P.P-MAT/GEO/HIS-3ºB-8ºANO/2023

Professor Diminoi

PROVA PAULISTA - MAT/GEO/HIS - 3º BIM - 8º ANO/2023

MATEMÁTICA

01) Um taxista ganha em uma corrida um fixo de R$ 5,45 mais R$ 2,75 por quilômetro percorrido. Chamando x de a quantidade de quilômetros percorridos, a expressão algébrica que representa o ganho desse taxista em uma corrida é:
(A) 5,45x + 2,75x
(B) 2,75 + 5,45x
(C) 5,45 + 2,75x
(D) 8,20 + 2,75x

02) Qual a expressão algébrica que representa o volume do cubo a seguir
(A) 15x
(B) 15x2
(C) 25x3
(D) 125x3

03) Se você dividir o cubo da soma (–10y + 13y)3 pela soma (14y3 + 13y3), terá como resultado:
(A) 0
(B) 27xy3
(C) 1
(D) y

04) Os ângulos BÂD e DÂC são complementares. Sabendo-se que AD é a bissetriz do ângulo BÂC, o valor de x é:
(A) 15º
(B) 30º
(C) 45º
(D) 60º

05) A expressão algébrica que representa a área do retângulo da figura abaixo é:
(A) 6x/2
(B) 9x2/2
(C) 9x/2
(D) 6x2/2

06) Observe a representação geométrica do sistema
x + y = 2
x – y = 4
O par ordenado, solução desse sistema é ?
(A) (2, 0)
(B) (3, –1)
(C) (4, 0)
(D) (0, 2)

07) Assinale a alternativa que representa a equação cuja solução é o par ordenado (7, -3):
(A) x + y = 20.
(B) 2x + 2y = 20.
(C) 3x  – 5y = 20.
(D) 2x – 2y = 20.

08) A soma de dois números naturais distintos é 12 e a diferença entre eles é –6, então esses dois números são:
(A) 4 e 8
(B) 10 e 2
(C) 6 e 6
(D) 3 e 9

09) Considere o sistema de equações a seguir:
x + y = - 3
x – y = - 1
Resolvendo esse sistema o produto (x .  y) é igual a:
(A) 2
(B) - 2
(C) 4
(D) – 4

10) Para comprar um produto no shopping, Marcos utilizou apenas cédulas de R$ 10,00 e de R$ 5,00. Sabendo que o valor da compra foi de R$ 65,00, e que o total de cédulas que ele utilizou foi 8, quantas foram as cédulas de R$5,00 ?
(A) 3 cédulas
(B) 5 cédulas
(C) 8 cédulas
(D) 10 cédulas

11) Qual é a área da coroa circular (região colorida) da figura a seguir?
Dados:
A = π . r2
AO = 5x cm
OB = 3x cm
(A) 16x𝝅 cm²
(B) 16x²𝝅 cm²
(C) 14x²𝝅 cm²
(D) 8x𝝅 cm²

12) Qual é o valor numérico da expressão 2x² – 5x + 9 quando x = – 2?
(A) 27
(B) - 9
(C) 11
(D) 15

13) O par ordenado (x, y) é solução da equação 5x + 3y = 15. Considerando x = –3, esse par ordenado será:
(A) (0, –3)
(B) (–3, 10)
(C) (10, –3)
(D) (–3, 0)

14) A soma de dois números é 55 e a diferença entre eles é 5. Ana resolveu essa equação usando corretamente o sistema
x + y  = 55
x – y = 5
Quais os dois números que Ana encontrou?
(A) 35 e 20
(B) 50 e 5
(C) 30 e 25
(D) 45 e 10

15) O valor numérico da expressão algébrica 5x + 2y², quando x = 2 e y = 3, é:
(A) 46
(B) 28
(C) 23
(D) 22

16) A base de um triângulo mede 12cm e a medida de sua altura corresponde a 1/4 do comprimento de sua base. A área deste triângulo, em cm² é:
(A) 24
(B) 18
(C) 12
(D) 36

17) Everaldo comprou uma Smart-TV e esqueceu de pagar a última prestação no valor de R$230,00. Será cobrado juros de 2% sobre o valor dessa prestação, mais uma multa de R$10,00. Considerando x o valor da prestação na expressão: 1,02x+10, que representa a dívida de Everaldo, podemos afirmar que o novo valor de sua prestação será de:
(A) R$276,00
(B) R$234,60
(C) R$240,00
(D) R$244,60

