MATRIZES ENERGÉTICA

MATRIZES ENERGÉTICA

Professor Diminoi

 

O que é matriz energética?

O que é matriz energética? É um conjunto de fontes de energia ofertado no país para captar, distribuir e utilizar energia nos setores comerciais, industriais e residenciais. A matriz representa a quantidade de energia disponível em um país, e a origem dessa energia pode ser de fontes renováveis ou não renováveis.

matriz energética mundial é composta, em sua maioria, por fontes renováveis – os combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural ainda constituem grande parte da energia utilizada em todo o mundo.

A maior parte dos países ainda prioriza em suas matrizes energéticas fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis

A matriz energética brasileira, ao contrário, possui sua base na produção hidroelétrica. São mais de mil usinas hidrelétricas no país, o que responde por cerca de metade da produção e consumo brasileiros. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia renovável, ou seja, proveniente de recursos capazes de se refazer em um curto prazo.

Além das hidrelétricas, o Governo brasileiro incentiva, desde a década de 1970, a produção e utilização do etanol (combustível obtido principalmente da cana-de-açúcar), que também é uma fonte de energia renovável muito utilizada no país. Na atualidade, o etanol representa 15% do total de combustíveis consumidos em motores a combustão.

Em todo o mundo, tem-se discutido a respeito da necessidade de substituição da matriz energética baseada em combustíveis fósseis e fontes de energia não renováveis. A questão ambiental é prioritária nesse debate, contudo, a dependência do petróleo como fonte de energia também é uma das causas dessa preocupação.

A matriz energética de um país pode ter sua base em fontes de energia renováveis ou não renováveis

 

QUESTÕES RESOLVIDAS

01) (FGV-SP) De todo o potencial hidrelétrico brasileiro (258 mil MW de potência), 30% já foram aproveitados. O maior potencial disponível está na Bacia Amazônica (100 mil MW), do qual menos de 1% foi aproveitado. A exploração de boa parte do potencial da bacia tem como fator restritivo:

(A) a grande variação do volume de águas nos leitos dos principais rios durante os meses de primavera e verão.

(B) a presença de unidades de conservação e de terras indígenas em vários pontos da bacia hidrográfica.

(C) a pouca profundidade dos leitos fluviais, o que impede a instalação de turbinas e demais equipamentos.

(D) o relevo formado por baixos planaltos geologicamente instáveis que dificultam a construção de barragens.

(E) o baixo desenvolvimento econômico e a fraca integração regional, que desestimulam grandes investimentos.

Resolução:

A exploração hídrica da Bacia Amazônica tem como restrição a presença das unidades de conservação e terras indígenas. Os volumes de água dessa bacia variam pouco, visto que o regime de chuvas é grande na região. Muitos rios apresentam grande profundidade, e o relevo é formado por várias planícies.

Alternativa: B

 

02) (UPE) Leia a manchete a seguir: “Brasil precisa de investimento em energia limpa.” Sobre o assunto tratado, é CORRETO afirmar que:

(A) a biomassa, uma energia renovável, é um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantações energéticas. No entanto, mesmo quando é produzida de maneira sustentável, emite grande quantidade de carbono à atmosfera.

(B) energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes à atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis, como a cana-de- açúcar e as plantas oleaginosas, fontes de energia originadas de produtos vegetais.

(C) a Bacia de Campos, no Brasil, possui as maiores reservas de xisto betuminoso, que é considerado uma fonte de energia limpa renovável, inesgotável e que pode ser aproveitada indefinidamente sem causar grandes danos ecológicos.

(D) lenha, energia eólica e energia solar, apesar de constituírem-se fontes de energia não renováveis, são consideradas energias limpas e destacam-se por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma série de vantagens ambientais.

(E) o maior potencial de energia limpa no Brasil está instalado na Bacia do Rio Paraná, onde se localizam grandes reservas de gás natural, um biocombustível avançado de transformação geológica, do qual é possível obterem-se hidrocarbonetos.

Resolução:

a) Incorreta: a produção de biomassa não emite grandes quantidades de carbono à atmosfera.

b) Correta

c) Incorreta: xisto betuminoso é uma fonte de energia não renovável, ou seja, não se renova em um curto espaço de tempo na natureza.

d) Incorreta: lenha, energia eólica e energia solar são fontes renováveis de energia.

e) Incorreta: as grandes reservas de gás natural no Brasil encontram-se nas Bacias de Campos e Bacia de Santos, que constituem a reserva de pré-sal.

