P.P-LPT/ING/CIE-3ºB-6ºA-2023

Professor Diminoi
PROVA PAULISTA - LPT/ING/CIE - 3º BIM - 6º ANO

PORTUGUÊ
01) Leia o texto para responder à questão.
 Quais os benefícios do queijo de búfala?
Feito a partir do leite de búfala, esse tipo de queijo contém uma quantidade grande de vitaminas, minerais, proteínas e um teor reduzido de sódio. Por isso, é considerado uma opção mais saudável que queijos como cheddar, gorgonzola e parmesão (que são ricos em gorduras saturadas).
No texto, há uma locução adjetiva em
(A) “leite de búfala”.
(B) “uma quantidade grande”.
(C) “os benefícios do queijo”.
(D) “gorgonzola e parmesão”.

02) Leia o texto para responder à questão.
Dicas e curiosidades sobre o fondue
A expressão fondue vem do termo francês. Seu significado é derreter ou fundir. 
- Dizem que a primeira vez que foi feito um fondue de queijo foi na Segunda Guerra Mundial. Mas há quem fale que foi bem antes. No século 18, talvez.
- Na Suíça, onde tudo começou, para os homens do campo que habitavam as regiões montanhosas era praticamente impossível ir para o centro das cidades em busca de alimentos. Como eles eram produtores de queijo, derretiam esse ingrediente pra comer com pão. Desta forma, tinham uma deliciosa comida quentinha para se aquecer nos longos invernos. 
- Comer fondue, seja os três tipos mais conhecidos de uma vez só ou somente um deles requer todo um ritual. Panela certa, fogareiro no ponto, mesa bonita e lotada: de molhinhos para a carne, pãezinhos finamente cortados para o de queijo e frutas e bolachas waffle.
- Além de gostoso, o fondue é nutritivo. 
As palavras em destaque no texto são
(A) verbos.
(B) adjetivos.
(C) substantivos.
(D) locuções adjetivas.

03) Leia o texto para responder à questão.
Narciso
Mitologia Grega
Certa vez, no campo, Narciso aproxima-se de uma fonte límpida que nunca homem ou animal algum havia tocado, rodeada por uma erva fresca e macia. Por instantes ele descansa, mas sentindo vontade de beber, debruça-se sobre a água para matar a sede. Percebe, então, sua imagem e imediatamente apaixona-se por ela.
Ele contempla seus olhos, dois astros, a cabeleira digna de Baco e Apolo, as bochechas lisas, o pescoço de marfim, a boca graciosa e a pele que une o brilho do cobre à brancura da neve.
Os verbos destacados, no texto, estão no
(A) presente do subjuntivo, pois trata-se de uma suposição.
(B) futuro do indicativo, pois indica uma ação que acontecerá com certeza.
(C) pretérito do indicativo, pois indica uma ação que aconteceu no passado.
(D) presente do indicativo, pois trata-se de uma ação que acontece no momento da fala.

04) Assinale a alternativa que preenche de forma adequada e correta as lacunas na frase abaixo, respectivamente.
Polvo e lula _____________ serão servidos no jantar de gala, mas para participar desse evento é ______________ um convite.
(A) frescos – necessária.
(B) frescas – necessário.
(C) frescos – necessário.
(D) frescas – necessária.

05) Leia o texto e responda à questão.
O Ratinho, o Gato e o Galo
Monteiro Lobato
Certa manhã, um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos. Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal duma casa da roça.
[...]
Como ficariam conjugados os verbos em destaque, respectivamente, se as personagens da história fossem dois ratinhos?
(A) Saíam, queriam, admirava, acabara.
(B) Saíam, queria, admiravam, acabaram.
(C) Saíram, queriam, admiravam, acabavam.
(D) Saíram, queriam, admiraram, acabaram.

06) Leia o texto e responda à questão.
A galinha dos ovos de ouro
Era uma vez um fazendeiro que tinha uma galinha. Um dia ele percebeu que a galinha havia botado um ovo de ouro! Ele então pegou o ovo e foi logo mostrar para a esposa:
— Olha só! Ficaremos ricos!
Assim, foi até a cidade e vendeu o ovo por um bom valor. [...]
Na frase “— Olha só! Ficaremos ricos!” o ponto de exclamação mostra que o fazendeiro estava
(A) calmo.
(B) com raiva.
(C) animado.
(D) com medo.

