PP-LPT/ING/CIE-3ºB-9ºANO/2023

Professor Diminoi
PROVA PAULISTA - LPT/ING/CIE - 3º BIM - 9º ANO/2023

PORTUGUÊS
01) Leia o texto para responder à questão.
Viagem ao centro da Terra
[...]
     Estava realmente convencido? Não fora subjugado pelo professor Lidenbrock?
    Deveria levar a sério sua decisão de ir ao centro do maciço terrestre? Acabara de ouvir as especulações insensatas de um louco ou as deduções científicas de um grande gênio? Quais eram os limites entre a realidade e o erro?
    Flutuava entre mil hipóteses contraditórias sem conseguir me agarrar a nenhuma. Lembrava-me, entretanto, de ter me convencido, embora meu entusiasmo começasse a diminuir; gostaria de partir imediatamente para não ter tempo de pensar. Sim, no momento não teria me faltado coragem para fechar as malas. Devo confessar, no entanto, que, uma hora depois, minha excitação arrefeceu. Senti meus nervos relaxarem-se e, dos profundos abismos da terra, voltei à superfície.
[...]
Quanto ao foco narrativo nesse fragmento, podemos dizer que há
(A) narração em 1ª pessoa, na qual o narrador descreve o que está aparente.
(B) narração em 3ª pessoa, na qual o narrador conhece as personagens.
(C) narração em 1ª pessoa, na qual o narrador participa da história.
(D) narração em 2ª pessoa, na qual o narrador observa a história.

02) Leia o texto para responder à questão.
Discutindo sobre a energia nuclear
Por Mariana Araguaia - Graduada em Biologia - Equipe Brasil Escola
     Nem sempre a energia nuclear é vista com bons olhos, já que é quase inevitável associá-la a desastres, como o de Chernobyl, em 1986; ou o grande drama ocorrido em Goiânia, no acidente com as cápsulas de Césio. Além disso, não se sabe o que deve ser feito com o lixo nuclear e tampouco com as próprias usinas nucleares, após o término de suas vidas úteis.
     Entretanto, a escassez de fontes de energia, a necessidade de autossuficiência energética, e o uso de fontes de energia poluentes e que contribuem para o aquecimento global, têm feito surgir uma grande discussão se, de fato, a energia nuclear não poderia ser uma solução.
    Considerando o exposto, é necessário que a sociedade tenha noção do que é a energia nuclear, suas vantagens e desvantagens e também saiba avaliar se, de fato, esta seria uma das poucas soluções que temos quanto à crise energética e ambiental.
    Algumas das desvantagens da energia nuclear são seu custo, muito cara, e sua vida útil, somente 60 anos. Apesar de ser muito cara e ter vida útil relativamente curta, a energia nuclear polui menos que outras fontes, como as oriundas do petróleo, e é menos impactante que as usinas hidrelétricas, que provocam grandes alterações socioeconômicas e ambientais, provocando a morte de muitas espécies e propiciando surtos de doenças transmitidas por vetores. Existem outras energias menos impactantes, e que também não oferecem tantos riscos em potencial, como a energia eólica e a energia solar.
O movimento argumentativo de negociação utilizado pela autora que trata sobre a energia nuclear está no fato dela optar por
(A) marcar oposição a essa fonte energética devido ao seu alto custo financeiro e à desvantagem ambiental de sua implantação.
(B) reconhecer em parte a necessidade do uso da energia nuclear, mas apresentar outras fontes de energia menos impactantes.
(C) expor evidências e exemplos que apoiam a necessidade de investir nessa tecnologia para produção de energia elétrica.
(D) defender outros meios de se produzir energia elétrica discordando da necessidade de aderir à implantação desse sistema.