18) Qual dos pares ordenados abaixo não pertence à reta x + y = 4?
(A) (1, 4)
(B) (1, 3)
(C) (2, 2)
(D) (4, 0)
19) A solução do sistema abaixo é:
2x + y = 10
x + 3y = 15
(A) x = 4 e y = 3
(B) x = 3 e y = 4
(C) x = 1 e y = –5
(D) x = 4 e y = 2

20) “Em um estacionamento, há carros e motos, totalizando 25 veículos e 70 rodas. Quantos carros e quantas motos há nesse estacionamento?” Considerando "x” a quantidade de carros e “y” a quantidade de motos, o sistema de equações do 1º grau que melhor representa a situação-problema é:
(A)
4x + y = 70
x + 2y = 25
(B)
x + y = 25
4x + 2y = 70
(C)
x + y = 70
4x + 2y = 25
(D)
2x + y = 25
x + 4y = 70

GABARITO
01C – 02D – 03C – 04A – 05B – 06B – 07D – 08D – 09A – 10A – 11B – 12A – 13B – 14C – 15B – 16B – 17D – 18C – 19B – 20B.
 

GEOGRAFIA
01) Analise a sequência de imagens
A sequência de imagens apresenta um processo completo de produção, sendo cada etapa composta por uma série de atividades específicas, no qual denominamos
(A) varejistas.
(B) atacadistas.
(C) produção familiar.
(D) cadeia produtiva.

02) Analise o mapa a seguir

A localização geográfica apresentada no mapa, associada ao acordo retratado  no texto faz referência
(A) ao Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (NAFTA).
(B) a Organização dos Estados Americanos (OEA).
(C) a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL).
(D) ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

03) Analise o mapa a seguir
“O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico e político em formação, criado em 26 de março de 1991, pelo Tratado de Assunção, firmado na capital do Paraguai. Entre seus objetivos estão o fortalecimento econômico, político e social da região, gerando oportunidades de negócios e de investimentos mediante a integração competitiva das economias regionais ao mercado internacional”.
Apresentada em destaque na cor laranja, a Venezuela atualmente encontra-se no Mercosul como país
(A) suspenso.
(B) associado.
(C) observador.
(D) membro.

04) Leia o texto a seguir.
Uma potência mundial é um país que exerce uma influência significativa em assuntos mundiais, incluindo políticos, econômicos, culturais, tecnológicos, militares e ambientais.
Esses países geralmente possuem um grande poder no campo
(A) tecnológico, comercial e cultural.
(B) industrial, bélico e cultural.
(C) cultural, ambiental e bélico.
(D) econômico, militar e político.

05) Analise o gráfico a seguir.
Maiores exportadores de petróleo e derivados
A  Rússia, como mostra o gráfico, é uma importante exportadora de petróleo e de seus derivados. Considerando a sua presença no BRICS, um grupo de países emergentes, sua economia poderá ser impulsionada
(A) pelas exportações de alta tecnologia.
(B) pela eliminação das barreiras alfandegárias.
(C) pelos seus setores de exportação.
(D) pela aproximação com a economia dos EUA.

06) Analise o infográfico abaixo:
O BRICS possui países com economias em rápido crescimento. Considerando as informações apresentadas no infográfico, a participação do Brasil no grupo confere maior influência
(A) militar.
(B) social.
(C) ambiental.
(D) geopolítica.

07) Analise o mapa.
Considerado um agrupamento de cooperação diplomática entre os cinco países emergentes destacados em azul no mapa, o BRICS têm como objetivo de promover, entre os países membros, a
(A) cooperação e o diálogo.
(B) livre circulação de pessoas.
(C) criação de uma moeda única.
(D) discussão sobre questões ambientais.

08) Leia o texto a seguir para responder à questão.
As organizações mundiais vão além dos blocos regionais, articulando com um número maior de países em torno de um objetivo global. Como exemplo da importância destas organizações destacamos sua atuação no combate à pandemia da Covid-19, atuando na diminuição de danos.
A partir do texto, qual organização mundial decretou estado de pandemia auxiliando no combate à COVID-19?
(A) Organização das Nações Unidas  (ONU).
(B) Fundo Monetário Internacional (FMI).
(C) Organização Mundial do Comércio (OMC).
(D) Organização Mundial da Saúde (OMS).

