Professor Diminoi
1º BIMESTRE 2024 LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS
6º ano do Ensino Fundamental
01) Leia a tirinha a seguir para responder à questão.
O humor da tirinha consiste
(A) na reação do rato mais jovem ao zombar do rato mais velho.
(B) na falha de comunicação gerada pelo uso da linguagem formal.
(C) no uso de gírias que impediu a comunicação entre as três personagens.
(D) no uso de gírias de diferentes gerações ‘traduzidas’ por um interlocutor.
02) Leia as manchetes a seguir para responder à questão.
Manchete 1
IBGE divulga dados do Censo 2022 sobre domicílios brasileiros
Manchete 2
Censo 2022: número de pessoas com 65 anos ou mais de idade cresceu 57,4% em 12 anos
Manchete 3
Censo 2022: Brasil tem 203 milhões de habitantes, 4,7 milhões a menos que estimativa do IBGE
Vocabulário:
IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A partir da leitura das manchetes, podemos afirmar que
(A) a Manchete 1 informa a divulgação do Censo 2022 realizada pelo IBGE.
(B) a Manchete 2 focou em apresentar os números da população mais jovem do país.
(C) a Manchete 3 se concentra em dados do IBGE ignorando o Censo 2022.
(D) a Manchete 1 destaca alguns dados pontuais do Censo para impactar os leitores.
03) Leia o texto para responder à questão.
O Ladrão e o Cão de Guarda
Esopo
Um ladrão, desejando entrar à noite em uma casa para roubar, trazia consigo um pedaço de sanduíche para tentar distrair o Cão de Guarda que vigiava a casa.
Porém, assim que o Ladrão lançou o naco ao solo, o Cão disse:
— Você só está me dando este pedaço de pão para que eu fique quietinho e deixe você roubar a casa. Mas, já que é o dono da casa que me sustenta a vida, não vou deixar de latir enquanto você não for embora ou até que ele acorde e venha te enxotar. Não quero que este pedaço de pão me custe morrer de fome o resto da vida.
Moral: Aqueles que oferecem gentilezas demais sem nenhuma justificativa, às vezes podem ter segundas intenções.
Uma das principais características das Fábulas presente no texto é:
(A) Um cachorro com características humanas que fala com o ladrão.
(B) Um personagem que enfrenta vários desafios até se tornar um herói.
(C) Um título que apresenta um personagem humano e outro animal.
(D) Um mistério envolvente que deixa em dúvida o final da história.
04) Leia o texto e analisa as opções para responder à questão.
São Paulo, 19 de dezembro de 2023.
Ao Departamento de Recursos Humanos
Gostaria de me candidatar à vaga disponibilizada para Jovem Aprendiz.
Estou cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Euclides da Cunha, localizada em São Paulo.
Curso Inglês e Informática, como pode ser comprovado em meu currículo que segue em anexo.
Cordialmente, agradeço a atenção.
João Carlos Antunes
Analise as opções a seguir quanto ao texto para responder à questão:
I – A linguagem empregada é clara e objetiva.
II – O uso de gírias é comum em cartas formais.
III – Essa carta apresenta abreviações para facilitar a leitura.
IV – A linguagem desse texto é utilizada em um contexto formal.
A alternativa que possui as opções que estão corretas são:
(A) I e IV.
(B) II e III.
(C) II e IV.
(D) I e III
05) Leia o texto para responder à questão.
A finalidade da campanha é:
(A) Aumentar a campanha de castração dos animais domésticos.
(B) Conscientizar os donos de pet para que vacinem seus animais.
(C) Estimular a doação de cães e gatos que tenham sido vacinados.
(D) Proteger animais domésticos de tutores violentos e do abandono.
06) Observe a postagem a seguir para responder à questão.
Chapéu de Palha e um sonho: Chico B. Puffy tá vindo aí! O festival de cultura pop
#CCSP23 acabou, mas entregou que a paródia de One Piece, um dos mangás mais
famosos do mundo, está chegando: “Um Peixe” criado pela @PaniniComicsBR.
Vocabulário:
CCXP: Comic Con Experience; convenção brasileira de cultura pop nos moldes da San Diego Comic-Con cobrindo as principais áreas dessa indústria, como vídeo games, histórias em quadrinhos, filmes e séries para TV.
Paródia: Consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente cômico.
Uma manchete adequada para uma notícia baseada na postagem seria:
(A) Turma da Mônica vira tripulação do Chapéu de Palha em paródia de One Piece.
(B) Grande feira de anime é marcada pela chegada da nova Turma da Mônica.
(C) Procura-se: Chico Bento é o principal suspeito de sequestro de navio pirata.
(D) Brasil em foco: Anime substitui herói machucado por personagem brasileiro.
07) Leia o texto para responder à questão.
Vini Jr. e o horror racista
Depois da partida Valencia 1 x 0 Real Madrid, o técnico do clube madrilenho, Carlo Ancelotti,
foi enfático: "Não vou falar sobre futebol agora porque nunca vi um estádio inteiro agredir verbalmente um jogador com gritos de insultos racistas". E acrescentou: "A LaLiga tem um problema, não Vinícius. Nunca vi nada parecido."
Ancelotti tem 63 anos e deve ter visto muita coisa no mundo do futebol. Mas nada que se
compare a dezenas de milhares gritando em uníssono "Mono, mono, mono" (macaco, em espanhol).
Para Vini Jr. deve ter sido um trauma extremo do qual certamente não se recuperará tão cedo.
O racismo manifestado publicamente por dezenas de milhares no estádio Mestalla, em Valência, aparentemente se tornou socialmente aceitável na LaLiga. [...]
No texto, o trecho que representa um discurso direto é:
(A) “O racismo manifestado publicamente por dezenas de milhares no estádio Mestalla...”.
(B) “Ancelotti tem 63 anos e deve ter visto muita coisa no mundo do futebol.”.
