível, cumprimentou a diretoria, voltou ao trabalho.
            Nesta noite, joão não pensou em nada.
Dormiu pacífico, no silêncio do subúrbio.
Há o uso do discurso direto em:
(A) “Uma tarde, quase ao fim do expediente, foi chamado ao escritório principal.”.
(B) “...joão baixou a cabeça em sinal de modéstia.”.
(C) “— De hoje em diante, o senhor passará a auxiliar de contabilidade...”.
(D) “Nesta noite, João não pensou em nada.”.

13) Leia os Textos I, II e III para responder à questão.
Texto I – (Fake News)
“Estamos fazendo muitos contatos, obviamente, para manter vocês com o mais elevado grau de informação em tudo que se refere à ‘operação Penalidade Máxima II’ e, eu não posso omitir de vocês a informação de que, isso já é debatido e muito possivelmente o futebol brasileiro sofrerá uma paralisação, são mais de 120 jogadores já identificados e têm muito mais, podem anotar”.
[...]
Inacreditável que os caras se venderam por nada. Momento desastroso e triste para o país do futebol. Que todos os envolvidos sejam severamente punidos e banidos do futebol.
— Utilizador de Facebook, 10 maio 2023

Texto II - Operação Penalidade Máxima II
Estão sendo cumpridos  3 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de 6 Estados, expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores de Goiás.
 
Texto III - Escândalo das apostas: CBF descarta parar brasileiro, e clubes afastam e cobram atletas
Argumento é que denúncias são todas referentes a 2022, temor é que caso chegue a árbitros

O Texto I é uma notícia falsa pois
(A) o nome da operação está equivocado e a denúncia do Ministério Público é referente aos árbitros.
(B) o campeonato brasileiro não será paralisado e o número de envolvidos é bem menor até aquela data.
(C) a quantidade de jogadores envolvidos passa dos 120, mas não compromete a continuidade do campeonato.
(D) a Confederação Brasileira de Futebol considera adiar o campeonato, mas isso ainda está em discussão.

14) Leia o fluxograma para responder à questão.
Considerando a relação de coordenação e subordinação das personagens, podemos afirmar que:
(A) A Rainha está subordinada a todos os personagens.
(B) O Capelão está coordenado à Rainha.
(C) O Mensageiro está coordenado ao Capelão.
(D) A Arqueira está subordinada ao Comandante do Exército.

15) Leia o texto para responder à questão.
CENA I
Gertrudes e Josefina
Gertrudes (Examinando a sala) - Como está esta sala! É um brinco! Não há nada como o serviço de um criado estrangeiro.
Josefina (Sentada ao lado da mesa, lendo o Jornal das Famílias) - Na realidade, papai não podia acertar melhor.   
Gertrudes - E que moralidade, minha filha!
Josefina (Com curiosidade) - O que foi, mamãe?
Gertrudes - Uma indiscrição de teu pai. O que estás vendo aí?
Josefina - O último figurino do Jornal das Famílias. Não acha que este molde de corpinho ia-me às mil maravilhas? (Mostrando o jornal)
Gertrudes - Vaidosa!
[...]
Uma das características do texto que demonstra se tratar do gênero teatral está
(A) na transcrição do texto.
(B) na presença de rubricas.
(C) no uso do discurso indireto.
(D) no uso de versos e rimas.
 
16) Leia o texto para responder à questão.
'Um contamina dez'
            Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, argumenta que o medo dos pais por possíveis efeitos adversos da vacina não pode se sobrepor ao perigo, muito mais grave, da doença em si.
            [...]
            "Uma pessoa com sarampo, por exemplo, consegue contaminar outras dez. E é uma doença de elevada mortalidade e sequelas importantes, como cegueira e surdez", prossegue.
            Ainda assim, Domingues acredita que as oscilações nos índices de vacinação se devem mais à "desinformação" do que a uma contrariedade às vacinas.
            [...]
            Moraes diz também que as rotinas de mães e pais que trabalham precisam ser levadas em conta.
            Segundo o especialista, muitos dos questionamentos que afastam os pais da vacinação têm resposta.
Um exemplo de discurso direto está em:
(A) “Segundo o especialista, muitos dos questionamentos que afastam os pais da vacinação têm resposta.”.
(B) “Moraes diz também que as rotinas de mães e pais que trabalham precisam ser levadas em conta.”.
(C) “E é uma doença de elevada mortalidade e sequelas importantes, como cegueira e surdez”.
(D) “...Domingues acredita que as oscilações nos índices de vacinação se devem mais à ‘desinformação’...”.

