ADR/AAP/SEQUENCIA DIDÁTICA

Professor Diminoi
9º Ano - Avaliação Diagnóstica de Entrada  2021

Resolução comentada pelos professores Geisy e Davi
01) Para organizar o armário de liana, sua mãe colocou cada um doa 15 pares de sapato em caixas que tinham o mesmo tamanho e a mesma cor. desses pares de sapato, 10 eram sociais, e 2 eram esportivos e os de mais eram sandálias. quando Luana viu a organização decidiu indentificar cada caixa pelo tipo de sapato que continha, para começar, ela pegou uma caixa aleatoriamente e colocou a primeira etiqueta de identificação. qual a probabilidade de a primeira caixa que Luana pegou conter um par de sandálias?
(A) 3%
(B) 5%
(C) 20%
(D) 25%
Resolução:
As probabilidades são calculadas dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis, ou seja:
P = n(E)/n(Ω)
P = probabilidade
n(E) = resultados favoráveis
n(Ω) = espaço amostral
Nesse caso, o item em questão são sandálias portanto, são apenas 3 pares de sandálias
P = 
n(E) = 3
n(Ω) = 15
Aplicado a fórmula:
P = n(E)/n(Ω)
P = 3/15
P = 1/5
P = 0,20
Nesse caso a probabilidade foi pedida é em %. Portanto devemos multiplicar a probabilidade encontrada por 100.
0,20 . 100 = 20
Alternativa: C

Mosaico
Mosaico, conhecido também como arte musiva, é uma montagem de pequenos fragmentos de materiais como pedras, azulejos de várias cores, pastilhas de vidro – os mais usados -, conchas, papéis, botões, plásticos, couros, grãos de alimentos e outros mais, denominados tesselas, sobre planos anteriormente dispostos para este fim, resultando em desenhos os mais variados.
A meta desta técnica é ocupar artisticamente superfícies como planos, pisos, paredes e também, atualmente, esculturas. Este trabalho envolve meticulosidade, persistência e disciplina, já que para compor um mosaico é necessário juntar cacos que ao menos apresentem duas colorações distintas de qualquer matéria-prima.
Por serem muito duradouros, os mosaicos são chamados de pinturas para a eternidade. Os próprios sumérios deram início a esta arte na Mesopotâmia, por volta de 3.000 a.C. Eles criavam formas geométricas e eram profundamente influenciados pela arte de confeccionar tapetes.

06) Observe a operação apresentada abaixo.
- 57  + 75
Qual é o resultado dessa operação?
(A) - 132
(B) - 18
(C) 18
(D) 32
Resolução:
75 - 57 = 18
Alternativa: C

10) Aline, Bianca, e Carla são amigas e se entraram para conversar sobre suas férias, Aline relatou que a cidade com maior temperatura visitada por ela atingiu- 4°C. Bianca cantou que,onde ela estava, a maior temperatura foi de 13°C. Carla, a fim de brincar com suas amigas, disse que a maior temperatura que presenciou em sua viagem corresponde ao dobro da temperatura citada por Aline somada com a temperatura mencionada por Bianca. A maior temperatura, em °C, presenciada por Carla em sua viagem foi
(A) 5°C.
(B) 9°C
(C) 18°C
(D) 21°C.
Resolução:
Estamos diante de um problema de interpretação e formulação de expressão de Primeiro Grau.
Nossas variáveis são:
Aline = -4ºC
Bianca = 13º
Carla =  
Temos as seguintes informações
A temperatura é o dobro da de Aline : 2.A. Somada a de Bianca B
Construindo nossa expressão
C = 2 . A + B = 2x (-4) + 13
 A = - 8 + 13
A = 5 ºC
Alternativa: A

