ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Professor Diminoi

 

MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL - CURRÍCULO PAULISTA

Organização das Grades Curriculares.

 

ENSINO FUNDAMENTAL

5º ANO

 

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números e operações com números naturais

  • Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais
  • Decomposição de escritas numéricas
  • Cálculo de adições e subtrações
  • Cálculo de multiplicações e divisões
  • Resolução de situações-problema do campo aditivo e multiplicativo

Números e operações com números racionais

  • Diferentes representações de um numero racional (fracionaria e decimal)
  • Números racionais no contexto diário
  • Fração: significado de parte-todo

Espaço e forma

  • Movimentação no espaço
  • Construção de itinerários
  • Plano cartesiano / uso de coordenadas
  • Planificação
  • Poliedros: propriedades

Grandezas e medidas

  • Resolução de problemas
  • Sistema monetário brasileiro
  • Medidas de comprimento, massa e capacidade (escritas na forma decimal)

Tratamento da informação

  • Resolução de problemas
  • Interpretação de tabelas simples e de dupla entrada

Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem/Sequências

Expectativas de aprendizagem

Primeira trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 1: Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.

Sequência 2: 1. Descrever, interpretar e representar a posição ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários. 2. Interpretar representações no plano cartesiano, usando coordenadas. Sequência 3: 1. Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza. 2. Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e tabelas de dupla entrada.

Sequência 4: Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.

Sequência 5: 1. Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema. 2. Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado em adições e subtrações. 3. Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos em adição e subtração. 4. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

Segunda Trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 6: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

  1. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão.

Sequência 7: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. 2. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão.

Sequência 8: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. 2. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão. 3. Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas dessas figuras.

Sequência 9: 1. Reconhecer números racionais no contexto diário, fazendo a leitura dos números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal. 2. Identificar fração com significado de parte-todo. 3. Resolver situações problema que envolvam o uso de medidas de comprimento, massa e capacidade, representadas na forma decimal. 4. Reconhecer que os números racionais admitem diferentes (infinitas) representações na forma fracionaria.

Avaliação Processual/Habilidades

  • Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura ou escrita, comparação ou ordenação de números naturais.
  • Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo aditivo envolvendo números naturais.
  • Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo multiplicativo envolvendo números naturais.
  • Calcular o resultado de adições ou subtrações com números naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
  • Calcular o resultado de multiplicações ou divisões com números naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
  • Interpretar representações no plano cartesiano, usando coordenadas.
  • Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas dessas figuras.
  • Resolver situação-problema utilizando o sistema monetário brasileiro.
  • Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal.
  • Utilizar fração com significado de parte-todo.
  • Resolver problema que envolva o uso de medidas de comprimento, massa ou capacidade, representadas na forma decimal.
  • Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada.

 Números e operações com números naturais

  • Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais
  • Decomposição de escritas numéricas
  • Cálculo de adições e subtrações
  • Cálculo de multiplicações e divisões
  • Resolução de situações-problema do campo aditivo e multiplicativo

Números e operações com números racionais

  • Diferentes representações de um numero racional (fracionaria e decimal)
  • Números racionais no contexto diário
  • Fração: significado de parte-todo

Espaço e forma

  • Movimentação no espaço
  • Construção de itinerários
  • Plano cartesiano / uso de coordenadas
  • Planificação
  • Poliedros: propriedades

Grandezas e medidas

  • Resolução de problemas
  • Sistema monetário brasileiro
  • Medidas de comprimento, massa e capacidade (escritas na forma decimal)

Tratamento da informação

  • Resolução de problemas
  • Interpretação de tabelas simples e de dupla entrada

Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem/Sequências

Expectativas de aprendizagem

Primeira trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 1: Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza.

Sequência 2: 1. Descrever, interpretar e representar a posição ou a movimentação de uma pessoa ou objeto no espaço e construir itinerários. 2. Interpretar representações no plano cartesiano, usando coordenadas. Sequência 3: 1. Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza. 2. Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e tabelas de dupla entrada.

Sequência 4: Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema.

Sequência 5: 1. Utilizar o sistema monetário brasileiro em situações-problema. 2. Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização do cálculo mental exato e aproximado em adições e subtrações. 3. Utilizar a decomposição das escritas numéricas para a realização de cálculos em adição e subtração. 4. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

Segunda Trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 6: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

  1. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão.

Sequência 7: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. 2. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão.

Sequência 8: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. 2. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão. 3. Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas dessas figuras.

Sequência 9: 1. Reconhecer números racionais no contexto diário, fazendo a leitura dos números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal. 2. Identificar fração com significado de parte-todo. 3. Resolver situações problema que envolvam o uso de medidas de comprimento, massa e capacidade, representadas na forma decimal. 4. Reconhecer que os números racionais admitem diferentes (infinitas) representações na forma fracionaria.

Avaliação Processual/Habilidades

  • Utilizar as regras do sistema de numeração decimal para leitura ou escrita, comparação ou ordenação de números naturais.
  • Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo aditivo envolvendo números naturais.
  • Resolver situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo multiplicativo envolvendo números naturais.
  • Calcular o resultado de adições ou subtrações com números naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
  • Calcular o resultado de multiplicações ou divisões com números naturais, pelo uso de técnicas operatórias convencionais.
  • Interpretar representações no plano cartesiano, usando coordenadas.
  • Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas dessas figuras.
  • Resolver situação-problema utilizando o sistema monetário brasileiro.
  • Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal.
  • Utilizar fração com significado de parte-todo.
  • Resolver problema que envolva o uso de medidas de comprimento, massa ou capacidade, representadas na forma decimal.
  • Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de tabelas simples ou tabelas de dupla entrada.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números e operações com números naturais

  • Sistema de numeração decimal• Decomposição de escritas numéricas
  • Resolução de problemas do campo aditivo e multiplicativo
  • Procedimentos próprios (dos alunos) de cálculo de multiplicação e divisão

Números e operações com números racionais

  • Situações-problema do campo aditivo e multiplicativo
  • Procedimentos pessoais de cálculo de números racionais na forma decimal
  • Comparação e ordenação
  • Frações equivalentes
  • Relação entre representação fracionaria e decimal

Espaço e forma

  • Propriedades e planificação de poliedros
  • Resolução de problemas envolvendo número de vértices, faces e arestas
  • Ângulos retos
  • Propriedades de polígonos e círculos

Grandezas e medidas

  • Situações-problema com medidas de tempo e temperatura, medidas de comprimento, massa e capacidade
  • Horas em relógios de ponteiros e digitais

Tratamento da informação

  • Resolução de problemas • Análise e interpretação de tabelas simples e de dupla entrada

Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem/Sequências

Expectativas de aprendizagem

Terceira trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 10: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

  1. Relacionar representações fracionarias e representação decimal de um mesmo número racional.
  2. Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal, localizando-os na reta numérica.

