P.P-LPT/ING/CIE-3ºB-7º A-2023

Professor Diminoi

PROVA PAULISTA - LPT/ING/CIE - 3º BIM - 7º ANO/2023
PORTUGUÊS

01) Leia o texto abaixo.
     Olá pessoal da revista, meu nome é Caio [...], não sabia que os dentes tinham cartilagem, também não sabia que comer uma diversidade de alimentos poderia trazer tantos benefícios. Achei muito interessante, é essencial para a saúde. Gostaria que publicassem uma edição da revista falando sobre astronomia. Ela trata da composição e formação dos corpos celestes e os fenômenos que acontecem no Universo.
     Tchau e um abraço pra turma.
O trecho desse texto que apresenta uma opinião é:
(A) “Achei muito interessante, é essencial para a saúde.”.
(B) “Ela trata da composição e formação dos corpos celestes e os fenômenos que acontecem no Universo.”.
(C) “... não sabia que os dentes tinham cartilagem,...”.
(D) “... não sabia que comer uma diversidade de alimentos poderia trazer tantos benefícios.”.

02) Leia o texto para responder à questão.
Mas que dia!
     Outro dia, depois de cansativa jornada de trabalho, entre amigos, comecei a passar mal.
     Tentei permanecer entre eles, mas não consegui. Pedindo desculpas e justificando o motivo de eu estar indo embora para quem me abordava no caminho da porta, fui saindo.
     — Está indo? — interpelou-me uma amiga.
     — Estou.
     — Me dá uma carona?
     Suei frio, porque além de eu não estar bem, ela morava do outro lado da cidade.
     Minha sorte foi a defesa de outra amiga:
     — Ele não pode! Não está bem.
[...]
O texto possui foco narrativo em:
(A) Primeira pessoa, confirmado em “comecei a passar mal”.
(B) Segunda pessoa do plural, como em “Está indo?”.
(C) Terceira pessoa, configurando impessoalidade.
(D) Segunda pessoa do singular, dialogando com o leitor.

03) Leia o texto a seguir para responder à questão.

Para ser irônica, no último quadrinho, Mafalda utiliza a palavra veículo como um
(A) condutor que transmite algo.
(B) passageiro que deve desembarcar.
(C) carro utilizado como transporte.
(D) meio utilizado para difundir uma ideia.

04) Leia o texto abaixo para responder à questão.
Tati e os brinquedos
     [...]
     A chave não conseguia nem falar, de tão cansada. Respirou fundo e, por fim, explicou:
     – Sou a chave da porta do sótão!...
     A chave continuou:
     – Meu trabalho é guardar muito bem as coisas antigas [...]! E agora este brinquedo fugiu e quer abrir a porta para os outros saírem!
     Ao ouvir a palavra brinquedo, Tati não pensou duas vezes: colocou a chave na fechadura, abriu e entrou no sótão. Só que [...] tropeçou em uma caixa de madeira[...].
     A chave escapou da sua mão, voou e foi parar na última prateleira de uma estante muito alta. Para completar, a porta bateu. Tati levantou-se do chão e tentou abri-la. Que nada! Ia precisar da chave de novo!
     [...]
Dentre os termos destacados no texto, aquele que é uma locução adjetiva é:
(A) de novo.
(B) do chão.
(C) da sua mão.
(D) de madeira.

05) Leia o texto para responder à questão.
Listas e cartas de amor: papéis esquecidos dentro de livros viram acervo digital
     [...]
     Fotografias, cartões postais, rabiscos de crianças e cartas de amor: ela coleciona tudo o que encontra entre páginas dos livros. São [...] vestígios1 acidentalmente deixados por estranhos que, algum dia, fizeram empréstimos na biblioteca. Mas são também pequenos tesouros para os curiosos. Por isso, Sharon reuniu todos eles em um arquivo digital.
     [...]
Vocabulário:
1 vestígios: sinais deixados por alguém, que podem ser objetos esquecidos.
O termo grifado no texto, “acidentalmente”, foi utilizado para
(A) apontar a consequência do uso de papéis como marcadores de páginas.
(B) ressaltar a periodicidade em que as pessoas utilizam livros.
(C) demonstrar de que modo os vestígios foram deixados nos livros.
(D) indicar o lugar em que os vestígios foram deixados nos livros.