12) Uma sorveteria disponibiliza 2 tipos de casquinha, 6 sabores de sorvete e 4 sabores de cobertura para os clientes montarem seus próprios sorvetes de casquinha. Renan foi a essa sorveteria e ira montar um sorvete de casquinha escolhendo um tipo de casquinha, um sabor de sorvete e um sabor de cobertura. Quantas possibilidades diferentes Renan tem para montar seu sorvete de casquinha nessa sorveteria?
(A) 2
(B) 3
(C) 12
(D) 48
Resolução:
Esta questão está relacionada com análise combinatória. Por meio da análise combinatória, é possível estudar e definir a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Dentre os métodos de análise combinatória, temos o arranjo, a permutação e a combinação, entre outros. Nesse caso, a quantidade de sorvetes diferentes que podem ser servidos é equivalente ao produto entre o número de tipos de casquinha, o número de tipos de sorvete e o número de tipos de cobertura, pois o sorvete é formado por um elemento de cada tipo. Portanto, esse número será:
Total = 2 . 6 . 4 = 48 sorvetes
Alternativa: D

13) Mariana faz colchas utilizando sempre retalhos quadrados de tamanhos iguais feitos com tecidos diferentes. Para estimar a quantidade de linha que ela vai precisar para costurar os retalhos de uma colcha, ela utiliza a expressão 3x - 4y, na qual x é a quantidade de retalhos quadrados que compõem a colcha e y é a medida do lado de cada um dos retalhos. Atualmente, Mariana está produzindo uma colcha que terá, ao todo, 82 quadrados de tecido cujos lados medem 12 cm. De acordo com a estimativa que Mariana utiliza, ela precisará de quantos centímetros de linha, ao todo, para costurar os retalhos dessa colcha?
(A) 984 cm
(B) 11 808 cm
(C) 47 232 cm.
(D) 157 384 cm​
Resolução:
Como o exercício mesmo nos informa, Mariana utiliza uma expressão para saber a quantidade de linha que vai necessitar:
Quantidade de Linha = 3x . 4y
Onde temos:
X = Quantidade de retalhos
Y = Medida do lado
Agora, voltamos aos dados que a atividade nos fornece para que possamos preencher a fórmula.
Quantidade de retalhos X = 82
Tamanho dos lados  Y = 12
Quantidade de Linha = 3x . 4y
Substituindo os valores de X e Y temos:
Quantidade de Linha = (3 . 82) . (4 . 12)
Quantidade de Linha = 246 . 48
Quantidade de Linha = 11.808 cm
Alternativa: B

14) Em um torneio de patinação no gelo estarão classificados para a grande final apenas os competidores que tiverem notas maiores ou igual à mediana das notas obtidas na semifinal. As notas obtidas pelos competidores na semifinal foram
58,10; 57,53; 61,35; 59,65; 63,20; 65,40; 69,44; 63,20; 70,50; 76,47; 76,56; 82,75; 81,25 é 78,60
A mediana das notas obtidas nessa semi-final é
(A)63,20
(B)66,32
(C)67,42
(D)68,86
Resolução:
Para encontrar a mediana, e quantidade de números for par, é necessário colocar os números em ordem crescente ou decrescente antes e identificara os dois valores centrais:
57,53; 58,10; 59,65; 61,35; 63,20; 63,20; 65,40; 69,44; 70,50; 76,47; 76,56; 78,60; 81,25; 82,75.
Feito isso devemos fazer a média entre eles dois conforme abaixo.
65,40 + 69,44 = 134,84
134,84 dividido por 2 = 67,42
Alternativa: C

16) Durante uma festa de casamento foram servidos três tipos de bebidas suco refrigerante e água mineral os organizadores da festa contabilizaram que foram consumidos de 16,85 litros de suco; 13,9 litros de refrigerante e 3,75 litros de água mineral. Qual foi a quantidade total das bebidas consumida nessa festa de casamento
(A)21,99
(B)22,40
(C)33,69
(D)34,50​
Resolução:
Neste caso basta efetuar a soma das bebidas servidas no casamento:
Refrigerante = 13,9 litros
Sucos = 6,85 litros
Água = 3,75 litros
Total de litros = 3,75 litros + 13,9 litros + 16,85 litros
Total de litros = 34,5 litros
Alternativa: D