Sequência 11: 1. Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal, localizando-os na reta numérica. 2. Relacionar representações fracionarias e representação decimal de um mesmo número racional. 3. Identificar frações equivalentes.

Sequência 12: 1. Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas dessas figuras. 2. Resolver problemas envolvendo o número de vértices, faces e arestas de um poliedro.

Sequência 13: 1. Utilizar unidades usuais de tempo e temperatura em situações-problema.

  1. Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e tabelas de dupla entrada. 3. Ler horas em relógios digitais e de ponteiros.

Quarta trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 14: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

  1. Utilizar procedimentos próprios para a realização de cálculos da multiplicação e divisão.

Sequência 15: 1. Resolver situações-problema que envolvam o uso de medidas de comprimento, massa e capacidade, representadas na forma decimal. 2. Utilizar procedimentos pessoais de calculo para resolver adições com números racionais apresentados na forma decimal.

Sequência 16: 1. Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal, para leitura e escrita, comparação, ordenação e arredondamento de números naturais de qualquer ordem de grandeza. 2. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns significados das operações do campo aditivo, envolvendo números racionais, sem uso de regras. 3. Utilizar procedimentos pessoais de calculo para resolver adições com números racionais apresentados na forma decimal.

Sequência 17: 1. Reconhecer elementos e propriedades de polígonos e círculos. 2. Identificar ângulos retos.

Avaliação Processual/Habilidades

  • Relacionar representações fracionária e decimal de um mesmo numero racional.
  • Comparar ou ordenar números racionais de uso frequente, na representação fracionaria e na representação decimal.
  • Localizar números racionais na reta numérica.
  • Identificar frações equivalentes.
  • Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns significados das operações do campo aditivo, envolvendo números racionais, sem uso de regras.
  • Reconhecer elementos e propriedades de poliedros, explorando planificações de algumas dessas figuras.
  • Resolver situação-problema envolvendo o numero de vértices, faces e arestas de um poliedro.
  • Reconhecer elementos e propriedades de polígonos e círculos.
  • Identificar ângulos retos.
  • Resolver situação-problema utilizando unidades usuais de tempo e temperatura.
  • Ler horas em relógios digitais e de ponteiros.

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números e operações com números naturais

  • Situações-problema do campo aditivo e multiplicativo
  • Uso dos sinais convencionais (+, -, x,: e =)
  • Exploração de regularidades das operações

Números e operações com números racionais

  • Situações-problema do campo aditivo e multiplicativo
  • Procedimentos pessoais de cálculo de multiplicação e divisão
  • Comparação e ordenação de números racionais
  • Exploração de regularidades nas operações
  • Frações equivalentes
  • Escrita de representações fracionárias e decimais com o apoio de representações gráficas

Espaço e forma

  • Propriedades de polígonos e círculos
  • Características de figuras (rigidez triangular)
  • Medidas de ângulos internos de um polígono
  • Composição e decomposição de figuras planas
  • Constituição dos polígonos (figuras triangulares)
  • Movimentação no espaço

Grandezas e medidas

  • Situações-problema
  • Utilização de ângulos para movimentação
  • Ângulos reto, agudo e obtuso
  • Cálculo de perímetro e área de figuras triangulares

Tratamento da informação

  • Situações-problema
  • Gráfico de linhas
  • Leitura de informações divulgadas na mídia (porcentagens)

Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem/Sequências

Expectativas de aprendizagem

Quinta trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 18: Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

Sequência 19: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo alguns significados das operações do campo multiplicativo, envolvendo números racionais, sem uso de regras. 2. Calcular o resultado de algumas multiplicações e divisões de números racionais, por meio de estratégias pessoais.

Sequência 20: 1. Reconhecer elementos e propriedades de polígonos e círculos. 2. Estudar características de figuras como a rigidez triangular. 3. Identificar angulo reto, agudo e obtuso. 4. Identificar ângulos sob a perspectiva de mudança de direção e resolver situaçõesproblema de movimentação, envolvendo essa ideia.

Sequência 21: Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de gráficos de linhas.

Sexta trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 22: 1. Utilizar sinais convencionais (+, -, x,: e =) na escrita de operações. 2. Explorar regularidades nos resultados de operações com números naturais.

Sequência 23: Identificar e produzir diferentes escritas nas representações fracionaria e decimal com o apoio em representações gráficas.

Sequência 24: 1. Compor e decompor figuras planas. 2. Identificar que qualquer polígono pode ser composto a partir de figuras triangulares.

Sequência 25: 1. Calcular o perímetro de figuras triangulares. 2. Calcular a área de figuras triangulares pela decomposição de figuras quadrangulares. 3. Fazer leitura de informações apresentadas por meio de porcentagens, divulgadas na mídia e presentes em folhetos comerciais.

Avaliação Processual/Habilidades

  • Resolver situações-problema compreendendo significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.
  • Resolver situações-problema compreendendo significados das operações do campo multiplicativo, envolvendo números racionais na forma decimal.
  • Calcular o resultado de algumas operações com números racionais, por meio de estratégias pessoais.
  • Reconhecer elementos e propriedades de polígonos e círculos.
  • Compor e decompor figuras planas.
  • Identificar ângulo reto, agudo e obtuso.
  • Resolver situação-problema com dados apresentados por meio de gráficos de linhas.
  • Calcular a medida do perímetro de figuras triangulares.
  • Calcular a medida da área de figuras triangulares pela decomposição de figuras quadrangulares.
  • Interpretar informações apresentadas por meio de porcentagens.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números e operações com números naturais

  • Sistema de numeração decimal decomposição de escritas na forma polinomial
  • Cálculo de adição e subtração
  • Resolução de problemas do campo aditivo e multiplicativo
  • Formulação de situações-problema

Números e operações com números racionais

  • Situações-problema
  • Porcentagem no contexto diário

Espaço e forma

  • Ampliação e redução de figuras
  • Construção de figuras simétricas
  • Identificação de eixo de simetria
  • Identificação de quadriláteros observando relações entre seus lados

Grandezas e medidas

  • Situações-problema
  • Metro e centímetro quadrados
  • Cálculo de distâncias
  • Avaliação de resultado de medição

Tratamento da informação

  • Situações-problema de combinatória e probabilidade

Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem/Sequências

Expectativas de aprendizagem

Sétima trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 26: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. 2. Reconhecer a composição e decomposição de números naturais em sua forma polinomial. 3. Reconhecer e utilizar medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado.