03) Leia o texto para responder à questão.
Emagrecer sem exercício?
Hormônio aumenta a esperança de perder gordura sem sair do sofá. A solução viria em cápsulas.
     O sonho dos sedentários ganhou novo aliado. Um estudo publicado na revista científica Nature sugere que é possível modificar a gordura corporal sem fazer exercício. Pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, isolaram em laboratório a irisina, hormônio naturalmente produzido pelas células musculares durante os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou pedalada. A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado, inclusive com efeito protetor contra o diabetes.
     O segredo foi a conversão de gordura branca — aquela que estoca energia inerte e estraga nossa silhueta — em marrom. Mais comum em bebês, e praticamente inexistente em adultos, esse tipo de gordura serve para nos aquecer. E, nesse processo, gasta uma energia tremenda. Como efeito colateral, afinaria nossa silhueta.
     A expectativa é que, se o hormônio funcionar da mesma forma em humanos, surja em breve um novo medicamento para emagrecer. Mas ele estaria longe de substituir por completo os benefícios da atividade física. “Possivelmente existem muitos outros hormônios musculares liberados durante o exercício e ainda não descobertos”, diz o fisiologista Paul Coen, professor assistente da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. A irisina não fortalece os músculos, por exemplo. E para ficar com aquele tríceps de fazer inveja só o levantamento de controle remoto não daria conta.
No texto há uma opinião em:
(A) “Mas ele estaria longe de substituir por completo os benefícios da atividade física.”.
(B) “A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado, inclusive com efeito protetor contra o diabetes.”.
(C) “Pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, isolaram em laboratório a irisina.”.
(D) “E para ficar com aquele tríceps de fazer inveja só o levantamento de controle remoto não daria conta.”.

04) Leia o texto para responder à questão.
     – Ora agora, diga-me quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
     Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
     – Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
     Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
     – Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária.
Identificamos o gênero do texto, Um apólogo, de Machado de Assis pois
(A) é uma narrativa alegórica que, por meio de ação ou analogia, transmite preceito moral ou religioso.
(B) é uma alegoria moral que tem como personagens seres inanimados e visa ensinar uma lição.
(C) é uma narrativa de caráter educativo, cujos personagens são animais que apresentam características humanas.
(D) é um texto em versos que apresenta uma linguagem poética que visa dar prazer.

05) Leia os textos I e II para responder à questão.
Texto I - O escravo e o leão
    [...]
    Andando pela mata, Ândrocles se deparou com um leão. Pensou em fugir, mas logo percebeu que o leão não iria a lugar algum. Parecia mancar por alguma razão, e gemia baixinho. O leão parou, ignorando Ândrocles, e sentou-se no chão com uma das patas voltada para cima. Foi aí que o homem viu um enorme espinho de porco-espinho enterrado na pata do animal.
    Ândrocles se aproximou, olhou a pata e tirou o espinho. Depois, pegou um pouco de água do rio, lavou o machucado e foi embora, deixando o leão ali.
    Dias depois, o escravo foi capturado e, como punição, o imperador mandou que o jogassem em uma arena de leão, para ser morto. Para surpresa de todos, na arena, estava aquele leão da floresta, que reconheceu Ândrocles e, em vez de o atacar, apenas lambeu sua mão. Impressionado, o imperador mandou soltar o escravo e o leão.
Esopo. A tradição da fábula: de Esopo a La Fontaine. Disponível em: <https://nossoamiguinho.cpb.com.br/o-escravo-e-o-leao/>. Acesso em: 31 ago. 2023. Fragmento.

Texto II - O leão e o ratinho

     Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.
     Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
Esopo. A tradição da fábula: de Esopo a La Fontaine.
Os dois textos apresentam como possível moral:
(A) Quem tudo quer, nada tem.
(B) É importante trabalhar e dar valor ao esforço.
(C) Uma boa ação ganha outra.
(D) O amor constrói, a violência arruína.

06) Analise as opções referentes às orações a seguir para responder à questão.
Acabo de comprar um lanche natural. O lanche natural é vendido na cantina da escola.
     I - Ao unir as orações temos: Acabo de comprar um lanche natural que é vendido na cantina da escola.
     II - Ao utilizar o pronome relativo, formamos um período composto e eliminamos a repetição de palavras.
     III - O uso do pronome relativo “que” transforma duas orações em um período simples.
     IV - Para unir as duas orações podemos utilizar o pronome relativo “que” ou “o qual”.
Podemos afirmar estar corretas as opções:
(A) I, III e IV.
(B) I, II e IV.
(C) I, II e III.
(D) II, III e IV.

07) Leia o texto para responder à questão.
O elemento não verbal relacionado ao termo brinquedo no título da campanha “NÃO SOU seu brinquedo” está
(A) na utilização de letras maiúsculas em determinadas partes.
(B) no verbo no modo imperativo solicitando uma denúncia.
(C) na escolha mais comum da cor caramelo para o cachorro.
(D) no mecanismo de “dar cordas” nas costas do cachorro.

