SIMULADO SARESP 9º - CIÊNCIAS DA HUMANAS

Professor Diminoi

SAREP -9º ANO
01) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) emprego na indústria teve a maior queda desde 2001
A charge indica um dos efeitos do processo histórico denominado
(A) Renascimento.
(B) Revolução Francesa.
(C) Globalização.
(D) Mercantilismo.
Resolução:
A globalização é um conjunto de transformações, de ordem mundial, ocorridas tanto na política quanto na economia desde o final do século XX. Criou pontos em comum no aspecto político, social, cultural e político e tornou o mundo interligado. Nas últimas décadas, a globalização e a revolução tecnológica e científica, grandes responsáveis pela automação da produção, são as principais causadoras do aumento do desemprego. O texto exemplifica esse processo, mostra a chaminé, que se percebe nitidamente que pertence a uma fábrica, e a fumaça com várias solas de sapato representando o “chute” que os empregados levaram de seus patrões, ou seja, os empregados que perderam seus empregos.
Alternativa: C

02) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Responsabilidade e consciência política!
     Toda pessoa, consciente de sua respectiva legitimidade social e do sentido da cidadania, é um ser político por natureza. Justamente por isso, é impossível dissociar a política da vida humana. Enganam-se aqueles que a reduzem ao simples ato de votar de dois em dois anos. Seria uma minimização considerá-la a partir das urnas, ao passo que ela se vincula a todas as esferas da sociedade: família, instituições, religião, saúde, educação, emprego, moradia, recursos hídrico-sanitários e economia, entre outras. Portanto, falar de política é também discorrer sobre as cabais realidades que fecundam e concedem sentido à vida humana, organizada em agrupamentos sociais. Hoje, não é possível mencionar o termo “política” distante das implicações pessoais que sua articulação nos condiciona. É errônea qualquer expressão na qual a pessoa se isenta da vida política, como se esta não lhe tivesse nenhuma consequência particular. Aqui, vale o dito do historiador britânico Arnold Toynbee: “O maior castigo para estes que não se interessam por política é que serão governados
por quem se interessa”. Acredito que o problema surge ao confundirmos “política” com “politicagem”: palavras derivadas na etimologia, mas completamente diferentes na vivência.
De acordo com o texto, a participação política é fundamental na vida do cidadão porque
(A) dá a ele o direito ao voto, por meio do qual são escolhidos os representantes do poder público que tomarão as decisões mais importantes para o futuro do país.
(B) faz com que ele seja obrigado a participar das decisões e lutas pelas conquistas sociais que são necessárias no seu ambiente.
(C) permite que ele exerça o direito à sua cidadania, até mesmo porque todo ser humano é um ser político por natureza.
(D) transmite a ele a certeza de que seus governantes eleitos cumprirão com suas responsabilidades na esfera do trabalho público.
Resolução:
É importante observar o que torna a participação política fundamental na vida do cidadão. O texto esclarece que há coisas mais importantes do que o voto. É mais importante o exercício do direito à cidadania. Para o autor, o ser humano é um ser político por natureza. Se ele não exerce a participação política, não exerce por completo o que ele é como ser humano
Alternativa: C

03) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
O mapa mostra alguns dos principais blocos econômicos no mundo. Analisando os agrupamentos e considerando as intenções que sustentam os agrupamentos, sabe-se que esses blocos
(A) facilitam o livre-comércio entre os países-membros do bloco, mas impõem sérias restrições para a entrada de produtos de países que não são membros, dificultando as relações internacionais.
(B) podem ser vantajosos para as empresas locais, porque a livre importação de produtos de países vizinhos pode facilitar a entrada de mercadorias mais baratas no país, competindo com os preços dos produtos locais.
(C) selecionam os países que participarão do bloco considerando níveis aproximados de potencial econômico e ideologias políticas semelhantes, para evitar conflitos desnecessários.
(D) fortalecem a representação das potências econômicas globais, alterando as fronteiras econômicas para além das fronteiras individuais dos países e ressignificando as relações globalizadas.
Resolução:
É importante observar o mapa e ver que as fronteiras não são as dos países, mas sim as dos blocos econômicos. É preciso também analisar o mapa do ponto de vista de uma economia globalizada e conhecer as bases comuns dos blocos: o livre-comércio, a isenção de impostos ou criação de incentivos fiscais, as facilidades aduaneiras, etc.
Daí se observa que nem sempre os blocos são vantajosos, o que torna incorreta B; nem todos os países possuem afinidades político-econômicas, o que invalida C; e a globalização não promove restrições aos países que não são membros dos blocos. Restrições são impostas para cercear abusos de poder, por exemplo. Isso invalida A, restando D como resposta correta.
Alternativa: D

04) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
O durável mais que o descartável
     As opções duráveis, em regra, são sempre melhores que as descartáveis. Salvo algumas exceções (como no caso de itens de enfermaria, em que a segurança em relação à contaminação é inquestionável), optar por algo que não precisa ser substituído rapidamente ou que você “usa e joga fora” evita que mais recursos naturais sejam usados para produzir um novo item. Como no caso emblemático da substituição das sacolas plásticas descartáveis por sacolas duráveis. Mesmo que um produto durável seja mais caro, de imediato, que o descartável, ele pode “reembolsar” o consumidor ao longo do seu período de uso. Um bom exemplo é o caso das lâmpadas LED, que duram até 13 anos e consomem muito menos energia elétrica para a mesma luminosidade. O preço maior pago pela LED é “devolvido”, pela redução da conta de energia do consumidor, em apenas 1 ano ao substituir uma lâmpada incandescente, e em 3 anos ao substituir uma lâmpada fluorescente. A obsolescência acelerada (itens que são programados para durar menos) também é algo a se levar em conta na escolha por duráveis. O caminho para as empresas é investir nos serviços de conserto e reparação de itens das suas marcas, incentivando outro tipo de relação com a sua produção.
E produtos duráveis contribuem para que menos resíduos sejam gerados, evitando a poluição e obstrução de vias e canais de escoamento de água – o que traz riscos de doenças, especialmente quando se considera que boa parte ainda não vai para aterros sanitários. Lembre-se: resíduo bom é resíduo não gerado.
Instituto Akatu.
A proposta apresentada no texto como medida para reduzir a destruição do meio ambiente e a poluição parte do pressuposto de que
(A) as atitudes ecologicamente corretas podem custar mais caro, mas são mais vantajosas quando se analisa a relação custo-benefício.
(B) alguns produtos passam por um processo de obsolescência acelerada, o que torna necessário o seu descarte em curto prazo de tempo.
(C) os aterros sanitários são uma solução para reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados pelas p(essoas e pelas indústrias.
(D) os produtos descartáveis precisam ser completamente substituídos por produtos reutilizáveis para que a poluição seja minimizada.
Resolução:
É importante observar que o texto defende o uso de produtos de longa duração, mas admite descartáveis em ambientes hospitalares, por exemplo. Termina dizendo que resíduo bom é o resíduo não gerado, ou seja, mesmo em aterros sanitários, os resíduos continuam lá e, portanto, não são bons. E afirma, logo no início, que um produto, mesmo sendo mais caro do que um descartável, tem melhor relação custo-benefício quando se considera o fato de que ele não produz resíduos sólidos depositados desnecessariamente no ambiente pelo descarte precoce.
Alternativa: A

05) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A charge representa uma atitude da intervenção do homem sobre a natureza e possui o significado de
(A) reconhecer a ação do homem sobre a natureza como um mal necessário.
(B) mostrar a atitude egoísta do homem que degrada a natureza, sem refletir sobre suas consequências.
(C) defender a ação do homem sobre a natureza, demonstrando que a degradação é inevitável.
(D) admitir a necessidade de livrar-se do lixo produzido, ainda que seja na natureza.
Resolução:
A charge representa a ação negativa do homem sobre a natureza, que para livrar-se do lixo que produz contamina o meio ambiente e o hábitat natural dos animais. Mostra ainda a atitude egoísta do homem, que destrói sem pensar o meio ambiente do qual faz parte e do qual precisa, intervindo no meio ambiente negativamente.
Alternativa: B

06) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Podemos identificar na charge um dos efeitos da atividade humana sobre o meio ambiente. Esse efeito é chamado
(A) desertificação, que tem como uma de suas consequências a perda de solos por erosão e aumento das secas.
(B) poluição, que tem a chuva ácida como um dos seus efeitos mais perigosos para a população.
(C) caça desenfreada, que tem responsabilidade sobre o agravamento da extinção de várias espécies.
(D) aquecimento global, que tem como resultado o aumento do calor e provoca tempestades mais agressivas.
Resolução:
O texto exemplifica um dos processos criados pela ação do homem no meio ambiente: a desertificação, que faz com que o solo de uma determinada região perca suas características originais e se transforme em um solo desertificado.
A desertificação traz várias consequências graves que afetam o meio ambiente, a economia e toda a sociedade. O que podemos identificar no texto apresentado é a eliminação da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, o aumento da seca e do processo de erosão e a indisponibilidade de recursos hídricos.
Alternativa: A

07) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A interpretação da imagem permite afirmar que o rapaz
(A) demonstra uma atitude irresponsável em relação ao problema mundial da falta de água potável.
(B) exemplifica a atitude despreocupada de todos os jovens diante dos problemas sociais mundiais.
(C) revela uma confiança no futuro, considerando que a água, por ser um recurso natural, não acabará.
(D) apresenta uma atitude de descaso porque acredita que a questão da falta de água é uma manipulação política.
Resolução:
O problema da falta de água potável no mundo é um assunto de debate e preocupação mundial. O questionamento sobre se teremos água potável dentro de poucas décadas é algo que alarma todo o mundo. O menino, ao tomar banho demoradamente, exemplifica a atitude irresponsável das pessoas que de alguma forma desperdiçam água.
Alternativa: A

08) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Em relação aos refugiados com destino à Europa, o mapa demonstra que
(A) o Afeganistão e a Somália são considerados os principais países de origem dos refugiados que almejam chegar à Europa.
(B) a Líbia e a Jordânia possuem condições de abrigar refugiados, pois são países de origem e também de destino para eles.
(C) o Egito, a Turquia e os demais países de origem e passagem possuem acesso mais fácil ao território e(uropeu.
(D) a Itália e a Grécia são consideradas pelos refugiados as principais portas de acesso ao território europeu.
Resolução:
O texto visual apenas demonstra as rotas. É preciso complementar as imagens com o repertório pessoal do estudante. Itália e Grécia como destinos para os refugiados são assunto em todas as mídias. Para eliminar as demais alternativas, basta verificar as informações sobre as rotas no mapa.
Mas é necessário analisar a situação dos países, caso a caso. Não há dados para identificar os principais países de origem quando comparados entre si. Não há dados sobre as condições de nenhum país para receber refugiados. Não há dados sobre a facilidade de acesso ao continente europeu.
Alternativa: D

09) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Cresce a valorização do voluntariado no Brasil e no mundo
     Em um mundo cheio de desigualdades sociais, cresce cada vez mais a importância de quem realiza trabalhos voluntários. A Organização das Nações Unidas (ONU) caracteriza como voluntário “o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem--estar social, ou outros campos (...)”.
     No Brasil, em 18 de fevereiro de 1998, foi sancionada a Lei n. 9.608/98 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. A legislação considera o trabalho voluntário como atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha “objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade”.
     A assistente social Carolina Diniz explica que voluntariado é aprender ativamente a exercer a cidadania, porque se age e participa da sociedade. Além disso, Carolina ressalta que essa cidadania deve ser exercida de forma solidária e livre.
     “Acredito que é graças a esse tipo de trabalho que a sociedade tem suprido em muitos lugares a falta de investimentos governamentais em educação, saúde e lazer”, diz a assistente social.
Considerando as informações do texto e o conhecimento que um jovem aprende na escola durante a Educação Básica, constata-se que
(A) as desigualdades sociais crescem no mundo porque há um número muito pequeno de jovens envolvidos em trabalhos voluntários.
(B) os investimentos governamentais em campanhas de mobilização de voluntários têm sido insuficientes para convencer os jovens.
(C) os conhecimentos adquiridos na vida escolar capacitam o jovem para exercer sua cidadania atuando como voluntário em projetos sociais.
(D) as atividades voluntárias são regulamentadas por lei no Brasil para que os jovens entendam que não serão remunerados por esse tipo de trabalho.
Resolução:
É importante ler com atenção o enunciado e focalizar no texto a busca por informações referentes às atividades voluntárias. Observando que as atividades voluntárias se concentram em áreas como “cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social”, o jovem pode concluir que seu conhecimento escolar prepara-o para atuar em diversas dessas atividades.
Alternativa: C

10) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     A liberdade é um aspecto fundamental na dignidade da relação de trabalho, que deve ser fonte de desenvolvimento econômico e social, permitindo a trabalhadoras e trabalhadores a sua plena realização como cidadãs e cidadãos produtivos. A ausência da liberdade na relação de trabalho nega a própria essência do trabalho decente.
     Para a Organização Internacional do Trabalho – OIT, trabalho decente é “um trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança e que seja capaz de garantir uma vida digna para trabalhadores e trabalhadoras”. O trabalho decente pressupõe remuneração justa, jornada e períodos de descanso adequados, não discriminação, proteção da saúde e segurança no trabalho, acesso a benefícios previdenciários, direito à sindicalização e liberdade na escolha de engajar-se (ou permanecer engajado) numa relação de trabalho.
Segundo o texto, exercer o direito ao trabalho decente significa
(A) fazer apenas o que se gosta e ser um profissional produtivo.
(B) poder descansar sempre que necessário para recuperar as forças.
(C) cumprir com seus deveres no decorrer da trajetória profissional.
(D) ter liberdade de escolha e receber uma remuneração digna.
Resolução:
É necessário eliminar as respostas menos consistentes para chegar à do gabarito. O texto nos fala sobre liberdade, equidade, remuneração, vida digna. São estas as palavras que nos levarão a concluir que o exercício do direito ao trabalho decente significa, entre outras coisas, ter liberdade de escolha e receber uma remuneração digna.
Alternativa: D

11) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     A quantidade de informações trocadas na internet todos os dias revela o interesse que as pessoas têm em aprender cada vez mais. Em alguns casos, as pessoas buscam a rede apenas por curiosidade; em outros, a busca é por uma necessidade do cotidiano, mas pode-se supor que a grande audiência da internet é formada por aqueles que buscam aprender mais sobre outros assuntos.
     Essas incontáveis possibilidades que a internet oferece em termos de conhecimento conduzem à necessidade de se fazer uma analogia entre o que a rede oferece ao público e aquilo que o Iluminismo propunha no século XVIII. Ambos convergem ao ponto onde o conhecimento deve estar acessível a todos, independentemente de fatores políticos, sociais ou econômicos.
     A meta que devemos seguir, então, não deveria ser de uma internet centralizada, para poucos. Mas, sim, de uma internet iluminista.
A partir do texto, a relação que se pode estabelecer entre o que a internet oferece às pessoas e o pensamento iluminista é o fato de que ambos defendem que
(A) o conhecimento seja pautado na razão.
(B) o conhecimento esteja disponível para todos.
(C) as informações sejam interessantes para as pessoas.
(D) as informações atraiam apenas quem quer aprender.
Resolução:
É importante observar que o texto estabelece paralelos entre a internet e o Iluminismo desde o princípio. Mas, no meio do texto, a ideia de que é preciso tornar o conhecimento disponível para todos é apresentada com clareza, afirmando que este é um objetivo da internet, assim como foi do Iluminismo.
Alternativa: Bhttps://img.comunidades.net/pro/professordiminoi/9ch7sedr334.jpg

12) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A produção agrícola transgênica, apesar de toda a polêmica que gira em torno do assunto, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A leitura do mapa permite afirmar que, proporcionalmente ao território, a produção agrícola transgênica
(A) tem como seus maiores representantes dois países, localizados na América do Norte e na América do Sul.
(B) tem como maior potência mundial a China, país localizado na Ásia.
(C) tem representantes em todos os continentes do planeta, fato que mostra sua importância.
(D) tem representantes em todos os continentes, exceto na Ásia, onde a agricultura é familiar.
Resolução:
A produção agrícola transgênica tem aumentado em muitos países. Pela observação do mapa é possível identificar os maiores representantes da produção agrícola de transgênicos: os Estados Unidos, localizado na América do Norte, com uma porcentagem de 73,1% de seu território com plantações transgênicas, e o Brasil, localizado na América do Sul, com uma porcentagem de 42,2% de seu território com plantações transgênicas. Para responder à questão, o estudante precisa identificar a localização dos países no mapa e fazer uma leitura correta dos dados nele apresentados.
Alternativa: A

13) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Poluentes Climáticos de Vida Curta (PCVC ou, em inglês, SLCP) – são poluentes que têm vida relativamente curta na atmosfera (de alguns dias a algumas décadas), apresentam efeitos nocivos à saúde, ao ambiente e também agravam o efeito estufa. Os principais PCVC são o carbono negro, o metano, o ozônio troposférico e os hidrofluorocarbonetos (HFC).
     Fontes – as fontes principais de carbono negro são a queima ao ar livre de biomassa, motores a diesel e a queima residencial de combustíveis sólidos (carvão, madeira). As fontes de metano antropogênicas são sistemas de óleo e gás, agricultura, criação de animais, aterros sanitários e tratamentos de esgoto. Com relação aos HFC, seu uso ocorre principalmente em sistemas de ar condicionado, refrigeração, supressores de queima, solventes e aerossóis.
     Efeitos – os PCVC têm efeitos negativos sobre a saúde humana, sobre os ecossistemas e sobre a produção agrícola. O carbono negro é um dos componentes do material particulado, o qual apresenta efeitos nocivos sobre os sistemas respiratório e sanguíneo, podendo levar a óbito. O metano tem grande potencial de aquecimento global, além de ser precursor na formação do ozônio troposférico.
Os HFCs, assim como o metano, também apresentam grande potencial de aquecimento global.
A partir do exposto, constata-se que um dos principais agravantes da poluição atmosférica no mundo moderno é o fato de que os PCVC
(A) são poluentes que têm vida relativamente curta na atmosfera, permanecendo no ar por períodos que vão de alguns dias até algumas décadas.
(B) são elementos que, por estarem no ar que respiramos, são nocivos à saúde e contribuem para provocar diversas doenças respiratórias nas pessoas.
(C) são elementos lançados diariamente na atmosfera em grande quantidade pelas indústrias, pela agricultura e até mesmo pelas residências.
(D) são poluentes que têm agravado seriamente o problema do aquecimento global, cujos efeitos já estamos sentindo em nossa vida.
Resolução:
É importante partir de uma boa análise do enunciado da questão: procuramos o que agrava a poluição atmosférica no mundo, e não quais são as consequências da poluição atmosférica. Portanto, A, B e D estão incorretas, pois tratam das consequências, e não da causa.
A causa é o fato de que, embora os poluentes climáticos permaneçam na atmosfera por pouco tempo, um dos principais agravantes da poluição atmosférica no mundo moderno é o fato de que eles são elementos lançados diariamente na atmosfera em grande quantidade pelas indústrias, pela agricultura e até mesmo pelas residências.
Alternativa: C

14) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Turismo nas cavernas
     O turismo em cavernas é uma opção de desenvolvimento sustentável que atrai muitas comunidades. Mas a regulamentação desse turismo ainda tem muitas arestas a serem aparadas entre espeleólogos, agentes de viagens e os diversos tipos de turistas: os aventureiros, dispostos a fazer rapel, canyoning, mergulho ou escaladas radicais; os religiosos, que realizam cerimônias dentro das cavernas, e os turistas tradicionais, que muitas vezes deixam um rastro de lixo e depredações ao longo dos caminhos que percorrem.
     Não existe visita à caverna que não interfira em seu ambiente interno. Mas podem existir planos de manejo do turismo em cavernas, com as melhores alternativas para minimizar essa interferência. As soluções são diferentes para cada caverna e até para cada galeria de uma mesma caverna, por isso os planos de manejo dependem de avaliações técnicas de espeleólogos, especialistas que, no Brasil, não têm profissão regulamentada nem formação acadêmica específica e, via de regra, trabalham voluntariamente, por amor às cavernas.
Em relação ao turismo nas cavernas e à preservação do meio ambiente, o autor do texto defende que
(A) a exploração das cavernas de todos os tipos para finalidades turísticas precisa ser proibida.
(B) a avaliação técnica de cada caverna pode indicar maneiras específicas de prevenir danos em cada uma delas.
(C) a regulamentação desse tipo de turismo é suficiente para garantir a preservação do meio ambiente.
(D) a fiscalização dos grupos de religiosos e turistas tradicionais que visitam as cavernas precisa ser aumentada.
Resolução:
É importante observar que o autor não faz nenhum indício à proibição das visitas às cavernas. Ele apenas afirma que sempre haverá algum tipo de dano, mas que os danos podem ser minimizados. Daí é preciso prestar atenção à segunda parte do texto, em que ele afirma que especialistas podem analisar cada caverna, uma vez que são todas diferentes, e propor medidas de preservação para cada uma. Assim, o turismo deveria seguir medidas dife
Alternativa: B

15) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Pela análise dos gráfi cos, conclui-se que o Brasil utiliza
(A) prioritariamente a energia proveniente do petróleo e biomassa, igualando-se ao panorama mundial em relação ao petróleo.
(B) minimamente a energia proveniente do carvão mineral, igualando-se ao panorama mundial, que utiliza muito pouco essa fonte de energia.
(C) amplamente a energia hidrelétrica e a energia nuclear, panorama semelhante ao mundial, que também as utiliza em grande escala.
(D) reduzidamente a energia solar, eólica e geotérmica, aproveitando-as ainda menos que os outros países do mundo
Resolução:
Para responder à questão, o estudante precisa localizar os dados indicados nos dois gráficos, o gráfico mundial e o gráfico do Brasil, estabelecendo corretamente as relações entre ambos. Precisa dedicar atenção especial ao consumo de petróleo, que representa praticamente a mesma porcentagem tanto no Brasil quanto nos demais países do mundo. Deve observar também que a utilização de fontes de energias alternativas é muito maior no Brasil do que na média mundial.
Alternativa: A

16) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A análise do gráfico sobre a atividade energética mundial nos permite concluir que
(A) a população mundial tem utilizado outras fontes de energia, mas ainda é muito dependente do petróleo e é necessário buscar outras saídas.
(B) a população mundial já utiliza em alta escala os combustíveis renováveis como fonte de energia e como substitutos para o petróleo.
(C) a população mundial utiliza em grande escala a energia nuclear, grande parte dos países de todo o mundo tem investido nesse tipo de energia.
(D) a população mundial utiliza em menor escala fontes energéticas como o carvão mineral e o petróleo porque são recursos esgotáveis e poluentes.
Resolução:
A questão exige que o estudante leia com atenção o texto verbal, que informa que o consumo de alimentos O gráfico representa a porcentagem de uso das fontes energéticas disponíveis pela população mundial. Observando os dados chega-se à conclusão de que, apesar da utilização de outros tipos de energia além do petróleo, ele continua sendo o principal fornecedor mundial de energia, fato que alerta para a necessidade de buscar outras fontes de energia, já que há o risco de uma breve exaustão das jazidas de petróleo.
Alternativa: A

17) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A luta de classes explica o mundo
     O filósofo italiano Domenico Losurdo analisa a atualidade do conceito marxista em um momento em que a renda está sendo redistribuída a favor das classes privilegiadas.
     O mundo era propriedade de poucas grandes potências colonialistas, da Ásia à América Latina. Hoje o quadro é outro, mas ela continua como luta anticolonialista: não é mais pela independência nacional, mas assume a forma de disputa econômica. Uma citação de Mao Tsé-tung torna-se útil outra vez. Na véspera da proclamação da República Popular da China, em 1949, ele avisou: “Se, depois da conquista do poder, não tivermos em conta que os Estados Unidos querem que a China continue dependendo do trigo americano, a China continuará sendo substancialmente uma colônia no plano econômico. Nesse caso, a independência política será meramente formal”. Mao entendeu claramente que o processo de libertação do colonialismo passou da fase político-militar para a político-econômica. Dessa maneira, podemos entender o que acontece nos dias de hoje com a China: uma das formas da luta de classes vigente é a tentativa de quebrar o monopólio ocidental da alta tecnologia. Isso vale também para a América Latina, que se liberou definitivamente da Doutrina Monroe, mas continua a batalha pela independência econômica e pelo desenvolvimento autônomo.
De acordo com Domenico Losurdo,
(A) com o fim do colonialismo sobre a Ásia e a América Latina, os países se tornaram independentes para conduzir o rumo de suas decisões econômicas.
(B) com o crescimento da globalização, as relações político-econômicas ainda mantêm inúmeros países reféns das decisões das grandes potências.
(C) com o advento da tecnologia, o controle das grandes potências sobre os países menos desenvolvidos se tornou insuperável.
(D) com o processo de libertação do colonialismo, estabeleceram-se novas relações entre os países, visando preservar a independência de cada um.
Resolução:
É importante observar que o texto trata da independência territorial. E defende que a liberdade do território não significa, em um mundo pautado por relações econômicas globalizadas, independência financeira também. Por este motivo, o autor defende que a dependência mudou de forma: não é mais territorial, mas é econômica.
Alternativa: B

18) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

Texto 1
No Brasil, a expansão da colonização portuguesa traz, inevitavelmente, a presença de freguesias, patrimônios, cidades, vilas e povoados. A presença desses núcleos urbanos na paisagem reflete e caracteriza as preocupações político-administrativas da metrópole em relação à ocupação e à exploração do território que aos poucos desenha uma nova cartografia dos limites do seu domínio.
A partir das informações dos textos, constata-se que a configuração da população urbana e rural no Brasil é resultado
(A) da expansão da colonização portuguesa.
(B) de um processo que se iniciou na colonização.
(C) da crise do agronegócio e do crescimento das indústrias.
(D) de ações do governo para reduzir o desemprego
Resolução:
O enunciado pede que se responda à questão a partir dos dois textos. Portanto, não se trata de olhar a questão apenas a partir da colonização, exposta no primeiro texto. Analisando conjuntamente as informações nos
dois textos, constata-se que a construção das primeiras cidades e vilarejos se deu durante a colonização. A partir de lá, a ascensão e queda dos ciclos agrícolas, como o algodão, açúcar e café, bem como os movimentos migratórios para o Brasil e a revolução industrial, foram fatores que contribuíram para o crescimento das cidades. Atualmente, a globalização é um outro fator que incentiva o crescimento da população urbana, em detrimento da rural.
Alternativa: B

19) (SIMULADO SARESP – 9º AO)
Uma lenda do Popol-Vuh (Guatemala)
     Então não havia gente, nem animais, nem árvores, nem pedras, nem nada. Tudo era terra agreste, desolada e sem limites. Sobre as planícies o espaço jazia, imóvel, enquanto, sobre o caos, descansava a imensidade do mar. Nada estava junto nem ocupado. O de baixo não tinha semelhança com o de cima. Coisa alguma via-se de pé. Sentia-se apenas a tranquilidade surda das águas, que pareciam despenhar-se no abismo. No silêncio das trevas viviam os deuses chamados: Tepeu, Gucumatz e Hurakan, cujos nomes guardam os segredos da criação, da existência e da morte, da terra e dos seres que a habitam.
     Quando os deuses chegaram ao lugar onde estavam depositadas as trevas, falaram entre si, manifestaram seus sentimentos e puseram-se de acordo sobre o que deviam fazer.
     Pensaram como fariam brotar a luz, que receberia alimento da eternidade. A luz se fez, então, no seio do incriado. Contemplaram assim a natureza original da vida que está na entranha do desconhecido.
O Popol-Vuh é o livro da vida de uma das culturas pré-colombianas. A partir da lenda e das informações do texto, constata-se que o texto é de origem
(A) maia, que acreditava na criação do mundo a partir da palavra proferida pelos deuses.
(B) asteca, que defendia que o mundo foi criado a partir da Lenda do Quinto Sol.
(C) inca, que acreditava na existência de um Deus que criava a vida a partir de pedras.
(D) zapoteca, que entendia que a vida era originada a partir de rochas e árvores.
Resolução:
O texto relata a criação do mundo a partir da palavra dos Deuses. E o enunciado ressalta que o texto é uma lenda da Guatemala. A Guatemala foi o berço da cultura maia e o Popol-Vuh é o livro da vida dos Maias. A lenda apresentada é uma das lendas da criação da vida. Os Maias acreditavam que a vida foi criada pela palavra proferida pelos Deuses.
Alternativa: A

20) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento:
Mudança dos padrões de consumo
     Redução ao mínimo da geração de resíduos
     A sociedade precisa desenvolver formas eficazes de lidar com o problema da eliminação de um volume cada vez maior de resíduos. Os governos, juntamente com a indústria, as famílias e o público em geral, devem envidar um esforço conjunto para reduzir a geração de resíduos e de produtos descartados, das seguintes maneiras:
A) por meio do estímulo à reciclagem no nível dos processos industriais e do produto consumido;
B) por meio da redução do desperdício na embalagem dos produtos;
C) por meio do estímulo à introdução de novos produtos ambientalmente saudáveis.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/
A proposta da ONU apresentada no texto tem como objetivo
(A) incentivar a reciclagem como caminho para a redução do lixo.
(B) estimular a introdução de produtos saudáveis para o meio ambiente.
(C) propor medidas para reduzir a geração de resíduos no planeta.
(D) lançar uma campanha para que as pessoas consumam menos.
Resolução:
É necessário observar que o texto é um documento que surgiu de uma das conferências da ONU. Portanto, trata-se de um documento destinado aos países participantes da Conferência. Observando o título, tem-se “redução ao mínimo da geração de resíduos”. A leitura detalhada do texto demonstra que o título é o próprio objetivo do texto. Todas as medidas propostas visam à redução da geração de resíduos.
Alternativa: C

21) (SIMULADO SARESP – 9º ANO) Geralmente não nos damos conta, mas hábitos aparentemente simples consomem grandes quantidades de recursos naturais.
De acordo com o texto, para preservar os mananciais de recursos hídricos, é preciso escolher melhor as coisas que compramos porque
(A) a água é um recurso primordial para a produção de qualquer coisa.
(B) o consumo de água é muito maior na produção de alguns produtos do que em outros.
(C) a sociedade consome cada vez mais produtos industrializados.
(D) o leque de produtos é muito amplo e é difícil fazer uma boa escolha.
Resolução:
É importante observar que o texto nos apresenta o consumo de água para a produção de diversos itens que consumimos. Assim, é possível observar que, para preservar os mananciais de recursos hídricos, é fundamental que observemos o consumo de água que é necessário para a produção de cada coisa. O consumo de água é muito maior na produção de alguns produtos.
Alternativa: B

22) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     “A população brasileira vem envelhecendo rapidamente, tanto em função do declínio da fecundidade quanto da mortalidade”, acrescenta o IBGE. “Esta última variável tem influência direta no aumento da longevidade dos brasileiros. Em 1980, de cada mil pessoas que atingiam os 60 anos, 656 não chegariam aos 80 anos. Em 2013, de mil pessoas com 60 anos, 427 não completariam os 80 anos, representando 229 óbitos a menos.”
     Os brasileiros com 60 anos de vida em 1980 tinham expectativa de viver mais 16,4 anos. No ano passado, essa expectativa subiu para 21,8 anos. “Ou seja, em 2013, um brasileiro com 60 anos de idade viveria, em média, até os 81,8 anos, sendo 79,9 anos a média para os homens e 83,5 anos para as mulheres.”
Considerando as condições socioeconômicas do Brasil e os dados apresentados no texto, observa--se que o Brasil
(A) vem investindo em ações de preparo da população para o envelhecimento.
(B) está se preparando para lidar com o aumento da longevidade da população.
(C) está passando por gerações que têm menos filhos e melhor condição de saúde.
(D) vem colhendo os frutos do investimento feito em campanhas de saúde pública.
Resolução:
É preciso observar que o texto apenas aponta dados. Não fala de ações que venham sendo tomadas em relação ao envelhecimento da população. E traz as razões que vêm causando o envelhecimento: o declínio da fecundidade e a redução da mortalidade. Assim, vive-se mais porque se tem melhor condição de saúde e a idade média do brasileiro aumenta porque se tem menos filhos.
Alternativa: C

23) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

RECEITA ENDURECE REGRAS PARA COMÉRCIO DE PRODUTOS
ENTRE EMPRESAS COLIGADAS NO BRASIL E NO EXTERIOR
     As empresas de um mesmo grupo no Brasil e no exterior que trocam mercadorias terão regras mais rígidas para impedir a manipulação de preços que resulta em menos pagamento de imposto. A Receita Federal alterou as regras dos preços de transferência, usados como parâmetros nessas transações.
     As empresas que importam ou exportam commodities (bens primários comercializados no mercado internacional) só poderão usar como preço de transferência as cotações nas bolsas de valores internacionais. Até agora, era permitida a aplicação de uma margem de lucro sobre o preço de revenda ou sobre o custo de produção, procedimento que, segundo a Receita, provocava distorções em relação às cotações internacionais.
     “O uso da margem de lucro, muitas vezes, resultava em preços diferentes dos praticados no mercado internacional e permitia às empresas transferir lucros para o exterior e pagar menos imposto no Brasil”, disse Cláudia Pimentel, coordenadora da área de Imposto de Renda da Receita Federal do Brasil.
As medidas tomadas pela Receita Federal, apontadas no texto, visam
(A) proteger o direito das empresas nacionais, evitando a exploração de preços por parte das empresas internacionais.
(B) garantir que o preço das commodities seja praticado de acordo com as cotações das bolsas internacionais.
(C) regulamentar a margem de lucro dentro dos valores tabelados, para que todas as empresas possam lucrar.
(D) evitar a sonegação de impostos e as possibilidades de envio ilegal de lucros para o exterior.
Resolução:
É preciso observar que o texto é informativo. Trata de uma regulamentação da Receita Federal em relação ao tabelamento do preço de produtos para transações internacionais. No último parágrafo, o texto aponta o verdadeiro objetivo da medida: “O uso da margem de lucro, muitas vezes, resultava em preços diferentes dos praticados no mercado internacional e permitia às empresas transferir lucros para o exterior e pagar menos imposto no Brasil”, disse Cláudia Pimentel, coordenadora da área de Imposto de Renda da Receita Federal do Brasil.
Alternativa: D

24) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     A maioria dos países latino-americanos tornou-se independente já na primeira metade do século XIX. Esse processo foi motivado por inúmeros fatores, com destaque para as lutas pela abolição da escravidão, as revoltas dos nativos que sobreviveram à ocupação europeia e, principalmente, os conflitos provocados pelo choque de interesses entre os colonizadores e as novas elites, que foram se constituindo ao longo de três séculos de colonização.
     Essas elites, genericamente denominadas criollas, eram descendentes dos colonizadores, mas não podiam exercer o poder político nas colônias por terem nascido e se formado na América. Com a conquista da independência, começaram a surgir conflitos de interesse entre as elites criollas distribuídas por diferentes locais, o que levou à fragmentação das colônias em diversos territórios e deu origem à maioria dos países que hoje compõem a América de colonização espanhola.
A divisão da América Espanhola em pequenos territórios que originaram países independentes teve como causa principal
(A) a abolição da escravidão, que foi uma marca profunda do processo de colonização até a metade do século XIX.
(B) as revoltas dos índios nativos das terras colonizadas que, para não serem dizimados, se rebelaram contra os colonizadores.
(C) as elites emergentes, que entraram em conflito com as elites dominantes na disputa pelo poder.
(D) a fragmentação do território dominado, para atender aos interesses dos colonizadores após três séculos de colonização
Resolução:
É necessário prestar atenção, no primeiro parágrafo, que diversos elementos foram importantes no processo de decadência do colonialismo na América Espanhola, como a abolição da escravidão, a revolta dos nativos e os conflitos de interesse entre os colonizadores e os criollos. Mas é no segundo parágrafo que o texto trata da divisão do território em pequenos territórios que vieram a se tornar independentes, formando os países.
E o autor atribui esta divisão aos conflitos entre colonizadores e criollos.
Alternativa: C

25) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     O processo de acumulação do capital oriundo da internacionalização da produção e da internacionalização financeira, mais conhecido como globalização, significa uma nova fase do capitalismo. Com ela, o capitalismo se transformou num sistema completo e maduro, uma vez que antes era completo apenas em relação a duas variáveis da órbita da circulação – o comércio mundial e a exportação de capitais. Ao se expandir por todo o planeta, o sistema capitalista unificou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou também a ocorrência de crises mundiais completas.
     Apesar do enorme desenvolvimento técnico-científico, com a globalização, o sistema se aproxima de um limite de reprodução, tendo em vista que, se o capitalismo desenvolvesse plenamente seu potencial produtivo, levaria a uma crise global de superprodução. Essa contradição explica o fenômeno da financeirização da riqueza que se apresenta como o contraponto funcional da incapacidade de o sistema desenvolver plenamente suas forças produtivas. Além disso, o processo especulativo significa uma forma particular de acumulação que o capital pensou ter encontrado para driblar o ajuste de contas com a lei do valor.
De acordo com o texto, embora a globalização seja uma fase evoluída do capitalismo,
(A) o sistema ainda não se tornou completamente maduro, e este é o motivo pelo qual as crises internacionais têm surgido com tanta força.
(B) a globalização apenas fortaleceu o comércio mundial e a exportação de capitais, fato que é responsável pelas crises econômicas internacionais.
(C) a economia globalizada unificou o ciclo econômico mundial, facilitando que as crises venham a ser mais avassaladoras, atingindo também a todos.
(D) o potencial produtivo em um sistema globalizado é maior e, levado ao limite, pode auxiliar o planeta a superar as crises deflagradas pelo sistema.
Resolução:
É importante ler o texto com atenção para o início: a globalização significa uma nova fase do capitalismo. Além disso, informações como o fato de que o capitalismo se transformou em um sistema maduro, unificou o ciclo econômico e possibilitou a ocorrência de crises é fundamental para eliminar as possíveis respostas A e B. No segundo parágrafo, a informação mais importante para a questão é o fato de que, se o capitalismo desenvolvesse plenamente seu potencial produtivo, levaria a uma crise global de superprodução. Assim, conclui-se que D também está incorreta, e que C é correta porque, no final do primeiro parágrafo, o texto informa que “o sistema capitalista unificou mundialmente o ciclo econômico e possibilitou também a ocorrência de crises mundiais completas”.
Alternativa: C

26) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

Texto 1
A maioria da população branca prevalece entre a população urbana, segundo o IBGE (80 212 529

do total de 160 925 792). Já entre a população rural (29 830 007), 16,1 milhões se declaram pardos.

Texto 2
O Brasil não se esquiva de festejar datas comemorativas de santos católicos, com uma pitada de estética afrorreligiosa, assim como não deixa de festejar o carnaval na forma de competição cabocla, celebrando a cultura indígena. O carnaval do Rio de Janeiro talvez seja a apoteose de nossa combinação cultural. Pelo sambódromo temos, como já apontou o antropólogo Roberto da Matta, a inversão temporária de nossas hierarquias e diferenças. Fantasiados, os ricos viram pobres e os pobres viram reis e rainhas. O patrão dança ao lado do empregado e o branco junto ao preto.
     [...] Algo soa embaraçoso nesta visão do Brasil. E talvez não seja a constatação da grandiosidade e da riqueza multiétnica, mas sim a difi culdade de metabolizarmos o que concebemos idealmente como sendo a nação brasileira e como ela de fato se apresenta. Se a capacidade antropofágica brasileira é ponto cultural alto, não o foi em termos de absorção dos compatriotas indígenas e africanos. Infelizmente, a sociedade brasileira se identifi ca com o traço multiétnico e cultural que lhe é constitutivo, mas vive este de forma tensa em sua prática.
A partir da análise dos textos, constata-se que
(A) a diversidade étnico-cultural no território brasileiro está muito além do conceito de raça ou etnia porque é uma miscigenação que parece equilibrada, mas que não convive, de fato, em harmonia.
(B) a população branca detém o maior poder aquisitivo do país e por este motivo reside em cidades, enquanto a população parda, por ter renda inferior, tende a residir no campo.
(C) a miscigenação cultural no Brasil simbolizada nas festas como o Carnaval e as festas dos santos católicos é uma evidência de que o país consegue conviver em harmonia étnico-cultural.
(D) a nação brasileira tem difi culdade em constatar sua grandiosidade e riqueza multiétnica, embora todas as etnias e expressões culturais convivam em sintonia no país.
Resolução:
É importante observar que o texto 1 mostra como a população se declara no Censo em relação à cor ou raça. É fundamental lembrar que as pessoas podem se declarar como preferirem. O texto 2 trata de como a miscigenação se faz presente nas festas populares, que geralmente são o que a mídia transmite. Nessas festas, há uma miscigenação vista como positiva e harmoniosa. Mas, ressalta o texto, no dia a dia o convívio é mais tenso.
Alternativa: A

27) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

RELATO DO CAPUCHINO CLAUDE D’ABBEVILE, QUE TRADUZ DE FORMA
MAIS ARTICULADA O ESPANTO DO ACIDENTE (ECLATICO) PERANTE A

“FALTA DE RELIGIÃO” ENTRE OS TUPINAMBÁ
Não há, penso eu, nenhuma nação no mundo que não tenha uma religião. Todas adoram a um deus, salvo a dos Tupinambá, que não adora nenhum, nem celeste nem terrestre, que não idolatra nem o ouro nem a prata nem as madeiras, nem as pedras preciosas nem qualquer outra coisa. Não tinha, até nossa chegada, religião; portanto não tinha sacrifícios, nem sacerdotes, nem ministros, nem altar, nem templos ou igrejas. Nunca souberam os índios Tupinambá o que fosse nem prece nem ofício divino nem oração pública ou particular. [...] Não têm culto algum, nem interior nem exterior.
A partir das informações no texto, observa-se que o espanto do protagonista em relação à cultura que ele descreve foi resultado
(A) da inexperiência que os religiosos da época tinham com o convívio com novas culturas.
(B) da concepção de que culturas diferentes eram inferiores às deles próprios.
(C) da incapacidade dos religiosos de implementar a sua fé nas regiões colonizadas.
(D) da decepção causada pela descoberta de povos que ainda se viam tão distantes de Deus.
Resolução:
É importante aqui que haja entendimento sobre a concepção de cultura como manifestação das diferenças, mas não da superioridade ou inferioridade de um povo. O espanto do capuchinho, no texto, com o que ele chama de falta de crença dos Tupinambás, é uma ilustração de como os catequizadores se chocavam e até mesmo tinham piedade das culturas religiosas das Américas, considerando-as tão ingênuas a ponto de não conhecerem Deus como eles o conheciam.
Alternativa: B

28) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)

O texto refere-se ao trabalho infantil no Brasil. Apesar de o número de crianças em atividade laboral ter diminuído nos últimos anos, continua sendo um problema sério. São diversas as causas, dentre elas
(A) o desejo das famílias em acumular bens materiais.
(B) o aumento da taxa de natalidade brasileira.
(C) a pobreza e a baixa escolaridade das famílias.
(D) a migração nordestina para o Sudeste.
Resolução:
As principais causas do trabalho infantil no Brasil são a pobreza e a baixa escolaridade das famílias que não veem na escola perspectiva para o futuro. Nas famílias de baixa renda, a possibilidade de uma criança ou adolescente entrar para o mercado de trabalho ainda com pouca idade é muito grande, pois precisam complementar a renda familiar. O trabalho toma o lugar da escola, muitas vezes.
Alternativa: C

29) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Carros que dirigem sozinhos, serviços de entregas feitos por robôs, softwares cuidadores de idosos e “serpentes” cirurgiãs. A automação promete ganhos milionários para as empresas do setor, mas o que acontece com as pessoas que executam as mesmas tarefas que esses robôs? A nova tecnologia vai ajudá-los a trabalhar de forma mais eficiente ou vai colocar seus empregos em risco?
     A discussão ainda é polêmica entre acadêmicos, com alguns convictos de que passar o trabalho para as máquinas aumentará o desemprego, enquanto outros acreditam que a automação vai trazer prosperidade.
     Bob, por exemplo, é um guarda de segurança robô que patrulha o local de trabalho, monitorando as salas em 3D e relatando anomalias. Ele é fruto da imaginação de cientistas da Universidade de Birmingham, que insistem que a máquina irá “apoiar os seres humanos e aumentar as suas capacidades”, apesar das preocupações de que a tecnologia poderia, eventualmente, substituir os agentes de segurança humanos. O Exército dos Estados Unidos, por sua vez, está analisando a substituição de milhares de soldados por veículos de controle remoto para tentar evitar cortes radicais de tropas.
Por um lado, o avanço tecnológico possibilitou a modernização das indústrias, reduzindo o risco de acidentes de trabalho. Por outro, um dos efeitos sociais desse processo é o fato de que
(A) tarefas que requerem o uso de muita força passaram a serem realizadas pelas máquinas, auxiliando os operários, que puderam empenhar-se mais em outras funções.
(B) operações de muita precisão passaram a ser feitas pelas máquinas, diminuindo enormemente a possibilidade de erro e desperdício de matéria-prima.
(C) atividades que ofereciam algum risco para o homem passaram a ser desempenhadas pelas máquinas, ajudando os operários nas fábricas a desempenhar melhor suas funções.
(D) funções desempenhadas pelos homens passaram a ser executadas pelas máquinas, podendo gerar tanto desemprego quanto a necessidade de reinventar espaços no mundo do trabalho.
Resolução:
O texto retrata um dos possíveis efeitos negativos da modernização das indústrias. Muitos operários perderam seus empregos e suas funções tornaram-se obsoletas e desnecessárias. Desde a primeira revolução industrial, este tem sido um dos grandes dilemas da automatização do trabalho.
Quanto mais as máquinas nos ajudam a exercer o trabalho melhor e de forma mais segura e produtiva, mais ele substitui funções anteriormente exercidas pelo homem, gerando desemprego e levando as pessoas a procurarem outras formas de inserção no mundo do trabalho.
Alternativa: D

30) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Mas com a introdução da linha de montagem, principalmente com a adoção da esteira transportadora em 1913, inicialmente na fábrica de Highland Park, ocorrem importantes mudanças na forma de organizar o trabalho. O trabalho passa a ser desqualificado, parcelado e repetitivo, perdendo todo o sentido de atividade em grupo. O planejamento das tarefas antes internalizado passa a ser desenvolvido pelo setor de produção da empresa (externalizado), perdendo os trabalhadores a propriedade do planejamento. Ocorre uma separação entre a concepção e a execução do trabalho. O que ganha a empresa em termos de eficiência e produtividade com a intervenção da administração da produção, definindo as tarefas e os movimentos físicos dos trabalhadores – em um certo sentido a esteira passa a decidir por eles –, perdem os operários em termos de autonomia de decisão e de espaço de manobra no controle do processo de trabalho.
Luis Felipe Gomes e Silva. A organização de trabalho na linha de montagem e a teoria das organizações.
De acordo com o texto, a introdução da linha de montagem e a utilização das esteiras fizeram com que
(A) o operário perdesse o controle do ritmo da produção.
(B) o trabalho passasse a ser mais bem qualificado.
(C) a necessidade do trabalho em equipe aumentasse.
(D) a indústria valorizasse mais o trabalho do operário.
Resolução:
A introdução da linha de montagem e principalmente o uso das esteiras que passam a regular o ritmo do trabalho do operário tirou de sua mão qualquer possibilidade de decisão ou controle sobre a produção. O operário passa a conhecer pedaços do processo produtivo e as atividades em grupo perdem totalmente o sentido. Há uma desqualificação do trabalho e o setor de produção da empresa é quem planeja todo o processo, inclusive o controle do tempo de trabalho do operário relacionado à sua produção.
Alternativa: A

31) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
O mapa refere-se à divisão da América do ponto de vista econômico. O tipo de colonização nos diferentes países da América é uma das principais causas dessa divisão e se deve ao fato de que
(A) a colonização dos países emergentes foi de exploração, enquanto a dos países desenvolvidos foi de povoamento.
(B) a colonização dos países de economia de base mineral, assim como a dos de base agropecuária, foi de povoamento.
(C) a colonização dos países desenvolvidos, bem como a dos países emergentes, foi de povoamento.
(D) a colonização dos países desenvolvidos e a dos países de base econômica mineral foram de exploração.
Resolução:
Na América, do ponto de vista socioeconômico, houve dois tipos de colonização: as colônias de exploração e as de povoamento. As primeiras serviam aos interesses da metrópole, que se apropriava das matérias-primas que as colônias forneciam. A intensa exploração dificultou e é uma das causas do atraso do desenvolvimento desses paí ses. As colônias de povoamento tinham o objetivo de povoar e desenvolver as terras. A população
se fixava num lugar e desenvolvia atividades para atender às suas necessidades. Isso é uma das causas do desenvolvimento dessas colônias. O mapa ilustra esse fato do passado que influenciou no que são os países americanos hoje.
Alternativa: A

32) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Ao analisar e comparar os dois textos, conclui-se que eles
(A) retratam a fuga dos escravos e os meios para capturá-los.
(B) exemplificam como os escravos deveriam portar-se.
(C) descrevem uma situação incomum no Brasil da época.
(D) expõem as condições precárias de vida dos escravos.
Resolução:
Os dois textos, o cartaz e a pintura, referem-se à fuga dos escravos. O cartaz oferece recompensa e cobertura dos gastos para aquele que conseguir capturar escravos, e a pintura retrata o capitão do mato que acaba de capturar um escravo fugido. Ambos os textos se referem à época da escravidão no Brasil e mostram a fuga dos escravos. O cartaz e o capitão do mato eram os instrumentos utilizados na captura.
Alternativa: A

33) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     A cada semana, mais de noventa milhões de clientes correm às lojas Wal-Mart. Aos seus mais de novecentos mil empregados é vedado filiar-se a qualquer sindicato. Quando um deles tem essa ideia, passa a ser um desempregado a mais.
De acordo com o texto, as lojas citadas coagem seus empregados para que não se sindicalizem. Isso se deve ao fato de que
(A) os sindicados representaram, em seus aproximados duzentos anos de história, e ainda representam a defesa com justiça de uma determinada coletividade trabalhista.
(B) os sindicatos não representam de fato a defesa dos direitos trabalhistas, cobrando taxas abusivas não só de seus associados como também das empresas.
(C) os sindicatos são liderados por órgãos governamentais e cobram impostos altos dos associados e das empresas para mediar os problemas trabalhistas.
(D) os sindicatos organizam reuniões, das quais seus associados devem participar nos horários e dias laborais, impossibilitando o bom andamento das empresas.
Resolução:
O texto deixa claro que um determinado empregador não quer que seus empregados sejam sindicalizados. Para responder à questão é necessário retomar a história sindicalista e o que os sindicatos representam para os funcionários e para as empresas. Historicamente, a defesa dos direitos dos trabalhadores tem sido uma preocupação para os empresários, pois os sindicatos cobram o cumprimento dos deveres e obrigações das empresas em relação aos empregados. Isso, quando uma empresa não está em dia com suas obrigações, pode ser um grande transtorno para os empregadores.
Alternativa: A

34) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Os dados nos gráfi cos indicam o progresso do Índice de Desenvolvimento Humano Médio, o IDHM, de 1991 até 2010. De acordo com a informação,
(A) a cidade de São Caetano do Sul tem apresentado o melhor índice de IDHM no país desde 1991 e o índice continuou crescendo ao longo do período analisado.
(B) a elevação dos índices de IDHM começou nas regiões Sul e Sudeste, embora todo o país tenha evoluído de forma equilibrada ao longo do período analisado.
(C) a parcela da população que progrediu em qualidade de vida e passou de IDHM baixo e muito baixo para IDHM médio cresceu mais de 40% nos últimos 10 anos.
(D) a pobreza deixou de ser um problema no país, uma vez que já foi superada na maior parte do território nacional, como se pode constatar nos mapas e gráfi cos.
Resolução:
É necessário ler atentamente os dados numéricos nos mapas e gráficos e ler a legenda. Observando as áreas mais escuras, descarta-se a superação da pobreza. Observando as áreas mais claras, constata-se que o crescimento não foi igual por todo o país. E, observando-se a evolução a partir da legenda, começando pelo Sul e dirigindo-se para o Norte, observa-se que o progresso começou no Sul e Sudeste, mas que o restante do país não acompanhou este progresso na mesma velocidade. Assim, observa-se que a resposta correta é A: São Caetano do Sul é a cidade que tem apresentado o maior índice de IDHM no período representado nas imagens.
Alternativa: A

35) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
A Crise do Sistema Colonial
    Nas últimas décadas do século XVIII ocorreram grandes transformações no mundo ocidental. Filósofos e cientistas propunham novas maneiras de “olhar” o mundo e de se relacionar com ele. A concepção de uma sociedade estática e estratificada, na qual o homem já encontrava o seu destino traçado, ia sendo transformada. O homem passava a ser o construtor de seu tempo, de sua história. A Revolução Industrial inglesa, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa foram os marcos dessa modernidade. Na Europa ocidental, o novo pensamento liberal impulsionou a queda dos regimes absolutistas levando, para suas colônias, o rastilho da independência. Na América portuguesa os colonos percebiam que estava em suas mãos a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos, tornando-se autores de sua própria história. Nas sociedades literárias e nas lojas maçônicas discutiam-se, em segredo, «as infames ideias francesas» de Felicidade, Fraternidade, Igualdade e Liberdade. Tramavam-se os movimentos conhecidos como Conjurações, que tiveram lugar em vários pontos da Colônia, nos últimos anos do século XVIII.
Uma das principais causas da crise do sistema colonial na América foi o fato de que
(A) as ideias novas e transformações econômicas e sociais marcavam o final do século XVIII.
(B) as concepções de sociedade estática e estratificada estavam se consolidando rapidamente.
(C) as sociedades literárias e maçônicas discutiam questões sociais, mas não impactavam mudanças.
(D) as inovações no pensamento científico pautavam-se naquela época no pensamento teocêntrico
Resolução:
A burguesia emergente não tinha voz no sistema colonial. Juntamente com a abolição dos escravos, a revolta dos nativos e os movimentos que aconteciam na Europa e nos Estados Unidos, a burguesia emergente se rebelou e propagou o processo de independência das terras pertencentes ao domínio espanhol.
Alternativa: A

36) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Tolerância: um valor ético para o século XXI
     Às portas do novo século quase duas centenas de líderes mundiais participaram em Nova York do encontro denominado Cúpula do Milênio das Nações Unidas, com agenda voltada para os grandes problemas sociais da humanidade.
     O documento final contém resoluções e metas visando diminuir a pobreza no mundo e melhorar as condições de educação e saúde até 2015. Essas intenções estão fundadas em seis princípios, considerados “valores fundamentais” para o desenvolvimento das relações internacionais no século 21: liberdade, igualdade, solidariedade, respeito à natureza, responsabilidade compartilhada e tolerância.
Na virada do milênio, diversos encontros internacionais, como a Cúpula do Milênio, foram realizados, contando com a participação de diversas nações. Para nortear o documento resultante da Cúpula do Milênio, foi decidido que
(A) era necessário tomar medidas internacionais e de responsabilidade compartilhada para a redução da pobreza no mundo.
(B) era preciso criar planos de ação com o objetivo de melhorar consideravelmente as condições de saúde da população mundial.
(C) era fundamental proporcionar às pessoas do mundo todo mais condições de acesso à educação pública de qualidade.
(D) era essencial estabelecer metas pautadas em princípios que refletissem valores fundamentais nas relações internacionais.
Resolução:
É necessário partir do entendimento do que foi a Cúpula do Milênio. A partir daí, é preciso compreender que o evento gerou um documento que abordava alguns temas, como a pobreza, a saúde e a educação. A partir daí, é preciso compreender em quais pressupostos o documento se pautava para chegar à conclusão sobre o que foi decidido como norteador do documento.
Na virada do milênio, diversos encontros internacionais, como a Cúpula do Milênio, foram realizados, contando com a participação de diversas nações. Para nortear o documento resultante da Cúpula do Milênio, foi decidido que era essencial estabelecer metas pautadas em princípios que refletissem valores fundamentais nas relações internacionais.
Alternativa: D

37) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
“Lado a Lado” abordará a Revolta da Chibata. Entenda!
     Revoltado com os maus-tratos e as chibatadas que ele e outros marinheiros negros estão recebendo dos capitães, Zé Maria (Lázaro Ramos) está lutando por melhores condições de trabalho na Marinha. A situação é muito preocupante para o Governo: os marinheiros, que exigem mudanças urgentes, estão com os navios apontados para a cidade do Rio de Janeiro, ameaçando bombardear a capital. O senador Assunção (Werner Schünemann) toma a iniciativa de ir até a embarcação para fazer a negociação com os revoltosos.
     Edgar (Thiago Fragoso) decide acompanhá-lo e se surpreende ao encontrar Zé, que, sem que ninguém perceba, lhe conta toda a verdade sobre a situação dos marinheiros. De lá, Edgar parte direto para o Correio da República, onde escreve uma matéria reveladora sobre a Revolta da Chibata, assinando com um pseudônimo. Depois do acordo feito com o Governo, Zé é reconhecido como o grande herói do movimento. A cena está prevista para ir ao ar a partir de quarta-feira, dia 14 de novembro. “Lado a lado” é escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage, com direção de núcleo de Dennis Carvalho e direção geral de Vinícius Coimbra. A novela vai ao ar de segunda a sexta, logo após “Malhação”, e sábado depois de “Caldeirão do Huck”.
A novela “Lado a lado” faz menção, em alguns de seus capítulos, à Revolta da Chibata, que foi um movimento que:
(A) começou no Rio de Janeiro e espalhou-se por todo o Brasil. Os soldados reivindicavam licenças maiores para visitar seus familiares e no final foram atendidos.
(B) teve um trágico desfecho, mas mesmo assim pode-se considerá-la vitoriosa, pois os castigos físicos cessaram e as condições de trabalho dos marinheiros melhoraram.
(C) ocorreu no início do século XVIII por causa da Revolução Industrial e da necessidade de rever os direitos trabalhistas, porém fracassou em seus objetivos.
(D) aconteceu no início da República e buscava garantir aos negros igualdade de direitos trabalhistas e acesso à educação, mas o movimento foi um fracasso.
Resolução:
A Revolta da Chibata foi um movimento que ocorreu no Rio de Janeiro, no início do século XX. Os marinheiros, revoltados pelos maus-tratos, pelas chibatadas que recebiam como forma de discipliná-los, péssimos salários e má alimentação, revoltaram-se. A revolta teve início quando o marinheiro Marcelino Rodrigues feriu por distração um companheiro de trabalho e foi punido para receber 250 chibatadas. Foi açoitado na frente de todos e, mesmo tendo perdido os sentidos, as chibatadas não cessaram. Depois que os marinheiros entregaram os navios, o Governo Federal cancelou a anistia e puniu os marinheiros que se rebelaram. Mesmo assim a Revolta da Chibata é considerada vitoriosa, pois as condições de trabalho dos marinheiros melhoraram e os castigos físicos acabaram.
Alternativa: B

38) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
O texto representa a divisão do trabalho na indústria. Analisando-o, conclui-se que tal divisão
(A) produz efi ciência e rapidez no sistema produtivo. O trabalhador, com a tarefa repetitiva, adquire maior agilidade, aumentando a produção. Porém, ocasiona a alienação dos trabalhadores quanto ao processo produtivo, tornando-se limitado.
(B) representa uma ressignifi cação do trabalho. A divisão do trabalho, além de benefi ciar a produção, aumentando-a, torna o trabalhador muito mais consciente e participativo no processo produtivo, conhecendo todas as suas etapas.
(C) favorece o trabalhador, que se cansa menos e por isso se torna mais produtivo. Além disso, benefi cia a indústria, que passa a produzir muito mais do que produzia anteriormente.
(D) torna o trabalhador um especialista, muito mais criativo e, portanto, mais ativo na indústria em que trabalha, podendo colaborar muito mais para repensar o processo produtivo e, dessa forma, torná-lo mais rápido, benefi ciando a todos.
Resolução:
O texto refere-se à divisão de trabalho implantada nas indústrias para que se tornasse mais produtiva. O trabalhador que realiza todas as etapas do processo produtivo é mais lento, conhece o processo por completo, mas falta-lhe agilidade no processo. A divisão do trabalho fez com que o processo produtivo se tornasse muito mais rápido: o trabalhador se especializa em uma tarefa e, dessa forma, produz eficiência e rapidez ao processo produtivo. O trabalhador adquire, com a tarefa repetitiva, uma maior agilidade e fica “treinado” na execução de seus movimentos; dessa forma passa a produzir mais no período de seu trabalho. Apesar desse processo produzir um aumento na produtividade, o trabalhador se torna alienado em relação ao processo produtivo, passa a conhecer somente uma etapa da produção, tornando-se limitado.
Alternativa: A

39) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Invasão de escolas estaduais atinge ao menos 26 mil alunos em SP
     O movimento de alunos contra as mudanças na rede estadual anunciadas pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) se espalhou e já afeta as aulas de pelo menos 26 mil estudantes em 25 colégios invadidos, segundo a Secretaria da Educação.
     Os manifestantes protestam contra a intenção do governo estadual de dividir parte das unidades por ciclos únicos (anos iniciais e finais do fundamental e o médio).
     Para isso, a gestão tucana deve viabilizar em 2016 o fechamento de 92 escolas e o remanejamento de cerca de 300 mil alunos – a rede tem 5.147 escolas e 3,8 milhões de estudantes. Ao todo, 754 unidades terão só um ciclo no estado.
     O plano sofreu uma derrota na Justiça nesta segunda (16). Uma decisão em caráter liminar (provisório) suspendeu o fechamento da escola Braz Cubas, em Santos, a pedido da Defensoria
Pública e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A situação exposta no texto, que ocorreu no final de 2015, evidencia um processo histórico no qual
(A) as famílias estavam insatisfeitas com o sistema educacional que vem sendo oferecido.
(B) os estudantes se tornaram protagonistas e exerceram o direto à participação política na sociedade.
(C) o governo admite seu erro e recua para planejar o que pode ser oferecido de melhor para a população.
(D) o interesse público se indispôs com o estado e arcou com as consequências do confronto que provocou.
Resolução:
O texto retrata um caso recente na cidade de São Paulo: relembra que o Governo tentou fechar escolas e transferir os estudantes para outras unidades escolares, e foi barrado pelos próprios estudantes que, ao invadirem as escolas para evitar que fossem fechadas, ganharam evidência nas mídias e forçaram o Governo a recuar.
O processo histórico é construído por protagonistas. Neste caso, os estudantes, até então meros espectadores desconhecidos, submetidos às decisões do poder, assumem um papel de protagonistas e exercem o direito de participação política, que lhes é inerente.
Alternativa: B

40) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Brigas por terras entre indígenas e produtores rurais são cada vez mais comuns em Mato Grosso do Sul. Dados do censo feito em 2010 pelo IBGE revelam que MS é o segundo estado com mais indígenas (73 295), perdendo apenas para o Amazonas (108 080).
     [...] O historiador Antônio Brand explica que os indígenas foram expulsos de suas terras à medida que os colonizadores chegaram. Segundo ele, aos poucos, as fazendas foram construídas, áreas verdes desmatadas e os nativos mudaram-se para outras localidades. Hoje, grande parte mora em acampamentos e tenta tomar por conta própria o espaço que a eles pertenceu. “Os índios naquela época, ainda sem muita informação e acima de tudo sem qualquer apoio, foram sendo empurrados. Às vezes de forma violenta”, explica o historiador.
     De acordo com Brand, a partir de 1973, começam a ser escritas as primeiras leis que tratam especificamente dos indígenas, garantindo a eles, entre outras coisas, o direito das terras tradicionais que antes ocupavam.
     “Essas terras foram sendo vendidas, na maior parte dos casos, pelo estado”, explica o historiador.
Segundo ele, “muitas dessas vendas ocorreram quando já havia leis garantindo a presença indígena”, explica o historiador.
A causa primária do conflito retratado no texto pode ser explicada pelo fato de que
(A) os produtores rurais compraram suas terras diretamente dos indígenas, que, arrependidos, pretendem recuperar a posse perdida.
(B) os indígenas perderam definitivamente a posse das terras desde a colonização pelos espanhóis e portugueses.
(C) a legislação que foi criada para proteger o direito à propriedade para os indígenas foi violada pelo próprio Estado.
(D) a expansão da agricultura fez com que os indígenas se mudassem para áreas menores ao longo do tempo para evitar confrontos.
Resolução:
A perda da propriedade de terras pelos indígenas é um processo que remonta aos tempos da colonização. Dominados pelos colonizadores, os indígenas foram forçados a trabalhar para o poder da época e perderam suas terras primeiramente para aquele poderam colonizador. Em um contexto mais recente, como o do Mato Grosso do Sul, tentativas de regulamentação de posse foram feitas pelo Estado. O texto ressalta que, em 1973, o Estado deu início à formulação de leis para proteger e devolver aos indígenas suas terras de origem.
Entretanto, ressalta também que o próprio Estado foi o negociador de terras, vendendo terras destinadas a reservas indígenas para fazendeiros como propriedade particular.
Alternativa: C

41) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
HalloWeen ou dia das bruxas: origem, tradições e curiosidades
     Halloween ou Dia das Bruxas é uma festa tradicional e cultural, celebrada no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, nos países anglo-saxônicos, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
     Originalmente celebrado na Irlanda pelos povos celtas, os quais acreditavam que nessa data –último dia do verão – os espíritos mortos naquele ano sairiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar esses fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores, como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.
     Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam essa data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Com o objetivo de diminuir as infl uências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados no dia 2 de novembro.
Sobre a origem e a presença do Halloween no cenário brasileiro, as informações do texto permitem
constatar que
(A) ao longo da história as tradições superaram não apenas os limites do tempo, mas também do espaço, sendo muitas vezes atribuídas como originárias de uma cultura e tendo, na verdade, sua origem em outro lugar muito diferente do que se diz.
(B) as brincadeiras tradicionais do Halloween da forma que as conhecemos são diferentes daquelas que faziam parte das tradições originais da festa, quando os celtas se vestiam de bruxos para assustar os bruxos e para se protegerem das almas do outro mundo.
(C) durante a Idade Média eram proibidas todas as festas pagãs porque o domínio da Igreja era total
sobre as pessoas e sobre a sociedade. Por este motivo o Halloween foi proibido e pelo mau entendimento da origem da festa ela era chamada de “o dia das bruxas”.
(D) a infl uência cristã na festa de Halloween, ainda na Idade Média, modifi cou o caráter da festa, afastando-a do contato com os espíritos e das relações com a bruxaria, e isso contribuiu para que a festa se espalhasse por outros territórios.
Resolução:
A chave para a solução do item está no segundo parágrafo, em que o autor nos informa que a origem da festa não é americana, e sim irlandesa. A alternativa A é a única que nos remete à origem do Halloween, que é solicitada no enunciado. Relacionando a origem com a presença da festa no território brasileiro, onde acredita-se que a festa seja norte-americana, é possível observar que temos uma falsa imagem da origem da festa. Portanto, ela atravessa o tempo e o espaço, camuflando sua própria origem.
Alternativa: A

42) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Os processos industriais e de geração de energia, os veículos automotores e as queimadas são, entre as atividades antrópicas, as maiores causas da introdução de substâncias poluentes à atmosfera, muitas delas tóxicas à saúde humana e responsáveis por danos à flora e aos materiais.
     A poluição atmosférica traz prejuízos não somente à saúde e à qualidade de vida das pessoas, mas também acarreta maiores gastos do Estado, decorrentes do aumento do número de atendimentos e internações hospitalares, além do uso de medicamentos, custos esses que poderiam ser evitados com a melhoria da qualidade do ar dos centros urbanos. A poluição do ar pode afetar ainda a qualidade dos materiais (corrosão), do solo e das águas (chuvas ácidas), além de afetar a visibilidade.
     A gestão da qualidade do ar tem como objetivo garantir que o desenvolvimento socioeconômico ocorra de forma sustentável e ambientalmente segura. Para tanto, se fazem necessárias ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico.
A partir do exposto no texto, constata-se que para o Estado é interessante promover campanhas e ações para a preservação do meio ambiente porque
(A) existe uma preocupação genuína em melhorar a qualidade de vida das pessoas.
(B) existe interesse em manter a população saudável para economizar verba pública na área da saúde.
(C) existe uma necessidade de reverter os danos causados à natureza e garantir o futuro da humanidade.
(D) existe consciência de que é função do Estado garantir o bem-estar da população.
Resolução:
É importante observar que o texto parte do problema da poluição do ar e dos danos que ela causa à saúde humana. Em seguida, discute as despesas do Estado para manter internações hospitalares e medicamentos para os doentes. Assim, investir em prevenção é uma maneira de economizar verba dos cofres públicos.
Alternativa: B

43) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     Estudo feito por ONGs no Brasil, República Dominicana e Suriname
A falta de políticas públicas para estímulo à cidadania favorece o tráfico de mulheres, concluiu pesquisa lançada em Belém [...] sobre o tráfico de mulheres do Brasil e da República Dominicana para o Suriname. De acordo com o estudo, o combate à pobreza, o acesso à educação, à qualificação profissional e à moradia evitariam a saída de mulheres em busca de melhores condições de vida.
     Além de políticas que evitem uma migração malsucedida, as políticas de repressão e combate a esse tipo de crime também são pouco efetivas, tanto no Brasil quanto na República Dominicana, informa a pesquisa. De acordo com a análise, no Brasil a falta de entendimento sobre o problema, o preconceito em relação às mulheres e a falta de integração dos órgãos de repressão contribuem para a impunidade dos traficantes de pessoas.
De acordo com o exposto no texto, o problema do tráfico de mulheres tem como causa
(A) a impunidade dos traficantes, que agem livremente no crime.
(B) a falta de acesso aos direitos de proteção básica da pessoa humana.
(C) a certeza de que a vida no Suriname é melhor do que no Brasil.
(D) a visão preconceituosa em relação às necessidades das mulheres
Resolução:
É necessário ler com atenção o enunciado: procura-se a causa do problema, não os elementos que facilitam que a atividade do tráfico ocorra. A falta de punição e o preconceito, por exemplo, são elementos que facilitam o tráfico, mas não são a causa profunda do problema. No primeiro parágrafo, o autor afirma que há uma série de fatores em volvidos: a pobreza, a falta de acesso à educação, à moradia e à qualificação profissional. Portanto, a causa do tráfico está relacionada à falta de acesso aos direitos de proteção básica da pessoa.
Alternativa: B

44) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
     O apoio inglês foi decisivo para a emancipação latino-americana, interessada na ampliação de mercados para seus produtos industrializados. Também a Doutrina Monroe, instituída pelos Estados Unidos, que se definiu na frase “A América para os americanos”, ajudou a consolidar a independência latino-americana, ao apoiar a guerra de libertação dos criollos.
     Foi entre 1817 e 1825 que se processou a revolução vitoriosa que libertou a maioria dos países latino-americanos. Seus líderes foram Simon Bolívar e José de San Martín, que percorreram quase toda a América Latina.
     Bolívar, o Libertador, era um exemplo da elite criolla. A partir da Venezuela, partiu para o Peru e daí para o Sul, comandando a libertação da América Latina.
     A Argentina proclamou sua independência em 1816, concretizando o processo com os êxitos militares de San Martín. A partir da Argentina, San Martín, comandando 5 mil homens no chamado Exército dos Andes, marchou para o Norte, libertando o Chile. Dirigindo-se para o Peru, principal centro de resistência espanhola, acompanhado pelo mercenário inglês Lord Cochrane, San Martín alcançou e libertou Lima.
     Embora acabassem com o pacto colonial e obtivessem sua liberdade política, os novos Estados latinos assumiam uma nova forma de dependência econômica, agora com os interesses do desenvolvimento capitalista, sobretudo o inglês, fornecendo matérias-primas à Inglaterra e consumindo seus produtos manufaturados.
O processo de libertação da América Latina descrito no texto torna evidente que
(A) a libertação dos territórios da América Espanhola era alvo de interesse exclusivo das elites criollas, que não tinham acesso aos privilégios das elites dominantes.
(B) a independência dos territórios da América Espanhola teve influência indireta das grandes potências da época, interessadas em expandir seus mercados.
(C) a libertação dos países da América Espanhola se deu a partir da Argentina, seguido por uma série de movimentos libertadores rumo ao sul do continente.
(D) a crise política que deflagrou o processo de libertação dos territórios da América Espanhola foi provocada pelas grandes potências capitalistas que tinham interesse na região.
Resolução:
A elite criolla foi líder no processo de libertação das terras que faziam parte do império colonial da Espanha em solo americano. Mas a independência da América Espanhola foi também influenciada tanto pelos ideais libertadores dos Estados Unidos, definidos na frase “A América para os americanos”, quanto pelos ingleses, que também vislumbravam conseguir nas terras americanas mais matérias-primas para seus produtos e mais consumidores para seus manufaturados.
Alternativa: B

45) (SIMULADO SARESP – 9º ANO)
Os dados fornecidos pelo texto permitem constatar que
(A) os países que mais cresceram no cenário econômico também são os que registraram maior
redução das desigualdades sociais.
(B) as nações mais ricas são aquelas que conseguiram manter o crescimento sem aumentar o índice interno de desigualdade social.
(C) os países que possuem maior infraestrutura interna melhoraram proporcionalmente o padrão de vida da população.
(D) as grandes potências melhoraram a vida da população pobre e aumentaram a distância social entre esses pobres e os mais ricos.
Resolução:
É necessário observar tanto a informação verbal quanto os gráficos que compõem a mensagem do texto. Os dados apontam explicitamente, no primeiro gráfico, que a China foi responsável pela mudança visível na redução da pobreza extrema (pessoas que vivem com menos de 2 dólares por dia). Mas o segundo gráfico aponta que, “na maioria dos países, os pobres melhoraram de ,vida, mas os ricos melhoraram mais ainda, o que aumentou a disparidade”
Alternativa: D