P.P-MAT/GEO/HIS-3ºB-6ºA/2023

Professor Diminoi
PROVA PAULISTA - MAT/GEO/HIS - 3º BIM - 6º ANO/2023

MATEMÁTICA
01)
As figuras 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às planificações dos sólidos:
(A) Prisma Hexagonal, Pirâmide, Cubo
(B) Cubo, Prisma Hexagonal, Pirâmide
(C) Cubo, Pirâmide, Prima Hexagonal
(D) Pirâmide, Prisma Hexagonal, Cubo

02) A prefeitura do município de Paraiso realizará um campeonato de futebol. Para isso é necessário cortar a grama do seu principal estádio de futebol. João foi contratado para realizar o serviço e, em seu primeiro dia de trabalho, cortou o equivalente a 5/12​ da área total do gramado. No dia seguinte, ele cortou mais 4/12 ​do total do gramado. Qual a fração que representa o total da região do gramado aparado até o momento por João?
(A) 1/12
(B) 3/8
(C) 3/4
(D) 1/2

03) Indique a alternativa que traz a afirmação correta quanto ao nome, ao número de faces, de arestas, de vértices e quais polígonos compõem o poliedro, nesta ordem.
(A) Pirâmide Pentagonal; Faces = 3; Arestas =7; Vértices = 5; Polígonos= 1 pentágono e 3 triângulos.
(B) Prisma Pentagonal; Faces = 6; Arestas =10; Vértices = 6; Polígonos= 1 pentágono e 5 triângulos.
(C) Pirâmide Pentagonal; Faces = 6; Arestas =10; Vértices = 6; Polígonos= 1 pentágono e 5 triângulos.
(D) Prisma Pentagonal; Faces = 3; Arestas =7; Vértices = 5; Polígonos= 1 pentágono e 3 triângulos.

04) Benedito fez uma pequena lista de material escolar que precisa comprar para seu filho. O quadro a seguir mostra o comparativo dos preços dos produtos em duas papelarias próximas da sua residência – Papelaria A e Papelaria B. Ele escolherá uma delas para comprar todos os materiais de sua lista.
A Papelaria B possui um aplicativo de desconto. Nesse dia, o preço do caderno estava com 10% de desconto. Fazendo um comparativo dos preços entre as duas papelarias, é correto afirmar que a melhor opção para Benedito economizar é comprando:
(A) Na papelaria B – pois o valor total de sua compra terá 10% de desconto.
(B) Na papelaria B – pois o preço do caderno está com 10% de desconto.
(C) Na papelaria A ou B, pois em qualquer papelaria ele pagará o mesmo valor em sua compra.
(D) Na papelaria A – pois mesmo que o preço do caderno na papelaria B esteja com 10% de desconto, ainda assim pagaria menos em sua compra na papelaria A. 

05) Flávia e Rita estão participando de uma gincana de doação de alimentos. Juntas, elas conseguiram arrecadar 42 pacotes de arroz de 1kg para doação. Sabendo que Flávia conseguiu arrecadar o dobro de Rita, quanto cada uma arrecadou?
(A) Flávia: 23 pacotes e Rita: 19 pacotes
(B) Flávia: 28 pacotes e Rita: 14 pacotes
(C) Flávia: 14 pacotes e Rita: 28 pacotes
(D) Flávia: 21 pacotes e Rita: 21 pacotes

06) Em um jogo do tipo “adivinhe a forma”, Paulo tinha de descrever aos amigos as características do poliedro a seguir, de modo que eles pudessem determinar seu nome.
Paulo deve descrevê-lo como um poliedro que possui:
(A) duas bases hexagonais e seis faces retangulares.
(B) uma base hexagonal e três faces retangulares.
(C) uma base pentagonal e faces retangulares.
(D) duas bases pentagonais e três faces retangulares. 