08) Leia o texto para responder à questão.
Era Uma Vez
Kell Smith
Era uma vez
O dia em que todo dia era bom
Delicioso gosto e o bom gosto
Das nuvens serem feitas de algodão
Dava pra ser herói
No mesmo dia em que escolhia ser vilão
E acabava tudo em lanche, um banho quente
E talvez um arranhão
[...]
É que a gente quer crescer
E quando cresce, quer voltar do início
Porque um joelho ralado
Dói bem menos que um coração partido
Há um verbo de ligação no verso:
(A) Dói bem menos que um coração partido. (3ª estrofe)
(B) “O dia em que todo dia era bom”. (1ª estrofe)
(C) E acabava tudo em lanche, um banho quente. (2ª estrofe)
(D) E quando cresce, quer voltar do início. (3ª estrofe)

09) Analise a tabela para responder à questão.
De acordo com a classificação das Orações Subordinadas Adjetivas, podemos afirmar que estão corretas as opções:
(A) 2 e 3.
(B) 1 e 2.
(C) 1 e 4.
(D) 3 e 4.

10) Leia o texto para responder à questão.
Onde está a Mona Lisa?
     A Mona Lisa está localizada dentro do Museu do Louvre em Paris, França. Devido a seu alto valor e popularidade global, está em exposição dentro da maior sala do museu, a Salle des États. Você pode encontrar esta sala no nível 1 da Ala Denon.
     Em 2005, foi colocada dentro de uma caixa de vidro protetora, bem no centro da sala. Isto se deve a duas razões - a primeira é que a Mona Lisa é uma das pinturas mais famosas do mundo e requer manutenção segura e a segunda é que foi pintada em madeira de choupo ao invés de sobre uma lona a óleo. A madeira empenou ao longo dos anos e até tem uma fenda nela. Para evitar maiores danos, a Mona Lisa é mantida em uma caixa de vidro com umidade e temperatura controladas.
Qual das frases a seguir possuem predicativo do sujeito?
(A) “…está localizada dentro do Museu do Louvre em Paris, França.”.
(B) “A madeira empenou ao longo dos anos e até tem uma fenda nela.”.
(C) “Você pode encontrar esta sala no nível 1 da Ala Denon.”.
(D) “…a Mona Lisa é uma das pinturas mais famosas do mundo…”.

11) Leia o texto para responder à questão.
   Talvez ainda cheguemos a encontrar alguns daqueles sáurios que a ciência soube reconstituir com um pouco de ossos e cartilagens? Tomo a luneta e perscruto o mar. Deserto. Talvez ainda estejamos próximos demais das costas. Olho para cima. Por que alguns daqueles pássaros reconstruídos pelo imortal Cuvier não estariam batendo asas nas pesadas camadas atmosféricas? Os peixes constituiriam uma alimentação mais que suficiente para eles. Observo o espaço, mas os ares estão tão vazios quanto as margens.
   Minha imaginação, contudo, transporta-me para as maravilhosas hipóteses da paleontologia. Sonho acordado. Acredito ver na superfície das águas enormes quersitas, tartarugas antediluvianas parecidas com ilhotas flutuantes. Nas praias sombrias passam os grandes mamíferos dos primeiros dias, o Leptotherium, encontrado nas cavernas do Brasil, o Mericotherium, procedente das regiões glaciais da Sibéria. Mais além, o paquiderme Lofiodon, tapir gigantesco, escondese atrás das rochas, pronto para disputar sua presa como o Anoplotherium, animal estranho que tem algo do rinoceronte, do cavalo, do hipopótamo e do camelo.
O elemento coesivo “contudo” apresenta a ideia de
(A) oposição, já que altera o panorama anterior utilizando a imaginação.
(B) alternância, pois os pensamentos da personagem a deixam confusa.
(C) negação, pois evidencia que uma saída para o tédio é improvável.
(D) adição, já que acrescenta mais dúvidas sobre possíveis descobertas.

12)
Leia o texto para responder à questão.


A última flor do Lácio
[...]
Mas ele se dirige a nós pelo sobrenome e nos chama de senhor: Senhor Sabino, sente-se direito; Senhor Pellegrino, tenha modos. Este, sempre irrequieto na carteira à minha frente, volta-se para me dizer um gracejo, e corremos ambos o risco de ser convidados a sair da sala, como frequentemente acontece, antes que comece a aula.
[...]
A expressão “convidados a sair da sala” utilizada para suavizar o modo de dizer “para serem expulsos da sala”, representa uma figura de linguagem denominada:
(A) Eufemismo.
(B) Ironia.
(C) Antítese.
(D) Exagero.

