PROVA PAULISTA 1ºBim/2023-HISTÓRIA 7

Professor Diminoi

Prova Paulista – 1º Bimestre/2023
HISTÓRIA – 7º Ano


01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem e leia o texto abaixo. Representação do uso de uma máquina a vapor durante a Primeira Revolução Industrial
O que é Modernidade?
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características. [...]
O pensamento racional e o método cartesiano pavimentaram o caminho para os eventos que foram vistos como o ponto inicial da era moderna: a revolução industrial. A sociedade europeia passava por uma série de mudanças motivadas por grandes conflitos bélicos e ideológicos. [...]
Com base nessa imagem e nesse texto, a ideia de modernidade presente no contexto apresentado está ligada:
(A) à consolidação do Mercantilismo como modo de produção.
(B) à diminuição da busca por novas colônias pelos países europeus.
(C) ao desenvolvimento científico e do Capitalismo no mundo Ocidental.
(D) ao crescimento do campesinato e das relações feudais no continente europeu.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A Idade Moderna foi um período em que, política e economicamente, mudanças significativas começaram a acontecer. [...] o estabelecimento dos Estados nacionais, que se iniciou na Baixa Idade Média, contribuiu para mudanças significativas na forma como o poder era exercido. Aquele poder descentralizado da Idade Média, que fazia o rei depender da fidelidade de seus nobres por meio de um acordo de vassalagem e suserania, perdeu espaço, e o poder centralizado do rei estabeleceu-se no lugar. As monarquias absolutistas foram a forma de governo encontrada para que os Estados pudessem lidar com a complexidade da burocracia moderna.
De acordo com esse texto, a ideia de Idade Moderna está associada a fatos
(A) arqueológicos.
(B) biológicos.
(C) literários.
(D) políticos.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] Inspirados pelos humanistas, artistas italianos iniciaram um movimento cultural conhecido como Renascimento. O grande interesse dos renascentistas era recuperar elementos da cultura greco-romana para os seus dias. [...]
O Renascimento teve seu início na Itália, pois lá se encontrava uma série de condições favoráveis, como: a ação de mecenas (pessoas com boas condições financeiras que patrocinavam os artistas); a presença de vários intelectuais bizantinos que fugiram para a Itália após a queda de Constantinopla em 1453; inúmeros elementos preservados da Antiguidade; o acúmulo de riquezas de algumas cidades que foi utilizado nas artes.
Com o Renascimento houve também um aumento na qualidade e quantidade das obras produzidas [...]. Mas, mesmo com o grande número de obras produzidas, o Renascimento apresentou características comuns como a diversificação dos temas das obras (antes monopolizados pela Igreja) e o desenvolvimento de novas técnicas como a pintura a óleo e a perspectiva, que permitia a percepção de volume e profundidade. [...]
Com base nesse texto, em relação à cultura, o movimento renascentista europeu buscava:
(A) o retorno de temáticas das artes primitivas.
(B) o resgate de elementos da Antiguidade Clássica.
(C) a identificação com obras que retratassem a crescente ruralização.
(D) a valorização da influência religiosa como elemento central na vida humana.

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] A Europa do começo do século XVI se agitava por conta da Reforma Protestante. Quando o padre agostiniano Martinho Lutero afixou as 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, não se imaginava as consequências daquele ato. O religioso questionava práticas do clero católico, como a cobrança de indulgências, afinal, o fiel não precisava mais se arrepender dos pecados para obter o perdão, mas sim depositar algumas moedas nos cofres das igrejas que a alma já estava absolvida. [...]
Esse texto destaca que a Reforma Protestante estava relacionada
(A) ao apoio do catolicismo à participação política dos servos.
(B) à forma de aumento do poder político do catolicismo.
(C) à negação de práticas tradicionais do catolicismo.
(D) ao limite imposto pelo catolicismo ao poder dos reis.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
No século XVII, basicamente, todas as potências europeias viviam sob o regime das monarquias absolutistas. Tais governos se fortaleceram desde os últimos tempos medievais, quando a crise que então assolava a Europa feudal abriu espaço à formação dos Estados Nacionais Modernos. Neste momento, a existência de um governo centralizador foi fundamental no processo de unificação territorial, jurídica e monetária pelo qual passaram países como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. [...]
Com base nesse texto, a organização política de muitos países europeus no século XVII era centrada
(A) nos poderes que eram atribuídos ao rei.
(B) nas reivindicações de origem popular.
(C) nas determinações politeístas.
(D) nos processos industriais.