Sequência 27: 1. Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. 2. Resolver situações-problema que envolvam o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 50%, 25%.

Sequência 28: 1. Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e de contabiliza-las usando estratégias pessoais. 2. Resolver situações-problema que envolvam o uso da porcentagem no contexto diário, como 10%, 20%, 50%, 25%. 3. Resolver problemas que envolvem diferentes representações de números racionais.

Sequência 29: 1. Ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas. 2. Reconhecer e utilizar medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado. 3. Resolver situaçõesproblema que envolvam o calculo de distancias.

Oitava trajetória Hipotética de Aprendizagem

Sequência 30: Formular situações-problema, compreendendo diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais.

Sequência 31: Resolver situações-problema que envolvam o uso da porcentagem no contexto diario, como 10%, 20%, 50%, 25%.

Sequência 32: 1. Construir figuras simétricas a uma figura dada. 2. Identificar eixos de simetria num polígono. 3. Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando como critério os eixos de simetria. 4. Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes e perpendiculares).

Sequência 33: 1. Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes e perpendiculares). 2. Explorar a ideia de probabilidade em situações-problema simples. 3. Avaliar a adequação do resultado de uma medição

Avaliação Processual/Habilidades

  • Resolver situações-problema, compreendendo os diferentes significados das operações do campo aditivo e multiplicativo envolvendo números naturais. (duas ou três operações).
  • Utilizar sinais convencionais (+, -, x, : e =) na escrita de operações.
  • Resolver situação-problema que envolva diferentes representações de números racionais.
  • Resolver situação-problema que envolva o uso da porcentagem no contexto diario, como 10%, 20%, 50%, 25%.
  • Resolver situação-problema que envolva combinação de elementos de uma coleção e de contabiliza-las usando estratégias pessoais.
  • Resolver situação-problema envolvendo a ideia de probabilidade.
  • Identificar eixos de simetria num polígono.
  • Identificar quadriláteros observando as relações entre seus lados (paralelos, congruentes e perpendiculares).
  • Ampliar ou reduzir figuras planas pelo uso de malhas.
  • Avaliar a adequação do resultado de uma medição.
  • Reconhecer e utilizar medidas como o metro quadrado e o centímetro quadrado.

 

 

6º ANO

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo         

Números Naturais

  • Múltiplos e divisores
  • Números Primos
  • Operações Básicas
  • Introdução às Potências

Frações

  • Representação
  • Comparação e ordenação
  • Operações

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: O sistema de numeração decimal e suas operações

Habilidades

  1. Saber efetuar contagens em bases diferentes da decimal.
  2. Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens.
  3. Compreender os significados das operações básicas.
  4. Resolver expressões numéricas respeitando a ordem das operações e os parênteses.

Situação de Aprendizagem 2: Explorando os números naturais

Habilidades

  1. Saber identificar o padrão de crescimento ou decrescimento de uma sequência numérica.
  2. Compreender a ideia de múltiplo comum entre dois ou mais números naturais.
  3. Saber determinar os divisores de um número natural.
  4. Resolver problemas envolvendo a ideia de mínimo múltiplo comum ou máximo divisor comum.
  5. Saber identificar se um número é primo ou não.
  6. Decompor um número em seus fatores primos.

Situação de Aprendizagem 3: Na medida certa: dos números às frações

Habilidades

  1. Desenvolver a ideia de que medir significa comparar grandezas de mesma natureza.
  2. Ampliar a noção de número por meio de situações em que a grandeza tomada como unidade não cabe um número exato de vezes na grandeza a ser medida.

Situação de Aprendizagem 4: Equivalências e operações com frações

Habilidades

  1. Saber obter frações equivalentes a uma fração dada.
  2. Saber comparar por meio de um sinal de desigualdade, duas frações com denominadores diferentes.
  3. Calcular a fração de um número.
  4. Saber efetuar operações de adição e subtração entre duas frações com denominadores diferente.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens, de acordo com seu valor posicional.
  • Resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas.
  • Resolver expressões numéricas.

SA2

  • Reconhecer o uso da potenciação em problemas de contagem.
  • Identificar padrões de crescimento ou decrescimento de uma sequência numérica.
  • Resolver problemas envolvendo divisor comum.
  • Decompor um número em seus fatores primos.

SA3

  • Ler medidas de comprimento em instrumentos de medidas.

SA4

  • Transformar um número misto em fração (e vice-versa).
  • Realizar as operações de adição e subtração de frações, com denominadores diferentes.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números Decimais

  • Representação
  • Transformação em fração decimal
  • Operações

Sistemas de Medidas

  • Medidas de comprimento, massa e capacidade
  • Sistema métrico decimal: múltiplos e submúltiplos da unidade

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: O soroban e os números decimais

Habilidades

  1. Compreender a estrutura do sistema de numeração decimal e a representação dos submúltiplos da unidade.
  2. Ler e escrever números decimais. representar números decimais no ábaco.

Situação de Aprendizagem 6: Equivalências e operações com decimais

Habilidades

  1. Compreender a estrutura dos múltiplos e submúltiplos do sistema decimal.
  2. Reconhecer a correspondência entre frações decimais e a notação decimal; saber decompor, comparar e ler números decimais.
  3. Compreender as equivalências entre números decimais.
  4. Efetuar transformações: décimos em centésimos, unidades em milésimos etc.
  5. Saber efetuar operações de adição e subtração com números decimais.

Situação de Aprendizagem 7: Medidas não padronizadas

Habilidades

  1. Compreender os processos de medida como uma comparação entre grandezas de mesma natureza.
  2. Realizar medidas usando unidades não padronizadas.

Situação de Aprendizagem 8: Medidas e transformações

Habilidades

  1. Compreender a necessidade de adoção de unidades padronizadas para estabelecer medidas precisas e universais.
  2. Conhecer os múltiplos e submúltiplos do metro, quilograma e litro.
  3. Realizar estimativas sobre as dimensões de um objeto com base na escolha de uma unidade adequada.
  4. Efetuar transformações de unidades

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Efetuar contagens em bases diferentes da decimal.

SA6

  • Decompor um número natural nas unidades das diversas ordens na base 10.
  • Efetuar transformações entre as diferentes ordens na representação decimal de um número racional.
  • Efetuar operações de adição e subtração com números decimais.