13) Leia os textos para responder à questão.
Texto I - O “charme” das redes sociais
Melissa Velásquez Loaiza e Carolina Meloda CNN | Atualizado 30/10/2021 às 18:39
    Muitas pessoas são atraídas pelo uso frequente – quase viciante – da mídia social porque ela ativa substâncias químicas cerebrais que aguçam a sensação de “quero mais”. É o que diz o médico Mitch Prinstein, diretor científico da Associação Americana de Psicologia (APA). [...]
    “Essas são as mesmas regiões do cérebro associadas a outros vícios”, acrescentou o diretor científico da APA.
    Segundo Prinstein, entre os 10 e 12 anos de idade, o cérebro “aumenta a capacidade de receber sinais da dopamina e da oxitocina”, o que faz com que as pessoas anseiem por atenção, visibilidade e busquem um lugar dentro de seu grupo social.

Texto II - Vítimas da dependência digital
Monique Oliveira - 27/09/2013 - 20:50
[...] Eles queriam saber o que sentiam jovens espalhados por dez países, nos cinco continentes, depois de passarem 24 horas longe do computador, dos smartphones e tablets. As descrições, como se viu, são assombrosas. E representam exatamente como sofrem os portadores de um transtorno preocupante que tem avançado pelo mundo: o IAD (Internet Addiction Disorder), sigla em inglês para distúrbio da dependência em internet. Na verdade, o que os entrevistados manifestaram são sintomas de abstinência, no mesmo grau dos apresentados por quem é dependente de jogos desplugados, por exemplo, quando privado do objeto de sua compulsão.
Ambos os fragmentos de textos concordam que
(A) o aumento do acesso à internet afeta jovens no mundo.
(B) o tratamento do distúrbio da dependência digital é ineficaz.
(C) a tecnologia pode ser nossa aliada ao ser bem utilizada.
(D) a dependência digital é comparável a outros vícios.

14) Leia o texto para responder à questão.
Após ver amiga ser vítima de cyberbullying, estudante cria PL para inibir a prática nas escolas
     Alexandre Micarielli, de São Bernardo, é um dos alunos da rede estadual que vai participar do Parlamento Jovem Paulista
Alexandre, como a maioria das pessoas que nasceu depois dos anos 1990, está super conectado ao mundo por meio das novas tecnologias. Mas, incomodado com o mal uso das redes sociais e aparelhos tecnológicos, nada mais comum, então, que pensar em algo que juntasse tecnologia e cidadania. Foi então que, juntamente com a professora orientadora Fabiana Nery, o aluno criou o texto que trata da ampliação dos deveres dos alunos previstos no regimento escolar derivados do uso de aparelhos eletrônicos para a prática do cyberbullying.
   Como justificativa do projeto, Alexandre é claro ao afirmar que visa proteger a integridade física e psicológica das pessoas da comunidade escolar, bem como atua na ressignificação dos valores humanos, em relação ao bullying e ao cyberbullying. “Eu entendo que a escola precisava de algo assim, pois por mais que se faça campanha contra o cyberbullying, ele foge ao controle. E quem comete esse tipo de ato nem sempre é punido”, explica o estudante.
Foram usadas aspas no segundo parágrafo do texto para
(A) demonstrar uma ironia.
(B) dar ênfase ao que foi dito.
(C) apresentar um neologismo.
(D) indicar uma citação.

15) Leia o texto para responder à questão.
Texto I
          A triste partida
          [...]
          Sem chuva na terra
          descamba janeiro
          até fevereiro
          no mesmo verão
          reclama o roceiro
          dizendo consigo:
          meu Deus é castigo
          não chove mais não
          Apela pra março
          o mês preferido
          do santo querido
          senhor São José
          sem chuva na terra
          está tudo sem jeito
          lhes foge do peito
          o resto da fé
          [...]

Texto II
Vidas Secas
Capítulo XII - O Mundo Coberto de Penas
     O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações1. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.
     Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa [...]
1. "ave de arribação" – que muda de região; que se crê ser presságio de desgraça ou fatalidade.. In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa 2008-2023.
O dois textos tratam da
(A) fé.
(B) chuva.
(C) seca.
(D) fome.

16) Leia o texto para responder à questão.
Quanto à variação linguística podemos dizer que o sobrinho na tirinha:
(A) utiliza uma variante adequada ao contexto de bate papo online.
(B) comete equívocos linguísticos impedindo a comunicação com seu tio.
(C) demonstra pleno domínio da norma adequada ao acordo ortográfico.
(D) prioriza o uso da norma-padrão durante a conversa com seu tio.