07) Alessandra fez um pequeno empréstimo no banco pelo caixa eletrônico no valor de R$ 600,00. Antes de confirmar o empréstimo, recebeu um aviso na tela de que seria cobrado juros de 3% sobre o valor solicitado. Quanto Alessandra deverá pagar pelo empréstimo?
(A) R$ 618,00
(B) R$ 603,00
(C) R$ 18,00
(D) R$ 600,00

08) Na casa de Mariana o gasto diário de água com descargas correspondia a 2/5​ da capacidade da caixa d'água. Com a troca por descargas mais econômicas, esse consumo passou a ser de 1/4​ da capacidade da mesma caixa d'água. Logo a fração da caixa d'água economizada com essa troca foi de:
(A) 3/20
(B) 1/20
(C) 2/4
(D) 1/5

09) Indique a alternativa que apresenta o resultado da operação abaixo.
1/2 + 3/5 – 1/4
(A) 3/20
(B) 17/20
(C) 27/20
(D) 3/3

10) A vista superior da figura é:
(A) 
(B) 
(C) 
(D) 

11) Carla ligou na pizzaria e pediu para entregarem 3 pizzas, do mesmo tamanho, em sua casa, para um jantar em família. No final do jantar, percebeu que todas as pizzas eram divididas em 8 partes iguais e que sobraram três pedaços de pizza. Indique a alternativa que corresponde à fração mista e à fração imprópria, respectivamente, que representam a quantidade de pizza que sua família comeu no jantar.
Os três juntos têm 60 anos. William tem o dobro da idade de Lyara e Júlio tem o triplo da idade que Lyara tem. Descubra a idade de cada um dos primos.


12)
Os primos Willian, Lyara e Júlio gostam de fazer enigmas quando perguntam suas idades. Os três juntos têm 60 anos. William tem o dobro da idade de Lyara e Júlio tem o triplo da idade que Lyara tem. Descubra a idade de cada um dos primos.

(A) Willian: 20 anos, Lyara: 10 anos e Júlio: 30 anos
(B) Willian: 22 anos, Lyara: 15 anos e Júlio: 23 anos
(C) Willian: 20 anos, Lyara: 20 anos e Júlio: 20 anos
(D) Willian: 30 anos, Lyara: 10 anos e Júlio: 20 anos

13) Rafael pretende guardar durante todos os meses de 2023, 20% do seu salário para que, em dezembro, desse ano, utilize o valor economizado na compra de um videogame e presentes para o Natal.
Sabendo que ele ganha R$ 3.000,00, quanto ele terá guardado ao todo?
(A) R$ 7.200,00
(B) R$ 6.000,00
(C) R$ 3.600,00
(D) R$  600,00

14) Carlos possui um álbum de figurinhas de times de futebol. Ele já colou no álbum o equivalente a 4/9​ do total das figurinhas. No final de semana, querendo completar esse álbum foi a banca e comprou o equivalente a 2/5​ do total de figurinhas, e percebeu que nenhuma delas eram repetidas. A fração que representa o total de figurinhas que ainda falta para completar o álbum é:
(A) 6/45
(B) 6/14
(C) 38/45
(D) 7/45

15) Júlio gosta de fazer caminhada diariamente. Em um determinado dia ele percorreu 33443​ quilômetros no período da manhã e 441221​ quilômetros no final da tarde. Neste dia, quantos quilômetros ele percorreu?
(A) 7 Km
(B) 7,6  Km
(C) 8 Km
(D) 8,25 Km

16) Em comemoração ao seu aniversário, uma loja está com a promoção:
Os valores da bicicleta com desconto e com os juros são, respectivamente:
(A) R$ 828,00 e R$ 936,00
(B) R$ 892,00 e R$ 904,00
(C) R$ 972,00 e R$ 864,00
(D) R$ 72,00 e R$ 36,00

17) Os sócios Benedito e Everaldo compraram uma doceria no valor de 78 mil reais. Benedito pagou o equivalente a 1/3​  do valor total da doceria, o restante do valor foi pago por Everaldo. Qual foi o valor pago por Everaldo na compra da doceria?
(A) 75 mil
(B) 52 mil
(C) 26 mil
(D) 39 mil

