PROVA PAULISTA 1ºBim/2023-PORTUGUES 7

Professor Diminoi

Prova Paulista – 1º Bimestre/2023
PORTUGUÊS – 7º Ano

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Entenda como se forma um arco-íris!
O arco colorido surge quando os raios de luz do Sol passam através das gotinhas de água que ficam suspensas no ar. A luz solar parece branca, mas é formada por muitas cores. Ao passar pelas gotinhas e se refletir nelas, a luz se decompõe e se divide em sete cores. Aí vemos um arco com faixas nas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. [...]
Quando observar um arco-íris no céu, lembre-se de como ele é raro e aproveite o visual. Geralmente ele dura poucos minutos, já o caminho colorido some quando o Sol muda de posição [...]. Faça o seu!
Você vai precisar de:
– 1 folha de papel em branco;
– 1 copo com água;
– 1 lanterna pequena e de luz branca intensa.
Escolha um local com pouca claridade ou uma sala escura. Coloque o papel em frente ao copo com água. Acenda a lanterna do outro lado do copo, projetando a luz no papel. Você vai ver um arco-íris no papel.
O que acontece: o copo com água faz com a luz da lanterna exatamente o que as gotinhas de água fazem com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz.
Nesse texto, as formas verbais “Escolha”, “Coloque” e “Acenda” (7º parágrafo) indicam
(A) alerta.
(B) conselho.
(C) desejo.
(D) orientação.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Semana do desligue a TV
Muita gente passa horas vendo televisão e acaba se dedicando pouco a atividades criativas. Por isso, para animar as pessoas a se divertirem de um jeito atuante, uma ONG americana lançou, em 1994, a ideia de uma semana sem TV. O evento é realizado uma vez por ano, em mais de 80 países atualmente. E tenta despertar principalmente as crianças a ficarem menos tempo diante da telinha e a brincar mais, ler mais, inventar mais, conversar mais e curtir mais a família e a turma.
Nos países onde o Desligue a TV já ocorre há alguns anos existe uma programação especial de atividades nos sete dias. São realizados shows e práticas esportivas em parques, caminhadas ecológicas, passeios turísticos, sessões de cinema e teatro e exposições com ingressos mais baratos, festivais de música e poesia e estímulo à leitura em livrarias e bibliotecas.
Segundo esse texto, “a semana sem TV” pretende
(A) denunciar os danos provocados pela TV.
(B) divulgar uma programação especial de atividades.
(C) estimular a realização de atividades criativas.
(D) incentivar as pessoas a assistir mais TV.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Nesse texto, no trecho “Inda bem qui eu incontrei ocê Nhô Euzébio!”, o ponto de exclamação indica
(A) admiração.
(B) alívio.
(C) curiosidade.
(D) surpresa