(C) “A LaLiga tem um problema, não Vinícius. Nunca vi nada parecido.”.
(D) “... o técnico do clube madrilenho, Carlo Ancelotti, foi enfático...”.
08) Leia o texto para responder à questão.
MUSSUM :: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM SUSANNA LIRA
[...]
Como foram as abordagens com os filhos e com os ex-colegas dele, Dedé Santana e Renato Aragão?
Começamos o filme há um tempão. O Dedé e o Renato foram os últimos a serem entrevistados, e porque eles tinham que estar no filme, não dava para fazer sem eles. Os dois foram muito solícitos e generosos na ntrevista. O Dedé era muito próximo, ele e o Mussum eram muito amigos. O Renato foi tranquilo, e concordou em ceder imagens de todos os filmes que a gente precisava. Ou seja, tivemos apoio de todo mundo.
[...]
Quanto ao gênero ENTREVISTA, algumas características são:
(A) presença de uma lista de itens e um modo de fazer.
(B) uso de linguagem formal e informal com perguntas e respostas.
(C) presença de comentários e opiniões dos leitores e piadas.
(D) uso de personagens infantis e de linguagem regional.
09) Leia o texto para responder à questão.
Revisteen CBN Joca - O Brasil e o mundo em 10 minutos
Olá, eu sou Petria Chaves e esse é o podcast Revesteen CBN Joca trazendo pra você, jovem, as notícias mais importantes da nossa semana. Por aqui, seguimos trazendo convidados para participar, de maneira remota, cada um em sua casa, e o Thiago, nosso coapresentador de hoje, já está na linha:
— Thiago, tudo bom?
— Tudo, muito obrigado pelo convite, Petria.
— Eu é que agradeço, você tem quantos anos?
— Eu tenho onze.
— Onze anos, muito legal ter você aqui conosco hoje. Já vou começar, Thiago, com um assunto bem relevante, a importância de estarmos bem-informados nos dias de hoje. E eu convidei o Thiago para participar com a gente desse podcast porque ele é um jovem que desde cedo aprendeu como é importante se informar direitinho, né Thiago, conta um pouco pra mim como é a sua relação com as notícias, como é que você sente essa questão.
— Eu considero importante estar bem-informado quando nos atualizamos das notícias do mundo, como esporte, games, política, saúde, tudo. As informações eu nunca pego só da escola, porque além da escola eu também pego de outros sites, e também por causa do Joca, o jornal sempre me atualiza sobre todas as notícias. Eu me informo através de revistas, livros. Eu comecei a ver que era importante eu me informar através dessas fontes. [...]
— Hoje em dia tem muita informação falsa circulando na internet, no WhatsApp, não sei se você com 11 anos já tem acesso ao WhatsApp, você já recebeu notícia falsa?
— Sim, eu tenho acesso ao WhatsApp, e já recebi algumas notícias falsas, mas eu nunca repassei.
[...]
As notícias falsas também são um importante assunto no texto. Podemos deduzir, ou seja, imaginar, que Thiago combate as Fake News ao
(A) conferir as informações antes de repassar a mensagem.
(B) precisar de outra pessoa para entender as mensagens.
(C) repassar as informações que ele recebe sem lê-las.
(D) usar o WhatsApp para enviar notícias falsas.
10) Leia o texto para responder à questão.
BRASIL | 22 DE MARÇO DE 2017
Dia Mundial da Água alerta sobre os rios brasileiros | Veja como ajudar
Hoje é o dia Mundial da Água, uma data criada para que as pessoas se conscientizem do quanto é importante cuidar desse bem natural.
Hoje, porém, o Brasil não tem motivos para comemorar. A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou um relatório com dados tristes: quase 30% dos rios brasileiros estão mortos, ou seja, não servem pra nada... não matam a sede dos animais, não irrigam plantações, não abastecem as casas, não servem para consumo humano e não têm peixes.
O documento mostra a análise de 1607 pontos de água em 73 municípios de 11 estados [...]
A Fundação alerta que, com a conscientização dos habitantes em não poluir cidades e rios, o cenário pode melhorar.
A principal causa da poluição dos rios é o despejo de esgoto das casas, o uso de agrotóxicos que poluem as margens e o desmatamento, afirma a Fundação.
O Brasil é um dos países que mais possui água em seu território, com 12% do total mundial de água doce.
A reportagem trata sobre:
(A) A despoluição dos rios brasileiros.
(B) A ausência de água doce no planeta.
(C) A comemoração do Dia Mundial da Água.
(D) A preocupante situação dos rios brasileiros.
11) Leia o texto para responder à questão.
Revisteen CBN Joca - O Brasil e o mundo em 10 minutos
[...]
— Tudo, muito obrigado pelo convite, Petria.
— Eu é que agradeço, você tem quantos anos?
— Eu tenho onze.
— Onze anos, muito legal ter você aqui conosco hoje. Já vou começar, Thiago, com um assunto bem relevante, a importância de estarmos bem-informados nos dias de hoje. E eu convidei o Thiago para participar com a gente desse podcast porque ele é um jovem que desde cedo aprendeu como é importante se informar direitinho, né Thiago, conta um pouco pra mim como é a sua relação com as notícias, como é que você sente essa questão.
Considere duas alternativas como corretas para:
(A linguagem informal está presente no texto
(A) ao utilizar “a gente” ao invés de “nós”.
(B) no uso de termo estrangeiro como “podcast”.
(C) na presença de diálogos marcados por travessão.
(D) ao utilizar a marca de oralidade “né” em “né Thiago”.
12) Leia o texto para responder à questão.
Revisteen CBN Joca - O Brasil e o mundo em 10 minutos
Olá, eu sou Petria Chaves e esse é o podcast Revesteen CBN Joca trazendo pra você, jovem, as notícias mais importantes da nossa semana. Por aqui, seguimos trazendo convidados para participar, de maneira remota, cada um em sua casa, e o Thiago, nosso coapresentador de hoje,já está na linha:
— Thiago, tudo bom?