18) A fração mista 6510105​ pode ser representada pela fração imprópria:
(A) 30/10
(B) 65/10
(C) 80/10
(D) 11/10

19) Erika vende trufas em sua cidade e fez uma pesquisa para saber de qual sabor de trufa as pessoas de seu bairro mais gostam. Obteve como resultado de sua pesquisa que 52 em cada 80 moradores preferem trufa de morango. Qual porcentagem isso representa?
(A) 65%
(B) 0,65%
(C) 28%
(D) 52%

20) Um jogo de Playstation era anunciado pelo valor de R$ 120,00. Após alguns dias, seu preço sofreu um aumento de 5%.
Qual o novo valor desse jogo?
(A) 126 reais
(B) 132 reais
(C) 120 reais
(D) 125 reais

GABARITO
01C – 02C – 03D – 04B – 05B – 06A – 07A – 08A – 09B – 10 – 11A – 12B – 13A – 14D – 15D – 16A – 17B – 18B – 19A – 20A.
 

GEOGRAFIA
01) Leia o texto para responder à questão.
A energia eólica é uma fonte energética alternativa e renovável.  O vento é um recurso inesgotável. A origem do emprego do vento como força para as atividades produtivas tomou forças nas últimas décadas, principalmente devido ao aumento da preocupação com a conservação do meio ambiente.
O funcionamento de uma usina eólica está condicionado à constância dos ventos. Sendo assim, apresenta uma grande dependência das condições da natureza para o seu funcionamento.
O texto apresenta a energia eólica como uma alternativa renovável para a produção da energia elétrica. No entanto para que haja um bom aproveitamento dos campos eólicos é preciso considerar a
(A) origem do emprego dos ventos.   
(B) conservação do meio ambiente. 
(C) velocidade e a frequência dos ventos. 
(D) presença de aerogeradores na paisagem.  

02) Observe a imagem e responda à questão.
O movimento de rotação é aquele em que a Terra leva aproximadamente 24 horas para girar, em torno de si mesma, no sentido anti-horário. Esse movimento resulta na
(A) concepção das fases da lua.
(B) criação das estações do ano.
(C) formação dos meses do ano. 
(D) sucessão dos dias e das noites.

03) Observe a imagem e responda à questão.
O movimento de translação é aquele que a Terra  realiza em torno do Sol.  Uma volta completa corresponde a
(A) uma semana.
(B) uma hora.
(C) um dia.
(D) um ano.  

04) Observe as imagens para responder à questão.
As imagens ilustram os eventos que ocorrem no planeta devido a inclinação do eixo da Terra e seu movimento de translação. Elas correspondem
(A) às estações do ano.
(B) aos dias da semana.
(C) aos dias de um mês. 
(D) às fases da lua.

05) Leia a tabela a seguir para responder à questão.
Os dois fenômenos apresentados acontecem durante o ano.  A partir da leitura do texto é possível afirmar que, no Brasil (Hemisfério Sul), o Solstício de verão acontece por volta do dia 21 de
(A) dezembro.
(B) setembro. 
(C) março. 
(D) junho.

06) Leia o texto a seguir para responder à questão.
A hidrovia do Madeira é uma das mais importantes vias de transporte localizadas no chamado Corredor Logístico Norte. É, também, a segunda hidrovia mais importante do Norte, atrás apenas da hidrovia do rio Amazonas, da qual é um dos principais afluentes da margem direita.
Entre suas características está o fato de ser o principal meio de escoamento da produção de grãos, como soja, milho e açúcar proveniente das plantações de Mato Grosso. Esses grãos chegam ao porto de Porto Velho (RO), depois de um percurso de 800 km pela BR-364. Na hidrovia são realizados os deslocamentos de passageiros e o transporte de carga que tem como destino os grandes centros da região Centro-Oeste.
A Hidrovia do rio Madeira interliga várias cidades das regihttps://img.comunidades.net/pro/professordiminoi/g7aq.pngões Norte e Centro-oeste. As principais funções do rio Madeira são 
(A) o deslocamento de passageiros e o transporte de cargas.
(B) a interligação com o rio Amazonas e a preservação animal.
(C) a ligação entre o Amazonas e Rondônia e a navegação.  
(D) a produção de grãos e uma via de transporte.