07) Leia os textos e responda à questão.
Texto 1 - A Cigarra e a Formiga
Esopo
     A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos.
     Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer.
     A formiga então perguntou a ela:
     — E o que é que você fez durante todo o verão?
     — Durante o verão eu cantei — disse a cigarra.
     E a formiga respondeu:— Muito bem, pois agora dance!
[...]

Texto 2 - A Cigarra e a Formiga

La Fontaine
Tendo a cigarra em cantigas
Passado todo o verão
Achou-se em penúria extrema
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
Pois tinha riqueza e brilho,
Algum grão com que manter-se
Té voltar o aceso estio.
– “Amiga”, diz a cigarra,
– “Prometo, à fé d’animal,
Pagar-vos antes d’agosto
Os juros e o principal.”
Sobre a relação estabelecida entre esses dois textos, é possível afirmar que há uma
(A) recriação engraçada de uma ideia.
(B) criação nova com troca de palavras.
(C) intertextualidade explícita.
(D) intertextualidade implícita.

08) Leia o texto para responder à questão.
Texto desenvolvido para essa atividade.
No texto, a linguagem empregada é
(A) informal, pois apresenta palavras que impedem o entendimento.
(B) formal, mas a recomendada para utilizar numa conversa familiar.
(C) formal e complexa procurando obedecer às convenções da língua.
(D) informal e adequada ao dia a dia de uma relação entre familiares.

09) Leia o texto e responda à questão.
No trecho “Leve seu melhor amigo para vacinar”, o verbo está conjugado no modo
(A) indicativo, já que trata de uma ação certa de ocorrer no futuro.
(B) subjuntivo, pois expressa uma possível ação para os donos de animais.
(C) imperativo, pois expressa uma recomendação para os donos de animais.
(D) indicativo, já que trata de uma ação já acontecida em um passado próximo.

10) Leia o texto e responda à questão.
A Bolsa Amarela
Lygia Bojunga Nunes
     [...] E de repente todo o mundo tava lutando pra abrir a minha bolsa. Minha. Minha. Minha!      E eu ali sem poder fazer nada.
     Ah, se eu fosse gente grande! Quem é que ia abrir minha bolsa assim à força se eu fosse grande? Quem?
     E aí a minha vontade de ser grande desatou também a engordar.
     E quanto mais eu ficava grudada no chão sem poder fazer nada, mais as minhas vontades iam engordando, e a bolsa crescendo, crescendo, já nem pulava mais, só crescia, crescia, crescia. [...]
O modo verbal presente na frase em destaque “se eu fosse gente grande” é o modo
(A) subjuntivo.
(B) imperativo.
(C) futuro do indicativo.
(D) presente do Indicativo.

11)  Leia os textos e responda à questão.
Texto 1
O touro e as rãs
     Enquanto dois touros furiosamente lutavam pela posse exclusiva de certa campina, as rãs novas, à beira do brejo, divertiram-se com a cena.
     Uma rã velha, porém, suspirou.
     — Não se riam, que o fim da disputa vai ser doloroso para nós.
     — Que tolice! - exclamaram as rãzinhas. - Você está caducando, rã velha!
     A rã velha explicou-se:
   — Brigam os touros. Um deles há de vencer e expulsar da pastagem o vencido. Que acontece? O animalão surrado vem meter-se aqui em nosso brejo e ai de nós!...
     Assim foi. O touro mais forte, à força de marradas, encurralou no brejo o mais fraco, e as rãzinhas tiveram de dizer adeus ao sossego. Inquietas sempre, sempre atropeladas, raro era o dia em que não morria alguma sob os pés do bicharoco.
Moral: É sempre assim: brigam os grandes, pagam o pato os pequenos.

