P.P-MAT/GEO/HIS-3ºB-9ºANO-2023

Professor Diminoi
PROVA PAULISTA - MAT/GEO/HIS - 3º BIM - º ANO/2023

MATEMÁTICA
 01) Analise o gráfico e assinale a alternativa correta:
(A) O consumo se manteve estável nos meses 1, 2 e 3.
(B) O consumo teve um crescimento a partir do mês 6.
(C) O maior consumo foi de 19 m³.
(D) Num determinado período houve queda de 4 m³ no consumo.

02) Observe os triângulos abaixo.
 Sabendo que os triângulos HBA e A’B’C’ são semelhantes, é correto afirmar que:
 


03) A taxa de crescimento anual da população de uma determinada cidade entre os anos de 2019 e 2022 foi de 1%. Qual era a população aproximada dessa cidade, em 2022, considerando a taxa de crescimento anual acima, se, em 2019, ela tinha 100.000 habitantes?
(A) 102.010
(B) 103.000
(C) 103.030
(D) 104.060

04) Analise o gráfico para responder à questão.
 Podemos apontar alguns erros na elaboração do gráfico, como:
(A) A falta de informação sobre a fonte da pesquisa e a data.
(B) O título e a falta de informação sobre a fonte da pesquisa.
(C) O título do gráfico e as informações de escala no eixo horizontal.
(D) Faltam as informações de escala no eixo vertical e a legenda sobre os dados apresentados.

05) Considere um campo de futebol em uma malha quadriculada de 10 m x 10 m. O jogador A lança a bola em linha reta para o jogador B.
A distância percorrida pela bola neste lançamento, em metros foi de:
(A) 100
(B) 80
(C) 140
(D) 480

06) O montante que um aplicador resgatará, após aplicar um capital de R$ 10.000,00 em uma aplicação de renda fixa que utiliza o sistema de juros compostos com rentabilidade de 20% ao ano, durante 2 anos, é:
(A) R$ 1.440,00
(B) R$ 14.400,00
(C) R$ 12.000,00
(D) R$ 1.040,40

07) Um boleto no valor de R$ 600,00 apresentava a seguinte condição, em caso de atraso no seu pagamento:
Multa de 2% por dia de atraso, em regime de juros simples.
O valor que uma pessoa vai pagar, caso atrase o pagamento desse boleto em 10 dias, será:
(A) R$ 120,00
(B) R$ 612,00
(C) R$ 720,00
(D) R$ 660,00

08) O perímetro do triângulo ABC representado no plano cartesiano, cujas medidas estão em centímetros é:
(A) 114 cm
(B) 14 cm
(C) 24 cm
(D) 10 cm

09) O ponto médio M, do segmento no plano cartesiano abaixo é:
(A) (–1, 1)
(B) (2, 2)
(C) (1, 2)
(D) (4, 4)

10) Determine m e n no triângulo da figura abaixo, sendo m + n = 9.
(A) m = 2   e   n = 7
(B) m = 4   e   n = 5
(C) m = 5   e   n = 4
(D) m = 3   e   n = 6

11) Cibele aplicou a quantia de R$ 2.000,00 a juros simples durante 1 ano. A taxa dessa aplicação foi de 2% ao mês. O montante gerado foi de:
(A) R$ 2.960,00
(B) R$ 2.020,00
(C) R$ 480,00
(D) R$ 2.480,00

12) A tributação nos valores das passagens de ônibus está em 24%. Considerando que uma passagem de Araçatuba a Campinas por uma determinada empresa é de R$ 200,00, podemos afirmar que a tributação sobre o valor dessa passagem é:
(A) R$ 24,00
(B) R$ 48,00
(C) R$ 152,00
(D) R$ 176,00

13) Em uma concessionária, um carro popular de R$ 70.000,00 com ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) embutido de 12% sobre o preço original do veículo. O valor pago por este carro em um determinado mês em que houve isenção de ICMS foi de:
(A) R$ 78.400,00
(B) R$ 69.160,00
(C) R$ 62.600,00
(D) R$ 62.500,00

14) Uma circunferência tem um diâmetro indicado pelos pontos A(–2, 2) e B(10, –6). Então, as coordenadas do centro dessa circunferência são:
(A) (–6, 4)
(B) (4, –2)
(C) (–12, 8)
(D) (8, -4)

15) O triângulo equilátero ABC inscrito em uma circunferência conforme a figura, possui a distância OM = 2 cm.
Podemos afirmar que a medida do raio dessa circunferência e o lado desse triângulo, em centímetros, são respectivamente:
(A) 4 e 2√3​
(B) 2 e 4
(C) 2 e 2√3​
(D) 4 e 4√3