06) Leia o texto a seguir para responder à questão.
De Volta para o Futuro: Christopher Lloyd ‘vende’ DeLorean para teatro
Ator se encontra com novo intérprete de Doc Brown para passar adiante carro que consegue viajar no tempo; musical chega à Broadway em 2023
Luciano Guaraldo - 21.10.2022 às 14h08
     Para comemorar o Dia de De Volta para o Futuro, Christopher Lloyd se reuniu com o famoso DeLorean que viaja no tempo. O intérprete de Doc Brown, porém, está tentando vender o carro para um novo dono. O vídeo, na verdade, é uma peça de promoção para divulgar o musical inspirado nos filmes que chega à Broadway em junho do ano que vem.
     No comercial bem-humorado, o ator Roger Bart (de Desperate Housewives) aparece como o novo Doc Brown e negocia a compra do DeLorean com um sujeito misterioso. “Não sei, não… Um carro usado? Parece que ele já rodou uns 5 milhões de quilômetros. E todo esse aço inoxidável… Essa coisa pode mesmo fazer 141 quilômetros por hora?”, questiona o personagem, em referência à velocidade necessária para viajar no tempo.
      É só aí que Christopher Lloyd aparece se revela como o vendedor. Empolgado, ele pede apenas para o comprador confiar em sua palavra. “Tudo bem, vou levá-lo para um test drive. Para o Winter Garden Theatre, na Broadway”, responde Doc Brown, citando o teatro em que o musical será montado.
     “Volto logo”, promete o cientista vivido por Roger Bart. “Duvido! Eu acho que você vai ficar no Winter Garden durante um bom tempo”, aposta Christopher Lloyd, bonachão. Os dois dão risada conforme Brown fecha a porta do famoso veículo.
Podemos identificar uma LOCUÇÃO ADJETIVA em:
(A) “E todo esse aço INOXIDÁVEL…”.
(B) “...é uma peça DE PROMOÇÃO para divulgar o musical...”.
(C) “...citando o teatro em que o musical será MONTADO.”.
(D) "Eu acho que você vai ficar NO WINTER GARDEN...".

07) Leia o texto para responder à questão.
Cada tempo tem seu jeito
— Vô, é verdade que, no seu tempo de criança, não havia televisão?
— Hã-hã.
— E como vocês assistiam aos programas?
— A gente não assistia. Quando muito, ouvia os programas de rádio.
— Mas passava desenho no rádio?!
— Não. Rádio sempre foi apenas para ser ouvido.
— Que chato, vô!
— É!
— É verdade que não tinha geladeira, vô?
— Sim!
— E como vocês gelavam as coisas?
— Simplesmente não gelávamos.
— Nossa! Detesto refrigerante quente!
— Por que você é de outro tempo, meu amor.
[...]
— É assim mesmo, cada tempo tem seu jeito. Os seus filhos também estranharão este seu tempo de criança.
— Vão estranhar por que, vô?!
— Eles vão te perguntar, por exemplo, onde você passava as férias, quando criança. E você vai responder na praia.
— Já fui à praia de muitos países, né, vô?
— Sim até de outros continentes. Mas eles vão estranhar muito que, na sua infância, você não passava as férias na Lua ou em Marte ou no espaço sideral. Vivia socado aqui na Terra.
O valor humano em evidência no texto é:
(A) A confiança na tecnologia.
(B) O respeito ao passado.
(C) A liberdade na comunicação.
(D) O amor a questões materiais.

08) Leia o texto a seguir para responder à questão.
'Barbie' é realmente tudo que se esperava, para o bem e para o mal
Filme, que é extremamente divertido e completo, pode surpreender por entregar justamente o que se propõe
Escrito por Mylena Gadelha - Atualizado às 06:40 / 19 de julho de 2023
     [...]
     Greta Gerwig, que dirige o filme em um tom extremamente correto, sabe bem disso e não hesita ao tornar o seu 'Barbie' uma incrível sátira, ainda que de forma contida, afinal de contas, esse ainda é um filme licenciado e aprovado pela própria Mattel, não é mesmo?
     É nesse momento em que o roteiro brinca com o fato de as centenas de Barbies já criadas serem perfeitas, capazes de qualquer coisa. Discute também como a boneca icônica representou mais que um brinquedo, se tornando um padrão de beleza capaz de perseguir mulheres desde a infância à vida adulta.
     Entretanto, não se engane, esse não é um filme para destruir a trajetória da tão amada figura. 'Barbie' utiliza a própria história e as controvérsias para se repaginar. Enquanto o longa mostra os problemas da tal "imposição" do padrão, ele também transfere a culpa para nossa própria sociedade, retirando da boneca o papel de antagonista para colocar outras figuras nessa posição.
     [...]
A qual gênero textual pertence esse texto?
(A) Resenha Crítica.
(B) Crônica.
(C) Carta de Leitor.
(D) Entrevista.