07) Leia o mapa a seguir para responder à questão.
O mapa retrata a distribuição do fuso horário no território brasileiro. Nele podemos observar que o Brasil possui
(A) quatro fusos horários.
(B) um único fuso horário.
(C) dois fusos horários.
(D) três fusos horários.

08) Leia a tirinha para responder à questão.
A Tirinha apresenta características marcantes em relação às condições atmosféricas do tempo. As condições apresentadas mostram que o tempo está
(A) nublado.
(B) chuvoso.
(C) estável.
(D) instável.

09) Leia os dados sobre clima para responder à questão.
CLIMA SÃO PAULO - HOJE ATÉ 30 DE AGOSTO 

O boletim climático analisado retrata a previsão do tempo para os próximos 8 dias na cidade de São Paulo. Nele, fica evidente uma queda brusca na temperatura entre 
(A) segunda-feira, terça-feira e quarta-feira.
(B) domingo, segunda-feira e terça-feira.
(C) terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.
(D) quinta-feira, sexta-feira e sábado.

10) Leia o Climograma da cidade de São Paulo e responda à questão.
Na análise do Climograma da cidade de São Paulo fica evidente que os meses que apresentam os menores índices de média mensal de precipitação e de temperatura são
(A) janeiro, fevereiro e dezembro.
(B) janeiro, fevereiro e março.
(C) junho, julho e setembro.
(D) junho, julho e agosto.

GABARITO
01C – 02D – 03D – 04A – 05A – 06A – 07A – 08D – 09D – 10D.
 

HISTÓRIA
01) Cidadania é um conceito que se refere aos direitos, deveres e participação de uma pessoa na vida política de uma sociedade. Esses direitos variaram de acordo com cada sociedade e momento histórico, a definição de quem poderia ser considerado cidadão também foi sendo alterada ao longo do tempo. Sobre a cidadania no mundo grego é correto afirmar que:
(A) mulheres e  escravos tinham direito à participação política e à cidadania plena.
(B) estava restrita a um grupo específico de pessoas,  homens livres nascidos na cidade-estado (pólis).
(C) estrangeiros e escravos maiores de 18 anos não tinham participação política, mas eram considerados cidadãos.
(D) homens e mulheres que atendiam a critérios, como ter pais cidadãos e serem maiores de idade, tinham direitos políticos.

02) Leia o texto para responder à questão.
“Na Antiguidade, um dos exemplos mais conhecidos de escravidão foi o praticado na Roma Antiga, onde as pessoas eram escravizadas por dívidas, por nascimento ou por serem prisioneiras de guerra. Nesse cenário, essas pessoas eram excluídas da vida política, assim como os plebeus que, embora fossem livres, não tinham direitos políticos e poderiam se tornar escravos devido à impossibilidade do pagamento de dívidas.”
A partir do texto acima, sobre a escravidão na Roma Antiga, é correto afirmar que:
(A) representava um dos pilares da economia, sendo ampliada depois da expansão de Roma.
(B) ficava restrita às áreas litorâneas por causa dos portos mediterrâneos.
(C) foi levada para Roma pelos gregos no século VIII a.C.
(D) estava baseada em um critério religioso e racial.

03) Leia o texto para responder à questão.
“[...] romanos e cartagineses se enfrentaram pelo domínio das rotas comerciais marítimas do Mediterrâneo. Os dois povos travaram três guerras, que ficaram conhecidas como Guerras Púnicas. [....]. Roma venceu todos os confrontos, arrasou a cidade de Cartago, escravizou sua população e seus territórios tornaram-se províncias romanas.”
O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que as Guerras Púnicas
(A) permitiram o expansionismo territorial romano e o enfraquecimento do poder do imperador.
(B) levaram ao fim da chamada Pax Romana,  o que motivou o fortalecimento do poder dos plebeus.
(C) enfraqueceram o exército e prejudicaram o total controle de Roma sobre o Mar Mediterrâneo.
(D) impactaram significativamente a expansão territorial e o poder político,  fortalecendo militarmente e economicamente a cidade de Roma.