SA7

  • Ler e interpretar medidas de comprimento usando unidades não padronizadas.
  • Selecionar unidades e/ou instrumentos de medida mais adequados para medicado de diferentes objetos e distâncias.

SA8

  • Realizar estimativas de medidas de comprimento pela escolha de uma unidade adequada.
  • Efetuar transformações de unidades para expressar adequadamente uma medida.

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Formas Geométricas

  • Formas planas
  • Formas espaciais

Perímetro e área

  • Unidades de medida
  • Perímetro de uma figura plana
  • Cálculo de área por composição e decomposição
  • Problemas envolvendo área e perímetro de figuras plana

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Definir e classificar experimentando

Habilidades

  1. Estabelecer critérios de classificação.
  2. Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura.
  3. Resolver problemas geométricos pela experimentação.
  4. Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.

Situação de Aprendizagem 2: Planificando o espaço

Habilidades

  1. Estabelecer critérios de classificação.
  2. Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.
  3. Ler, interpretar e representar figuras tridimensionais.
  4. Usar o raciocínio dedutivo para resolver problemas de natureza geométrica.

Situação de Aprendizagem 3: Geometria e frações com o geoplano ou malhas quadriculadas

Habilidades

  1. Comparar perímetros e áreas.
  2. Resolver situação-problema a partir da leitura atenta do enunciado.
  3. Desenvolver raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos.

Situação de Aprendizagem 4: Perímetro, área e arte usando malhas geométricas

Habilidades

  1. Comparação de perímetros e áreas.
  2. Raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos.
  3. Leitura, análise e interpretação de imagens

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura plana.

SA2

  • Reconhecer características de figuras planas semelhantes.
  • Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura espacial.

SA3

  • Comparar perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas quadriculadas.

SA4

  • Comparar perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas geométricas.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Estatística

  • Leitura e construção de gráficos e tabelas
  • Média aritmética
  • Problemas de contagem

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Tabelando a informação

Habilidades

  1. Organização de informações por meio de critérios de classificação.
  2. Exploração de diferentes linguagens para apresentar informações, valorizando a leitura atenta e seletiva dos dados disponíveis em uma tabela.
  3. Analise da informação para compreender um problema e propor uma solução.

Situação de Aprendizagem 6: A linguagem dos gráficos

Habilidades

  1. Ler, interpretar e analisar a informação transmitida por meio de um gráfico.
  2. Selecionar informação relevante, transmitida por meio de gráficos, para a resolução de problemas.
  3. Avaliar de forma crítica a informação transmitida por um gráfico, do ponto de vista de suas limitações e alcances.

Situação de Aprendizagem 7: Construção de gráficos

Habilidade

  1. Expressar informações quantitativas por meio da linguagem gráfica procurando escolher o tipo mais adequado de gráfico para expressar determinada informação ou para representar determinado problema.

Situação de Aprendizagem 8: Medidas de tendência central

Habilidade

  1. Compreender e avaliar de forma critica as principais características das medidas de tendência central, tendo como objetivo a escolha criteriosa daquela mais conveniente para representar determinada situação ou para resolver determinada situação-problema

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Interpretar as informações representadas em tabelas e gráficos.

SA6

  • Identificar o tipo mais adequado de gráfico para expressar determinada informação ou representar determinado problema.

SA7

  • Transformar informações quantitativas de tabelas em gráficos e vice-versa.

SA8

  • Selecionar a medida de tendência central (média, moda e mediana) mais adequada para representar determinada situação problema.

 

7º ANO

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números Naturais

  • Sistemas de numeração na Antiguidade
  • O sistema posicional decimal

Números Inteiros

  • Representação
  • Operações

Números Racionais

  • Representação fracionária e decimal
  • Operações com decimais e frações

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Investigando sistemas de numeração: do Egito ao computador

Habilidades

  1. Reconhecer, por meio da história dos sistemas de numeração, a construção de ideias e do conhecimento matemático.
  2. Estabelecer comparações entre sistemas de numeração, identificando semelhanças e diferenças entre eles.
  3. Decodificar a estrutura lógica da escrita matematica.
  4. Transpor as ideias relacionadas a base de um sistema de numerações para aplicações práticas na computação (sistema binário).

Situação de Aprendizagem 2: Frações e decimais: um casamento com significado

Habilidades

  1. Estabelecer relações entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem.
  2. Saber identificar e reconhecer informações numéricas que envolvem frações e decimais em contextos diversificados.

Situação de Aprendizagem 3: Multiplicação e divisão com frações

Habilidades

  1. Ampliar o conhecimento das operações aritméticas com frações por meio da resolução de problemas com multiplicação e divisão.
  2. Fazer transferência entre linguagens e identificar operações de multiplicação e divisão com frações em contextos concretos.
  3. Utilizar a ideia de equivalência como um recurso na resolução de problemas aritméticos com frações.
  4. Compreender o uso do conectivo “de” na linguagem escrita/oral quando associado a uma operação com frações.

Situação de Aprendizagem 4: Números Negativos: desvendando as regras de sinais

Habilidades

  1. A identificar a insuficiência dos naturais para a resolução de novos problemas.
  2. Compreender significados associados a escrita dos números negativos, bem como operações e expressões envolvendo números negativos.
  3. Compreender a ideia de ordenação com números negativos.
  4. Estabelecer correspondência entre situações concretas e contextos matemáticos que justifiquem o uso de números negativos.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes sistemas de numeração.

SA2

  • Identificar informações numéricas que envolvem frações e decimais em contextos diversificados.

SA3

  • Realizar operações de multiplicação e divisão com frações em diferentes contextos.
  • Resolver problemas aritméticos com frações, utilizando a ideia de equivalência.

SA4

  • Identificar situações e contextos matemáticos nos quais se utilizam números negativos.
  • Resolver operações e expressões envolvendo números negativos.
  • Localizar números negativos na reta numérica.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria / Medidas

  • Ângulos
  • Polígonos
  • Circunferência
  • Simetrias
  • Construções geométricas
  • Poliedros

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: A geometria dos ângulos

Habilidades

  1. Reconhecer e estimar medidas angulares em contextos e formas de linguagem diversificadas.
  2. Estabelecer comparações e classificações como processo de aquisição de vocabulário geométrico.
  3. Utilizar a logica de pensamento estruturado para resolver problemas de natureza geométrica.
  4. Desenvolver a motricidade fina por meio de instrumentos geométricos de desenho, bem como o pensamento antecipatório nos processos de resolução de problemas.