09) Leia o título e o lide da reportagem para responder à questão.
Mangás ajudam a incentivar o hábito da leitura entre crianças e adolescentes
No dia em que se celebra a importância da leitura entre crianças e adolescentes, o gênero mangá – que polemiza entre ser um livro ou uma história em quadrinhos – ajuda a incentivar esse hábito transformador.
[...]
O autor do texto utilizou a palavra “transformador” com o intuito de
(A) apontar que a leitura de mangás impede o hábito da leitura de outros gêneros textuais.
(B) reforçar que mudar o hábito da leitura de histórias em quadrinhos para mangás é prejudicial.
(C) demonstrar uma opinião positiva quanto ao hábito da leitura entre crianças e adolescentes.
(D) representar as mudanças necessárias para incentivar o hábito da leitura entre jovens.
 
10) Analise as orações a seguir para responder à questão.
Ao analisar as opções, quanto ao complemento verbal, estão corretas apenas:
(A) II e IV.
(B) I e IV.
(C) I e III.
(D) II e III.

11) Leia o texto para responder à questão.
A importância da educação financeira nas escolas
     A educação financeira é essencial para nossa vida, principalmente quando começamos a trabalhar, mas será que temos controle das nossas finanças?
     Um estudo realizado em todas as capitais [...] revela que 45,8% dos entrevistados não realizam um controle do seu orçamento, sendo que 29,3% o fazem apenas ‘de cabeça’ – ou seja,  recorrem a um método pouco confiável para organizar suas finanças.
     Entre os entrevistados que utilizam algum método organizado para gerenciar seus recursos financeiros (53,9%), o mecanismo mais comum é o caderno de anotações, mencionado por 29,8% da amostra, seguido pela planilha (21,0%) e pelos aplicativos digitais (3,1%).
     Percebemos que o controle financeiro é algo que devemos ter [...].
     Crianças e jovens que aprendem a lidar com o dinheiro desde pequenos tendem a diminuir o consumo e o descontrole [...].
     Falar de dinheiro com os pequenos não é algo fora de hora, pelo contrário, quanto mais cedo ensinar, melhor para a criança no futuro [...].
   Por isso, a importância da educação financeira nas escolas, com o conhecimento, as crianças podem ajudar os pais a lidarem com o dinheiro [...].
Podemos encontrar uma locução adverbial em:
(A) “...educação financeira nas escolas...”.
(B) “...um método pouco confiável...”.
(C) “...o caderno de anotações...”.
(D) “...um controle do seu orçamento...”.

12) Leia os textos I e II para responder à questão.
Texto I
O que torna um cão farejador?
     O olfato é o principal sentido dos cachorros e é com ele que eles identificam possíveis ameaças, localizam outros cães e sentem o feromônio do sexo oposto para o cruzamento.
     A habilidade deles de sentir odores é tão apurada porque eles chegam a ter cerca de 300 milhões de receptores olfativos, que ficam no focinho e em outras partes das vias respiratórias. Para se ter uma ideia, nós, humanos, temos apenas 6 milhões, o que já é bem eficaz para identificar os cheiros.
     No cérebro dos cães, há ainda uma área específica que analisa os odores, que tem uma sensibilidade 40 vezes mais apurada que a nossa.

Texto II
Elefantes têm o olfato mais poderoso do reino animal, sugerem cientistas
Mamífero tem sentido cinco vezes mais desenvolvido que o dos humanos.
     Estudo realizado por cientistas japoneses afirma que os elefantes possuem um olfato que, provavelmente, é o mais poderoso do reino animal. A investigação científica, publicada no jornal "Genome Research", afirma que o genoma dos elefantes africanos contém o maior número de genes relativos aos receptores olfativos, cerca de 2 mil, responsáveis por detectar odores no meio ambiente.
     Isto significa que os elefantes dispõem de um olfato cinco vezes mais desenvolvido que o dos seres humanos, o dobro que o dos cães e ainda mais forte que recordista anterior do reino animal: o dos ratos. "Aparentemente, o nariz do elefante não é só comprido, também é superior", afirmou o principal autor do estudo, Yoshihito Niimura, da Universidade de Tóquio.
A relação entre os Textos I e II está:
(A) No uso de animais farejadores para encontrar pessoas desaparecidas.
(B) Em um estudo que aponta o cão como o melhor farejador do mundo.
(C) Em uma lista dos maiores farejadores do mundo animal.
(D) Na comparação entre o olfato humano e o de outros animais.