17) Leia a mensagem destinada a um namorado e responda à questão.
Baseado no contexto de uso da língua portuguesa, em uma conversa formal, o adequado para que a funcionária responda ao Dr. Edgar, o Diretor da Empresa, é:
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 

18) Leia o texto para responder à questão.
Na campanha “Brasil unido contra a dengue, zika e chikunguya”, percebe-se que
(A) há três pessoas representando a sociedade: a dona do imóvel, o agente de saúde e a médica, o que colabora com o título da campanha.
(B) há o uso excessivo da linguagem verbal, o que pode dificultar a compreensão e a conscientização dos leitores quanto à campanha.
(C) há destaque às medidas de combate ao mosquito no cartaz evitando desperdiçar espaço com o uso da linguagem não verbal.
(D) há incoerência com as informações apresentadas, pois falta incluir a população no combate ao mosquito transmissor de doenças.

19) Leia a tabela abaixo para responder à questão.
Com base na interpretação dos dados da pesquisa sobre Comportamento Sedentário, podemos afirmar que a quantidade total de estudantes que são ativos
(A) apontou queda durante as quatro pesquisas realizadas.
(B) cresceu nas pesquisas iniciais e reduziu entre 2015 e 2019.
(C) permaneceu estável durante todos os anos da pesquisa.
(D) aumentou nas primeiras três pesquisas até cair na de 2019.

20) Leia o texto para responder à questão.
A questão do saneamento básico no Brasil
Por André Telles – Portal FolhaGeral
     O saneamento básico no Brasil é uma das questões mais preocupantes em relação à população, especialmente a mais pobre, já que na prática acaba sendo um grande problema de saúde pública. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), até o ano passado, 50,3% dos brasileiros continuam sem a coleta de esgoto e somente 83,3 % dos habitantes têm acesso ao abastecimento de água. [...]
   É muito triste saber que mais de 100 milhões de brasileiros ainda usam paliativos para eliminar seus dejetos domésticos. Para isso, empregam há séculos como alternativas a fossa sanitária ou esgoto direcionado para os rios, que vale ressaltar, nas grandes cidades, em sua maior parte estão mortos. Desde a sanção da Lei 11.445 (Lei do Saneamento Básico) em 2007 até o ano passado, o crescimento das redes de esgotos foi desolador, acendendo apenas 8,3 pontos percentuais, ou seja, de 42% da população chegou-se a tão-somente 50,3% dela, o que na prática significa pouco mais da sua metade. O índice de esgoto tratado, por sua vez, subiu de 32,5% para 42,7% no mesmo período, ou seja, 10,2 pontos percentuais. Uma evolução muito tímida para quem tem a pretensão de ser um Estado desenvolvido e provedor de saúde.
     No caso do abastecimento de água os números são melhores, mas também não chegam a ser absolutamente animadores, pelo contrário. Em oito anos, houve um aumento de apenas 2,4 pontos percentuais, partindo de 80,9% em 2007 para 83,3%, em 2015.
Há uma opinião do autor do texto em:
(A) “…também não chegam a ser absolutamente animadores, pelo contrário.”. (3º parágrafo)
(B) “…empregam há séculos como alternativas a fossa sanitária ou esgoto direcionado para os rios…”. (2º parágrafo)
(C) “…até o ano passado, 50,3% dos brasileiros continuam sem a coleta de esgoto…”. (1º parágrafo)
(D) “O índice de esgoto tratado, por sua vez, subiu de 32,5% para 42,7% no mesmo período…”. (2º parágrafo)

GABARITO
01C – 02B – 03D – 04B – 05C – 06B – 07D – 08B – 09D – 10D – 11A – 12A – 13D – 14C – 15A – 16A – 17 – 18A – 19D – 20A.
 

INGLÊS
01) Leia o texto para responder à questão.
Rubber Eggs: A Vinegar Experiment
This experiment is quick to set up but will need to be left for 48 to 72 hours to completely dissolve the shell, and get your bouncy egg!
Supplies:
Raw Eggs
Household Vinegar
Jar or a Vase
Set Up:
STEP 1:  Place an egg in the jar and cover with vinegar.
STEP 2:  Wait and watch!
Notice the bubbles on the eggshell! The acid in the vinegar reacts with the calcium carbonate in the shell. This reaction produces a gas called carbon dioxide!
STEP 3:  After 48 hours, remove the egg and rinse it off.
The hard outer shell is gone and the egg white and yolk are surrounded by a thin membrane.
A experiência científica descrita no texto é:
(A) Ovos de borracha.
(B) Vulcão de lava.
(C) Arco íris em uma jarra.
(D) Geminação de sementes.