Situação de Aprendizagem 6: Refletindo e girando com simetria

Habilidades

  1. Identificar simetrias por meio da leitura, comparar e interpretar imagens.
  2. Reconhecer padrões geométricos em diferentes imagens como forma de desenvolver uma melhor apreciação estética das linguagens do desenho, pintura, arquitetura etc.

Situação de Aprendizagem 7: Polígonos e ladrilha mento do plano

Habilidades

  1. Estabelecer relações entre ângulos por meio do raciocínio dedutivo.
  2. Levantar e verificar hipóteses, seja por raciocínio indutivo, seja por raciocínio dedutivo.
  3. Estabelecer generalizações.

Situação de Aprendizagem 8: Classificação, montagem e desenho de poliedros

Habilidades

  1. Representar figuras planas e espaciais em malhas de pontos.
  2. Classificar poliedros de acordo com critérios predefinidos.
  3. Identificar os elementos de um poliedro e estabelecer a relação entre eles.
  4. Levantar hipóteses e verifica-las, seja por raciocínio indutivo, seja por raciocínio dedutivo.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Saber operar com medidas de ângulos.
  • Realizar leitura de medidas de ângulos em instrumentos geométricos.

SA6

  • Identificar simetria axial e de rotação nas figuras geométricas.

SA7

  • Resolver problemas envolvendo a soma dos ângulos internos e externos de um polígono qualquer.
  • Resolver problemas envolvendo o ladrilha mento de planos.

SA8

  • Identificar os elementos de um poliedro e estabelecer a relação entre eles.

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números/Proporcionalidade

  • Proporcionalidade direta e inversa
  • Razões, proporções, porcentagem
  • Razões constantes na geometria: π

Tratamento da informação

  • Leitura e construção de gráficos e tabelas
  • Noções de probabilidade

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: A noção de proporcionalidade

Habilidades

  1. Identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas.
  2. Usar a competência leitora para interpretar problemas de proporcionalidade.
  3. Resolver problemas que envolvem a variação diretamente e inversamente proporcional entre grandezas.

Situação de Aprendizagem 2: Razão e proporção

Habilidades

  1. Compreender o conceito de razão na Matematica.
  2. Saber calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
  3. Conhecer os principais tipos de razão: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.
  4. Realizar medidas com precisão.

Situação de Aprendizagem 3: Razoes na geometria

Habilidades

  1. Identificar situações em que existe ampliação/redução proporcional em figuras.
  2. Conhecer as principais razoes constantes presentes em figuras simples: quadrados, triângulos e circunferências.

Situação de Aprendizagem 4: Gráfico de setores e proporcionalidade

Habilidades

  1. Calcular porcentagens a partir da razão entre as partes e o todo de uma situação-problema.
  2. Conhecer a relação de proporcionalidade entre ângulos e arcos em uma circunferência.
  3. Representar porcentagens em gráficos de setores, fazendo a correspondência em graus de forma proporcional.
  4. Usar o transferidor para representar setores circulares correspondentes a determinados ângulos.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas.

SA2

  • Resolver problemas envolvendo proporcionalidade inversa ou direta.
  • Resolver situações problemas que envolvam razoes como: escala, porcentagem, velocidade, probabilidade etc.

SA3

  • Calcular a razão entre duas grandezas de mesma natureza ou de natureza distinta.
  • Identificar razões constantes presentes em quadrados e circunferências.

SA4

  • Representar porcentagens em gráficos de setores, com base na proporcionalidade entre porcentagens e grau.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Álgebra

  • Uso de letras para representar um valor desconhecido
  • Conceito de equação
  • Resolução de equações
  • Equações e problemas

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Investigando sequencias por Aritmética e Álgebra

Habilidade

  1. Realizar generalizações utilizando a linguagem escrita e expressões matemáticas que envolvem o uso de letras.

Situação de Aprendizagem 6: Equações e formulas

Habilidades

  1. Ler e interpretar enunciados.
  2. Transpor linguagem escrita para algébrica e vice-versa.
  3. Resolver equações.

Situação de Aprendizagem 7: Equações, perguntas e balanças

Habilidades

  1. Transpor a linguagem escrita para a algébrica.
  2. Resolver equações de 1o grau por meio de operações inversas e por equivalência.

Situação de Aprendizagem 8: Proporcionalidade e equações

Habilidades

  1. Utilizar a linguagem matematica das equações para modelar e resolver problemas que envolvem proporcionalidade.
  2. Ler e interpretar textos.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Identificar padrões presentes em sequências numéricas ou de figuras.
  • Expressar em linguagem matemática a generalização de padrões.
  • Determinar um termo qualquer de sequência numérica ou de figuras.

SA6

  • Identificar a equação de 1º grau que resolve um problema.

SA7

  • Resolver equações de 1º grau.

SA8

  • Resolver problemas de proporcionalidade em que seja necessário o uso de equações de 1o grau.

 

8º ANO

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números Racionais

  • Transformação de decimais em fração
  • Dízimas periódicas e fração geratriz

Potenciação

  • Propriedades para expoentes inteiros

Tratamento da Informação

  • A linguagem das potências

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Os racionais como mostruário das frações

Habilidades

  1. Organizar um conjunto de elementos em classes de equivalência por meio de uma propriedade dada.
  2. Comparar distintos significados da ideia de fração, compreendendo suas semelhanças e diferenças.
  3. Compreender o conjunto dos números racionais reconhecendo cada número racional como um representante de uma classe de frações equivalentes.
  4. Localizar números racionais na reta.

Situação de Aprendizagem 2: As dizimas periódicas são previsíveis

Habilidades

  1. Compreender o campo dos números racionais como composto por números cuja representação decimal pode ser finita ou infinita e periódica.
  2. Reconhecer as condições que fazem que uma razão entre inteiros expresse uma dizima periódica.
  3. Prever o tipo de representação decimal de uma fração irredutível a partir de analises e estratégias de fatoração do seu denominador.

Situação de Aprendizagem 3: Do Gogol ao Angstrom, um caminho para as potencias

Habilidades

  1. Compreender a utilidade das potencias na representação de números muito grandes ou muito pequenos.
  2. Analisar e interpretar dados escritos na forma de potência de 10.
  3. Relacionar a representação decimal com a notação cientifica de grandezas.

Situação de Aprendizagem 4: As potencias e a memória do computador

Habilidades

  1. Conhecer e operar com as propriedades das operações com potencias de expoentes inteiros.
  2. Reconhecer a potenciação em situações contextualizadas.
  3. Transformação de unidades.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Relacionar um número racional com um conjunto de frações equivalentes.
  • Localizar números racionais na reta.