09) Analise o gráfico a seguir
Brasil recorreu à OMC contra os subsídios concedidos pelas Comunidades Europeias
Embora as Comunidades Europeias fossem o maior exportador mundial de açúcar, o custo de produção de açúcar na Europa era quatro a seis vezes maior do que no Brasil. As Comunidades Europeias produziam açúcar a um custo altíssimo, e vendiam no mercado internacional a um preço muito mais baixo, o que só era possível em virtude dos vultosos subsídios pagos aos produtores.
Como resultado da vitória brasileira no contencioso, as exportações europeias de açúcar passaram de quase 7 milhões de toneladas, na safra 2000-2001, para 2,2 milhões de toneladas, na safra 2011-2012, e as exportações brasileiras de açúcar dobraram a partir do primeiro ano do contencioso.
Considerando o gráfico e o texto apresentados, o posicionamento do Brasil na OMC em relação aos subsídios aplicados buscou promover
(A) a dependência comercial da Europa.
(B) um protagonismo dos países ricos.
(C) a prática sustentável de plantio.
(D) um ambiente comercial mais justo.

10) Analise o gráfico a seguir
O BRICS representa cerca de 1/3 da economia global, 40% da população mundial, 18% do comércio mundial e contribuem com 50% do crescimento econômico do planeta.
Ao analisarmos o gráfico é possível compreender que em termos econômicos
(A) o avanço do BRICS se deu apenas até o ano de 2020.
(B) a projeção de crescimento para 2026 mantém o G7 na liderança.
(C) o crescimento apresentado pelo BRICS supera ao do G7 em 2020.
(D) a liderança do G7 mantém uma constante crescente entre 1980 e 2027.

GABARITO
01D – 02A – 03A – 04D – 05C – 06D – 07A – 08D – 09D – 10C.
 

HISTÓRIA
01) Observe a imagem abaixo e responda.
A Revolução Farroupilha ou Revolta dos Farrapos
(A) concedeu a liberdade a todos os negros escravizados e a total catequização dos indígenas.
(B) garantiu a modernização do parque industrial do Rio Grande do Sul, colocando fim ao monopólio comercial dos criadores de gado.
(C) foi uma tentativa de autonomia da província do Rio Grande do Sul em relação ao governo imperial.
(D) contou com a participação do Imperador Pedro II para retomar o trono no Rio de Janeiro, tomado pelos portugueses.

02) Observe a imagem abaixo e leia o texto para responder à questão.
Dom Pedro II aos 12 anos de idade.
A antecipação da Maioridade de  D. Pedro II, também referida na História do Brasil como Golpe da Maioridade, foi aprovada pelo Senado, quando o jovem imperador tinha apenas 14 anos. No ano seguinte, em 18 de julho de 1841, ele foi coroado e aclamado com o título de Dom Pedro II, colocando fim ao período regencial brasileiro.”
Sobre o episódio conhecido como Golpe da Maioridade, é correto afirmar:
(A) Foi uma tentativa encontrada pelo Governo Regencial em pôr fim ao governo de Dom Pedro I.
(B) Devido à forte instabilidade política, principalmente por conta das revoltas provinciais, optou-se por antecipar a maioridade de Pedro II.
(C) Garantiu eleições livres no Brasil, tornando Pedro II o monarca mais novo a subir ao trono.
(D) Colocou fim ao governo regencial, porém não impediu a separação das províncias revoltosas do restante do Brasil, como foi o caso do Rio Grande do Sul.

03) Leia o trecho abaixo e responda o que se pede.
Desde o início do século XIX, a Inglaterra pressionava as nações pelo fim dos regimes escravistas. O Brasil, que dependia da monocultura, do latifúndio e do trabalho escravizado, resistiu em aderir ao trabalho livre.
Sobre a escravidão no Brasil é correto afirmar que
(A) os escravos africanos foram a principal mão de obra utilizada no Brasil, depois da mão de obra indígena livre.
(B) garantiu que o Brasil se modernizasse do ponto de vista industrial a partir de investimentos ingleses.
(C) pôs fim ao uso de mão de obra assalariada, passando o Brasil a contratar escravos para trabalharem nas lavouras cafeeiras.
(D) levou à eclosão de uma série de levantes e revoltas de escravizados, a partir da criação de quilombos, da destruição de ferramentas e da queima de lavouras.

04) Leia o texto e responda ao que se pede.
“A abdicação do imperador do Brasil criou um sério problema. Por força de lei, o príncipe, então com 5 anos de idade, não poderia assumir o governo do Estado até completar a maioridade, aos 18 anos. Diante do vazio de poder e com o respaldo da Constituição de 1824, a situação foi resolvida com a formação de um governo composto de regentes: homens da elite política e militar do país que deviam atuar como chefes de Estado enquanto o príncipe crescia e era educado para se tornar rei.
Entre 1831 e 1840, o Brasil teve quatro regências: duas regências trinas (compostas de três regentes) e duas regências unas (formadas por apenas um regente).”
Sobre o Período Regencial é correto afirmar:
(A) Permitiu a permanência de Dom Pedro I como regente do Brasil, mesmo após a sua abdicação.
(B) Foi um período marcado por grande instabilidade política e econômica, o que resultou no chamado Golpe da Maioridade.
(C) Levou o Brasil a sofrer sanções econômicas por parte de Portugal após a abdicação de Dom Pedro I.
(D) Garantiu que as camadas populares tivessem participação nas eleições para regentes.