02) Leia e analise o slogan desta empresa de chocolates para responder à questão:
Material elaborado para essa atividade.
Qual a função do verbo “To have” (TER), em sua forma imperativa (have), utilizada neste anúncio publicitário?
(A) Informar o público-alvo sobre produtos em promoção.
(B) Orientar os compradores sobre a qualidade do produto anunciado.
(C) Convencer o público-alvo a tomar uma decisão.
(D) Mostrar os produtos da empresa para diferentes compradores.

03) Linking words são palavras e expressões que nos ajudam a conectar ideias e informações entre frases Escolha a alternativa que melhor indica uma relação de adição no uso da linking word DESTACADA:
(A) “She studied yesterday. HOWEVER, she didn’t sleep well.”.
(B) "She studied yesterday, SO she passed the exam.".
(C) “She studied yesterday BUT she didn’t pass the exam.”.
(D) “She studied yesterday AND for many hours.”.

04) Leia o infográfico para responder à questão.
De acordo com a pesquisa do texto, podemos afirmar que
(A) há igualdade de oportunidades para todos na indústria do entretenimento.
(B) há menos homens diretores de filmes na indústria do entretenimento.
(C) 23% dos filmes são realizados com mulheres sendo as protagonistas.
(D) 31% dos papéis com fala no entretenimento são feitos por homens.
05) Leia as opções abaixo sobre a Língua Inglesa para responder à questão.
I – In my opinion, learning English is very interesting.
II – English is the official language of many countries.
III – I agree that studying English will help me in the future.
IV – English language is part of the State school’s guidelines.
Material elaborado para essa atividade.
Em quais frases há a manifestação de um ponto de vista?
(A) I e II.
(B) II e IV.
(C) I e III.
(D) III e IV.

GABARITO
01A – 02C – 03D – 04C – 05C.
 

CIÊNCIAS
01) Observe a imagem e responda à questão.
 Vamos considerar uma população de pássaros em que a maioria possui bicos curvos e outras apresentam bicos mais longos e finos. O que pode estar relacionado a essas  características nas aves?
(A) A mutação, pois esta permite que cada espécie de pássaro se adapte para se alimentar com alimentos presentes em seu habitat.
(B) A variabilidade de alimentos presentes nos habitats destas espécies permite que naturalmente seus bicos sejam adaptados.
(C) A mutação, pois esta permite que os pássaros troquem de bico o tempo todo para não passar fome.
(D) A escassez de alimentos, que permite que os pássaros modifiquem seus bicos quando desejarem comer algo diferente.

02) Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que prevalece em uma certa região geográfica.
Das afirmações abaixo, qual está correta quando se trata da  evolução das espécies chamadas endêmicas?
(A) Uma espécie endêmica é um tipo de organismo presente em várias regiões geográficas e não é encontrado naturalmente em nenhum outro lugar do mundo.
(B) Espécies endêmicas desempenham um papel significativo na manutenção da diversidade biológica, mas não contribuem com a compreensão dos processos evolutivos.
(C) Na história evolutiva das populações, uma forma de identificar uma espécie endêmica é apenas por meio do clima da região.
(D) A origem de espécies endêmicas é um processo complexo e pode envolver uma combinação de condições, tais como o tempo de isolamento e a taxa de especiação.

03) _________ é um conceito da Biologia evolutiva que se refere a semelhanças entre características ou estruturas de diferentes organismos que surgem de forma independente, ou seja, não são resultado de um ancestral comum compartilhado que possuía essas características. Um exemplo clássico deste conceito é a semelhança entre as asas de morcegos e de insetos voadores, como borboletas.
O conceito correto que completa a lacuna do texto é
(A) epigenética.
(B) analogia biológica.
(C) coevolução.
(D) evolução divergente.

04) Analise as afirmações a respeito da Teoria da Evolução de Charles Darwin para responder à questão.
I) A teoria central de Darwin está baseada na ideia de que as espécies evoluem ao longo do tempo através da seleção natural.
II) Darwin enfatizou que a competição por recursos limitados entre os indivíduos de uma população é um fator importante na seleção natural. 
III) Através do processo de seleção natural, as populações podem se diferenciar gradualmente ao longo do tempo, levando eventualmente à formação de novas espécies. Esse processo é conhecido como especiação.
IV) A teoria da seleção natural deixou de ser uma base crucial para nossa compreensão da biologia e da evolução das formas de vida após novas teorias.
Para as afirmações anteriores, atribua F para afirmação FALSA ou V para afirmação VERDADEIRA.
(A) F, F, V, V.
(B) V, F, F, V.
(C) F, V, V, F.
(D) V, V, V, F.