16) Um quadrado de lado 4 cm está inscrito em uma circunferência, conforme a figura:
Podemos afirmar que o raio dessa circunferência em centímetros é:
(A) √4​
(B) 8
(C) 2√2​
(D) 4√2​

17) Assinale a alternativa que apresenta os comprimentos que formam um triângulo retângulo.
(A) 6 ; 8 ; 10
(B) 6 ; 6 ; 10 
(C) 3 ; 3 ; 9
(D) 4 ; 4 ; 4

18) A figura a seguir apresenta três triângulos retângulos semelhantes: ABC, HBA e HAC.
Podemos afirmar que a hipotenusa dos triângulos ABC, HBA e HAC são, respectivamente, os segmentos:
(A) BA, BH, HC
(B) BC, AB, AC
(C) AH, AH, AH
(D) AC, AB, AC

19) Utilizando as relações métricas do triângulo retângulo, determine o valor de m na figura.
 O valor de m em centímetros é:
(A) 9
(B) 1,5
(C) 10
(D) 2

20) A medida do comprimento da diagonal do retângulo ABCD, representado no plano cartesiano abaixo, cujas medidas estão em centímetros é:
(A) 10 cm
(B) 6 cm
(C) 2 cm
(D) 8 cm
GABARITO
0B1 – 02B – 03 – 04D – 05A – 06B – 07C – 08C – 09A – 10B – 11D – 12B – 13D – 14B – 15D – 16C – 17A – 18B – 19A – 20A.


GEOGRAFIA
01) Analise o mapa a seguir para responder à questão.
Blocos Econômicos
 O mapa apresenta um agrupamento de países denominado de blocos econômicos regionais, cujo objetivo principal, entre os países membros, é
(A) o fortalecimento militar.
(B) a integração econômica.
(C) a troca de produtos culturais.
(D) o desenvolvimento sustentável.

02) Analise as pirâmides etárias.
Pirâmides Etárias  - Japão 1950 e 2021
Os avanços tecnológicos promovidos após 1980 resultaram em forte investimento por parte do governo japonês, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Considerando as pirâmides etárias, é possível constatar
(A) falta de políticas públicas para a população.
(B) aumento na expectativa de vida.
(C) aumento na taxa de natalidade.
(D) retrocesso econômico.

03) Analise a tabela.
A partir dos anos 90 algumas reformas econômicas são adotadas pelo governo indiano, promovendo entre várias ações, a abertura da economia ao mercado exterior. Diante dos dados expressos na tabela, observamos que a Índia obteve 
(A) retração em sua economia.
(B) redução de sua população.
(C) estagnação de suas exportações. 
(D) elevação no crescimento econômico.

04) Leia o texto seguir:
[...] nenhum carro no país é abastecido apenas com essa gasolina que sai da refinaria, denominada “gasolina A”. O combustível que chega aos postos contém 27% de etanol, volume obrigatório por lei para as gasolinas comuns.
O material passa, então, a ser chamado de “gasolina C”. Mais do que estimular o uso de energias renováveis, a adição de álcool à gasolina é feita para garantir que a mistura de ar e combustível no motor não exploda.
O texto apresenta a forma como a gasolina é obtida.  As indústrias que produzem a gasolina são classificadas como
(A) petroquímicas.
(B) metalúrgicas.
(C) alimentícias.
(D) automobilísticas.

05) Observe a imagem a seguir.
IMAGEM: Colheita mecanizada de trigo em Turíngia, Alemanha apresenta as inovações tecnológicas no campo - resultado da Terceira Revolução Industrial.
Apesar da tecnologia ter contribuído para o aumento da produção de alimentos, essa modernização promoveu impactos negativos, como
(A) a poluição do ar no campo.
(B) o aumento da mão de obra rural.
(C) o excesso de mão de obra qualificada.
(D) a redução da mão de obra no campo.

06) Analise o gráfico a seguir.
Crescimento dos Tigres Asiáticos  ao longo dos anos
Considerando os dados do gráfico, a partir da década de 1960 os países que compõem os Tigres Asiáticos apresentaram
(A) crescimento considerável no período apresentado.
(B) recessão econômica a partir da década de 1990.
(C) estagnação econômica, na década de 1970.
(D) retrocesso em suas economias.