Texto 2
Interpretação e moral da fábula “O Touro e as Rãs”
     Na fábula do touro e das rãs, é a rã velha que aparece como sendo a detentora da sabedoria por muito ter experienciado. Enquanto as rãs novas se divertem com a cena inusitada da batalha entre os touros, a rã velha, com base naquilo que viveu no passado, é capaz de fazer previsões para o futuro alertando os mais jovens no presente. A anciã, de fato, afinal parece ter razão. A fábula assim ensina os pequenos a ouvirem atentamente os mais velhos e a aprenderem com eles.
Ao compararmos os Textos 1 e 2, nota-se que o texto 2
(A) faz uma paródia, pois reproduz a fábula “O Touro e as Rãs” de modo cômico.
(B) apresenta as mesmas palavras do autor da fábula utilizando citação direta.
(C) elabora uma adaptação das palavras do autor da fábula em citação indireta.
(D) é uma paráfrase, pois usa novas palavras para explicar o texto de outro autor.

12) Leia o texto para responder à questão. 
Meus oito anos
Casimiro de Abreu
Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais! [...]
Que auroras, que sol, que vida,
Que noites de melodia
Naquela doce alegria,
Naquele ingênuo folgar!
O céu bordado d’estrelas,
A terra de aromas cheia,
As ondas beijando a areia
E a lua beijando o mar!
De acordo com o texto, onde o eu lírico viveu sua infância?
(A) Local próximo à praia.
(B) Fábrica de brinquedos.
(C) Vila nas montanhas.
(D) Área rural no interior.

13) Leia o texto para responder à questão.
PRÍNCIPE (levantando-se, esguio e nariz empinado) Eu sou o Príncipe. Você já deve ter escutado falar de mim. Sempre saio nas revistas mais top dessas bandas.
CAMAREIRA Hum, e fala “top”? Sei...
Camareira se vira para a plateia e dá uma risadinha cínica.
PRÍNCIPE (se achando o cara) Enfim, deve ter escutado também as lendas que nossos antigos contavam: que um dia eu subiria na mais alta torre e encontraria a princesa mais bela adormecida por uma maldição de cem anos.
(Dramático de novo) Eu cheguei, estou aqui! Eu, o Príncipe, cavalguei por mil colinas, naveguei por mil riachos, viajei por mil léguas até esta torre.
CAMAREIRA Primeiro, que isso parece mentira. Os dados não batem. Segundo: por que não pegou a linha 302 que agora passa aqui do ladinho do palácio? Terceiro: quando você diz “princesa mais bela adormecida”, se refere à rainha?
PRÍNCIPE Rainha? Que rainha? Eu subi na mais alta torre para encontrar minha amada no reino dos sonhos, e, com um beijo de amor verdadeiro, acordar a mais linda princesa.
[...]
CAMAREIRA (voltando a arrumar) Uhum. A Princesa já dormiu, já acordou, já tá tomando café. Tá lá embaixo. Já já ela sobe. Justamente hoje ela pediu pra eu arrumar aqui, porque vai transformar esse quarto numa biblioteca. Este é o antigo quarto dela.
[...]
Vocabulário:
CAMAREIRA: 1. Mulher que faz os serviços solicitados pela princesa. 2. Responsável por arrumar, limpar e higienizar os quartos e áreas comuns.
De acordo com o enredo, onde essa história se passa?
(A) no alto de uma torre.
(B) ao lado de um palácio.
(C) em um quarto de hotel.
(D) em uma biblioteca.

14) Leia o texto para responder à questão.
PRÍNCIPE (levantando-se, esguio e nariz empinado) Eu sou o Príncipe. Você já deve ter escutado falar de mim. Sempre saio nas revistas mais top dessas bandas.
CAMAREIRA Hum, e fala “top”? Sei...
Camareira se vira para a plateia e dá uma risadinha cínica.
PRÍNCIPE (se achando o cara) Enfim, deve ter escutado também as lendas que nossos antigos contavam: que um dia eu subiria na mais alta torre e encontraria a princesa mais bela adormecida por uma maldição de cem anos.
(Dramático de novo) Eu cheguei, estou aqui! Eu, o Príncipe, cavalguei por mil colinas, naveguei por mil riachos, viajei por mil léguas até esta torre.
CAMAREIRA Primeiro, que isso parece mentira. Os dados não batem. Segundo: por que não pegou a linha 302 que agora passa aqui do ladinho do palácio? Terceiro: quando você diz “princesa mais bela adormecida”, se refere à rainha?
PRÍNCIPE Rainha? Que rainha? Eu subi na mais alta torre para encontrar minha amada no reino dos sonhos, e, com um beijo de amor verdadeiro, acordar a mais linda princesa.
[...]
Vocabulário:
CAMAREIRA: 1. Mulher que faz os serviços solicitados pela princesa. 2. Responsável por arrumar, limpar e higienizar os quartos e áreas comuns.
Nesse fragmento de texto, os protagonistas da história são:
(A) A Camareira e a Bruxa.
(B) O Príncipe e a Camareira.
(C) O Príncipe e a Princesa.
(D) A Camareira e a Princesa.