Alternativa: B

 

03) (FGV-SP) A energia eólica passou a ser utilizada de forma sistemática para produção de eletricidade a partir da década de 1970, na Europa e depois nos Estados Unidos.

No Brasil, essa energia

(A) apresenta um forte potencial no litoral nordestino.

(B) é largamente concentrada na Amazônia.

(C) representa cerca de 10% da matriz energética.

(D) tem maior produção concentrada no Sudeste.

(E) concorre diretamente com fontes tradicionais, como o carvão.

Resolução:

A região Nordeste – litoral nordestino – representa cerca de 85% da geração de energia eólica no Brasil, visto que o vento brasileiro está predominantemente localizado nessa parte do Brasil. Segundo o Ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, essa fonte de energia corresponde a, aproximadamente, 5% da geração de energia do Brasil.

Alternativa: A

 

04) As duas fontes de energia mais consumidas na matriz energética mundial e brasileira são, respectivamente:

(A) solar e eólica.

(B) petróleo e petróleo.

(C) hidrelétrica e petróleo.

(D) hidrelétrica e hidrelétrica.

(E) petróleo e solar.

Resolução:

A matriz energética se refere ao conjunto de todas as fontes de energia utilizadas em um determinado lugar. Em nível mundial, a fonte de energia mais utilizada é o petróleo, assim como no Brasil.

Alternativa: B

 

05) A matriz elétrica se refere ao conjunto de fontes de energia utilizadas para a geração de energia elétrica em um determinado local. No caso do Brasil, a principal fonte de energia da matriz elétrica é:

(A) petróleo.

(B) gás natural.

(C) hidrelétrica.

(D) solar.

E() eólica.

Resolução:

A matriz elétrica se refere apenas às fontes de energia utilizadas para a geração de energia elétrica. No caso do Brasil, a maior parte da energia elétrica é produzida nas hidroelétricas.

Alternativa: C

 

06) Assinale qual alternativa apresenta apenas fontes renováveis de energia:

(A) carvão mineral, solar, eólica e biomassa.

(B) biomassa, solar, eólica e gás natural.

(C) nuclear, petróleo, gás natural e biomassa.

(D) eólica, solar, hidrelétrica e biomassa.

(E) solar, eólica, carvão natural e nuclear.

Resolução:

O conjunto de fontes de energia renováveis é composto por: eólica (vento), solar (Sol), hidrelétrica (água) e biomassa (matéria orgânica).

Alternativa: D

 

07) A energia eólica é uma das fontes de energia que mais crescem no Brasil. Esse tipo de energia utiliza o vento, logo, é uma fonte de energia renovável e não poluente. Qual região brasileira tem se destacado na produção de energia eólica no país?

(A) Centro-Oeste

(B) Nordeste

(C) Norte

(D() Sudeste

(E) Sul

Resolução:

A região Nordeste do Brasil produz cerca de 85% da energia eólica do país. A principal razão para essa concentração está ligada às características geográficas da região, que possui ventos fortes e constantes durante todo o ano.

Alternativa: B

 

08) A energia gerada pela força dos ventos é chamada de eólica. As usinas eólicas são comumente implantadas em áreas onde há uma elevada circulação atmosférica, que garante a continuidade dos ventos para a ativação das turbinas. Dentre as vantagens da energia eólica, pode-se citar:

(A) a elevada emissão de poluentes na atmosfera.

(B) a impossibilidade de emprego nas regiões brasileiras.

(C) a não utilização de tecnologias modernas.

(D) o baixo impacto ambiental do seu funcionamento.

(E) a dificuldade de instalação em áreas litorâneas.

Resolução:

As usinas eólicas utilizam como elemento gerador de energia o vento. Além disso, ocupam uma pequena área, podem ser instaladas em um terreno com outras práticas econômicas, e não produzem resíduos. Desse modo, elas produzem baixo impacto no meio ambiente

Alternativa: D

 

09) As mudanças climáticas e o aquecimento global têm gerado uma grande preocupação na sociedade. É notório que estamos vivenciando um momento de mudanças das atividades atmosféricas, sendo que a ação humana é uma das causadoras dessas transformações. No caso do aquecimento global, qual fonte de energia é a mais indicada para a sua contenção?