07) Observe as imagens.
Considerando as imagens 1 e 2, as atividades retratadas correspondem a quais setores da economia?
(A) Primário e terciário.
(B) Terciário e secundário.
(C) Primário e secundário.
(D) Secundário e terciário.

08) Leia o texto.
Caracteriza-se pelo uso de alta tecnologia de maquinários e de monitoração, além da utilização de outros insumos agrícolas e sementes modificadas geneticamente com o objetivo de aumentar a produtividade e elevar os lucros.
O trecho do texto se refere às extensas áreas de
(A) indústrias.
(B) policultura.
(C) extrativismo.
(D) monocultura.

09) Analise o mapa a seguir.
O mapa apresenta em destaque na cor laranja o Reino Unido, representando sua saída da União Europeia.
Essa saída ficou conhecida como
(A) Deslocamento.
(B) Migração.
(C) Brexit.
(D) Êxodo.

10) Analise o mapa a seguir.
O mapa apresenta os 26 países que compõem o espaço Schengen, esse espaço possui suas fronteiras abertas, permitindo a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços.
A facilidade de se transitar livremente entre os países membros favorece a
(A) integração cultural.
(B) presença de imigrantes ilegais.
(C) possibilidade de novos empregos.
(D) permanência de estrangeiros sem passaporte.

GABARITO
01B – 02B – 03D – 04A – 05D – 06A – 07D – 08D – 09C – 10A.
 

HISTÓRIA
01) Analise o texto a seguir e responda.
“Logo nos primeiros dias de abril, o regime militar perseguiu e prendeu estudantes, jornalistas e políticos ligados ao governo. Tanques e militares ocuparam as ruas do Rio de Janeiro em 1º de abril de 1964. Ao mesmo tempo que faziam o uso da violência, os militares procuravam dar uma aparência de legalidade ao novo regime por meio de Atos Institucionais. Esses Atos Institucionais alteravam a constituição de acordo com os interesses do governo ditatorial, dotando-o de estruturas para a instauração de um sistema político autoritário e repressivo.”
Quais foram as medidas impostas pelo Ato Institucional de 9 de abril de 1964, mais tarde chamado de AI-1?
(A) Permitia a liberdade de expressão.
(B) Estabelecia que as eleições para presidente da República seriam diretas.
(C) Permitia qualquer tipo de manifestação, mesmo aquelas que faziam oposição ao governo militar e dava plena liberdade para a imprensa.
(D) Suspendia os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos, autorizava cassar mandatos parlamentares e instituía eleições indiretas para presidente da República.

02) Analise o texto abaixo.
“Os anos de 1960 no Brasil também foram marcados por uma intensa mobilização social e cultural. Movimentos como a Tropicália, inspirados por artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, trouxeram uma nova linguagem artística e questionaram os valores tradicionais da sociedade. O movimento feminista também ganhou força, com a luta por direitos iguais entre homens e mulheres. Outras características do período foram a profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões de consumo desenfreados. Jovens que participavam desse movimento de contestação criticavam os valores morais e estéticos da sociedade mundial, oportunizando transformações em seus modos de ver e viver a vida, incluindo seus modos de vestir”.
Segundo o texto, é correto afirmar que essas mobilizações da juventude brasileira nos anos de 1960 fazem parte do Movimento da
(A) Contracultura.
(B) defesa da Guerra do Vietnã.
(C) defesa da Corrida Armamentista.
(D) defesa do capitalismo e do consumo desenfreado.

03) Qual dos acontecimentos abaixo faz parte do período da Guerra Fria?
(A) A Proclamação da República no Brasil.
(B) Primeira Guerra Mundial.
(C) A Crise de 1929.
(D) A Guerra do Vietnã.

04) Leia o texto a seguir e observe a imagem.
“Estados Unidos e União Soviética entraram em uma “competição” para alcançar a supremacia espacial. Essa disputa teve suas origens na Corrida Armamentista, baseada na construção de mísseis nucleares após a Segunda Guerra Mundial. A vantagem tecnológica demonstrada pela realização dos voos espaciais era vista como necessária para a Segurança Nacional e tornou-se parte do simbolismo e da ideologia da época”.
De acordo com o texto e a imagem essa “competição” ficou conhecida como
(A) Ameaça nuclear.
(B) Corrida Espacial.
(C) Crise dos Mísseis.
(D) Pacto de Varsóvia.