15) Leia o texto e responda à questão.
O humor presente no texto está no fato de o homem
(A) tomar um banho bem demorado.
(B) desistir de esperar que o telefone tocasse.
(C) saber que se entrasse no banho o telefone tocaria.
(D) decidir trocar a lâmpada ao invés de aguardar o telefonema.

16)
Leia o texto para responder à questão.
A finalidade desse texto é:
(A) conscientizar sobre a importância de dar mai atenção aos filhos.
(B) informar sobre a troca regular de bateria do aparelho celular.
(C) alertar sobre os celulares defeituosos próximos às crianças.
(D) debater sobre o excesso de uso do celular por crianças.

17) Leia o texto e responda à questão.
Mauricio de Sousa fala dos 61 anos da Turma da Mônica
Numa entrevista exclusiva, o paulista Mauricio de Sousa fala dos 61 anos da Turma da Mônica. No bate-papo, junto com seu filho Mauro Sousa, diretor de espetáculos, parques e eventos da companhia, ambos falam da trajetória de sucesso da marca e contam novidades, como uma filial no Japão...[...]
Às vésperas de completar 85 anos de idade, em 27 de outubro, Mauricio de Sousa concedeu esta entrevista para a revista Azul por vídeo. Participou da conversa também um de seus nove filhos, Mauro Sousa, 33 anos, diretor de espetáculos, parques e eventos da Maurício de Sousa Ao Vivo – e inspiração para o personagem Nimbus. Com um eterno sorriso e muita assertividade, Mauricio falou da trajetória de seus 61 anos de carreira, de sua (ótima!) relação com as recentes plataformas de comunicação e da nova parceria da Turma da Mônica. “Sou suspeito porque adoro azul, é uma cor divina”, disse o sorridente Mauricio, usando uma camisa nesse tom, cercado de personagens azuis, como Bidu e o coelhinho Sansão.
No texto, há uma citação direta em:
(A) Mauricio de Sousa concedeu esta entrevista.
(B) Sou suspeito porque adoro azul, é uma cor divina.
(C) Participou da conversa também um de seus nove filhos.
(D) Mauricio falou da trajetória de seus 61 anos de carreira.

18) Leia o texto para responder à questão.
Supercapacitor simples e barato é desenvolvido
O supercapacitor é produzido a partir de uma mistura de cimento, carbono negro e água, podendo ampliar a utilização de energias renováveis
Agora, pesquisadores conseguiram desenvolver um supercapacitor simples e barato, que pode armazenar energia e resolver esse problema.
     [...]
A linguagem empregada no texto apresenta
(A) a variedade padrão da língua que privilegia uma pequena parte dos falantes.
(B) uma variação da língua que seria adequada em um contexto informal.
(C) uma sequência de gírias que impedem compreender o tema tratado.
(D) a norma padrão para que seja atingido o maior número possível de falantes.