SA2

  • Reconhecer uma dízima periódica como um número racional.

SA3

  • Usar notação científica em representações numéricas.

SA4

  • Realizar operações com potências de expoentes inteiros.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Álgebra

  • Equivalências e transformações de expressões algébricas
  • Produtos notáveis
  • Fatoração algébrica

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Aritmética com Álgebra: as letras como números

Habilidades

  1. Compreender o uso de letras representativas de números.
  2. Generalizar padrões em sequencias por meio de expressões algébricas.
  3. Reconhecer equivalências entre expressões algébricas.
  4. Realizar operações simples com polinômios.

Situação de Aprendizagem 6: Produtos notáveis - significados geométricos

Habilidades

  1. Compreender a demonstração geométrica de um produto notável de um trinômio quadrado perfeito e da diferença de dois quadrados.
  2. Utilizar a linguagem algébrica para representar a área e o perímetro de uma figura plana.
  3. Interpretar enunciados.
  4. Transpor ideias relacionadas a Álgebra para a Geometria.
  5. Generalizar e organizar dados a partir de certa propriedade.

Situação de Aprendizagem 7: Álgebra - fatoração e equações

Habilidades

  1. Expressar um polinômio por meio de um produto de fatores mais simples.
  2. Aplicar os casos de fatoração na simplificação de frações algébricas.
  3. Resolver equações de 2o grau por fatoração de polinômios.
  4. Compreender o significado da fatoração algébrica como recurso para resolução de equações em diferentes contextos.
  5. Resolver equações aplicando calculo mental.

Situação de Aprendizagem 8: Aritmética e Geometria - Expressões algébricas de algumas ideias

fundamentais

Habilidades

  1. Expressar por meio de letras relações entre números naturais em diversas situações concretas.
  2. Integrar as linguagens algébrica e geométrica na representação de relações em diferentes contextos.
  3. Resolver problemas que integram os números e as formas geométricas.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Expressar algebricamente padrões observados em sequencias.
  • Reconhecer equivalências entre expressões algébricas.

SA6

  • Realizar operações com polinômios.
  • Relacionar a linguagem algébrica dos produtos notáveis a Geometria.

SA7

  • Fatorar expressões algébricas.

SA8

  • Resolver problemas geométricos aplicando a generalização de padrões.

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Álgebra/Equações

  • Equações de 1º grau
  • Sistemas de equações e resolução de problemas
  • Inequações de 1º grau
  • Sistemas de coordenadas (plano cartesiano)

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Expandindo a linguagem das equações

Habilidades

  1. Leitura e interpretação de enunciados.
  2. Transposição entre as linguagens escrita e algébrica.
  3. Raciocínio logico dedutivo.

Situação de Aprendizagem 2: Coordenadas cartesianas e transformacoes no plano

Habilidades

  1. Conhecer as principais características do sistema de coordenadas cartesianas.
  2. Localizar pontos e figuras geométricas no plano cartesiano.
  3. Realizar transformacoes geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.

Situação de Aprendizagem 3: Sistemas de equações lineares

Habilidades

  1. Traduzir um problema para a linguagem algébrica na forma de um sistema.
  2. Resolver sistemas de equações pelo método da adição.
  3. Resolver sistemas de equações pelo método da substituição.
  4. Representar uma equação com duas incógnitas no plano cartesiano.
  5. Analisar e discutir as possíveis soluções de um sistema linear.
  6. Interpretar graficamente a solução de um sistema.

Situação de Aprendizagem 4: Equações com soluções inteiras e suas aplicações

Habilidades

  1. Identificar regularidades e padrões.
  2. Raciocínio logico-dedutivo em problemas algébricos.
  3. Organizar informações em tabelas.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Relacionar uma expressão matemática a uma expressão na língua materna e vice-versa.

SA2

  • Realizar transformações geométricas no plano usando operações com as coordenadas cartesianas.

SA3

  • Identificar o sistema de equações lineares que resolve um problema.
  • Resolver sistemas de equações lineares.
  • Interpretar graficamente a solução de um sistema linear.

SA4

  • Resolver problemas de contagem com uso de tabelas e regularidades.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria/Medidas

  • Teorema de Tales e Pitágoras: apresentação e aplicações
  • Área de polígonos
  • Volume do prisma

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Áreas de figuras planas

Habilidades

  1. Estimar áreas de figuras regulares e irregulares.
  2. Compreender diferentes processos de cálculos de áreas.
  3. Aplicar formulas para cálculo de áreas de polígonos.
  4. Identificar os termos necessários ao cálculo da área de um polígono.

Situação de Aprendizagem 6: Teorema de Tales - a proporcionalidade na geometria

Habilidades

  1. Perceber a Matematica como conhecimento historicamente construído.
  2. Compreender o processo de demonstração.
  3. Criar argumentos lógicos.
  4. Explorar relações entre elementos geométricos e algébricos.
  5. Desenvolver a capacidade de síntese e generalização de fatos.
  6. Reconhecer situações que podem ser resolvidas pela aplicação do Teorema de Tales.

Situação de Aprendizagem 7: O Teorema de Pitágoras - padrões numéricos e geométricos

Habilidades

  1. Justificar um resultado a partir de fatos considerados mais simples.
  2. Identificar padrões numéricos e geométricos.
  3. Interpretar enunciados.
  4. Perceber a Matematica como conhecimento historicamente construído.

Situação de Aprendizagem 8: Prismas

Habilidades

  1. Reconhecer e nomear um prisma.
  2. Explorar as relações entre elementos geométricos e algébricos.
  3. Sintetizar e generalizar fatos obtidos de forma concreta.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Identificar figuras planas equivalentes por meio de suas áreas.
  • Calcular a área de um polígono.

SA6

  • Resolver problemas aplicando o Teorema de Tales.

SA7

  • Resolver problemas aplicando o Teorema de Pitágoras.

SA8

  • Identificar prismas e seus elementos.
  • Identificar a planificação de um prisma.
  • Calcular volume de prismas.

 

 

9º ANO

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números Reais

  • Conjuntos numéricos
  • Números Irracionais
  • Potenciação e radiciação

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Conjuntos e números

Habilidades

  1. Representar situações-problema por meio de diagramas.
  2. Resolver problemas envolvendo relações entre conjuntos.
  3. Conhecer as principais relações entre os conjuntos: intersecção, união, inclusão, complemento.
  4. Reconhecer as características dos conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais e irracionais.