13) Leia o texto para responder à questão.
Aurora Boreal
     A aurora boreal é um fenômeno muito bonito da natureza que ocorre no polo norte da Terra. Ela resulta do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta.
     As luzes  brilhantes caracterizam essa manifestação da natureza que pode ser vista em apenas alguns lugares do mundo. [...]
     As principais cores formadas são o verde e o vermelho. [...]
[...]
As palavras destacadas no texto são:
(A) Preposições.
(B) Artigos.
(C) Adjetivos.
(D) Substantivos.

14) Leia as opções a seguir e responda:
A opção correta que destaca uma locução adverbial é:
(A) II – um novo dono.
(B) I – no tempo.
(C) III – para comemorar.
(D) IV – se revela.

15) Leia a manchete para responder à questão.
Previsão do tempo: Frio atinge o Sudeste com força; SP e MG têm menores temperaturas do ano
No trecho “[...] Frio atinge o Sudeste com força [...]”, o complemento do verbo “atingir” é um
(A) objeto direto.
(B) advérbio.
(C) adjetivo.
(D) objeto indireto.

16) Leia o texto para responder à questão.
Listas e cartas de amor: papéis esquecidos dentro de livros viram acervo digital
     [...]
Fotografias, cartões postais, rabiscos de crianças e cartas de amor: ela coleciona tudo o que encontra entre páginas dos livros. São [...] vestígios1 acidentalmente deixados por estranhos que, algum dia, fizeram empréstimos na biblioteca. Mas são também pequenos tesouros para os curiosos. Por isso, Sharon reuniu todos eles em um arquivo digital.
     [...]
Vocabulário:
1 vestígios: sinais deixados por alguém, que podem ser objetos esquecidos.
O termo grifado no texto, “acidentalmente”, foi utilizado para
(A) indicar o lugar em que os vestígios foram deixados nos livros.
(B) demonstrar de que modo os vestígios foram deixados nos livros.
(C) ressaltar a periodicidade em que as pessoas utilizam livros.
(D) apontar a consequência do uso de papéis como marcadores de páginas.

17) Leia o texto para responder à questão.
Comer pode ser Panc
OPINIÃO - Edgard Henrique Costa Silva - Data 31/08/2023 - Horário 05:00
     Já ouviu falar em ora-pro-nóbis, capuchinha, vinagreira, jambu, jurubeba, peixinho-da-horta, beldroega? Todas essas (e muitas outras) são Pancs. O termo ainda inclui partes comestíveis não convencionais. Mas devemos ter cuidado, nem todo mato pode ser consumido. Evite colher em locais públicos e contaminados e procure saber qual a melhor forma de preparar cada planta.
     A maioria das Pancs é hortaliças folhosas ou tuberosas, mas também há espécies frutíferas e que produzem castanhas. Boa parte das Pancs é classificada como alimentos funcionais, pois apresentam quantidades significativas de vitaminas e sais minerais. Dessa maneira, podem contribuir para alimentação mais barata e diversa, pois são fáceis de cultivar e não exigem grandes quantidades de insumos.
     Ainda, podem contribuir para uma vida mais sustentável pelo consumo e valorização de produtos regionais.
Nesse texto, para defender sua posição quanto às Pancs, o autor utiliza como argumento o trecho:
(A) “Ainda, podem contribuir para uma vida mais sustentável...”. (3º parágrafo)
(B) “A maioria das Pancs é hortaliças folhosas ou tuberosas,”. (2º parágrafo)
(C) “O termo ainda inclui partes comestíveis não convencionais.”. (1º parágrafo
(D) “Boa parte das Pancs é classificada como alimentos funcionais,”. (2º parágrafo)

18)
Leia o texto abaixo para responder à questão.