19) Leia o texto para responder à questão.
Dos babilônios para os gregos, do grego para o latim
     Os antigos gregos, por conta das relações de comércio e das disputas de território, aprenderam com os babilônios sobre muitos assuntos, incluindo a astronomia e a matemática de base 60.
     Ptolomeu – matemático, geógrafo e astrônomo grego, que viveu há dois mil anos aproximadamente – aproveitou as descobertas com a base 60 dos babilônios em seus estudos. As traduções europeias das expressões usadas por Ptmolomeu para o latim (língua internacional da ciência) foram: ‘partes minutae primae’ (minuto) e ‘partes minutae secundae’ (segundo). Assim, em uma volta completa do círculo, temos 360 graus, sendo que cada grau contém 60 minutos, e cada minuto, por sua vez, 60 segundos.
No primeiro parágrafo, a informação principal é:
(A) Os antigos gregos, por conta das relações de comércio e das disputas de território, aprenderam com os babilônios.
(B) Os antigos gregos aprenderam com os babilônios sobre a astronomia e a matemática de base 60.
(C) Os antigos aprenderam com os babilônios sobre a astronomia e a matemática de base 60.
(D) Os gregos aprenderam sobre a astronomia e a matemática de base 60.

20) Leia o texto e responda à questão.
A Bolsa Amarela
Lygia Bojunga Nunes
     Meu irmão chegou em casa com um embrulho. Gritou da porta:
     -— Pacote da tia Brunilda!
     Todo o mundo correu, minha irmã falou____(1)
     ____ (2) Olha como vem coisa. Rebentaram o barbante, rasgaram o papel, tudo se espalhou na mesa.
     Aí foi aquela confusão:
     -— O vestido vermelho é meu.
     — Ih, que colar bacana ____ (3) Vai combinar com o meu suéter.
     —  Vê se veio alguma camisa do tio Júlio pra mim.
    — Que sapato alinhado, tá com jeito de ser meu número.
Eu fico boba de ver como a tia Brunilda compra roupa. Compra e enjoa. Enjoa tudo: vestido, bolsa, sapato, blusa. Usa três, quatro vezes e pronto: enjoa. Outro dia eu perguntei:
     — Se ela enjoa tão depressa, pra que que ela compra tanto ____ (4) É pra poder enjoar mais?
Para pontuar de forma correta esse trecho da obra de Lygia Bojunga é preciso utilizar, nas lacunas 1, 2, 3 e 4, respectivamente:
(A) Ponto final, travessão, ponto de interrogação e dois pontos.
(B) Dois pontos, travessão, ponto de exclamação e ponto de interrogação.
(C) Travessão, ponto de interrogação, dois pontos e ponto de exclamação.
(D) Ponto de exclamação, travessão, ponto final e ponto de interrogação.

GABARITO
01A – 02C – 03D – 04C – 05D – 06C – 07C – 08D – 09C – 10A – 11D – 12A – 13A – 14B – 15C – 16A – 17B – 18D – 19B – 20B.
 

INGLÊS
01) Leia o texto para responder à questão.
A história do filme “Inside Out” (Divertidamente) se concentra na maior parte do tempo na mente da jovem Riley, de 11 anos, onde vivem cinco emoções, caracterizadas por personagens de mesmo nome, sendo elas:
Quais nomes destes personagens podem ser considerados antônimos/opostos um do outro?
(A) fear / joy.
(B) fear / joy.
(C) fear / sadness.
(D) anger / disgust.

02) Leia o texto para responder à questão.
Em uma aula de Inglês do 6º ano, a professora aplicou o jogo Two truths and a lie (Duas verdades e uma mentira) com os estudantes. Durante a atividade, a aluna Sophia entregou uma ficha com as seguintes informações sobre ela:
Imagem elaborada para essa atividade.
De acordo com a ficha, Sophia
(A) é brava.
(B) é competitiva.
(C) gosta de café.
(D) gosta de Taylor Swift.

03) Analise a imagem abaixo para responder à questão.
Imagem elaborada para essa atividade.
A partir da leitura das informações desse texto, as palavras que estão faltando em 1, 2, 3 e 4 são respectivamente:
(A) Hair, eye, belly, leg.
(B) Eye, head, belly, leg.
(C) Hair, eye, finger, neck.
(D) Eye, finger, neck, head.

04) Observe as horas abaixo para responder à questão.
Material elaborado para essa atividade
Quais horas são mostradas na imagem acima?
(A) It’s three o’clock./ It’s fifteen past nine.
(B) It’s nine o’clock. / It’s eleven to nine.
(C) It’s two o’clock./ It’s midday.
(D) It’s six o’clock./ It’s midnight.