17) Um grupo teatral infantil realiza apresentação de uma peça composta por 40 meninos e 60 meninas após essa apresentação será feito um sorteio de uma cesta de chocolate para um dos participantes desse grupoqual é a probabilidade de uma menina ganhar esse sorteio?
(A)1/60
(B)40/100
(C)60/100
(D)100/60​
Resolução:
Fórmula da possíbilidade:
P = n(E)/n(Ω)
P = probabilidade
n(E) = resultados favoráveis
n(Ω) = espaço amostral
No caso em questão o resultado favorável em questão são os meninos que corresponde a 60.
P = 
n(E) = 60
n(Ω) = 100
Aplicado a fórmula:
P = n(E)/n(Ω)
P = 60/100
Observação: cuidado, no caso as alternativas estão sem simplificar. Cuidado quando você estiver resolvendo questãoe dissertativas nunca deixe o resultado final sem simplificar.
Alternativa: C

18) Camila foi a uma loja de roupas e gastou R$630,00. Desse valor, Camila gastou R$90,00 comprando blusas, R$60,00em contos, R$120,00 em uma calça e,com o restante do dinheiro,comprou 2 casacos que custaram o mesmo preço.Qual foi o preço que Camila pagou em casa um desses casacos ?
(A) R$ 180,00.
(B) R$ 270,00.
(C) R$ 360,00.
(D) R$ 450,00.
Resolução:
Leitura e interpretação de texto e conceitos básicos de Matemática.
R$ 630,00 – R$ 90,00 – R$ 60,00 – R$ 120,00 = R$ 360,00
Pelas duas blusas Camila pagou R$ 360,00. Sendo basta dividir 360/2 valores de R$ e assim temos que ela pagou R$ 180,00 por cada blusa.
Alternativa: A
 
20) observe a operaçao no quadro abaixo 
- 47 + 96
O resultado dessa operaçao e
(A) -143
(B) -49
(C) 49
(D) 143
Resolução:
96 – 47 = 49
Alternativa: C

22) Observe a fração abaixo 
4/10
A representação decimal dessa fração é
(A) 0,4.
(B) 2,5
(C) 4,0.
(D) 4,1.​
Resolução:
Essa é uma questão simples basta dividir a fração.
4/10 = 0,4
Alternativa: A
 
24) Joana comprou um patinete elétrico e verificou que a duração da bateria dele varia, de maneira inversamente proporcional, de acordo com a velocidade com que o patinete se locomove. Certo dia, para fazer um teste, Joana andou em seu patinete, sem parar, a 10 km/h, e a bateria, totalmente carregada, durou 3 horas. No dia seguinte, após carregar totalmente essa bateria, ela fez um segundo teste, andando, também, sem parar, a 15 km/h.
Quantas horas a bateria do patinete de Joana durou nesse segundo teste?​
(A) 2 horas
(B) 5 horas
(C) 8 Horas
(D) 9 horas
Resolução:
Regra de três:
Se 10km/h a bateria durou apenas 3 horas, quanto a bateria dura se você estiver andando no patinete a 15km/h?
Grandeza inversamente proporcional.
Regra de 3 inversamente proporcional, porque se você andar mais rápido no patinete a bateria vai durar menos, e não mais
10km/h  ——  3h
15km/h  ——  xh
15x = 10 . 3
15x = 30
15x = 30
x = 30/15
x = 2
Alternativa: A

26) Isadora comprou 15 vasos iguais para para presentear sua mãe e suas tias. Desses vasos, 6 são cor-de-rosa e o restante, azul. para fazer a entrega desses vasos, Isadora colocou cada um em uma caixa de mesmo tamanho, não sendo possível identificar a cor do vaso que estava em cada caixa. assim, ela entregou, aleatoriamente, uma dessas 15 caixas para sua mãe. Qqual é a probabilidade de ter um vaso cor-de-rosa dentro da caixa que Isadora entregou para sua mãe?
(A) 1/15.
(B) 1/6.
(C) 6/15.
(D) 6/9.
Resolução:
As probabilidades são calculadas dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis, ou seja:
P = n(E)/n(Ω)
P = probabilidade
n(E) = resultados favoráveis
n(Ω) = espaço amostral
Temos:
P =
n(E) = 6
n(Ω) =
P = n(E)/n(Ω)
P = 6/ 15
Alternativa: C