EF II - REGRA DE TRES

Professor Diminoi
REGRA DE TRES

Regra de três simples
Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos.

Passos utilizados numa regra de três simples
1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
3º) Montar a proporção e resolver a equação.

Exemplos
a)Com uma área  de absorção de raios solares de 1,2m2, uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia. Aumentando-se essa área para 1,5m2, qual será a energia produzida?
Resolucao
Montando a tabela:
Area2 (m)                   Energia(Wh)

1,2                              400

1,5                              x
Identificação do tipo de relação:
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x ( coluna). Observe que, aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta. Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais.
Assim sendo, colocamos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na coluna. 

Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Logo, a energia produzida será de 500 watts por hora.

b)Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de 400Km/h, faz um determinado percurso em 3 Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 480km/h?
Resolucao
Montando a tabela:
Velocidade (km h)                Tempo(h)
400                                         3
480                                         x
Identificação do tipo de relação:
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna). Observe que, aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui.
Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais.
Assim, colocamos uma outra seta no sentido contrário (para cima) na 1ª coluna. 

Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Logo, o tempo desse percurso seria de 2,5 horas ou 2 horas e 30 minutos.

c)Bianca comprou 3 camisetas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preço?
Resolucao
Montando a tabela:
Camisetas                  Preco(R$)
3                                 120
5                                 x
Observe que, aumentando o número de camisetas, o preço aumenta. Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais.
Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Logo, a Bianca pagaria R$200,00 pelas 5 camisetas.

d)Uma equipe de operários, trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada obra em 20 dias. Se o número de horas de serviço for reduzido para 5 horas por dia, em que prazo essa equipe fará o mesmo trabalho?
Resolucao
Montando a tabela:
Horas por dia            Prazo para termino (dias)
8                                 20
5                                 x
Observe que, diminuindo o número de horas trabalhadas por dia, o prazo para término aumenta. Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais.

Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Regra de três composta
A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

Exemplos
a)Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160m3de areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125m3?
Resalucao
montando a tabela, colocando em cada coluna as grandezas de mesma espécie e, em cada linha, as grandezas de espécies diferentes que se correspondem:
Horas             Caminhoes                Volume
8                      20                               160
5                      x                                 125

Identificação dos tipos de relação:
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x ( coluna).

A seguir, devemos comparar cada grandeza com aquela onde está o x. Observe que, aumentando o número de horas de trabalho, podemos diminuir o número de caminhões. Portanto a relação é inversamente proporcional (seta para cima na 1ª coluna).

Aumentando o volume de areia, devemos aumentar o número de caminhões. Portanto, a relação é diretamente proporcional (seta para baixo na 3ª coluna).
Devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões de acordo com o sentido das setas.

Montando a proporção e resolvendo a equação, temos
:


Logo, serão necessários 25 caminhões.

b)Em uma fábrica de brinquedos, 8 homens montam 20 carrinhos em 5 Quantos carrinhos serão montados por 4 homens em 16 dias?
Resolucao
Montando a tabela:
Homens          Carrinhos                  Dias
8                      20                               5
4                      x                                 16
Observe que, aumentando o número de homens, a produção de carrinhos aumenta. Portanto a relação é diretamente proporcional (não precisamos inverter a razão).
Aumentando o número de dias, a produção de carrinhos aumenta. Portanto a relação também é diretamente proporcional (não precisamos inverter a razão). Devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões.

Montando a proporção e resolvendo a equação, temos:

Logo, serão montados 32 carrinhos.

c)Dois pedreiros levam 9 dias para construir um muro com 2m de altura. Trabalhando 3 pedreiros e aumentando a altura para 4m, qual será o tempo necessário para completar esse muro?
Resolucao
Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x. Depois colocam-se flechas concordantes para as grandezas diretamente proporcionais com a incógnita e discordantes para as inversamente proporcionais, como mostrado abaixo:
Montando a proporção e resolvendo a equação, temos:

Logo, para completar o muro serão necessários 12 dias.


Continua ...