05) Leia a tirinha para responder à questão.
O que a personagem Magali está pedindo ao vendedor no primeiro quadrinho?
(A) Uma casquinha de sorvete.
(B) Uma colher de brigadeiro.
(C) Um pedaço de bolo.
(D) Um pouco de água.

GABARITO
01B – 02C – 03A – 04A – 05A.
 

CIÊNCIAS
01) A íris é formada por um disco de fibras musculares, diversamente colorido (castanho, verde, azul). No centro da íris encontra-se a _________, que consiste numa abertura que altera o seu diâmetro conforme aumenta ou diminui a intensidade de luz do ambiente. A figura abaixo demonstra a estrutura do globo ocular.

Escolha a alternativa que completa a lacuna do texto:
(A) íris.
(B) pupila.
(C) córnea.
(D) cristalino.

02) A camada mais interna do olho é chamada de retina. Ela é formada por receptores nervosos sensíveis à luz (fotorreceptores), os quais transformam os estímulos luminosos em estímulos nervosos que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico.
No olho humano existem dois tipos de fotorreceptores, um deles possibilita a visão noturna e em preto e branco e o outro, a visão em cores. 
Os fotorreceptores mencionados são:
(A) íris e pupila.
(B) cristalino e córnea.
(C) bastonetes e cones.
(D) esclera e humor vítreo.

03) Leia o texto abaixo.
É uma solução aquosa que tem como função limpar, lubrificar e umedecer a parte exposta do olho evitando seu ressecamento. Em sua composição contém sais, muco e algumas enzimas com ação bactericida.
Elaborado para Prova Paulista 
A descrição acima refere-se à(ao):
(A) suor.
(B) saliva.
(C) lágrima.
(D) humor líquido

04) A audiodescrição é a tradução de uma imagem em palavras para pessoas cegas ou com baixa visão. Ela descreve a imagem permitindo que as pessoas com deficiência visual possam compreendê-la.
Dentre as alternativas abaixo, qual delas apresenta tópicos de uma melhor audiodescrição de uma pessoa?
(A) Onde mora, que escola estuda, se faz ou não tarefa.
(B) A viagem que fez, o passeio preferido ou se teve uma boa noite de sono.
(C) Alimentação preferida, atividades que desenvolve em casa e o filme que assistiu com os pais.
(D) Tipo e cor dos cabelos, a altura, objetos que usa, tipo de roupa ou se encontra sentado(a) ou em pé.

05) As figuras abaixo mostram raios de luz passando por lentes corretivas.
Com base nas figuras A e B, podemos observar que:
(A) a figura A trata-se uma lente convergente.
(B) a figura B trata-se de uma lente convergente.
(C) na figura B, os raios de luz passam por uma lente divergente.
(D) os raios de luz na figura A concentram-se em um ponto anterior à lente.

06) A hipermetropia ou dificuldade em ver de perto, é um termo comum que descreve uma visão desfocada dos objetos próximos, mas que é nítida ao visualizar objetos à distância. Assim, ler pelo celular pode ser um desafio, mas ler uma placa de trânsito numa rodovia, provavelmente não é. Para sanar o problema, é recomendado o uso de lentes corretivas.
Observe as figuras abaixo:
Sobre a hipermetropia é correto afirmar:
(A) Na visão normal a imagem se forma depois da retina.
(B) Óculos com lentes corretivas distorcem a imagem formada.
(C) Pessoas com hipermetropia devem usar lentes divergentes.
(D) Pessoas com hipermetropia devem usar lentes divergentes.

07) As imagens apresentam um globo ocular normal, um globo ocular míope e um globo ocular com uso de lente corretiva.
Analise as frases abaixo sobre a miopia:
I - Pessoas míopes têm dificuldade para enxergar objetos distantes.
II - Para corrigir a miopia, é necessária uma lente divergente.
III - Na miopia a imagem se forma antes da retina. 
São verdadeiras as afirmações:
(A) I e II apenas.
(B) I e III apenas.
(C) II e III apenas.
(D) Todas as afirmações.