05) Durante o Primeiro Reinado o Brasil enfrentou diversos desafios. Alguns desses desafios foram a centralização do poder nas mãos de Dom Pedro I, revoltas populares  e tensões com os portugueses resistentes à independência do país. Esses desafios geraram instabilidade política e problemas econômicos.  Entre os fatores que levaram à chamada Crise do Primeiro Reinado, qual das alternativas abaixo pode ser considerada correta?
(A) A falta de centralização política por parte de Dom Pedro I.
(B) Os conflitos internos anteriores ao processo de Independência.
(C) A grande participação popular na tomada de decisões do governo, o que desagradou as elites políticas.
(D) A Guerra da Cisplatina, com a perda do território que deu origem ao atual Uruguai.

06) Sobre a Revolta dos Malês:
(A) Foi um movimento que contou com ampla participação das elites portuguesas contrárias à escravidão.
(B) Foi um movimento que garantiu o fim do Período Regencial e garantiu na Bahia a eleição do primeiro presidente negro.
(C) Foi uma revolta que tinha como principais objetivos a criação de uma república islâmica no nordeste do Brasil e o fim da escravidão.
(D) Foi uma revolta feita por negros escravizados de origem católica, que buscavam criar uma igreja própria dentro do Brasil.

07) Leia os itens abaixo sobre o Segundo Reinado.
I-     O café tornou-se o principal produto de exportação do país, impulsionando a geração de riqueza e o desenvolvimento econômico.
II-    Na política, dois partidos disputavam o poder: os partidos Liberal e Conservador. Os liberais defendiam a centralização político-administrativa e os conservadores defendiam a descentralização política.
III-  O Segundo Reinado foi o período histórico em que o Brasil foi governado por Dom Pedro II, que durou de 1840 a 1889. Durante esse tempo, o Brasil passou por diversas transformações e consolidou sua identidade como nação.
São verdadeiros os itens:
(A) I e II
(B) II e III
(C) I e III
(D) I, II e III

08) O Brasil se envolveu em um conflito com o Uruguai, com a Argentina e com o Paraguai, conhecido como Guerra do Paraguai (1864-1870).
Batalha do Riachuelo, pintura de Victor Meirelles.
Sobre este conflito,  pode-se afirmar que
I. se originou de disputas territoriais e estratégicas na região do Rio da Prata, como a luta pelo controle dos rios e dos territórios adjacentes a eles.
II. a vitória brasileira possibilitou a anexação da Província Cisplatina ao território do Império brasileiro, repercutindo favoravelmente na opinião pública nacional.
III. teve um impacto significativo no Brasil, causando um grande número de mortes, e gerando tensões políticas e sociais.
IV. o Paraguai perdeu dois terços de sua população e parte de seu território, que foram anexados pelo Brasil e pela Argentina.
(A) os itens II e III estão corretos.
(B) os itens I, III e IV estão corretos.
(C) os itens II e IV estão corretos.
(D) os itens I, II e III estão corretos.

09) Observe a imagem abaixo.
Eusébio de Queirós
Em 1850 foi promulgada a “Lei Eusébio de Queirós”, que tratava da
(A) proibição do tráfico de escravos, tornando ilegal a importação de africanos escravizados para o país.
(B) manutenção do sistema de colonato na lavoura canavieira.
(C) proibição do tráfico indígena entre o norte e o sul do país.
(D) extinção do sistema de parceria na lavoura cafeeira.

10) Sobre a economia cafeeira, no século XIX, é correto afirmar que
(A) as estradas de ferro foram desaparecendo em decorrência do aumento das regiões cultivadas.
(B) ampliou o mercado consumidor, desestimulou a indústria  e consolidou a mão de obra escrava.
(C) o café tornou-se o estabilizador da economia do Império brasileiro, o que gerou um intenso acúmulo de capital.
(D) a solução para a falta de mão de obra cafeeira após 1850 apoiou-se no incentivo ao trabalho indígena.

GABARITO
01C – 02B – 03D – 04B – 05D – 06C – 07C – 08B – 09A – 10C.