AULA REMOTAS - 2021

AULA REMOTAS - 2021

Professor Diminoi

 Números racionais: Fração – Aula 1 e Aula 2

Período: 08/02/2021 a 12/02/2021

Série: 9ABC

 EE Tereza Delta

Diretoria de São Bernardo do Campo - São Paulo

 

Centro de Mídias - F06MA08: Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

Objetos de conhecimento: Frações: significados (parte/todo, quociente), equivalência, comparação; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.

Para resolver as questões de 01 a 06 assistas as aulas do Centro de Mídias conforme abaixo:

Aula 1 - Números racionais: Fração (Centro de Mídias aula dia 08/02/2021).
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7509&id=426

Aula 2 - Números racionais: Fração (Centro de Mídias aula dia 09/02/2021).
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7517&id=426

Aula 3 - Números racionais: Fração (Centro de Mídias aula dia 10/02/2021).
https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=7565&id=426

Para resolver as questões de 07 a 10, Assistas a Vídeo aula:
https://www.youtube.com/watch?v=5ugNpJsmzrU

Fonte de pesquisa: https://professordiminoi.com.br/aulas-remotas-2021

Observação: Após assistir todos os vídeos e fazer os rascunhos das resoluções, responda as questões no Classroom.

 

FRAÇÃO - Conceitos básicos

Pode ser uma imagem de fruta e texto que diz

Pode ser uma imagem de fruta e texto que diz

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz

Observe as figuras abaixo.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A figura I = dividida em 8 partes.

A figura II = dividida em 4 partes.

A figura III = dividida em 2 partes.

Pode ser uma imagem de texto que diz

 Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz

EXERCÍCIOS

01) Converta as frações dos itens abaixo para a sua representação decimal 1/5 e 9/4. Respectivamente.

(A) 2,25 e 1,2

(B) 2,25 e 4,2

(C) 1,25 e 0,2

(D) 2,25 e 0,2

Alternativa: C

 

02) Utilize um lápis colorido e represente no octógono a fração 1/4.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Quantas partes devem ser pintadas?

(A) Devem-se pintar apenas uma parte do octógono.

(B) Devem-se pintar apenas duas partes do octógono.

(C) Devem-se pintar apenas três partes do octógono.

(D) Devem-se pintar apenas quatro partes do octógono.

Alternativa: B

 

03) Como se lê os números racionais: 0,3; 0,7; 1/4 e 7/13? Respectivamente.

(A) I – três centésimos, II – sete décimos, III – um quarto e IV – sete treze avos;

(B) I – três décimos, II – sete milésimos, III – um quarto e IV – sete treze avos;

(C) I – três décimos, II – sete décimos,     III – um quarto e IV – sete treze avos;

(D) I – três décimos, II – sete décimos,    III – quarto e IV – sete treze avos;

Alternativa: C

 

04) (AAP, 2018 – Adaptado) Observe que a folha quadriculada está dividida e pintada com cores diferentes.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A fração, a parte da folha pintada de azul é:.

(A) 2/3

(B) 3/3

(C) 2/5

(D) 1/2

Alternativa: D

 

05) Observe as figuras abaixo.

Pode ser uma imagem de texto que diz

A fração que representa a figura 3.

(A) 1/4

(B) 2/8

(C) 4/16

(D) 4/8

Alternativa: A

 

06) 1/4 de 800 e 2/5 de 600 correspondem respectivamente a:

(A) 240 e 240

(B) 200 e 200

(C) 240 e 200

(D) 200 e 240

Resolução:

1 . 800/4 = 200

600 . 120/5 = 240

 

Habilidade recomendada no Plano de Recuperação 2020/2021: (EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos, reconhecendo e aplicando o conceito de razão em diversos contextos. (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.)

Prova Brasil (Níveis de Proficiência): Nível 3 e Nível 6.

Objetivo: Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

 

07) (Prova Brasil) Uma torneira com problemas continua pingando mesmo depois de fechada, desperdiçando em uma hora 125 mL de água. Quantos litros de água desperdiçará em 24 horas?

(A) 1,5

(B) 3,0

(C) 15,0

(D) 30,0

Resolução:

1/24 = 125/x

x = 125 . 24

x = 3000

Observação: 1litro = 1000mL

Transformar mL em litros basta dividir por mil

3000/1000 = 3 litros

 

08) Uma turma de 30 alunos quer comprar um presente para a professora de matemática no valor de R$ 120,00. Inicialmente não foram todos os alunos que concordaram em presentear a professora. Pergunta-se: Se apenas 3 alunos participarem da vaquinha, quanto cada um deverá dar para comprar o presente? E se forem apenas 4? Respectivamente;

(A) R$ 30,00 e R$ 40,00

(B) R$ 40,00 e R$ 30,00

(C) R$ 30,00 e R$ 30,00

(D) R$ 50,00 e R$ 70,00

Resolução:

Basta dividir 120/3 = 40 e 120/4 = 30.

Observe que na pergunta tem a condição respectivamente o que quer dizer eu a resposta deve ser na ordem da pergunta. Primeiro se apenas e alunos pagar e depois se apenas 4 alunos pagarem.

 

09) (Prova Brasil) Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15 °C pela manhã. Se a temperatura descer mais 13 °C, o termômetro irá marcar

(A) − 28 °C.

(B) − 2 °C.

(C) 2 °C.

(D) 28 °C.

Resolução:

Observe a palavras “descer”

- 15 -13 = -28

 

10) De acordo com o Censo realizado no Brasil em 2010, havia cerca de 48 homens para 50 mulheres. Sabendo-se que, ainda segundo essa pesquisa, havia aproximadamente 93,4 milhões de homens no Brasil, então o número de mulheres no Brasil, em 2010, era aproximadamente, em milhões:

(A) 87

(B) 89

(C) 95

(D) 97

Resolução:

48/50 = 93.4/x

48x = 93,4 , 50

48x = 4670

x = 4670/48

x = 97,2916666667