Como é o dia a dia de um gamer profissional?
     Assim como jogadores de futebol ou qualquer outro atleta, um gamer profissional costuma participar de times patrocinados. Normalmente, essa equipe vive em centros de capacitação e passam boa parte do tempo treinando e estudando.
     É comum que o dia de um jogador comece depois das 11 horas da noite e só termine de madrugada. Sua rotina inclui de 8 a 12 horas diárias de prática de jogos e mais algumas horas de estudo, em que há orientações dadas por um técnico, discussões de estratégias e análise das partidas dos adversários.
     Nas Gaming Houses, os atletas contam com salas climatizadas, computadores de última geração com acesso à internet, refeições planejadas por nutricionistas, entre outros benefícios. E engana-se quem pensa que a vida dos gamers se resume aos computadores: eles precisam frequentar a academia e recebem atendimento psicológico para manter a saúde física e mental. Ufa, quanta coisa!
Há uma opinião no texto em:
(A) “...eles precisam frequentar a academia...”.
(B) “...há orientações dadas por um técnico...”.
(C) “Ufa, quanta coisa!”.
(D) “...passam boa parte do tempo treinando e estudando.”.

19) Leia o texto para responder à questão.
Diálogo sobre preservação do meio ambiente
     O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), comemorado no início do mês, tem por objetivo promover conscientização e desenvolver atividades de proteção e preservação da nossa biodiversidade. Essa data é importante, principalmente, para desenvolvermos um momento de reflexão.
     Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas, infelizmente, têm impactado muito o meio ambiente. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no ecossistema, com ações degradantes envolvendo a poluição e a perda de biodiversidade. Portanto, cabe a nós criar medidas que impeçam que os nossos impactos atinjam, de modo irreversível, o planeta Terra.
     Os jovens de hoje serão os responsáveis em tomar decisões no futuro. Conscientizá-los sobre a importância de preservar o meio ambiente é poupar que a exploração descontrolada dos recursos naturais continue acontecendo, garantindo uma sociedade mais responsável e conectada com a natureza.
O ponto de vista defendido pelo autor do texto é:
(A) Os jovens serem conscientizados impede a preservação ambiental no futuro.
(B) Os impactos do homem à biodiversidade são irreversíveis ao planeta Terra.
(C) O principal responsável por mudanças graves no ecossistema é o ser humano.
(D) O Dia Mundial do Meio Ambiente promove a conscientização ambiental.

20) Leia os Textos I e II para responder à questão.
Texto I
 Que mais este evento, o qual demonstra claramente o quanto o fator humano ainda é desconsiderado neste país, não caia nas brumas do esquecimento, não seja envolto em nevoeiros e se perca em meio a tantas novidades e notícias que nos bombardeiam diariamente. Buscar audiência com a tragédia alheia não é novidade em nossos meios de comunicação. O que precisa ser novo é nosso olhar crítico e cidadão em solidariedade às vítimas, e em indignação e luta para que outros eventos dessa natureza nunca mais ocorram.

Texto II
BrumaDor¹
Marcos Rohfe
     A névoa encobre a lembrança....
     Dores que se calam, perplexas...
     No esquecimento, a dança... (macabra)

     Da dor e caos à desordem resumida...
     Mães choram suas crianças...
     Pais lamentam sua condição, sua vida...

     Até quando as brumas encobrirão os desatinos?

     Sorrir diante da bruta flor, que floresce na lama.
     Eterno desafio
     Ser forte é o que nos alimenta.
Vocabulário:
Bruma: 1. METEOROLOGIA nevoeiro, neblina. 2. FIGURADO o que não é claro ou impede de ver ou de compreender algo.
Desatinos: 1. ausência de bom senso, loucura.
A relação entre o Texto I e o Texto II se dá:
(A) na linguagem figurada que os dois textos apresentam.
(B) na temática, uma tragédia que não deve ser esquecida.
(C) na estrutura composicional em versos presente nos textos.
(D) na característica, pois os dois textos são opinativos.

GABARITOA
01A – 02A – 03C – 04D – 05C – 06B – 07B – 08A – 09C – 10B – 11A – 12D – 13C – 14B – 15A – 16B – 17 – 18C – 19C – 20B.
 