17) Leia o texto para responder à questão.
            Na Grécia Antiga, especificamente na cidade de Tebas, todos tinham medo de um monstro com corpo de homem e cabeça de touro que devorava pessoas: o terrível Minotauro. [...] No dia em que nós sofremos um AVC1, passamos por uma experiência semelhante. Neste dia entramos no labirinto.
            É difícil explicar o que acontece, parece que, de repente, tudo muda de lugar: a rotina, o trabalho e as pessoas. Tudo fica complicado e sem nexo, até o raciocínio entra em devaneio. O dia a dia se transforma em uma série de corredores entrecruzados por incertezas [...]
            Como toda boa história tem uma reviravolta, o labirinto de Tebas (aquele lá da Grécia) estava com os seus dias contados. Um jovem guerreiro chamado Teseu bolou um plano com sua amada Ariadne: ele entraria no labirinto com um novelo de fios de ouro cuja ponta seria segurada por ela no lado de fora. Assim, ele desenrolaria o novelo pelo trajeto e, depois de matar o monstro, conseguiria sair do local pelo mesmo caminho que entrou, seguindo o rastro demarcado pela linha dourada. [...]
Vocabulário:
1. AVC – Acidente Vascular Cerebral; também conhecido como derrame cerebral.
No texto, o sentido figurado descrito pela autora para o termo “labirinto” pode ser:
(A) Algo complicado.
(B) Construção complexa.
(C) Parte do corpo.
(D) Superar obstáculos.

18) Leia o texto para responder à questão.
Sinopse: "A Guerra dos Mundos" de H.G. Wells
            Eles vieram do espaço. Eles vieram de Marte. Com tripés biomecânicos gigantes, querem conquistar a Terra e manter os humanos como escravos. Nenhuma tecnologia terrestre parece ser capaz de conter a expansão do terror pelo planeta. É o começo da guerra mais importante da história. Como a humanidade poderá resistir à investida de um potencial bélico tão superior? Publicado pela primeira vez em 1898, A guerra dos mundos aterrorizou e divertiu muitas gerações de leitores. Esta edição especial contém as ilustrações originais criadas em 1906 por Henrique Alvim Corrêa, brasileiro radicado na Bélgica. Conta também com um prefácio escrito por Braulio Tavares, uma introdução de Brian Aldiss, membro da H. G. Wells Society, e uma entrevista com H. G. Wells e o famoso cineasta Orson Welles - responsável pelo sucesso radiofônico de A guerra dos mundos em 1938 -, que fazem desta a edição definitiva para fãs de Wells.
Esse texto é uma sinopse pois
(A) apresenta uma síntese a respeito de um livro.
(B) informa sobre a invasão de marcianos à Terra.
(C) debate o despreparo da Terra a uma invasão alienígena.
(D) resume um filme de guerra entre marcianos e terráqueos.

19) Leia o texto para responder à questão.
       Em meio às dunas, cachoeiras e abismos banhados pela escuridão, grupos de espeleólogos, também conhecidos como exploradores de cavernas, se dedicam às expedições. Eles fazem o mapeamento das 350 grutas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o Petar, no interior de São Paulo. Dois profissionais do ramo contaram ao g1 a aventura e a adrenalina que vivem durante o trabalho.
            “O medo trouxe curiosidade, que me trouxe mais interesse para querer conhecer cada vez mais”, afirma o espeleólogo e monitor ambiental Jurandir Aguiar dos Santos, de 60 anos, ao lembrar da primeira vez que entrou em uma caverna.
            Jurandir conta que na época tinha apenas 12 anos e se aterrorizou diante de um abismo vertical, em um espaço totalmente escuro e desconhecido. “Meu pai percebeu rapidamente, deu um sorriso e falou: ‘Calma, é só uma caverna’”. Apesar do medo, Jurandir afirma que o amor pelas cavernas está no DNA da família, já que no dia seguinte estava perguntando qual seria a próxima gruta a ser visitada. “Ela me trouxe inspiração, desde então nunca mais parei”, conta.
No texto, podemos encontrar o uso do discurso indireto no trecho:
(A) Ela me trouxe inspiração, desde então nunca mais parei.
(B) Jurandir afirma que o amor pelas cavernas está no DNA da família.
(C) Meu pai percebeu rapidamente, deu um sorriso e falou: ‘Calma, é só uma caverna’.
(D) O medo trouxe curiosidade, que me trouxe mais interesse para querer conhecer cada vez mais.

