PROVA PAULISTA 1ºBim/2023-HISTORIA 8

Professor Diminoi

Prova Paulista – 1º Bimestre/2023
HISTÓRIA – 8º Ano

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Iluminismo [...]
[...] esse movimento também merece ser lembrado pelas consideráveis conquistas nos âmbitos sociais e nas liberdades individuais [...], pondo um fim nas sociedades estamentais – estrutura social em que não era permitido ascensão social, e cada grupo tinha a sua função para a sociedade prédeterminada. Além disso, os ideais iluministas acabaram guiando diversas nações para o fim de governos absolutistas e para a busca da independência dos países que ainda estavam sob controle de uma nação estrangeira. [...]
De acordo com esse texto, o Iluminismo está relacionado à ideia de
(A) fortalecimento dos privilégios de classe.
(B) igualdade política entre as pessoas.
(C) intensificação da influência religiosa.
(D) valorização da prática colonialista.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] Em dez anos, de 1789 a 1799, a França passou por profundas modificações políticas, sociais e econômicas.
A aristocracia do Antigo Regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses dos laços que os prendiam aos nobres e ao clero. Desapareceram as amarras feudais que limitavam as atividades da burguesia e criou-se um mercado de dimensão nacional.
A Revolução Francesa foi a alavanca que levou a França do estágio feudal para o capitalista e mostrou que a população era capaz de condenar um rei.
Igualmente, instalou a separação de poderes e a Constituição, uma herança deixada para várias nações do mundo. [...]
Com base nesse texto, a Revolução Francesa promoveu no mundo
(A) a ampliação da cidadania.
(B) a valorização da religião nas leis.
(C) o aumento do controle comercial.
(D) o reforço dos direitos de classe.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] As consequências mais importantes da primeira Revolução Industrial foram:
A organização da sociedade em dois grupos distintos: a burguesia versus o proletariado.

A substituição do trabalho humano pelas máquinas, ampliando o êxodo rural e intensificando o crescimento urbano.
O aumento significativo das indústrias e, por consequência, o aumento da produção.
O desenvolvimento desordenado das cidades, provocando a favelização e a marginalização das pessoas, além do crescimento da fome, miséria e violência. [...]

De acordo com esse texto, a Primeira Revolução Industrial
(A) aumentou a qualificação do trabalhador.
(B) deixou precária a vida dos mais pobres.
(C) promoveu o poder político de setores populares.
(D) retirou dos burgueses a posse dos meios de produção.

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América, desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones. [...]
Com base nesse texto, as elites que chefiaram as independências na América Espanhola promoveram a
(A) ampliação dos direitos de classe.
(B) reforma do projeto colonizador.
(C) defesa do Mercantilismo.
(D) criação da ideia de nação.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem e leia o texto abaixo
“Juro pelo amor do Deus de meus pais. Juro por eles. Juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, até que haja rompido as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol!” Esse compromisso, assumido por Simón Bolívar quando ele tinha pouco mais de 20 anos, foi levado às últimas consequências. O Libertador, como ficou conhecido, coordenou as campanhas militares responsáveis pela independência de cinco países sulamericanos: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Vitorioso, passou a lutar pela união das nações latino-americanas e por justiça social.
De acordo com essa imagem e esse texto, qual foi a corrente de pensamento que influenciou a emancipação da América?
(A) Absolutismo.
(B) Iluminismo.
(C) Imperialismo.
(D) Positivismo

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto e observe a imagem abaixo.
Revolução Industrial
[...] no começo do século XIX, o desenvolvimento tecnológico foi utilizado na criação da locomotiva e das estradas de ferro, que, a partir da década de 1830, foram construídas por toda a Inglaterra. A construção das estradas de ferro contribuiu para ampliar o crescimento industrial, uma vez que diminuiu as distâncias, ao tornar as viagens mais curtas, e ampliou a capacidade de locomoção de mercadorias.
O desenvolvimento das estradas de ferro aproveitou a prosperidade da indústria inglesa, uma vez que os financiadores de sua construção foram exatamente os capitalistas que prosperaram na Revolução Industrial. [...]
Com base nesse texto e nessa imagem, a locomotiva a vapor desenvolvida durante a Revolução Industrial proporcionou o
(A) aquecimento do mercado para produtos manuais.
(B) aumento da circulação de produtos em diferentes locais.
(C) desenvolvimento cultural dos operários.
(D) privilégio econômico dos trabalhadores.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe as imagens abaixo.
Essas imagens representam tanto a Primeira quando a Segunda Revolução Industrial, destacando que a Revolução Industrial causou impacto
(A) na garantia de igualdade econômica entre as pessoas no mundo ocidental.
(B) na precarização expressiva das condições de trabalho e no uso do trabalho infantil.
(C) no aumento do trabalho camponês e no crescimento populacional da zona rural.
(D) no crescimento dos valores das matérias-primas, superando os produtos industrializados.

08)
 (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.

Influências da Revolução Francesa no Mundo
A Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais importantes da história contemporânea do Ocidente. Ela marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, de acordo com o que foi estipulado por historiadores europeus. O motivo para isso foram as influências da Revolução Francesa no mundo.
A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.
Com a Revolução Francesa, o capitalismo rompeu os obstáculos políticos feudais que ainda vigoravam na Europa Ocidental, juntando-se às transformações econômicas desencadeadas com a Revolução Industrial. [...]
Esse texto destaca que, a partir da Revolução Francesa, o ocidente passou a vivenciar
(A) a consolidação da ideologia burguesa nas sociedades.
(B) a crise do sistema imperialista nas colônias europeias.
(C) o aumento das propriedades feudais.
(D) o crescimento da mão de obra camponesa.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista [...] enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segundo a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência. [...]
Com base nesse texto, o Iluminismo influenciou, no mundo contemporâneo, a ideia da
(A) confirmação dos direitos de classe.
(B) defesa de privilégios jurídicos.
(C) garantia dos direitos dos cidadãos.
(D) limitação à atividade política popular.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Primeira Revolução Industrial [...]
A Inglaterra industrializou-se em um primeiro momento e posteriormente outras nações. A máquina introduzida nas fábricas possibilitou o aumento da produção em menos tempo, aumento dos lucros e o desenvolvimento da economia. Nessa fase, foram utilizadas as máquinas de fiar nas indústrias têxteis; o tear mecanizado para a produção de tecidos; e a máquina a vapor utilizada nas indústrias têxteis, nas usinas de carvão e de ferro, nos meios de transporte, como o navio a vapor e a locomotiva.
De acordo com esse texto, a Primeira Revolução Industrial promoveu
(A) a ampliação da oferta de produtos à população.
(B) a condição da fábrica enquanto sede de programas sociais.
(C) o aumento do poder de compra das classes pobres.
(D) o incentivo governamental aos pequenos produtores industriais.
 

GABARITO
01B – 02A – 03B – 04B – 05B – 06B – 07B – 08A – 09C – 10A.