05) Uma bacia hidrográfica é uma área geográfica delimitada pela topografia do terreno, na qual todas as águas superficiais e subterrâneas convergem para um único ponto de saída, geralmente um rio principal ou lago. A imagem abaixo representa a estrutura de bacias hidrográficas.
Podemos substituir as letras A, B e C, respectivamente,  pelos conceitos:
(A) Divisores de águas/Afluentes/Nascentes.
(B) Nascentes/Divisores de águas/Desembocadura.
(C) Afluentes/Nascentes/Divisores de águas.
(D) Afluentes/Nascente/Desembocadura.

06) É uma ferramenta de estudo que representa as relações evolutivas entre os organismos. Ela mostra como as espécies evoluíram a partir de um ancestral comum, com base em características genéticas e morfológicas. Essa representação visual ajuda a entender a diversificação da vida, a classificação taxonômica e a história evolutiva dos seres vivos ao longo do tempo. É uma importante ferramenta para pesquisas em diversas áreas científicas.
“m.a.” significa “milhões de anos atrás”
O texto e a imagem tratam-se:
(A) de uma árvore filogenética.
(B) da ramificação de seres vivos por teoria de evolução.
(C) da taxonomia de Lineu.
(D) da organização de seres vivos de mesma espécie.

07)
Leia o texto e analise o mapa para responder à questão.

O Brasil possui uma rica e diversificada distribuição de água, com diversas bacias hidrográficas, rios e ecossistemas aquáticos. A Bacia do Rio Amazonas na região amazônica, o Pantanal no Centro-Oeste, e rios como Paraná e São Francisco no Sudeste e Sul são destaques. No entanto, a distribuição não é uniforme conforme demonstrada no seguinte mapa:
Com base no mapa podemos concluir que:
(A) a porcentagem da disponibilidade de água da região Centro-Oeste supera a soma de porcentagens de disponibilidade de água das regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
(B) a porcentagem da população da região Nordeste é maior que a porcentagem da população da região Sudeste.
(C) a região Sul possui maior porcentagem de disponibilidade de água que as regiões Sudeste e Nordeste, juntas.
(D) a região Norte possui maior porcentagem de disponibilidade de água em relação às outras regiões.

08) Leia o texto abaixo e complete-o com a alternativa correta:
O uso excessivo de inseticidas químicos e fertilizantes na agricultura causam efeitos adversos na biodiversidade local. No dia 18 de março de 2022, o Jornal da USP publicou uma matéria dizendo que a prefeitura de Belo Horizonte criou uma biofábrica de joaninhas para substituir inseticidas químicos e fertilizantes, pois estes insetos
(A) tornam a prática da agricultura insustentável.
(B) promovem o controle biológico de pragas na agricultura.
(C) colaboram ativamente para a promoção da cadeia alimentar.
(D) contribuem para a ocorrência de mudanças climáticas.

09) A explicação para o tamanho longo do pescoço da girafa, frequentemente associada a Lamarck, foi uma hipótese proposta ao longo das gerações. Embora essa explicação tenha sido amplamente superada pela teoria da seleção natural de Darwin, ela é uma parte importante da história do pensamento evolutivo.
Escolha a alternativa que expressa a Teoria Evolucionista atualmente aceita, que explica sobre o pescoço longo das girafas.
(A) Para Lamarck, as girafas aumentavam o pescoço com a necessidade de buscar folhas cada vez mais altas nas árvores, assim, o alongavam e depois voltava ao tamanho inicial, não passando essas características aos seus descendentes.
(B) Para Darwin, as girafas com pescoço mais longo conseguiam se alimentar por alcançarem as folhas que estavam no alto das árvores,  assim sobreviveram e tiveram descendentes com essas características.
(C) De acordo com a teoria de Darwin, as girafas com pescoço mais curto não alcançaram os alimentos em árvores mais altas, o que lhes permitiu sobreviver e se reproduzir com mais sucesso.
(D) Para Darwin,  as girafas com pescoço mais longo matavam as girafas de pescoço curto e, portanto, conseguiam se alimentar por alcançarem as folhas que estavam no alto das árvores.