— Tudo, muito obrigado pelo convite, Petria.
— Eu é que agradeço, você tem quantos anos?
— Eu tenho onze.
— Onze anos, muito legal ter você aqui conosco hoje. Já vou começar, Thiago, com um assunto bem relevante, a importância de estarmos bem-informados nos dias de hoje. E eu convidei o Thiago para participar com a gente desse podcast porque ele é um jovem que desde cedo aprendeu como é importante se informar direitinho, né Thiago, conta um pouco pra mim como é a sua relação com as notícias, como é que você sente essa questão.
— Eu considero importante estar bem-informado quando nos atualizamos das notícias do mundo, como esporte, games, política, saúde, tudo. As informações eu nunca pego só da escola, porque além da escola eu também pego de outros sites, e também por causa do Joca, o jornal sempre me atualiza sobre todas as notícias. Eu me informo através de revistas, livros. Eu comecei a ver que era importante eu me informar através dessas fontes. [...]
— Hoje em dia tem muita informação falsa circulando na internet, no WhatsApp, não sei se você com 11 anos já tem acesso ao WhatsApp, você já recebeu notícia falsa?
— Sim, eu tenho acesso ao WhatsApp, e já recebi algumas notícias falsas, mas eu nunca repassei.
[...]
Aponte as duas alternativas que apresentam os temas do Podcast.
(A) A facilidade de circulação da informação na atualidade.
(B) O bom uso das redes sociais nos dias de hoje.
(C) O trabalho remoto de jornalistas e entrevistadores.
(D) A importância de estar bem-informado.
13) Leia o texto para responder à questão.
BRASIL | 22 DE MARÇO DE 2017
Dia Mundial da Água alerta sobre os rios brasileiros | Veja como ajudar
Hoje é o dia Mundial da Água, uma data criada para que as pessoas se conscientizem do quanto é importante cuidar desse bem natural.
Hoje, porém, o Brasil não tem motivos para comemorar. A Fundação SOS Mata Atlântica divulgou um relatório com dados tristes: quase 30% dos rios brasileiros estão mortos, ou seja, não servem pra nada... não matam a sede dos animais, não irrigam plantações, não abastecem as casas, não servem para consumo humano e não têm peixes.
[...]
A principal causa da poluição dos rios é o despejo de esgoto das casas, o uso de agrotóxicos
que poluem as margens e o desmatamento, afirma a Fundação. [...]
Indique as duas alternativas com as causas da poluição dos rios:
(A) A irrigação das produções agrícolas.
(B) O uso de agrotóxicos nas plantações.
(C) O despejo de esgoto das casas.
(D) A distribuição da água potável.
14) Leia o fragmento de texto para responder à questão.
[...]
Confira a lista com 8 games separados pelo Porvir:
Cidade Verde
Com esse game, o aluno assume o papel de reestruturar uma cidade para que ela não seja penalizada pela WEPA, órgão responsável por monitorar impactos no meio ambiente. Como prefeito da cidade, o jogador precisa tomar decisões para garantir suprimento para a população, ao mesmo tempo em que se preocupa com o crescimento do local de forma sustentável.
Coleta seletiva
Memorizar as cores utilizadas na coleta seletiva pode se tornar uma tarefa mais divertida com o apoio de um jogo. Com esse game, os alunos aprendem a forma correta de separar os resíduos para a reciclagem.[...]
SOS Mata Atlântica
No game, desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica, o jogador deve executar uma série de atividades que variam entre o reflorestamento, coleta seletiva, controle da qualidade da água e o combate à caça predatória.[...]
As duas alternativas que demonstram os temas do texto são:
(A) A separação de materiais recicláveis.
(B) Grupos que fiscalizam as leis ambientais.
(C) Jogos virtuais que ensinam a cuidar do planeta.
(D) O gerenciamento de uma cidade em ambiente virtual.
15) Leia as duas tirinhas a seguir para responder à questão.
Aponte duas alternativas que evidenciam a variedade linguística quanto ao nome da planta.
(A) Geográfica.
(B) Histórica.
(C) Regional.
(D) Social.
16) Leia o texto para responder à questão.
TikTok substitui o Google como ferramenta de busca entre os mais jovens Tendência mostra que nenhuma empresa de tecnologia está livre da influência da marca chinesa
Aponte as duas respostas INCORRETAS referentes ao infográfico presente na reportagem.
(A) A quantidade de usuários ativos é menor do que a de downloads.
(B) Mais da metade dos jovens utilizam a rede social como ferramenta de busca.
(C) Os jovens têm adoecido pelo excesso de visualização de vídeos curtos.
(D) O uso da plataforma de vídeos como buscador é preferência entre jovens.
17) Leia o texto para responder à questão.
Aponte as duas respostas corretas referentes à interpretação da tirinha.
(A) A garota desvia seu olhar de coisas que também gosta para ler um livro.
(B) A garota fica chateada por estar de castigo no quarto lendo um livro.
(C) A garota abre mão de aparelhos eletrônicos para ler um livro.
(D) A garota considera o livro uma barreira aos momentos felizes
18) Leia o texto para responder à questão.
Lenda Ubuntu
Conta-se que um antropólogo ao visitar uma tribo africana, quis saber quais eram os valores humanos básicos daquele povo. Para isso, ele propôs uma brincadeira às crianças.
Ele então colocou uma cesta cheia de frutas embaixo de uma árvore e disse para as crianças que a primeira que chegasse até a árvore poderia ficar com a cesta.
Quando o sinal foi dado, algo inusitado ocorreu. As crianças correram em direção à árvore todas de mãos dadas. Assim, todas chegaram juntas ao prêmio e puderam desfrutar igualmente.
O homem ficou bastante intrigado e perguntou:
— Por que vocês correram juntos se apenas um poderia ganhar todas as frutas?