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Como se formam as pérolas?
Acredite. A pérola não é uma pedra preciosa. Ela nasce dentro de uma ostra (um molusco que vive no mar) como resultado de uma reação natural do corpo da ostra contra invasores. Quando algum plâncton, grão de areia, pedaço de rocha ou coral entra na concha, o organismo do molusco ataca. [...]
O formato da pérola depende do invasor e do local onde ele se instala. Se fica grudado no manto (pele muito fina que cobre todo o corpo do animal), a joia se torna irregular. Se ele se desloca e fica todo embrulhado, a pérola se forma bem redonda, que é mais rara e valiosa.
A pérola pode ser verde, branca, rosa, creme, cinzenta, preta, dourada... A cor varia de acordo com o tipo de ostra e com o ambiente onde ela vive. A ostra absorve variadas proteínas e minerais do mar, que são usados para se fazer a pérola.
O tamanho da pérola também é variado. Ele depende do tamanho da ostra e da duração do tempo em que ela levou para formar a joia. Quanto mais tempo ficar dentro da ostra, maior poderá ser a pérola.
No trecho “Ela nasce dentro ...” (1º parágrafo), a palavra destacada refere-se à
(A) concha.
(B) ostra.
(C) pérola.
(D) rocha.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
 Garoto de 8 anos põe livro feito por ele à mão em prateleira de biblioteca e vira sucesso com 5 anos de espera
Um menino de 8 anos virou sucesso em Boise, no Idaho, nos EUA, após colocar por conta própria um livro escrito e ilustrado por ele à mão em uma prateleira na biblioteca pública da cidade.
Os frequentadores acharam fofo e agora há uma fila com 135 pessoas para ler o livro do garoto. Como o prazo de casa empréstimo é de duas semanas, a fila deve durar até cinco anos.
Dillon Helbig é fã de quadrinhos. Ele resolveu fazer um livro sobre o Natal, produziu a obra em quatro dias, e gostou tanto do próprio trabalho que foi à biblioteca e colocou lá sem falar com ninguém.
A gente não ficou surpreso que ele tenha feito algo assim... Quando ele quer fazer alguma coisa acontecer, ele vai lá e faz”, disse o pai do garoto, Alex Helbig [...].
Um dos funcionários viu o livro lá, gostou da atitude do menino, e resolveu catalogar.
O livro se chama “As aventuras do Natal de Dillon Helbig” (em inglês, “The Adventures of Dillon Helbig’s Crismis”, com um errinho de grafia), com 88 páginas de texto e desenhos, segundo a biblioteca.
G1. Garoto de 8 anos põe livro feito por ele à mão em prateleira de biblioteca e vira sucesso com 5 anos de espera. 2022. Disponível em: . Acesso em: 9 mar. 2022. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “Os frequentadores acharam fofo...” (2º parágrafo), o termo destacado tem o mesmo sentido de
(A) adorável.
(B) confortável.
(C) inchado.
(D) macio.

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
As Amazônias
Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu. É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.
No texto, o uso da expressão “água que não acaba mais” revela
(A) admiração pelo tamanho do rio.
(B) ambição pela riqueza da região.
(C) medo da violência das águas.
(D) surpresa pela localização do rio.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
As vantagens de ser invisível
27 de maio de 1992
Querido amigo,
Fiquei lendo The Fountainhead nos últimos dias, e é um livro excelente. Estou lendo na capa que a autora nasceu na Rússia e veio para os Estados Unidos quando era jovem. Ela falava mal o inglês, mas queria ser escritora. Acho que é uma pessoa admirável, então me sentei e tentei escrever uma história.
“Ian MacArthur é um companheiro maravilhoso que usa óculos [...].”
Era a primeira frase. O problema foi que eu não conseguia encontrar a segunda. Depois de limpar meu quarto três vezes, decidi deixar Ian em paz por um tempo, porque eu estava começando a ficar chateado com ele.
Tenho tido muito tempo para escrever [...] porque todo mundo está ocupado com o baile, a formatura e cronogramas. Sexta-feira que vem é o último dia de aula. E o baile é na terça, o que eu achei estranho, porque pensei que aconteceria em um fim de semana, mas Sam me disse que as escolas não podem fazer seu baile na mesma noite ou não haveria smokings nem restaurantes suficientes para ir. Eu disse que achei tudo muito bem planejado. E então no domingo é a formatura. Todos estão muito animados. Gostaria que estivesse acontecendo comigo.
Eu me pergunto como será quando eu estiver no lugar deles. [...] Pensei que seria ótimo ir para meu baile de formatura três anos depois da Sam. Espero que seja numa sexta-feira. E espero que eu seja o orador da turma na formatura. Espero que meu discurso seja bom. [...]
Com amor,
Charlie
De acordo com esse texto, é possível entender que Charlie
(A) anda ocupado com os preparativos para o baile.
(B) está ansioso para se formar no domingo.
(C) perdeu a inspiração ao começar a escrever.
(D) tinha vontade de conhecer a Rússia.