10) As bacias hidrográficas são áreas delimitadas por divisores de água, coletando e direcionando a água para um ponto de saída, como rios ou oceanos. Além de fornecer água doce para diversas atividades, elas regulam o ciclo da água, controlam cheias e abrigam ecossistemas.
Qual das seguintes alternativas indica corretamente uma bacia hidrográfica relevante no estado de São Paulo?
(A) Bacia do Rio Amazonas.
(B) Bacia do Rio São Francisco.
(C) Bacia do Rio Paraná.
(D) Bacia do Rio Tietê.

11) Analise as seguintes afirmações sobre as Teorias de Lamarck:
I) Lamarck propôs que as características de um organismo se desenvolvem ou atrofiam de acordo com seu uso ou falta de uso.
II) Lamarck acreditava que os caracteres ou características adquiridos por um organismo durante sua vida poderiam ser transmitidos para a próxima geração.
III) Lamarck propôs que a evolução é um processo contínuo e gradual, no qual os organismos se desenvolvem e se transformam constantemente para se adaptar ao ambiente em mudança.
Sobre as alternativas, estão corretas:
(A) I, II e III.
(B) I, II e III.
(C) I e II apenas.
(D) II e III apenas.

12) A ________ é um mecanismo essencial para a diversidade da vida na Terra e  um princípio fundamental da teoria da evolução de Darwin. É um processo pelo qual os caracteres hereditários favoráveis estão mais presentes em uma população bem adaptada ao meio em que vive, pois indivíduos mais adaptados têm maior probabilidade de sobreviver e reproduzir. Isso leva à evolução das espécies e à adaptação aos ambientes. 
A alternativa que completa corretamente o texto é:
(A) mutação genética.
(B) evolução natural.
(C) seleção natural.
(D) variabilidade genética.

13) As evidências da evolução incluem fósseis, anatomia comparada, embriologia, bioquímica/genética, distribuição geográfica, seleção artificial e registros observacionais. Juntas, essas evidências sustentam a teoria da evolução por seleção natural, mostrando como as espécies mudam ao longo do tempo e compartilham uma história comum.
Analise as afirmações e as imagens sobre fósseis e órgãos vestigiais:
I - Fóssil e órgão vestigial são elementos iguais, relacionados à evolução e à paleontologia. 
II - Um fóssil é uma evidência física de um organismo que viveu no passado e foi preservado em rochas ou sedimentos. 
III - Órgãos vestigiais são estruturas presentes nos organismos, que não possuem mais função original devido à evolução, pois, são vestígios de características de ancestrais passados.
IV - A imagem representa um fóssil.
V - A imagem representa um órgão vestigial.
 Estão corretas as afirmações/imagens: 
(A) II , III, IV e V, apenas.
(B) I, II, III e IV, apenas.
(C) I, II, IV e V, apenas.
(D) I, II, III e V, apenas.

14) Leia o texto sobre a Taxonomia de Lineu para responder à questão.
A taxonomia de Lineu foi desenvolvida pelo cientista Carl von Linné no século XVIII. Seu sistema de classificação hierárquica agrupa os seres vivos com base em características compartilhadas por meio de categorias. Cada organismo é identificado por um nome científico (sistema binomial), como Homo sapiens para os seres humanos. Essa taxonomia é fundamental para a compreensão da diversidade da vida e das relações evolutivas entre os seres vivos, sendo considerada uma conquista importante na história da ciência.
Segundo Lineu, os seres vivos são organizados em torno das seguintes categorias taxonômicas, de acordo com a ordem decrescente: 
(A) Reino → Filo → Ordem → Classe → Gênero → Família  → Espécie.
(B) Filo → Reino → Classe → Domínio → Família → Gênero → Espécie.
(C) Reino → Filo → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie.
(D) Filo → Reino → Classe → Ordem → Família → Gênero → Espécie.

15) A especiação é um processo fundamental na evolução das espécies. Ela ocorre quando uma população ancestral se divide em duas ou mais populações distintas, que se tornam geneticamente isoladas ao longo do tempo.
Qual dos seguintes processos é considerado um mecanismo de especiação?
(A) Reprodução entre híbridos.
(B) Reprodução assexuada.
(C) Reprodução assexuada.
(D) Isolamento geográfico.

GABARITO
01A – 02D – 03B – 04D – 05A – 06A – 07D – 08B – 09B – 10D – 11B – 12B – 13A – 14C  - 15D.