(A) gás natural

(B) petróleo

(C) lenha

(D) carvão mineral

(E) solar

Resolução:

Os combustíveis fósseis, como o carvão natural, o petróleo e o gás natural, são altamente poluentes e contribuem para a emissão de gases do efeito estufa. Desse modo, estão ligados ao aquecimento do planeta. Sendo assim, a fonte de energia mais recomendada para a situação é a solar, uma fonte renovável e que não produz poluentes.

Alternativa: E

 

10) O carvão mineral é um combustível fóssil resultado da decomposição de milhões de anos de matéria orgânica. Ele ocorre em formações de rochas sedimentares e é uma das fontes de energia mais importantes no mundo, sendo muito utilizado em indústrias de base, como as siderúrgicas. Quais são os quatro tipos de carvão mineral encontrado no globo?

(A) turfa, linhito, mármore e granito

(B) turfa, linhito, hulha e antracito

(C) turfa, linhito, petróleo e gás natural

(D) turfa, calcário, hulha e antracito

(E) turfa, linhito, hulha e feldspato

Resolução:

O carvão minareal é tipificado em quatro grupos conforme a qualidade e a capacidade de queima dessa fonte de energia. Os tipos de carvão mineral são: turfa, linhito, hulha e antracito.

Alternativa: B

 

11) O petróleo é um combustível fóssil muito utilizado em nível nacional. A sua produção e comercialização sempre foi alvo de disputas entre os países, em razão da sua grande importância econômica. Desse modo, o petróleo é uma fonte de energia que está intimamente ligada às questões geopolíticas do globo. Mediante a sua importância, foi criado um organismo internacional que tem como objetivo unificar as políticas de exploração do petróleo entre os principais produtores mundiais. Qual o acrônimo desse organismo?

(A) Opep

(B) Apec

(C) ONU

(D) Otan

(E) Nafta

Resolução:

A Organização dos Países Exportadores (Opep) reúne os principais países produtores e exportadores de petróleo. Devido à importância econômica e política do petróleo, esse grupo busca, por meio da construção dessa entidade, promover uma política unificada com relação à produção e à cotação desse combustível fóssil no mercado mundial.

Alternativa: A

 

12) (Fuvest) Contemporaneamente, pode-se definir a sociedade mundial como a do petróleo, devido à participação dessa matéria-prima em inúmeros produtos e atividades humanas. A utilização desse recurso natural data de muitos séculos, mas sua exploração e beneficiamento se expandiram somente a partir do século XX. A respeito desse recurso natural, é correto afirmar:

(A) Houve uma forte redução do preço do barril, no início da década de 1970, por conta dos resultados das pesquisas envolvendo novos procedimentos de extração e refino.

(B) A estatização, no Brasil, do transporte e do refino de petróleo iniciou-se no final dos anos 1930 sob o( governo de Juscelino Kubitschek.

(C) O início de seu uso como fonte de energia se deu em 1920, na Inglaterra, com a descoberta de reservas pouco profundas.

(D) No final dos anos 1920, sete empresas petrolíferas mundiais constituíram um cartel controlador da extração, transporte, refino e distribuição do petróleo.

(E) Os Estados Unidos possuem reservas ilimitadas de petróleo, o que ocasiona independência em relação aos países participantes da Opep.

Resolução:

A partir do final de 1920, mediante o crescimento da exploração petrolífera, sete grandes empresas globais construíram um forte domínio com relação ao mercado de produção e comercialização de petróleo. O referido grupo era chamado de Sete Irmãs e dominou grande parte do mercado petrolífero no século XX. A decadência do grupo foi verificada com a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mas, mesmo assim, as Sete Irmã

Alternativa: D

 

13) (IFRS 2014) Em abril de 2014, foi anunciado o aumento da conta de luz de 118 municípios do Rio Grande do Sul, justificado, segundo a empresa fornecedora, pelo baixo nível dos reservatórios nas hidrelétricas. Por conta disso, foram acionadas as usinas térmicas. Sobre a produção de energia térmica, podemos afirmar que

(A) seu custo é elevado porque, embora se tratando de uma energia renovável, é uma fonte escassa no planeta.