05) A partir de 1984, um movimento se alastrou pelo país com grandes atos públicos, reunindo 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, 300 mil em Belo Horizonte e 1,5 milhão em São Paulo. Esse movimento popular ganhou força com uma proposta de emenda constitucional, no entanto, a aprovação da emenda foi impedida por parlamentares ligados ao governo. Esse movimento ficou conhecido como:
(A) Movimento Fora Collor.
(B) Movimento Caras-Pintadas.
(C) Movimento das Diretas Já.
(D) Movimento Brasil ame-o ou deixe-o.

06) Leia o texto abaixo e observe a imagem.
Após a Segunda Guerra Mundial em 1945, ocorreram intensas tensões políticas, militares e expiatórias entre duas superpotências: os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Foi um período marcado por rivalidades ideológicas, corrida armamentista e disputas pela influência global.
Ameaça Nuclear
Segundo as informações apresentadas, esse período foi denominado de
(A) Guerra Franco-Prussiana.
(B) Segunda Guerra Mundial.
(C) Primeira Guerra Mundial.
(D) Guerra Fria.

07) Leia o texto abaixo sobre a politica de crescimento econômico da década de 1970.
“Enquanto durou, [...] escamoteou os efeitos da concentração de renda, e muita gente, em especial entre as classes médias urbanas, se beneficiou com o crédito fácil, as novas oportunidades profissionais e os estímulos para consumir [...] novidades: TV em cores, toca-fitas, câmera Super-8, automóveis [...]. Para completar a felicidade do brasileiro, ainda existia a possibilidade de o assalariado finalmente ‘dar o salto da casa própria’ e comprar imóvel financiado pelo recém-criado Banco Nacional de Habitação (BNH).”
Como foi denominada essa política de crescimento econômico caracterizada no texto acima?
(A) Crise de 1929.
(B) Corrida Espacial.
(C) Milagre Econômico.
(D) Corrida desenvolvimentista.

08) Leia o texto abaixo e responda.
“Ditadura Militar foi o período da história brasileira que se estendeu de 1964 a 1985. Esse regime foi instaurado no poder de nosso país por meio de um golpe organizado tanto pelos meios militares quanto pelos civis. Esse golpe visou à derrubada do presidente João Goulart e deu início a um período de 21 anos de governos militares e encerrou-se em 1985, quando Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil.”
Dentre os aspectos que marcaram esse período, pode-se citar
(A) a liberdade de organização de sindicatos, de associações estudantis e a liberdade de imprensa.
(B) o autoritarismo, a repressão política, a censura e o controle da mídia.
(C) a soberania popular.
(D) as eleições livres e periódicas.

09) Leia as afirmativas abaixo sobre a cultura nos tempos da ditadura civil-militar.
I. Durante a ditadura civil-militar, muitos artistas e intelectuais foram perseguidos e exilados. As obras de arte que eram consideradas subversivas eram censuradas.
II. Apesar da repressão, alguns artistas conseguiram expressar suas críticas ao governo por meio de suas obras. A música, o cinema, a literatura e as artes plásticas foram usados como meios de protesto e resistência.
III. Um dos movimentos culturais mais importantes em oposição à ditadura foi o Tropicalismo. O Tropicalismo foi um movimento de vanguarda que misturou elementos da música brasileira tradicional com influências da música estrangeira, como rock, jazz e música eletrônica. O Tropicalismo foi uma forma de os artistas brasileiros se expressarem criativamente e desafiarem os valores da ditadura.
IV. O Cinema Novo foi um movimento de cinema que surgiu no final dos anos 1950 e se tornou mais proeminente durante a ditadura. Seu trabalho era caracterizado pela crítica social.
Está correto o que se afirma
(A) apenas em II e III
(B) apenas em III e IV
(C) apenas em I, II e III
(D) em I, II, III e IV

10) Leia os artigos abaixo sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e responda.
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Artigo 5° - Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
[...]
Artigo 9° - Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.
[...]
Artigo 19º - Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.
Artigo 20º - Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.
Currículo em Ação. Coordenadoria Pedagógica – COPED. São Paulo, 2022.
Que relação pode-se estabelecer entre a Ditadura Civil-Militar e a Declaração Universal os Direitos Humanos?
(A) Durante o regime ditatorial no Brasil, a Declaração dos Direitos Humanos foi sistematicamente infringida, com prisões arbitrárias, censura e, a tortura realizada pelos órgãos governamentais.
(B) A Ditadura Civil-Militar procurou assegurar todos os princípios estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
(C) O regime ditatorial combateu sistematicamente a violação dos direitos humanos.
(D) Não houve violação dos direitos humanos durante a Ditadura Civil-Militar.

GABARITO
01D – 02A – 03D – 04B – 05C – 06D – 07C – 08B – 09D – 10A.