20) Leia o texto para responder à questão.
O que pode causar mal para meu pet?
Animais intoxicados podem apresentar uma série de complicações que vão além de sintomas como vômitos e diarreias
            A intoxicação de pets por alimentos e plantas é uma das principais preocupações de tutores.
            Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) reuniram informações sobre como criar um ambiente doméstico seguro para gatos e cachorros. A cartilha, que também apresenta dados que abrangem outros bichos, como coelhos e aves, é resultado de um projeto de extensão universitária de alunas e professores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
            Animais intoxicados podem apresentar uma série de complicações que vão além de sintomas como vômitos e diarreias, como explica Júlia Waldvogel, aluna integrante do projeto. “Algumas plantas podem ser extremamente perigosas e até causar falhas na função do coração e do sistema nervoso do pet”, afirma.
[...]
Podemos afirmar que o texto é uma
(A) resenha.
(B) crônica.
(C) notícia.
(D) reportagem.

GABARITO
01B – 02B – 03A – 04A – 05A – 06A – 07D – 08A – 09D – 10D – 11C – 12C – 13B – 14D – 15A – 16C – 17A – 18D – 19B – 20D.

INGLÊS
01)
Leia o conto para responder à questão:
“The Gift of the Magi”
  1. enry
            In the bustling city of New York, lived a young couple named Jim and Della. They were deeply in love but faced financial challenges. Christmas was just around the corner, and they wanted to give each other special gifts.
            Della decided to sell her hair to a wig marker so she could buy Jim a chain for his pocket watch. Meanwhile, Jim sold his pocket watch to buy Della a set of combs for her hair.
            On Christmas day, they exchanged their gifts, only to discover the sacrifices they had made for each other. Della’s hair was gone, and Jim’s pocket watch was useless without the chain. They both realized that their love and the sacrifices they made were the true treasures.
De acordo com o texto, onde a cena da história se passa?
(A) A remote island.
(B) A magical forest.
(C) A bustling city.
(D) A small village.

02) Leia o microconto abaixo para responder à questão.

O microconto retrata a história de um mágico que
(A) leu várias notícias sobre mágica, mas não gostou de nenhuma.
(B) criou um novo número de mágica para seu show.
(C) escreveu uma linha do tempo sobre a história da mágica no mundo.
(D) fez desaparecer todos os livros sobre um menino bruxo.

03) Analise a imagem abaixo para responder à questão:
WHAT TO KNOW
Critics Consensus
Barbie is a visually dazzling comedy whose meta humor is smartly complemented by subversive storytelling. Read critic reviews.

Audience Says
Clever, funny, and poignant, Barbie is an entertaining movie with a great overall message. Read audience reviews.
O gênero textual é considerado
(A) um anúncio publicitário.
(B) uma reportagem.
(C) uma resenha crítica.
(D) um abaixo-assinado.

04) Leia a manchete e a lead da notícia para responder à questão.
Nigerian restaurant brings African fusion cuisine to London
A new Nigerian restaurant has opened in London - but its owners are hoping to create an entirely new type of cuisine.
[...]
A notícia trata sobre:
(A) a expansão da população estrangeira recém-chegada da Nigéria.
(B) a chegada de um restaurante nigeriano inovador a Londres.
(C) a fusão das culinárias nigeriana e inglesa na capital da Inglaterra.
(D) a distribuição de comida para imigrantes africanos em Londres.

05) Leia o texto abaixo para responder à questão:
Qual prato típico brasileiro está descrito no texto?
(A) Acarajé.
(B) Feijoada.
(C) Pão de queijo.
(D) Moqueca.

GABARITO

01C – 02D – 03A – 04B – 05B.

CIÊNCIAS
01) Os métodos contraceptivos comportamentais necessitam de muita disciplina e muito conhecimento do próprio corpo. Identificar o período fértil da mulher é um passo importante para isso. Assim, analise o calendário abaixo e responda:
Imagem elaborada para Prova Paulista
Qual data mais provável da ovulação de uma mulher, levando-se em consideração que ela tem um ciclo regular de 28 dias e o primeiro dia da sua menstruação foi 04/08/2023?
(A) 04/08/2023.
(B) 14/08/2023.
(C) 17/08/2023.
(D) 28/08/2023.