Situação de Aprendizagem 2: Números Racionais e sua escrita decimal

Habilidades

  1. Observar regularidades numéricas e fazer generalizações.
  2. Relacionar a reformulação de enunciados relativos a caracterização dos números racionais com a busca do rigor logico e conceitual em sua definição.
  3. Confrontar ideias de precisão, exatidão e aproximação na representação de números racionais.

Situação de Aprendizagem 3: Aritmética, Álgebra e Geometria com a reta real

Habilidades

  1. Estabelecer classificações dos números reais de acordo com critérios preestabelecidos.
  2. Investigar a localização de números racionais e irracionais na reta real por meio de régua sem escala e compasso.
  3. Argumentar com base em proposições e raciocinar de forma indutiva e dedutiva para resolver problemas geométricos.

Situação de Aprendizagem 4: Potencias, notação cientifica e ordem de grandeza

Habilidades

  1. Conhecer as propriedades operatórias das potencias.
  2. Escrever um número em notação cientifica.
  3. Determinar uma ordem de grandeza de um número.
  4. Resolver problemas envolvendo números muito grandes ou muito pequenos.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar relações entre conjuntos numéricos (N, Z, Q, I, R).

SA2

  • Identificar a fração geratriz de uma dízima periódica e vice-versa.

SA3

  • Diferenciar número racional de número irracional.
  • Localizar números reais na reta, por meio de construções geométricas.

SA4

  • Utilizar a notação científica na representação de números muito grandes ou muito pequenos.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Álgebra

  • Equações de 2º grau: resolução e problemas
  • Noções básicas sobre função
  • A ideia de interdependência
  • Construção de tabelas e gráficos para representar funções de 1o e 2o graus

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Alguns métodos para resolver equações de 2o grau

Habilidades

  1. Compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos.
  2. Expressar situações envolvendo equações de 2o grau na forma algébrica.
  3. Resolução de equações de 2o grau por diferentes métodos (calculo mental, fatoração e aplicação da formula de Bhaskara).
  4. Utilizar a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de uma figura plana.
  5. Capacidade de interpretar enunciado.
  6. Transpor ideias relacionadas a Álgebra para a Geometria.
  7. Generalização e organização de dados a partir de certa propriedade.

Situação de Aprendizagem 6: Equações de 2o grau na resolução de problemas

Habilidades

  1. Compreender a linguagem algébrica na representação de situações que envolvem equações de 2o grau.
  2. Resolver equações de 2o grau em problemas contextualizados.

Situação de Aprendizagem 7: Grandezas proporcionais - Estudo funcional, significados e

Contextos

Habilidades

  1. Compreender a ideia de proporcionalidade.
  2. Expressar situações e problemas em linguagem algébrica.
  3. Aplicar as noções de proporcionalidade em diferentes contextos.

Situação de Aprendizagem 8: Representação gráfica de grandezas proporcionais e de algumas

não proporcionais

Habilidades

  1. Compreender situações que envolvem proporcionalidade direta, inversa e não proporcionalidade.
  2. Expressar graficamente situações de interdependência entre grandezas.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Identificar a equação de 2º grau que expressa uma situação problema.
  • Resolver equações de 2º grau.

SA6

  • Resolver problemas envolvendo equações de 2º grau.

SA7

  • Identificar situações que envolvem proporcionalidade direta, inversa e não proporcionalidade.
  • Resolver problemas envolvendo proporcionalidade direta.

SA8

  • Identificar situações de interdependência entre grandezas através de gráficos e tabelas.

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria/Medidas

  • Proporcionalidade, noção de semelhança
  • Relações métricas entre triângulos retângulos
  • Razões trigonométricas

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Semelhança entre figuras planas

Habilidades

  1. Avaliar a existência ou não de semelhança entre duas figuras planas.
  2. Avaliar elementos que se alteram quando figuras planas são ampliadas ou reduzidas.
  3. Identificar a razão de semelhança entre duas figuras planas.

Situação de Aprendizagem 2: Triângulos - um caso especial de semelhança

Habilidades

1.Identificar a correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos semelhantes.

  1. Estabelecer proporcionalidade entre as medidas de lados correspondentes de triângulos semelhantes.
  2. Reconhecer a semelhança de triângulos formados por cordas de uma circunferência, escrevendo a proporção entre as medidas dos lados correspondentes.

Situação de Aprendizagem 3: Relações métricas nos triângulos retângulos; Teorema de

Pitágoras

Habilidades

  1. Reconhecer a semelhança entre os triângulos retângulos.
  2. Aplicar as relações métricas entre as medidas dos elementos de um triangulo na resolução de situações-problema.
  3. Aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de situações-problema.

Situação de Aprendizagem 4: Razoes trigonométricas dos ângulos agudos

Habilidades

  1. Determinar as razoes trigonométricas de um angulo agudo.
  2. Utilizar a razão trigonométrica de um angulo agudo na resolução de situações-problema.
  3. Estimar a medida de ângulos de inclinação.
  4. Efetuar medidas angulares com teodolito simplificado.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar a existência ou não de semelhança entre duas figuras planas.
  • Identificar a razão de semelhança entre duas figuras planas.

SA2

  • Identificar a correspondência entre ângulos congruentes de dois triângulos semelhantes.
  • Resolver problemas envolvendo semelhança de triângulos.

SA3

  • Resolver problemas aplicando as relações métricas do triangulo retângulo.

SA4

  • Resolver problemas aplicando as relações trigonométricas do triangulo retângulo.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria/Medidas

  • O número π; a circunferência, o círculo e suas partes; área do circulo
  • Volume e área do cilindro

Tratamento da Informação

  • Contagem indireta e probabilidade

Situações de Aprendizagem

Situação de Aprendizagem 5: A natureza do número Pi (π)

Habilidades

  1. Compreender o número π como produto de uma construção histórica.
  2. Compreender as características que fazem do π um número irracional.
  3. Construir uma tabela de frequências e calcular porcentagens.

Situação de Aprendizagem 6: A razão π no cálculo do perímetro e da área do circulo

Habilidades

  1. Compreender o significado do π como razão do comprimento da circunferência e seu diâmetro.
  2. Resolver problemas relacionados ao comprimento da circunferência.
  3. Compreender o método de aproximação para o cálculo da área do círculo.
  4. Determinar a área do círculo e de setores circulares.