04) Observe a imagem e responda à questão.
Alexandre da Macedônia, também conhecido como Alexandre Magno.
Sobre o reinado de Alexandre Magno, podemos afirmar que
(A) iniciou um processo de fusão de elementos da cultura grega com a macedônica, dando origem à chamada cultura helenística.
(B) permitiu que os romanos invadissem a Macedônia, transformando o território macedônico em uma colônia.
(C) foi responsável pelo fim do processo de expansão do Império Macedônio.
(D) garantiu o fim das chamadas Guerras Médicas, ao invadir a Pérsia.

05) Observe a imagem e responda à questão.
Durante a transição do sistema republicano para o imperial em Roma, ocorreram várias mudanças no exército, entre elas
(A) o recrutamento de escravizados.
(B) a diminuição do poder dos generais.
(C) o alistamento de mulheres como soldados de infantaria.
(D) a profissionalização, com soldados recebendo salários e servindo em tempo integral.

06) Observe a imagem e responda à questão.
Pax Romana foi como ficou conhecido um período de relativa paz e estabilidade durante o início do Império Romano. Sobre esse período, que durou aproximadamente 200 anos, pode-se afirmar que:
(A) garantiu a expansão da cultura romana pelas regiões conquistadas.
(B) criou um longo período de instabilidade e guerras internas.
(C) diminuiu o poder do imperador nas províncias.
(D) marcou o início da República em Roma.

07) Leia o texto para responder à questão.
[...] Para os romanos, desde o período da república, território era sinônimo de riqueza. Roma obtinha das mais diferentes províncias minérios (como ouro, prata e cobre), pedras preciosas, cereais (especialmente o trigo), vinho e azeite, madeiras nobres, mármore e cerâmica, seda, linho e pigmentos.[...]
De acordo com o texto a economia romana
(A) foi baseada unicamente na agricultura e no trabalho assalariado de imigrantes bárbaros.
(B) entrou em crise devido à confecção de dinheiro em notas, colocando fim à produção de moedas.
(C) estava ligada à compra e venda de artigos manufaturados, vindos principalmente da indústria.
(D) era baseada na expansão territorial e na diversidade de produtos vindo de diferentes regiões.

08) Observe a imagem abaixo e responda ao que se pede.
Ostrogodos, Visigodos, Vândalos e Hunos são alguns povos chamados Bárbaros que acabaram conseguindo dominar partes do Império romano, contribuindo para sua queda e para a mistura de hábitos culturais na Europa. Qual a definição de Bárbaro para os romanos?
(A) Povos que não conheciam a escrita e que se uniram  durante as Guerras Púnicas.
(B) Povos que não praticavam a cultura greco-romana  e viviam fora das fronteiras do Império.
(C) Povos que lutaram com gregos e troianos contra os persas para garantir o controle do Mar Egeu.
(D) Povos que garantiram a união do Império Romano do Ocidente e do Oriente a partir da Pax Romana.

09) O Império Romano permaneceu integrado por mais de quatro séculos e enfrentou uma série de desafios que contribuíram para a sua crise e posterior divisão. Vários fatores desempenharam um papel importante nesse processo, entre os quais
(A) a guerra civil entre Roma e Constantinopla.
(B) a crise do sistema escravista e a guerra contra Cartago.
(C) a crise político-econômica e as invasões bárbaras.
(D) a corrupção e aumento do ritmo de conquistas territoriais.

10) Observe o mapa para responder à questão.
O mapa acima apresenta uma característica da Europa medieval:
(A) Fragmentação do poder político.
(B) Influência das culturas populares.
(C) Expansão religiosa do politeísmo.
(D) Crescimento das atividades comerciais.

GABARITO
01B – 02A – 03D – 04A – 05D – 06A – 07D – 08B – 09C – 10A.