02) A imagem abaixo apresenta alguns métodos contraceptivos, que podem ser classificados de acordo com suas características.
Métodos Contraceptivos
Os métodos contraceptivos podem ser classificados como:
(A) intrauterinos, hormonais, de barreira, comportamentais (naturais) e cirúrgicos.
(B) naturais, de barreira (cirúrgicos), intrauterinos, preservativos e comportamentais.
(C) preservativos, hormonais, de barreira (naturais) e definitivos (cirúrgicos).
(D) vaginais, de barreira, de esterilização (laqueadura ou vasectomia) e cirúrgicos.

03) O principal sintoma do(a) ______ é o aparecimento de verrugas, podendo causar câncer no colo do útero. É muito comum a infecção não apresentar sintomas na maioria da população. Por esse motivo, esse vírus pode estar presente em muito mais pessoas do que se imagina.
O texto trata da IST (Infecção Sexualmente Transmissível):
(A) Sífilis.
(B) Clamídia.
(C) Gonorreia.
(D) HPV.

04) O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo, enfraquecendo gradualmente sua capacidade de combater infecções e doenças. A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a fase mais avançada da infecção por HIV, caracterizada pelo surgimento de infecções oportunistas graves e cânceres que ocorrem devido à imunidade severamente comprometida. Nem todas as pessoas com HIV desenvolvem AIDS, devido aos tratamentos antirretrovirais (TAR) que ajudam a controlar o vírus.
 Qual das seguintes opções descreve corretamente a relação entre o HIV e a Aids?
(A) O HIV e a Aids são dois vírus diferentes que afetam o sistema respiratório.
(B) A Aids é o estágio inicial da infecção pelo HIV.
(C) O HIV é o vírus que causa a Aids ao atacar o sistema imunológico.
(D) O HIV é uma infecção bacteriana que leva ao enfraquecimento do sistema imunológico.

05) O autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Abaixo temos cinco atitudes:
I   - Priorizar uma boa noite de sono.
II  - Evitar o excesso das redes sociais.
III - Alimentar-se de fast food constantemente.
IV - Reprimir as emoções.
V  - Praticar exercícios físicos.
Escolha a alternativa que apresenta os itens corretos para que o autocuidado aconteça:
(A) II, III e IV, apenas.
(B) I, III e V, apenas.
(C) I, II e V, apenas.
(D) III, IV, e V, apenas.

06) É uma IST, Infecção Sexualmente Transmissível, que tem como agente causador uma bactéria, a Treponema pallidum (foto abaixo), capaz de se espalhar no corpo humano por meio de pequenos cortes na pele ou através das mucosas. Os sintomas podem aparecer em diferentes estágios ao longo da vida do ser humano infectado.
Esta bactéria é causadora da IST (Infecção Sexualmente Transmissível):
(A) Tricomoníase.
(B) HPV.
(C) Sífilis.
(D) Clamídia.

07) A transmissão das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) pode ocorrer mesmo que a pessoa não apresente sintomas. São exemplos de IST:
(A) Sífilis, varíola, papilomavírus humano (HPV) e sapinho.
(B) Cancro mole, gripe, papilomavírus humano (HPV) e HIV.
(C) Sífilis, herpes genital, gonorreia e HIV.
(D) Gonorreia, tricomoníase, hanseníase e HIV.

08) O bullying na escola é uma questão preocupante que afeta não apenas os estudantes envolvidos, mas também o ambiente escolar como um todo. O bullying pode se manifestar de várias formas, incluindo agressões físicas, verbais, sociais e até mesmo online. É uma dinâmica de poder desequilibrada em que um indivíduo ou grupo busca deliberadamente causar danos emocionais, físicos ou psicológicos a outro.
Com base no texto, analise as afirmações a seguir quanto ao combate ao bullying nas escolas:
I - Promover palestras e orientações aos estudantes por meio de psicólogos e terapeutas.
II - Conversar com os estudantes e escutar atentamente a reclamações ou sugestões.
III - Estimular os estudantes a informar os casos de bullying conhecidos por eles.
IV - Ignorar regras de convivência para a classe em coerência com o regimento escolar.
Estão corretas as afirmações:
(A) II, III e IV, apenas.
(B) I e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II e III, apenas.