Ao que uma das crianças prontamente respondeu:
— Ubuntu! Como um de nós poderia ficar feliz enquanto os outros estivessem tristes?
Ubuntu é um termo da cultura Zulu e Xhosa que quer dizer "Sou quem sou porque somos todos nós". Eles acreditam que com cooperação se alcança a felicidade, pois todos em harmonia são muito mais plenos.
Dos verbos destacados no texto, aqueles que transmitem uma ideia de algo que gera dúvida ou incerteza de ocorrer são:
(A) Eram, no 1º parágrafo, modo indicativo.
(B) Chegasse, no 2º parágrafo, modo subjuntivo.
(C) Correram, no 5º parágrafo, modo indicativo.
(D) Estivessem, no 7º parágrafo, modo subjuntivo.
19) Leia o texto para responder à questão.
O sábio
[...]
As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio que se encontrava meditando sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou:
— Tenho aqui uma borboleta azul. Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?
Calmamente, o sábio sorriu e respondeu:
— Depende de você... Ela está em suas mãos.
Texto online. Autor desconhecido
Quanto ao Modo Imperativo, podemos considerar como corretas as duas alternativas a seguir:
(A) O Modo Imperativo cria uma atmosfera de dúvida e incerteza.
(B) Foi utilizado o Modo Imperativo em: “— Depende de você...”.
(C) O Modo Imperativo expressa ideia de comando, de ordem, de pedido.
(D) Foi utilizado o Modo Imperativo em: “Diga-me, sábio, ela está viva ou morta?”.
20) Leia o texto para responder à questão.
Esta vida é uma viagem
pena eu estar
só de passagem
Aponte as duas alternativas corretas que permitem afirmar que esse poema é um Haikai.
(A) foi elaborado em uma única estrofe.
(B) apresenta somente três versos.
(C) possui elementos da natureza.
(D) evita a sonoridade das rimas.
21) Observe a imagem e leia o texto para responder à questão.
Localmente apelidada de Dama de Ferro, a Torre Eiffel foi construída no final do Século 19 como peça central para a Exposição Universal de 1889. Hoje ela é cartão postal e marco importante da memória francesa, representando um monumento da modernidade.
A respeito dos marcos de memória, assinale as duas alternativas corretas.
(A) Os marcos de memória permitem que aquilo que é considerado como patrimônio seja mantido.
(B) Os marcos de memória preservam monumentos considerados relevantes para a história.
(C) Os marcos de memória garantem o total controle da história do país pelos governantes.
(D) Os marcos de memória mantêm as pessoas ligadas ao passado.
22) Leia a seguir o trecho da reportagem para responder à questão.
A Festa da Penha, mais importante manifestação católica do Espírito Santo, agora é patrimônio cultural do Estado. A lei foi publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (22). As festividades, que acontecem em Vila Velha, têm início no domingo de Páscoa e se encerram após o Oitavário, na segunda-feira, data da padroeira do Estado.
Sobre o patrimônio cultural, assinale as duas alternativas corretas.
(A) O patrimônio cultural não considera as festividades como importantes para a cultura brasileira.
(B) O patrimônio cultural imaterial é composto por elementos intocáveis, como expressões orais, rituais e músicas.
(C) O patrimônio cultural imaterial brasileiro não é reconhecido pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade.
(D) O patrimônio cultural material tem como característica o conjunto de bens materiais palpáveis, como livros, estátuas, prédios e documentos.
23) Leia o texto para responder à questão.
A contagem do tempo
A contagem do tempo na História varia de acordo com as mudanças e evolução de cada povo,época e sociedade. O tempo é utilizado como referência para organizar os acontecimentos mais importantes e as grandes mudanças da sociedade e suas civilizações.
Material Digital – Seduc – 1º Bimestre
Assinale as duas alternativas corretas sobre os tipos de tempo.
(A) O tempo cíclico está ligado ao tempo da natureza, tendo como exemplo a origem do planeta Terra.
(B) O tempo histórico é marcado por grandes eventos, como conflitos e pandemias.
(C) A medição do tempo de nascimento até a morte de uma pessoa é um exemplo de tempo histórico.
(D) A contagem do tempo pelos seres humanos não influencia no tempo histórico.
24) Analise a tabela para responder à questão.
A respeito do calendário cristão, assinale as duas alternativas corretas.
(A) Foi imposto aos países latino-americanos pelos cristãos europeus durante o processo de colonização, sendo utilizado até os dias atuais.
(B) Teve como marco inicial o nascimento de Maomé, sendo construído a partir de elementos do calendário islâmico.
(C) Foi criado pelo Papa Gregório, por isso também é chamado de Calendário Gregoriano.
(D) Utiliza como data para estabelecer um ponto em comum na cronologia a morte de Jesus.
25) Leia o trecho.
Quisemos refletir sobre o tempo, sobre a temporalidade e sobre a forma como o homem se adapta e os vive na sua relação com o mundo, com o quotidiano e com o dever.
Sobre a temporalidade humana, pode-se afirmar que:
(A) O homem não desenvolveu nenhum objeto de observação do tempo.
(B) O tempo cronológico é uma construção dos seres humanos.
(C) O homem consegue controlar o tempo da natureza.
(D) O tempo do homem é considerado cíclico.
26) Leia a frase abaixo.
Cabe ao historiador reconstruir o passado para compreender o presente, utilizando para isso fontes históricas.
São exemplos de fontes históricas que representam uma linguagem visual:
(A) Pinturas, fotografias e mapas.
(B) Fósseis de dinossauros, múmias e pirâmides.
(C) Restos de alimentos, ossadas humanas e filmes.
(D) Relatos orais de pessoas idosas, entrevistas e músicas.
27) Observe a imagem e leia o texto para responder à questão.
A religião e a arte são importantes manifestações da cultura humana.