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.
Pintura “O nascimento de Vênus”, 1485
As personagens mostradas na obra renascentista retratada nessa imagem representam um exemplo do
(A) cristianismo.
(B) humanismo.
(C) feudalismo.
(D) protestantismo.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.
Essa imagem destaca que a ação dos jesuítas nas Américas, durante o período colonial, estava relacionada ao objetivo de:
(A) catequizar os povos originários.
(B) comercializar produtos com os povos originários.
(C) competir economicamente com os povos originários.
(D) conseguir tecnologias dos povos originários.

08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023)  Leia o texto abaixo.
 Humanismo, renascimento e revolução científica
 [...] O humanismo foi um movimento artístico e intelectual surgido na Itália no século XIV e que valorizou a Antiguidade Clássica. Para os humanistas o homem era a medida de todas as coisas e estava no centro do universo (antropocentrismo). Assim, consideravam o homem não só uma criatura espectadora da obra de Deus, mas, dotado de razão, era autor de grandes realizações.
Essa visão contrariava a Igreja, que via o homem marcado pelo pecado e dependente da fé para a salvação da alma. Entretanto, os humanistas buscavam o equilíbrio entre os autores pagãos da Antiguidade e os ensinamentos cristãos da Bíblia. [...]
Com base nesse texto, os representantes do movimento humanista do Renascimento valorizavam:
(A) a racionalidade e os elementos mundanos presentes na sociedade.
(B) a interferência da política e das guerras na elaboração das artes.
(C) as perspectivas de permanência entre as artes feudal e Clássica.
(D) as temáticas relacionadas às religiosidades presentes na política.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante foi a Contrarreforma, que foi pensada entre os anos de 1545 e 1563, na cidade italiana de Trento. Um concílio foi convocado pelo Papa Paulo III para que o alto clero católico se reunisse para reagir à cisão promovida pela Reforma. O Concílio de Trento pretendia reforçar a doutrina católica, tão contestada pelas novas igrejas cristãs, e combater as heresias, mantendo a unidade dentro do catolicismo. [...]
De acordo com esse texto, a Contrarreforma foi um movimento que está relacionado a
(A) uma política de separação entre Estado e religião nas sociedades da Europa.
(B) uma continuidade das práticas coloniais nas Américas.
(C) um processo de mistura cultural entre indígenas e europeus nas Américas.
(D) um contexto de conflitos religiosos na Europa.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] A formação do Estado Absolutista Francês, ou da Monarquia Nacional Francesa, está ligada à ascensão da defesa do modelo do absolutismo na França, cujo principal arquiteto foi Armand Jean Du Plessis, o Cardeal Richelieu (1585-1642). Richelieu tornou-se ministro da França em 1624, nomeado pela rainha Maria de Médici. A partir de então, Richelieu passou a empreender uma profunda reforma no sistema político francês, endurecendo o poder executivo, acentuando a doutrina da origem divina do poder do rei e rechaçando os aristocratas que se interpunha ao seu projeto, incluindo a rainha. [...]
Com base nesse texto, a formação da Monarquia Nacional francesa foi fortemente influenciada pelo
(A) crescimento do feudalismo.
(B) destaque dado à burguesia.
(C) enriquecimento dos servos.
(D) poder político do cristianismo.

GABARITO
01C – 02D – 03B – 04C – 05A – 06B – 07A – 08A – 09D – 10D.