INGLÊS
01) Leia a tabela abaixo para responder à questão.
Planejamento de alimentação diária da Joyce
Analise as informações da tabela, considerando V para verdadeiro e F para falso.
I – Joyce come pelo menos uma fruta todos os dias.
II – Toda quinta-feira, Joyce come macarrão no almoço e no jantar.
III – Diariamente, Joyce toma suco de laranja em seu café da manhã.
IV – Em um dia da semana, Joyce come peixe na hora do almoço.
São verdadeiras as informações presentes em:
(A) I e II.
(B) I e IV.
(C) II e IV.
(D) II e III.

02)
Leia o texto para responder à questão.

Os fenômenos naturais são diversas situações que ocorrem na natureza sem a interferência humana. Eles podem causar sérios desastres e às vezes, precisam de apoio da Defesa Civil dos municípios no Brasil. Abaixo temos alguns exemplos:
Material elaborado para essa atividade.
Os fenômenos naturais que aparecem no texto são:
(A) Earthquake, Tsunami, Lightning Storm.
(B) Drought, Earthquake, Flood.
(C) Drought, Landslide, Lightning Storm.
(D) Earthquake, Flood, Landslide.

03) Leia o panfleto turístico da cidade de São Luiz do Paraitinga – SP para responder à questão:
Material elaborado para essa atividade.
De acordo com esse panfleto turístico, ele apresenta informações sobre
(A) o calendário com as festas do ano.
(B) os melhores restaurantes da cidade.
(C) o evento do Carnaval que agita a cidade.
(D) os roteiros turísticos disponíveis o ano todo.

04) Analise a imagem abaixo para responder à questão.
A sustentabilidade e a preservação ambiental são princípios do Ecoturismo
De acordo com a imagem, podemos entender que a principal mensagem é:
(A) Evite pisar na grama durante sua caminhada.
(B) Deixe seus passos na areia, mas faça isso descalço.
(C) Aproveite o lazer, mas leve seu lixo embora com você.
(D) Seja livre para fazer do espaço aquilo que achar certo.

05) Leia o trecho da música “Viva La Vida”, da banda Coldplay, para responder à questão.
Material elaborado para a questão.
Qual a forma NEGATIVA da última frase do trecho desta música?
(A) Sweep the streets I did not used to owned.
(B) Sweep the streets I not used to owned.
(C) Sweep the streets I not use to own.
(D) Sweep the streets I did not use to own.

GABARITO
01A – 02C – 03D – 04C – 05A.
 

CIÊNCIAS
01) Leia o seguinte texto sobre a transmissão de doenças:
Medidas de sa1Zneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente deu entrada em um pronto atendimento relatando que há alguns dias teve contato com águas de enchente e, desde então, não se sentia bem. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. 
Diante das condições sanitárias da localidade, há indícios de que o paciente, provavelmente, apresenta um caso de
(A) leptospirose.
(B) tuberculose.
(C) botulismo.
(D) covid-19.

02) Leia o texto sobre a influência da poluição nas doenças respiratórias.
A queima de combustíveis fósseis,  incêndios florestais e queimadas intencionais ou naturais afetam a qualidade do ar e podem causar uma série de problemas de saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer de pulmão.
Texto extraído do Material Digital de Ciências para o 7ª ano Seduc SP - Adaptado.
Nessas condições, qual doença a seguir pode ser potencializada e desencadear crises respiratórias e levar até a morte?
(A) Hanseníase.
(B) Reumatismo.
(C) Cefaleia.
(D) Bronquite.

03) Observe a imagem sobre a campanha de vacinação.
Leia o texto abaixo e responda.
A vacinação é uma das melhores maneiras de prevenir doenças virais.  É importante seguir as orientações do programa de vacinação da sua cidade e garantir que você esteja atualizado com as vacinas recomendadas. 
Texto extraído do Material Digital de Ciências para o 7ªano Seduc SP.
As vacinas agem:
(A) introduzindo no organismo anticorpos prontos para combater as infecções.
(B) causando desequilíbrio, podendo ocasionar sérios problemas de saúde.
(C) estimulando a resposta imunológica do corpo, tornando-o mais resistente a infecções.
(D) aumentando significativamente o risco de contaminação e disseminação de doenças.