08) O daltonismo é uma característica de origem hereditária que pode acometer tanto meninos (8%) quanto meninas (1%). Há três tipos de daltonismo: o monocromático ou acromático, o dicromático e o tricromático. Dentre esses tipos, a forma mais comum entre a população se caracteriza por causar cegueira parcial para as cores e a pessoa não enxerga, predominantemente, tons de __________ e _________. 
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas.
(A) roxo; vermelho.
(B) verde; amarelo.
(C) verde; vermelho.
(D) vermelho; violeta.

09) O inverno é a época propícia para o surgimento de várias doenças que podem prejudicar os olhos. Isso acontece devido à diminuição da umidade e à maior concentração de poluentes no ar. Por isso, é importante estar atento à saúde ocular e redobrar a sua atenção com os olhos durante esse período. 
Uma doença comum nessa época do ano é a:
(A) catarata.
(B) labirintite.
(C) astigmatismo.
(D) astigmatismo.

10) A cegueira é um comprometimento que vai desde a percepção de vultos e luminosidade à total ausência de resíduo visual. Já a baixa visão, é uma condição intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente. Pessoas acometidas por essas deficiências podem ser reconhecidas pela cor da bengala que utilizam. 
Uma pessoa cega deve utilizar a bengala de cor
(A) azul.
(B) verde.
(C) branca.
(D) amarela.

11) Sabemos que o corpo humano possui mais de 600 músculos esqueléticos e esses músculos estão associados com os movimentos e a postura do nosso corpo. 
A figura abaixo representa a conexão entre músculo esquelético e osso do calcanhar, auxiliando na sustentação do corpo.
O músculo estriado esquelético liga-se ao esqueleto por estruturas denominadas
(A) ossos.
(B) tendões.
(C) polegares.
(D) diafragmas.

12) O esqueleto humano adulto é formado por 206 ossos e apresenta como principais funções: sustentação do corpo, reserva de sais minerais, produção de células sanguíneas e proteção dos órgãos internos, como coração, pulmão e o cérebro.
Assim como o ser humano, existem animais vertebrados que possuem endoesqueleto (esqueleto interno ao corpo). Outros grupos possuem exoesqueleto (esqueleto externo), já outros nem apresentam esqueletos.
Assinale a alternativa cujo animal apresenta endoesqueleto.
(A) Porco.
(B) Polvo.
(C) Escorpião.
(D) Caranguejo.

13) Sobre o esqueleto, analise as afirmações em (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. Os seres humanos e outros mamíferos possuem esqueletos internos.
II. Os ossos auxiliam os músculos na movimentação e na locomoção.
III. O esqueleto protege órgãos importantes, como o cérebro, a medula, o coração e os pulmões.
IV. O maior osso do corpo humano é o rádio.
Assinale a alternativa correta.
(A) V,F,V,F.
(B) V,V,V,F.
(C) V,V,V,V.
(D) F,V,V,F.

14) O sistema locomotor é formado pelo esqueleto e os músculos, que sustentam nosso corpo em conjunto e permitem uma enorme variedade de movimentos.
Os ossos suportam o peso do corpo, possibilitando que fiquemos em pé. Já os músculos e articulações, permitem inúmeros movimentos, como caminhar, correr, pegar objetos etc. 
Para ocorrer a contração ou o relaxamento do músculo, resultando em movimento, é necessário o comando de um outro sistema. Que sistema é esse? 
(A) Excretor.
(B) Nervoso.
(C) Digestório.
(D) Circulatório.

15) A atividade física é um comportamento que envolve os movimentos do corpo, que são feitos de maneira intencional. Essa atividade pode estar presente no lazer, nas tarefas domésticas ou no deslocamento para a escola ou o trabalho. Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do exercício físico. Ou seja, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
Das alternativas abaixo, qual se refere somente à atividade física?
(A) Participar da corrida de São Silvestre.
(B) Utilizar aparelhos em academias semanalmente.
(C) Arrumar a cama, regar as plantas e organizar o quintal.
(D) Fazer diariamente 20 abdominais, 30 polichinelos e 40 flexões de bíceps.

GABARITO
01B – 02C – 03C – 04D – 05B – 06D – 07D – 08C – 09D – 10C – 11B – 12A – 13B – 14B – 15C.