09) A prevenção combinada  busca alcançar um impacto máximo na redução de novas infecções por determinada IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)  ao combinar estratégias biomédicas, comportamentais e estruturais baseadas nos direitos humanos e em evidências, considerando contextos locais bem documentados e compreendidos.
Nesse sentido, qual o objetivo da Prevenção Combinada?
(A) Conter a transmissão do HIV.
(B) Orientar sobre o uso de métodos contraceptivos.
(C) Conscientizar a população sobre os meios de transmissão do HIV.
(D) Alertar sobre os riscos das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

10) As vacinas são substâncias que estimulam o sistema imunológico a reconhecer e combater agentes infecciosos, como vírus e bactérias, prevenindo doenças. Geralmente contêm partes enfraquecidas ou inativadas do patógeno ou proteínas específicas. Ao serem administradas, as vacinas treinam o corpo para produzir defesas, como anticorpos, contra o agente causador da doença. Isso cria imunidade, protegendo indivíduos e populações inteiras. Vacinas têm sido essenciais para controlar epidemias e erradicar doenças, como a varíola. Por meio de programas de vacinação, muitas vidas são salvas anualmente e a saúde pública é preservada.
Nesse sentido, o principal objetivo das vacinas é
(A) conscientizar a população sobre os perigos da contaminação por vírus e bactérias.
(B) curar doenças transmitidas por vírus e bactérias.
(C) combater as doenças após manifestação dos sintomas.
(D) induzir uma resposta imunológica para o organismo produzir anticorpos.

11) Autocuidado, como o próprio termo sugere, envolve as ações que cada pessoa faz para cuidar de si mesma e buscar uma melhor qualidade de vida. Qual alternativa apresenta uma forma de prevenção e autocuidado para não se contrair uma IST?
(A) Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada.
(B) Praticar exercícios físicos regulares e ter um sono adequado.
(C) Realizar a vacinação e usar preservativos.
(D) Buscar apoio emocional quando necessário.

12) Para evitar a gravidez, existem várias opções de métodos contraceptivos disponíveis. A escolha depende das preferências pessoais, de saúde e situação individual. Nesse sentido, qual alternativa apresenta um exemplo de método contraceptivo também utilizado para prevenir IST (Infecção Sexualmente Transmissível)?
(A) Diafragma.
(B) Temperatura basal.
(C) Preservativo externo.
(D) Dispositivo intrauterino.

13) Observe as imagens abaixo.
Os itens apresentados referem-se a métodos anticoncepcionais que:
(A) liberam hormônios sintéticos, geralmente estrogênio e/ou progestina, que modificam o funcionamento normal do ciclo menstrual.
(B) contém uma combinação de hormônios naturais, como a progesterona e a adrenalina, e seu principal mecanismo de ação é regular o ciclo menstrual.
(C) estimulam a produção de hormônios no organismo, por meio de injeções que evitam a ação da testosterona, tornando o muco cervical mais espesso.
(D) são conhecidos como hormônios contraceptivos, ou seja,  são substâncias químicas que podem favorecer a gravidez ao estimular o processo natural de ovulação.

14) Observe a imagem e analise como Verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmações abaixo:
Útero com Dispositivo Intrauterino (DIU)
  1. Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal.
  2. O DIU é um método eficaz de prevenção da gravidez.
  3. O DIU previne as infecções sexualmente transmissíveis (IST).
  4. O DIU não causa esterilidade na mulher.
A alternativa correta é:
(A) 1-V; 2-V; 3-V; 4-F
(B) 1-V; 2-V; 3-F; 4-V.
(C) 1-F; 2-F; 3-F; 4-V.
(D) 1-F; 2-V; 3-V; 4-F.

15) No calendário de datas comemorativas existem campanhas de conscientização que trazem visibilidade para algumas causas importantes da área da saúde. A imagem abaixo representa uma destas campanhas de conscientização.
A imagem refere-se à campanha
(A) de Conscientização sobre a saúde mental e prevenção ao suicídio.
(B) do Dia Estadual de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata.
(C) do Programa Nacional de incentivo à doação de sangue.
(D) de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis.

GABARITO
01C – 02A – 03D – 04C – 05C – 06C – 07C – 08C – 09A – 10D – 11C – 12C – 13A – 14B – 15D.