04) A figura abaixo é uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE. 
Estação de Tratamento de Esgoto - ETE
Analise as seguintes afirmações:  
I - Promover a sustentabilidade ambiental, melhorando a qualidade de vida.
II - Garantir o acesso aos serviços de saneamento ao maior número de pessoas.
III - Reduzir a incidência de doenças relacionadas à falta do tratamento de água potável e esgoto.
Quais afirmações contém os objetivos do saneamento básico?
(A) Nenhuma das afirmativas.
(B) Todas as afirmativas.
(C) II e III apenas.
(D) I e II apenas.

05) Qual das alternativas abaixo apresenta medidas viáveis para reduzir a poluição atmosférica?
(A) Conscientizar a população a não queimar tabaco, dessa forma ajuda a melhorar a qualidade do ar.
(B) Implementar regulamentações e tecnologias para controlar as emissões industriais e tornar os processos produtivos mais limpos.
(C) Desflorestar áreas de preservação, instigando a ampliação do agronegócio em áreas de proteção ambiental.
(D) Substituir o uso de transportes públicos e bicicletas por carros para reduzir significativamente as emissões de poluentes.

06) A varíola foi oficialmente declarada erradicada em 1980, foi a primeira doença a ser erradicada globalmente por meio da _________. Esse sucesso demonstra o poder das campanhas bem-sucedidas e realizadas em massa, dessa forma, foi possível erradicar uma das enfermidades que mais causou mortes num curto espaço de tempo na história.
Apesar dos enormes esforços dos serviços de saúde, doenças eliminadas como tétano, rubéola, poliomielite entre outras, apresentam risco de disseminação e de circular novamente, caso as metas de cobertura _________ não sejam atingidas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
(A) vacinação; patógena.
(B) vacinação; vacinal.
(C) proteção; educacional.
(D) infecção; imunológica.

07) Muitos vírus são transmitidos pelo ar de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias. Quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, pequenas gotículas contendo o vírus são liberadas no ar e podem ser inaladas por pessoas próximas. Superfícies contaminadas também podem ser uma grande fonte de transmissão.

Para se evitar a contaminação por meio de superfícies deve-se tomar as seguintes precauções:
(A) Lavar as mãos sempre que entrar em contato com objetos de uso comum.
(B) Tomar banho periodicamente com sabonete bactericida.
(C) Permanecer em locais com muita ventilação.
(D) Fazer a desinfecção completa das mãos somente antes das refeições.

08) Para entender como a vacina age em nosso corpo, primeiro é preciso saber de que forma nosso sistema imunológico trabalha. Quando um agente invasor (vírus, bactérias etc) entra em contato pela primeira vez com o organismo, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos para combater determinada infecção. Esse processo, porém, pode levar até duas semanas, e, nesse meio-tempo, podemos ficar doentes. 
A vacina tem o papel de induzir a uma resposta imunológica, devido ao contato anterior com vírus ou bactéria de forma branda. A vacina “treina” nosso corpo para que ele seja capaz de reconhecer o invasor e, nesse momento de contato, estimula a resposta com anticorpos já conhecidos. 
Sobre os anticorpos podemos afirmar que
(A) são substâncias compradas em farmácias.
(B) atuam no combate a doenças específicas.
(C) evitam a entrada de todas as doenças no organismo.
(D) são agentes causadores de infecções.

09) O texto abaixo refere-se ao combate do mosquito Aedes aegypti:
A dengue é uma doença endêmica comum em épocas quentes e chuvosas do ano, portanto, é importante que algumas medidas sejam tomadas. Embora haja inúmeras campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypti, sua reprodução em criadouros dentro das residências é um fator relevante. De modo geral, a população convive com a presença do mosquito nas residências e pouco sabe sobre seu ciclo reprodutivo e como realizar uma intervenção efetiva. 
Dentre as alternativas abaixo, qual medida é a mais eficaz no combate ao mosquito e consequentemente na redução de transmissão da Dengue?
(A) Manter as residências a todo custo livres de potenciais criadouros.
(B) Capinar e eliminar o mato dos terrenos baldios e dos quintais.
(C) Cultivar plantas floríferas somente em vasos com terra fértil.
(D) Conservar a casa varrida, organizada e perfumada.

10) Na década de 1980, o Ministério da Saúde percebeu que havia grande resistência da população adulta, além de medo por parte das crianças, em relação às vacinas. Com isso, surgiu a ideia de criar um símbolo que fosse capaz de dialogar com diferentes públicos, especialmente o infantil, para motivar e informar sobre a vacinação. Assim surgiu o nome Zé Gotinha, na divulgação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Entretanto, vale lembrar que a vacina da poliomielite era apenas uma gota. Seu nome foi escolhido nacionalmente através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil. 
 O concurso abriu portas a oportunidades de mobilização nacional tornando as campanhas de vacinação mais atraentes, principalmente para as crianças. 