Cultura é caracterizada como o conjunto de modos de vida das populações humanas. Nela, são inseridas criações como músicas, pinturas, cerimônias religiosas, construções e idiomas. Esses elementos podem variar entre pessoas, grupos sociais e países. Além disso, a cultura pode ser dividida em cultura material e imaterial.
A respeito do que se entende como cultura, é correto afirmar que:
(A) Representa uma mistura de manifestações sociais, artísticas, comportamentais e L(inguísticas de uma civilização ou povo.
(B) É o conjunto de manifestações de grupos com elevada educação escolar, que se consideram superiores aos demais indivíduos.
(C) Prioriza apenas manifestações artísticas ligadas ao passado histórico de determinadas civilizações.
(D) É considerada universal, mas apenas enquanto governos a tornam parte do patrimônio do país.
28) Observe a imagem e leia o texto para responder à questão.
Pintura rupestre encontrada em parede de caverna.
Sítios arqueológicos são locais de vestígios da ocupação humana ao longo do tempo. Eles podem fornecer diversas informações sobre os seres humanos que habitaram esses locais. No caso do Brasil, podemos destacar diversos sítios arqueológicos, onde se pode encontrar diversas pinturas rupestres, que são feitas em rochas, teto de cavernas e outras superfícies, criadas pelos primeiros habitantes daquela região.
Assinale a alternativa correta a respeito das pinturas rupestres.
(A) O desenvolvimento das pinturas rupestres está relacionado a cultos fúnebres dos povos que habitavam aquela região.
(B) As pinturas rupestres funcionavam como mapas de localização, onde os homens marcavam os melhores pontos de caça.
(C) Os registros eram feitos na língua falada pelos habitantes daquela região, representandoos sons da natureza.
(D) As rochas eram utilizadas como um tipo de lousa para as populações, mostrando normalmente cenas de caça e coleta.
29) Leia o texto para responder à questão.
Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
O movimento migratório ao qual o texto se refere é chamado de:
(A) Nomadismo.
(B) Pendularismo.
(C) Sedentarismo.
(D) Ruralismo.
30) Observe a imagem e leia o texto para responder à questão.
Estreito de Bering
A maioria dos estudiosos concorda que o local de origem do ser humano é a África. A partir da África, os primeiros humanos espalharam-se pela Europa, Ásia e finalmente chegaram à América num processo de milhares de anos de duração. Há duas hipóteses principais para explicar como os seres humanos chegaram à América: A primeira diz que os homens chegaram por terra, depois de atravessar o Estreito de Bering congelado, situado entre a Sibéria (Rússia) e o Alasca (Estados Unidos); A segunda hipótese afirma que os homens chegaram pelo mar, vindos da Oceania, navegando pelo Oceano Pacífico em pequenas embarcações.
Das alternativas abaixo, qual pode ser considerada correta a respeito da primeira hipótese sobre a chegada dos seres humanos à América?
(A) Os seres humanos chegaram à América através de uma ponte de terra e gelo.
(B) Os seres humanos vieram para a América em grandes navios saídos da Oceania.
(C) Os seres humanos vieram caminhando a partir da Pangeia.
(D) Os seres humanos já viviam na América.
31) Observe as imagens.
As imagens apresentam as mudanças na paisagem da cidade de Santos. Podemos afirmar que essas mudanças ocorreram devido às ações
(A) dos seres humanos que criam campos de cultivo e pastagens.
(B) dos seres humanos que constroem prédios de apartamentos.
(C) da natureza que desgasta a rocha pela ação dos ventos.
(D) da natureza que escava o vale pela ação de um rio.
32) Leia a tirinha do Armandinho.
Na tirinha a personagem Armandinho descreve sua vivência na praia. Ele apresenta laços afetivos com esse local de vivência quando
(A) apresenta os castelos da vila onde mora.
(B) lembra das queimaduras de sol e de água-viva.
(C) afirma que foi à praia ao sapo, seu amigo.
(D) comenta sobre os siris e tatuíras que cria em casa.
33) Leia o fragmento de notícia.
Casas destruídas e marca de lama: um ano depois da tragédia no litoral de SP, Vila Sahy ainda tem rastros de Destruição O temporal atingiu o município na madrugada do dia 19 de fevereiro de 2023, durante o feriado de carnaval. A chuva provocou deslizamentos de terra, desmoronamentos de casas e deixou a cidade destruída, com milhares de desabrigados.
34) Leia o infográfico.
Em relação às fontes de energia não renováveis destacadas no infográfico, podemos afirmar que
(A) o combustível para veículos automotores e fogões domésticos são derivados da energia nuclear.
(B) o gás natural é empregado como fonte de energia em hidrelétricas e utilizado na fabricação da bomba atômica.
(C) o carvão mineral foi a principal fonte de energia do século XIX, utilizado nas máquinas à vapor das primeiras indústrias.
(D) o petróleo é a matéria prima utilizada para a fabricação de diversos produtos, como o plástico, os fertilizantes e os remédios.
35) Observe as imagens.
As imagens apresentam dois equipamentos utilizados para geração de energia elétrica, por meio de fontes renováveis. Desta forma os equipamentos apresentados nas imagens utilizam a
(A) luz solar e o aproveitamento da água para gerarem energia.
(B) luz solar e o carvão mineral para a geração de energia elétrica.
(C) força dos ventos e a biomassa para a produção de energia.
(D) força dos ventos e a luz solar para a geração de energia elétrica.
36) Observe a imagem.
A imagem retrata o processo de produção e de distribuição do suco de maçã, desde a sua colheita, passando pela indústria até a entrega realizada por caminhões. Em relação aos setores da economia, podemos identificar que a etapa de
(A) distribuição do suco de maçã, utilizando caminhões, pertence ao setor secundário, pois se utiliza das atividades industriais.
(B) transformação da maçã em suco se relaciona ao setor terciário da economia, uma vez que abrange a prestação de serviços.
(C) transporte das maçãs até a indústria está ligada, ao setor primário, uma vez que se refere à distribuição de mercadorias.