08)
 (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 


As vantagens de ser invisível
27 de maio de 1992
Querido amigo,
Fiquei lendo The Fountainhead nos últimos dias, e é um livro excelente. Estou lendo na capa que a autora nasceu na Rússia e veio para os Estados Unidos quando era jovem. Ela falava mal o inglês, mas queria ser escritora. Acho que é uma pessoa admirável, então me sentei e tentei escrever uma história.
“Ian MacArthur é um companheiro maravilhoso que usa óculos [...].”
[...]
Nesse texto, no trecho “... então me sentei e tentei escrever uma história.”, a linguagem utilizada é
(A) informal.
(B) padrão.
(C) regional.
(D) técnica.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Menino de engenho
José Lins do Rego
 Magrinha e branca, a prima Lili parecia mais de cera, de tão pálida. Sempre recolhida e calada, nunca estava conosco nas brincadeiras.
Na verdade, a prima Lili parecia mais um anjo do que gente. Qualquer coisa era motivo para um choro que não acabava mais. Lili não ia ao sol, vivia o dia todo calçada. Tudo lhe fazia mal: o chuvisco, o mormaço, o sereno. E só vivia nos remédios.
Não sei por que, fui criando a esta criaturinha uma amizade constante.
O uso do diminutivo, em Magrinha e criaturinha, destaca uma característica marcante de Lili, que é a
(A) feiura.
(B) fragilidade.
(C) coragem.
(D) honestidade.

10)
 (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 

Na frase “Juntos, nós somos demais!”, o ponto de exclamação foi usado para
(A) expressar uma ordem.
(B) indicar empolgação.
(C) marcar espanto.
(D) reforçar admiração.

11) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Metáfora é uma forma de comparação. Marque a alternativa em que ocorre um exemplo de metáfora.
(A) “Eu sou quem sou,”
(B) “Mas o que importa”
(C) “Às vezes nem eu mesmo”
(D) “Às vezes eu sou Hércules”

12) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Cachorro-quente de 8,72 metros bate recorde brasileiro
Com 8,72 metros de comprimento e pesando 91,15 quilos, um cachorro-quente feito na tarde deste domingo (7) no município de Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, entrou para a lista de recordes brasileiros. Para preparar o sanduíche em cerca de 2 horas, o empresário Wellington Fábio Benedetti contou com o apoio de 15 pessoas.
“Me desafiaram a fazer o cachorro-quente e, como gosto de desafios, topei. O mais difícil foi assar o pão e preparar a salsicha”, afirma o dono da lanchonete [...]. Ao todo, foram usados 12,25 quilos de salsicha, um pão de 20 quilos, tomate, milho, batata palha e maionese.
Para que o lanche fosse reconhecido como o maior cachorroquente do Brasil, ele deveria superar 3 metros – um recorde próprio estabelecido em outubro deste ano. O lanche produzido neste domingo (7) é equivalente a 58 cachorros-quentes tradicionais. [...]
Olavo, Jorge. Cachorro-quente de 8,72 metros bate recorde brasileiro. In: Uol.
Qual é o tema desse texto?
(A) A conquista do recorde de maior cachorro-quente do Brasil.
(B) A quantidade de pessoas que trabalham para Wellington Fábio.
(C) Os ingredientes necessários para se fazer um cachorro-quente.
(D) Os principais atrativos do município de Quatro Barras.

13) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
 Nariz e orelhas nunca param de crescer
 O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo se torna adulto. Daí por que o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.
A finalidade desse texto é
(A) ensinar uma maneira de se evitar que o nariz e as orelhas continuem crescendo.
(B) incentivar os jovens a cuidarem da higiene do nariz e das orelhas antes de se tornarem adultos.
(C) explicar por que o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem.
(D) informar que o nariz e as orelhas de um jovem são maiores do que os de um idoso.

14) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
 A porta
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão. [...]
Nesse texto, no verso “Pra passar o menininho” (v. 6), a palavra destacada é exemplo de linguagem
(A) científica.
(B) informal.
(C) jornalística.
(D) padrão.

15) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
A história é engraçada porque
(A) Franjinha, em vez de pôr apenas o cachorro para fora, põe também a cama.
(B) a mãe de Franjinha fica zangada com o filho e lhe dá uma bronca.
(C) Franjinha, por estar dormindo com o cachorro na cama, leva uma bronca da mãe.
(D) a mãe de Franjinha, ao pôr o cachorro para fora, não percebe que está chovendo.

16) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023)
Nesse texto, no trecho “Que tal doar os livros que você já leu?”, o ponto de interrogação foi usado para
(A) apontar surpresa.

(B) expressar deboche.
(C) indicar uma reflexão.
(D) marcar uma sugestão.

17) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Você sabia que as orcas são os maiores golfinhos do mundo?
Popularmente conhecida como baleia, a espécie pode medir até nove metros.
Nos clássicos do cinema que mostram a vida marinha, as orcas chamam atenção pelo tamanho e, por vezes, pelo ar misterioso e aterrorizante. [...]
“Apesar de ser chamada de baleia, a orca é uma espécie de golfinho”, explica Julio Cardoso, fotógrafo e fundador do “Projeto Baleia à Vista”.
O especialista destaca o comportamento social das orcas, característica típica dos golfinhos. “Elas têm uma sociedade matriarcal, em geral liderada pela fêmea mais velha, com mais conhecimento sobre a caça. As avós são muito importantes, pois cuidam e ensinam os filhotes e jovens depois do desmame”, diz.
G1. Você sabia que as orcas são os maiores golfinhos do mundo? 2020. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2020. Fragmento.
Qual é o tema desse texto?
(A) A sociedade matriarcal das orcas.
(B) As orcas serem uma espécie de golfinho.
(C) O hábito de caça das orcas.
(D) Os clássicos do cinema sobre as orcas.

18) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
Diário de um Banana – Dias de Cão
Junho
Sexta-feira
Para mim, as férias de verão são basicamente três meses feitos para você se sentir culpado.
Só porque o tempo está bom, todo mundo espera que você passe o dia fora de casa “se divertindo a valer” ou coisa do tipo. E se você não passa cada segundo lá fora, as pessoas acham que tem algo de errado com você. Mas a verdade é que eu sempre fui o tipo de pessoa que prefere ficar em casa. [...]
Infelizmente, as férias de verão perfeitas da mamãe são diferentes das minhas.
A mamãe diz que não é “natural” um garoto ficar dentro de casa quando está sol lá fora. Eu digo que só estou tentando proteger minha pele [...], mas ela nem ouve meus motivos.
Ela vive tentando me obrigar a fazer algo fora de casa, como ir à piscina. Mas eu passei a primeira parte do verão na piscina do meu amigo Rowley, e as coisas não foram tão bem.
Nesse texto, no trecho “... as férias de verão são basicamente três meses feitos para você se sentir culpado.”, o termo em destaque foi usado para
(A) apontar a estação preferida do narrador.
(B) destacar uma ideia defendida pelo narrador.
(C) indicar que o período do verão é curto.
(D) sugerir que as férias devem ser simples.

19) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia esta regra de concordância: os artigos e os adjetivos devem concordar com os substantivos a que estão relacionados.
Nas manhãs (claro) (radioso) de domingo, na feira de artesanato na praça, juntavam-se moças e rapazes (simpático), bem como senhoras (atencioso); todos vinham comprar dos expositores (italiano) seus biscoitos e bolachas (saboroso), além de bolsas e quadros (criativo).
De acordo com essa regra, ao substituir os adjetivos dos parênteses, a alternativa que apresenta a concordância correta é:
(A) claras – radiosas – simpáticos – atenciosas – italianos – saborosos – criativos.
(B) claras – radioso – simpáticos – atenciosos – italianos – saborosas – criativas.
(C) claros – radiosas – simpáticas – atenciosas – italianos – saborosos – criativos.
(D) claros – radiosas – simpáticas – atenciosas – italianos – saborosos – criativos.

20) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
E SE O BRASIL NÃO TIVESSE MAR?
Ondas para surfar, água boa para mergulhar, piscinas naturais, baleias que fazem visitas, baías para pescar, margens povoadas de florestas de mangue, costões rochosos com suas tocas misteriosas, ilhas (centenas de ilhas!) que pipocam por entre os tons de azul da água do mar… Essas são algumas das belezas apreciadas por quem vive ou visita o litoral brasileiro. Mas, vamos pensar juntos: mar não significa só turismo e diversão, mar também produz alimento, matéria-prima, transporte e até energia! [...]
Nesse texto, no trecho “... que pipocam por entre os tons de azul...”, o termo destacado foi usado para
(A) demonstrar que as ondas do mar são intensas próximo às ilhas.
(B) indicar que a população das ilhas costuma se alimentar de pipoca.
(C) mostrar que as ilhas estão espalhadas pela extensão do oceano.
(D) sugerir que a pipoca foi preparada pela primeira vez em uma ilha.

21) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
A lua no cinema
A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena!
Era uma estrela sozinha,
ninguém olhava pra ela,
e toda a luz que ela tinha
cabia numa janela.
A lua ficou tão triste
com aquela história de amor
que até hoje a lua insiste:
– Amanheça, por favor!
Nesse texto, no trecho “ninguém olhava pra ela,”, o termo destacado refere-se à
(A) estrela.
(B) janela.
(C) lua.
(D) luz.

22) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
União dos povos Nós,
[...] Habitantes do solo sagrado
Mesmo sem nossa aldeia
Somos herdeiros de um passado.
Buscamos manter a cultura
Vivendo com dignidade
Exigimos nosso respeito
Também vivendo na cidade.
Somos parte de uma história
Temos uma missão a cumprir
[...]
Pela defesa do que é nosso
Todos os povos devem se unir,
[...]
Assim, os povos da Amazônia
Em uma grande celebração
Dançam o orgulho de serem
Representantes de uma nação Com seu canto vem dizer:
Formamos uma aldeia de irmãos.
(A) a aprendizagem dos cantos religiosos indígenas.
(B) a formação de aldeias indígenas nas cidades.
(C) o reconhecimento da cultura indígena.
(D) o respeito pela religiosidade indígena.

23) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023)Nessa tirinha, a ironia está no fato de
(A) o cachorro com gorro comprar vários picolés para tentar ganhar um.
(B) o cachorro com gorro ficar indeciso ao escolher o sabor do picolé.
(C) o cachorro com gorro pedir ajuda para encontrar o palito premiado.
(D) o cachorro com gorro preferir picolé a qualquer outra sobremesa.

24) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) 
 Por uma vida menos plástica?
 Desde os anos 1970, as sacolinhas cumprem duas funções essenciais na rotina dos brasileiros. Servem para carregar as compras do supermercado e embalar o lixo doméstico.
O problema, alertam os ambientalistas, surge na hora do descarte do produto. Essas mesmas sacolas plásticas, por descuido ou desleixo, entopem bueiros, causando alagamentos nas cidades.
Seu longo ciclo de vida (demoram mais de 100 anos para se degradarem) faz ainda com que abarrotem aterros sanitários, onde correspondem a até 10% do lixo. Carregadas para rios e mares, as sacolinhas poluem o ecossistema e matam por asfixia ou indigestão animais marinhos, como peixes, aves e tartarugas.
O fato é que a natureza simplesmente não conseguiu, até agora, encontrar um meio de digerir com eficiência esses "monstros" de polietileno. A solução, então, seria a sociedade livrar-se deste incômodo. [...]
Nesse texto, no trecho “... um meio de digerir com eficiência esses ‘monstros’ de polietileno.”, a palavra destacada foi utilizada para
(A) indicar que as sacolas plásticas são danosas ao meio ambiente.
(B) informar que as pessoas fazem parte da rotina dos brasileiros.
(C) mostrar que o ciclo de vida das sacolas plásticas ultrapassa 100 anos.
(D) sugerir que as sacolas plásticas correspondem a até 10% do lixo.

25) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o fragmento a seguir.
“No que diz respeito à concordância nominal, observe que anexo, incluso, apenso, quando adjetivos, devem variar. Exemplo: Remeto-lhe, anexa, a conta.”
Levando-se em consideração a regra acima, assinale a alternativa em que a frase está correta em relação à concordância nominal.
(A) Seguem os processos anexo que devem ser arquivados.
(B) A lista anexadas de candidatos aprovados foi divulgada pelo diretor da empresa.
(C) As fotos devem ser anexadas ao processo.
(D) Os documentos serão encaminhados anexo.

GABARITO
01A – 02C – 03B – 04C – 05A – 06A – 07C – 08B – 09B – 10B – 11D – 12A – 13C – 14B – 15A – 16D – 17B – 18C – 19A – 20C – 21A – 22C – 23A – 24A – 25C.