(B) a utilização do gás natural para a produção de energia térmica apresenta a vantagem da combustão mais limpa se comparada ao uso do carvão mineral.

(C) no Brasil, as principais fontes das usinas termoelétricas são fósseis (carvão, gás natural, biomassa), que provocam pouco impacto ambiental.

(D) as termoelétricas utilizam fontes de energia consideradas sustentáveis e renováveis.

(E) o Brasil possui reservas de carvão mineral na região coberta por rochas sedimentares da Bacia do Paraná, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Contudo, o Rio Grande do Sul, que tem reservas de carvão mineral limitada, não utiliza esse mineral em suas termoelétricas.

Resolução:

O gás natural é um combustível fóssil, porém a sua queima provoca um menor lançamento de poluentes, quando comparado com fontes como petróleo e carvão mineral. Desse modo, a sua utilização em uma usina termelétrica é mais vantajosa que a utilização de outro combustível fóssil.

Alternativa: B

 

14) (IFMT) O carvão ainda representa uma fonte de energia de grande importância econômica, como na fabricação de aço pelas indústrias siderúrgicas, utilizadas para produzir o calor necessário aos altos fornos de fundição, assim como na geração de eletricidade em usinas termoelétricas. Sobre o carvão, marque a alternativa INCORRETA.

(A) O Brasil abriga apenas 0,1% das reservas mundiais conhecidas de carvão.

(B) Pelo fato de possuir menor teor de carbono e grande quantidade de impurezas, o carvão do Brasil precisa ser misturado ao importado, adquirindo maior teor calorífero.

(C) No período carbonífero, extensas florestas de coníferas foram soterradas, a matéria orgânica resultante da decomposição dessa vegetação foi se transformando no que hoje denominamos como carvão.

(D) As reservas de carbono formaram-se há cerca de 300 milhões de anos, especialmente durante o período geológico denominado Carbonífero.

(E) O Brasil possui grande reserva carbonífera composta, em sua maioria, por antracito, o mais raro da natureza.

Resolução:

O carvão mineral brasileiro possui uma qualidade inferior, sendo predominantemente dos tipos turfa e linhito. Desse modo, a presença de antracito no território brasileiro é muito rara. A maior parte das reservas de carvão mineral no Brasil está na região Sul do país, mas são reservas pequenas, quando comparadas a países como China e Rússia.

Alternativa: E

 

15) Com uma matéria intitulada “Belo Monte, uma usina de promessas”, a Carta Capital, em sua publicação em 29/06/2015, apontou sérios problemas decorrentes da implantação da usina de Belo Monte, no Pará. Considerando as vantagens e desvantagens da hidroeletricidade, assinale a única proposição CORRETA.

(A) A hidroeletricidade é uma fonte energética pouco dependente das condições naturais, logo, o cerne da crítica à implantação da usina de Belo Monte é o fato de estar localizada em área muito afastada do Sul e Sudeste, as duas regiões que são o núcleo geoeconômico do país.

(B) A usina de Belo Monte está instalada em uma das regiões de maior sociobiodiversidade do Brasil, muito próxima do Parque Indígena do Xingu e da cidade Altamira (PA), e tem provocado impactos negativos na natureza e nas populações tradicionais locais.

(C) A usina de Belo Monte está localizada no rio Xingu (PA) e foi planejada para abastecer de energia elétrica toda a região Norte do Brasil, no entanto, continuará a escassez de eletricidade nas regiões mais industrializadas do país.

(D) A hidroeletricidade é uma energia limpa por não envolver queima de combustíveis fósseis e ser renovável, porém a implantação dessa usina compromete o sistema de navegação do rio, criando grandes obstáculos ao transporte de soja para o porto de Santarém (PA).

(E) De forma distinta da que ocorreu com as usinas hidrelétricas construídas na Amazônia durante o período autoritário, em Belo Monte, as polêmicas em relação aos impactos sociais e naturais gerados pela obra foram diligentemente superadas, assegurando o desenvolvimento local sustentável.

Resolução:

A Usina de Belo Monte apresentou um elevado grau de impacto ambiental desde a sua construção até a sua operação. A retirada da população ribeirinha, o alagamento das áreas de mata e o crescimento exacerbado nos núcleos urbanos próximos da usina foram os principais impactos provocados no meio ambiente local.

Alternativa: B

 

Continua...