(D) plantio e de cultivo da maçã fazem referência ao setor primário da economia por se tratar de uma produção agrícola.
37) Observe a imagem.
A imagem apresenta elementos que existem no espaço rural. Dentre as características deste espaço podemos destacar a
(A) concentração de indústrias pequenas, médias e grandes que poluem os rios e lagos.
(B) diversidade de comércio e serviços, ruas, avenidas e praças arborizadas.
(C) produção de alimentos que são consumidos nas áreas urbanas e nas rurais.
(D) área densamente povoada e com uma grande concentração de pessoas.
38) ATENÇÃO: Esta questão possui duas alternativas CORRETAS, desta forma assinale as duas que considere corretas.
Leia a letra da música e observe a imagem.
Canção da partida
Dorival Caymmi
Minha jangada vai sair pro mar
Vou trabalhar meu bem querer
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
A letra da música e a imagem estão conectadas à pesca, uma das atividades econômicas realizadas pelos seres humanos.
Sobre o extrativismo podemos afirmar que esse tipo de atividade está relacionada a
(A) retirada de minerais da natureza para indústrias de tecnologia.
(B) extração de produtos minerais, animais e vegetais da natureza.
(C) comercialização de perfumes e de cosméticos nas redes varejistas.
(D) prática de extrativismo animal realizada em seu ambiente natural.
39) Observe o mapa.
Participação das principais Unidades da Federação segundo o destaque na produção
agropecuária (Brasil – 2016)
O mapa apresenta os estados brasileiros com o maior percentual de produção agropecuária. Desta forma, podemos afirmar que o estado de
(A) Santa Catarina produz grande parte dos suínos abatidos no Brasil.
(B) Minas Gerais concentra o maior percentual de frangos abatidos.
(C) Paraná representa uma pequena fatia na produção de bovinos.
(D) São Paulo produz a maior quantidade de suínos abatidos.
40) Leia os trechos de notícia.
O Intrigante processo de fabricação de um smartphone
Com o design em mãos, chega a hora de escolher os materiais adequados para a construção do smartphone. Desde metais e plásticos de alta qualidade até vidros resistentes e chips de silício de última geração, a qualidade dos materiais utilizados é fundamental para a durabilidade e o desempenho do aparelho.
Os chips dos smartphones são feitos de silício, um elemento químico encontrado na areia. Essa indústria é conhecida como indústria de bens intermediários porque
(A) extraem e transformam os recursos naturais em seu estado bruto.
(B) produzem equipamentos e componentes para outras indústrias.
(C) fazem produtos de consumo rápido e adquiridos regularmente.
(D) fabricam produtos que possuem vida longa como veículos.
GABARITO
01 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar marcas linguísticas que evidenciem o ocutor e o interlocutor de um texto. O diálogo entre personagens de diferentes gerações utiliza gírias de épocas diferentes. Essa interação linguística é traduzida pela personagem localizada ao centro, nem idoso, nem jovem demais, que, no último quadrinho, diz ser a tecla SAP da conversa, ou seja, ele traduz, transmite a ideia, de uma geração a outra. O humor está presente nesse choque de gerações e no uso das gírias de épocas diferentes.
Alternativa: D
02 -Resolução:
O item busca aferir a capacidade do estudante em analisar manchetes de jornal que tratam do mesmo tema. Para isso, são apresentadas 3 manchetes que abordam o Censo 2022, sendo que apenas a primeira delas é genérica, informando que o IBGE divulgou o Censo 2022, enquanto as outras duas se aprofundam em um tema como a população de idosos e o total de habitantes do país, dando mais importância a aspectos de maior impacto jornalístico. Caso tenha optado por um dos distratores, o estudante, provavelmente, demonstra não ter consolidado a habilidade de analisar manchetes ou títulos jornalísticos que tratam do mesmo tema.
Alternativa: A
03 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em reconhecer uma característica do gênero textual Fábula: a personificação. Para isso, deve-se perceber que o diálogo entre o ladrão e o cão representam uma das características da Fábula, a personificação. Caso tenha optado por um dos distratores, possivelmente, o estudante desconhece o gênero Fábula, ou desconsidera o cachorro falante como algo fantasioso.
Alternativa: A
04 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. Para isso, deve reconhecer o gênero Carta Formal e os interlocutores envolvidos para analisar as opções disponibilizadas sobre o uso da língua no contexto do texto. Assim, perceberia que a linguagem do texto é clara e objetiva e o texto poderia ser encaminhado para alguém em um contexto formal. Caso o estudante opte por um dos distratores, provavelmente, deixou de considerar o contexto apresentado no texto, uma solicitação de vaga de estágio ao Departamento de Recursos Humanos, que exige o uso formal da língua.
Alternativa: A
05 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar a finalidade de um cartaz de campanha de vacinação. Para isso, era preciso ler o cartaz considerando os elementos gráficos e mensagens apelativas, considerando a instrução dada de levar o animal para ser vacinado. Caso tenha optado por um dos distratores, o estudante, provavelmente, não compreendeu a finalidade do cartaz, optando por outras campanhas como a de castração ou adoção animal. Pode ainda ter considerado que a raiva é um sentimento do animal por viver com tutores violentos, desconsiderando o potencial risco à saúde animal de uma doença viral que afeta o sistema nervoso central do animal.
Alternativa: B
06 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em reconhecer um título adequado a um texto. Para escolhero título adequado à postagem era preciso fazer uma leitura global do texto, percebendo que uma feira cultural ‘nerd’(CCXP) acabou, mas deixou uma informação sobre o lançamento de uma paródia do anime One Piece com a turma da Mônica, em que o Chico Bento se torna o Luffy. Dessa forma, o título mais adequado seria Turma da Mônica vira tripulação do Chapéu de Palha em paródia de One Piece.