Embora o Zé Gotinha tenha sido criado numa campanha contra poliomielite, ele é utilizado como
(A) modelo da saúde pública mundial.
(B) mascote para causar medo nas crianças.
(C) símbolo de campanhas vacinais no Brasil.
(D) marca brasileira de pesquisas de vacinas.

11) Observe a figura a seguir:
Uma das maneiras de classificar as bactérias está relacionada com a forma ou morfologia como ilustrado acima.
Ao relacionar corretamente o formato da bactéria (coluna 1) com a descrição da sua estrutura (coluna 2), obtemos:
(A) III, I, II e IV.
(B) I, IV, III e II.
(C) IV, II, I e III.
(D) II, III, IV e I.

12) O descarte incorreto do lixo eletrônico pode ocasionar riscos ao meio ambiente e à saúde humana. Nos equipamentos eletroeletrônicos, estão presentes metais pesados altamente tóxicos, principalmente mercúrio, berílio e chumbo. O descarte incorreto desses materiais podem contaminar o solo e os lençóis freáticos e liberar toxinas extremamente perigosas no ar quando queimados. Para evitar danos ao meio ambiente, o lixo eletrônico deve ser recolhido por empresas especializadas e enviado para reciclagem.
Muitos produtos são fabricados com um tempo de vida preestabelecido, de forma intencional os produtos se tornam inutilizáveis após um determinado tempo. Essa estratégia nada sustentável é chamada de obsolescência programada, dessa forma favorece o aumento de lixo eletrônico.
Qual modo de vida tem contribuído para o aumento do lixo eletrônico?
(A) sustentabilidade.
(B) consumismo.
(C) reciclagem.
(D) inovação tecnológica.

13) O Aedes aegypti é um mosquito transmissor de várias doenças, que além da dengue inclui a Zika, Chikungunya e a Febre Amarela. A sua reprodução está intimamente relacionada às condições ambientais para eclosão dos ovos e desenvolvimento das suas larvas, passando pela metamorfose e resultando no mosquito adulto. É importante  conhecer as fases reprodutivas dos mosquitos, para que a população e os agentes de saúde possam interferir no ciclo reprodutivo e na redução das doenças por eles transmitidas. Dependendo das condições favoráveis, uma semana é o prazo para ocorrer o ciclo completo, conforme aponta a figura abaixo:
Partindo do início da reprodução, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das fases de vida do Aedes aegypti:
(A) ovo - larva - pupa - adulto.
(B) pupa - ovo - adulto - larva.https://img.comunidades.net/pro/professordiminoi/aas213.jpg
(C) larva - pupa - adulto - ovo.
(D) ovo - pupa - larva - adulto.

14) Dentre as doenças bacterianas abaixo citadas, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua forma de transmissão.
(A) Cólera, transmitida pela ingestão de água potável.
(B) Leptospirose, transmitida pelo contato com a saliva de gato.
(C) Febre tifoide, sua transmissão é feita por meio da picada de insetos.
(D) Tuberculose, transmitida pelo ar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

15) Criada há mais de 200 anos, a vacina ainda é uma importante forma de prevenção contra as doenças. A história da vacina iniciou-se no século XVIII, quando o médico inglês Edward Jenner utilizou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, uma doença viral extremamente grave que causava febre alta, dores de cabeça e no corpo, lesões na pele e morte. A varíola foi a primeira doença infecciosa que foi erradicada por meio da vacinação.
No Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904 houve a Revolta da Vacina, uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola. A Revolta ocorreu num contexto de mudanças sanitárias na cidade, lideradas pelo médico Oswaldo Cruz, que impôs a vacinação obrigatória para tentar impedir a disseminação da doença. 
A vacinação não foi bem aceita pela população devido à:
(A) consciência e boa vontade.
(B) insatisfação e desinformação.
(C) certeza de que a vacinação tinha outro interesse.
(D) plena aceitação dos princípios científicos.

GABARITO
01A – 02D – 03C – 04B – 05B – 06B – 07A – 08B – 09A – 10C – 11B – 12B – 13A – 14D – 15B.