Alternativa: A
07 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar o discurso enunciado em um texto. Para isso, deve considerar que o discurso direto está marcado pelo uso das aspas para reportar a fala do técnico Ancelotti em: E acrescentou: "A LaLiga tem um problema, não Vinícius. Nunca vi nada parecido.". O uso do verbo de dizer acrescentou também ajuda a identificar o uso do discurso direto na reportagem.
Alternativa: C
08 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em reconhecer características de um gênero textual. Deve considerar que são características fundamentais da entrevista o uso da linguagem formal ou informal, mescladas ou não, e uma conversa entre duas ou mais pessoas com perguntas e respostas.
Alternativa: B
09 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em inferir uma informação. Para isso, deve deduzir, ler nas entrelinhas. Percebe-se que Thiago confere as informações antes de repassar a mensagem. Ao dizer que nunca repassou notícias falsas, Thiago sinaliza que checa as informações para descobrir se são verdadeiras, afinal, ele repassa informações, exceto aquelas que não são confiáveis.
Alternativa: A
10 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar o tema de um texto. A notícia aborda a preocupante situação dos rios brasileiros. A partir de uma pesquisa, que demonstra a análise da qualidade de alguns rios brasileiros, a notícia chama a atenção para o assunto da poluição dos rios em pleno dia Mundial da Água.
Alternativa: D
11 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar marcas de variação linguísticas. A oralidade é muito presente em nosso cotidiano. Ao escrever um texto e utilizar palavras de modo informal, podemos utilizar marcas de oralidade. No texto, uma transcrição de um texto oral, um Podcast, é comum a presença dessas marcas. A mais frequente é justamente a apontada no trecho “né, Thiago”, que abrevia o uso de “não é”. Há ainda o uso das marcas de oralidade “a gente” que formalmente seria “nós” e “E eu convidei”
Alternativa: A e D
12 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar o tema de um texto. Ele deve considerar que o texto é a transcrição de um podcast da Revisteen CBN Joca. Petria inicia apresentando o canal e em seguida o jovem Thiago. No 6º parágrafo, ela introduz a primeira grande questão referente ao tema em foco “um assunto bem relevante, a importância de estarmos bem-informados nos dias de hoje.”. Isso se reforça ao longo do texto com a resposta de Thiago e continua com o aprofundamento do assunto fakenews. Outra discussão que permeia o texto gira em torno da importância de estar bem-informado.
Alternativa: A e D
13 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em localizar informações explícitas. Para isso, era preciso localizar informações ao longo do texto para confirmar as causas da poluição dos rios. No 5o parágrafo, o texto inicia com “A principal causa da poluição dos rios é[...]” que apresenta as duas respostas corretas: o despejo de esgoto e o uso de agrotóxicos. A alternativa “A irrigação das produções agrícolas” pode chamar a atenção, ao fugir das informações do texto, pois há alguma possibilidade de considerar que o agrotóxico aplicado na produção agrícola irá parar nos rios ou lençóis freáticos por causa da irrigação, no entanto, não se sustenta no texto, pois nem toda plantação recebe agrotóxicos.
Alternativa: B e C
14 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar o tema de um texto. Ao analisar o texto, ficam evidentes as informações que giram ao redor do tema: jogos digitais que ensinam a cuidar do planeta. Há três jogos destacados no texto. No primeiro, você é um Prefeito que deve se preocupar com o crescimento sustentável da cidade. No segundo, as crianças aprendem a separar resíduos recicláveis. No último, “uma série de atividades que variam entre o reflorestamento, coleta seletiva, controle da qualidade da água e o combate à caça predatória” exigem do jogador mais consciência ambiental. Assim, percebe-se que há uma preocupação em cuidar do planeta através de jogos virtuais ao gerenciar uma cidade.
Alternativa: C e D
15 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em identificar marcas linguísticas que evidenciem o locutor e o interlocutor de um texto. Para isso, deve ler o texto e compreender que a planta possui nomes diferentes de acordo com a localidade do país, a isso, dizemos se tratar de variação geográfica ou regional. As crianças na primeira tirinha pedem como se fossem “pratos” diferentes, quando, na segunda tirinha o adulto explica se tratar da mesma planta, ficam surpresos ao ver as raízes, ou seja, o aipim/mandioca/macaxeira, retiradas do chão.
Alternativa: A e C
16 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em interpretar texto multissemiótico. O infográfico apresenta dados sobre a rede social TikTok. O título chama a atenção pelo uso do termo “febre”, que indica alta procura pelos vídeos curtos que ela oferece. O infográfico favorece o entendimento de que a rede social tem sido utilizada como ferramenta de busca pelos jovens, não sua maioria, nem a metade, mas a quantidade de 40%. As imagens presentes contribuem com as informações do infográfico: a lupa para busca, uma pessoa para usuários, a seta para baixo para download (pode ser confundida por queda se retirada do contexto) e o mapa para tratar do APP do país chinês. Os números elevados demonstram o poder da rede social, que possui um grande número de usuários ativos, sendo ainda maior o número de downloads.
Alternativa: B e C
17 -Resolução:
O item pode mensurar a capacidade do estudante em interpretar texto com auxílio de material gráfico. A tirinha em questão é sobre uma menina que gosta de ver TV, usar o computador, tablet e celular, mas que também gosta de ler. Ela considera obstáculos ou distrações os aparelhos eletrônicos. Caso o estudante opte por um dos distratores, provavelmente, não compreendeu os sinais utilizados pela menina que no 1º quadro tampa os ouvidos sem olhar para a TV, no 2º ela cobre os olhos para não ver o computador e no 3º cobre o rosto com o livro para não ver nem o tablet, nem o celular. No último quadrinho, ela está feliz e comenta ter vencido obstáculos para estar com seu amigo, o livro, o que demonstra afeto, que ela gosta de ler.
Alternativa: A e C
18 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em reconhecer o efeito de sentido de um modo verbal: o subjuntivo. Para isso, deveria ler o texto identificando os verbos que transmitem a ideia de incerteza ou dúvida (chegasse; estivessem). No trecho “a primeira que chegasse até a árvore”, percebe-se não saber quem chegaria primeiro, gerando uma dúvida sobre isso. Algo que se comprova também no trecho “Como um de nós poderia ficar feliz enquanto os outros estivessem tristes?” que apresenta algo que ainda não ocorreu, mas que seria possível haver tristeza, caso alguém não estivesse feliz. As demais alternativas (eram; correram) estão no modo indicativo, pois expressam certezas.
Alternativa: B e D
19 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em reconhecer o efeito de sentido de um modo verbal: o imperativo. Para isso, deve-se localizar no texto a frase em que é dada uma ordem, como se vê em: “Diga-me, sábio”, assim como a alternativa que define a função do modo imperativo. Caso opte por um dos distratores, possivelmente, o estudante desconhece o uso do modo verbal imperativo, ao optar pelo modo indicativo
Alternativa: C e D
20 -Resolução:
O item pretende demonstrar a capacidade do estudante em reconhecer os elementos característicos de um poema. Para isso, deve ler o poema e reconhecer as características de um Haikai que apresenta três versos, com rima, em uma única estrofe. Pode haver a exploração de elementos da natureza, o que não ocorreu no texto. Caso tenha optado por um dos distratores, possivelmente, o estudante tem dificuldade em reconhecer os elementos de um poema Haikai.
Alternativa: A e B
21 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de identificar que os marcos de memória são importantes para a preservação dos espaços que marcam a história de determinados países ou sociedades e por isso devem ser protegidos e preservados.
Alternativa: A e B
22 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de identificar a importância e o significado de patrimônios materiais e imateriais como parte integrante no processo de confecção e molde da história humana ao longo dos séculos, devendo ser preservados.
Alternativa: B e D
23 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de identificar que o tempo histórico é o tempo criado pelos seres humanos e está relacionado com o estudo e a ordem dos acontecimentos que acarretam impactos e mudanças ao longo da História e o tempo cíclico é o tempo ligado à natureza, tendo como exemplo o tempo de origem do planeta Terra.
Alternativa: A e B
24 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de identificar que o calendário cristão foi o modelo de calendário instituído e utilizado na Europa cristã e nos países latinoamericanos. Esse modelo de calendário também é conhecido como calendário Gregoriano.
Alternativa: A e C
25 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de compreender que o tempo cronológico é uma construção dos seres humanos para um melhor entendimento e análise dos processos históricos, bem como para se inserir enquanto sujeito dentro da história.
Alternativa: B
26 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de compreender que as fotografias, pinturas e mapas são exemplos de fontes históricas que representam uma linguagem visual.
Alternativa: A
27 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante consiga compreender que a cultura faz parte da vida de todos os indivíduos, podendo ela ser manifestada de várias maneiras.
Alternativa: A
28 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de compreender que as pinturas rupestres fornecem dados e informações sobre o estilo de vida e desenvolvimento da arte pelo homem pré-histórico.
Alternativa: D
29 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de identificar que os deslocamentos humanos para outras regiões em busca de alimentos durante a Pré-História é uma característica do Nomadismo.
Alternativa: A
30 -Resolução:
Professor, é importante nesse item que o estudante seja capaz de compreender que a Teoria do Estreito de Bering afirma que a chegada dos primeiros homens ao continente americano se deu a partir da Ásia, fazendo a travessia para a América por um estreito congelado à época, devido a uma grande glaciação.
Alternativa: A
31 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar se as transformações ocorridas numa dada paisagem são devidas à ação da natureza ou dos seres humanos e quais mudanças ocorreram. Respostas corretas são as letras B.
Caso o estudante tenha optado por uma das outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em diferenciar as transformações que os elementos naturais e culturais promovem sobre as paisagens.
Alternativa: B
32 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de relacionar seus lugares de vivência com aspectos da afetividade. Resposta correta é a letra B.
Caso o estudante tenha optado por uma das outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em identificar os laços afetivos que estabelecem relação com um lugar, no caso a praia.
Alternativa: B
33 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de compreender como as ações naturais e as ações humanas afetam etransformam o espaço geográfico.
Respostas corretas são as letras C e D.
Caso o estudante tenha optado por alguma das outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em diferenciar os fatores humanos e as causas naturais que afetam e transformam o espaço que habitamos.
Alternativa: C e D
34 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar diferentes fontes de energia não-renováveis e sua aplicação nas variadas atividades humanas.
Respostas corretas são as letras C e D.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em aplicar o conceito de fontes não-renováveis de energia e suas aplicações práticas nas atividades humanas.
Alternativa: C e D
35 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar diferentes fontes de energia renováveis e sua aplicação nas variadas atividades humanas. Resposta correta é a letras D.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em aplicar o conceito de fontes renováveis de energia e suas aplicações práticas nas atividades humanas.
Alternativa: D
36 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar e caracterizar os setores da economia por meio do processo de produção e distribuição de um produto.
Resposta correta é a letra D.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em aplicar o conceito dos setores da economia de forma contextualizada, a partir de exemplos de processos de produção.
Alternativa: D
37 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de entender as características da área rural como importante espaço para a produção de alimentos. Resposta correta é a letras C.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em aplicar o conceito de espaço rural e entender suas características.
Alternativa: C
38 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar as diferentes formas de extrativismo. Respostas corretas: letras B e D.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em aplicar o conceito de extrativismo e entender suas características.
Alternativa: B e D
39 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar as principais criações de animais do Brasil. Resposta correta: letras A.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em fazer a leitura de mapas e identificar suas as informações.
Alternativa: A
40 -Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de identificar os diferentes tipos de indústrias. Resposta correta: letra B.
Caso o estudante tenha optado pelas outras alternativas (distratores), demonstra que, provavelmente, apresenta dificuldade em reconhecer as características dos diferentes tipos de indústrias.
Alternativa: B