Situação de Aprendizagem 7: Cilindros

Habilidades

  1. Saber distinguir e classificar os diferentes tipos de sólidos geométricos: prismas, pirâmides e corpos redondos.
  2. Conhecer o nome e o significado dos principais elementos de um prisma e de um cilindro.
  3. Calcular a área total e o volume de um cilindro.
  4. Realizar corretamente transformacoes de unidades de medida de capacidade.

Situação de Aprendizagem 8: Probabilidade e geometria

Habilidades

  1. Compreender o conceito de probabilidade em espaços amostrais contínuos.
  2. Calcular a área de círculos e coroas circulares.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Identificar características que fazem do π um número irracional.

SA6

  • Calcular comprimento de circunferência.
  • Resolver problemas relacionados ao comprimento da circunferência.
  • Calcular a área do círculo, de setores circulares e de coroas circulares.

SA7

  • Calcular a área total e o volume de um cilindro.

SA8

  • Identificar a razão que representa a probabilidade de um evento.

 

 

MATRIZ DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL - CURRÍCULO PAULISTA

Organização das Grades Curriculares.

ENSINO MÉDIO

1ª SÉRIE

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Números e Sequencias

  • Conjuntos numéricos
  • Regularidades
  • Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Conjuntos numéricos: regularidades numéricas e geométricas

Habilidades

  1. Obter sequencias numéricas a partir do conhecimento de seu termo geral.
  2. Obter o termo geral de uma sequência numérica a partir da identificação da regularidade existente.
  3. Reconhecer a existência ou não de padrões de regularidades em sequencias numéricas ou geométricas.
  4. Utilizar a linguagem matematica para expressar a regularidade dos padrões de sequencias numéricas ou geométricas.

Situação de Aprendizagem 2: Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas

Habilidades

  1. Reconhecer o padrão de regularidade de uma sequência aritmética ou de uma sequência geométrica.
  2. Utilizar a linguagem matematica para expressar a regularidade dos padrões de sequencias numéricas.

Situação de Aprendizagem 3: Soma dos termos de uma pa ou de uma pg finitas e aplicações a Matematica Financeira

Habilidades

  1. Utilizar a linguagem matematica para expressar a regularidade dos padrões de sequencias numéricas ou geométricas.
  2. Aplicar conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano financeiro.
  3. Generalizar procedimentos de cálculo com base em expressões matemáticas associadas ao estudo das progressões numéricas.

Situação de Aprendizagem 4: Limite da soma dos infinitos termos de uma pg infinita

Habilidades

  1. Utilizar a linguagem matematica para expressar a regularidade dos padrões de sequencias numéricas ou geométricas.
  2. Compreender a noção intuitiva de limite de uma função.
  3. Considerar a pertinência da noção de infinito no cálculo de quantidades determinadas.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar determinado termo em sequências numéricas ou geométricas.
  • Expressar algebricamente padrões de sequências numéricas ou geométricas.

SA2

  • Identificar se uma determinada sequência é Progressão Aritmética.
  • Identificar se uma determinada sequência é Progressão Geométrica.

SA3

  • Resolver problemas envolvendo PA ou PG, em diferentes contextos.

SA4

  • Calcular a soma dos n primeiros termos de uma PA ou PG.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Funções

  • Relação entre duas grandezas
  • Proporcionalidades: direta, inversa, direta com o quadrado
  • Função de 1º grau
  • Função de 2º grau

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Funções como relações de interdependência: múltiplos exemplos

Habilidades

  1. Compreender a ideia de proporcionalidade direta e inversa como relações de interdependência.
  2. Expressar a interdependência entre grandezas por meio de funções.
  3. Contextualizar a ideia de função e enfrentar situações-problema relativas ao tema.

Situação de Aprendizagem 6: Funções polinomiais de 1o grau: significado, gráficos, crescimento, decrescimento e taxas

Habilidades

  1. Compreender a função de 1o grau como expressão de uma proporcionalidade direta entre grandezas.
  2. Expressar essa proporcionalidade por meio de gráficos.

Situação de Aprendizagem 7: Funções polinomiais de 2o grau: significado, gráficos, interseções com os eixos, vértices e sinais

Habilidades

  1. Compreender a função de 2o grau como expressão de uma proporcionalidade direta com o quadrado da variável independente.
  2. Expressar por meio de gráficos tal proporcionalidade.

Situação de Aprendizagem 8: Problemas envolvendo funções de 2o grau em múltiplos contextos: problemas de máximo e mínimo

Habilidades

  1. Compreender fenômenos que envolvem a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra, traduzindo tal relação na linguagem matematica das funções.
  2. Equacionar e resolver problemas que envolvem funções de 2o grau, particularmente os que envolvem otimizações (máximos ou mínimos).

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Expressar a proporcionalidade, direta ou inversa, como função.

SA6

  • Identificar o gráfico que expressa uma proporcionalidade direta entre grandezas.
  • Identificar crescimento ou decrescimento de uma função de 1o grau por meio de seu gráfico.

SA7

  • Identificar o gráfico que expressa uma proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra.

SA8

  • Expressar por meio de funções quadráticas a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra.
  • Resolver problemas que envolvem otimizações (máximos ou mínimos).

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Função Exponencial e Logarítmica

  • Crescimento exponencial
  • Função exponencial: equações e inequações
  • Logaritmos: definição e propriedades
  • Função logarítmica: equações e inequações

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: As potencias e o crescimento/decrescimento exponencial: A função exponencial

Habilidades

  1. Expressar e modelar diversos fenômenos naturais envolvendo potencias, compreendendo-os nos diversos contextos em que eles surgem.
  2. Enfrentar e resolver situações-problema envolvendo expoentes e funções exponenciais.

Situação de Aprendizagem 2: Quando o expoente e a questão, o logaritmo e a solução: A forca da ideia de logaritmo

Habilidades

  1. Ler e compreender a classe de fenômenos associados ao crescimento ou decrescimento exponencial.
  2. Enfrentar e resolver situações-problema contextualizadas envolvendo logaritmos.

Situação de Aprendizagem 3: As funções com variável no expoente: A exponencial e sua inversa, a logarítmica

Habilidade

  1. Descrever matematicamente fenômenos referentes ao crescimento ou decrescimento de grandezas com variáveis nos expoentes, utilizando-se, para isso, da compreensão leitora e de uma escrita expressiva das funções logarítmicas e exponenciais.

Situação de Aprendizagem 4: As múltiplas faces das potencias e dos logaritmos: problemas envolvendo equações e inequações em diferentes contextos.

Habilidades

  1. Expressar e compreender fenômenos naturais de diversos tipos.
  2. Enfrentar e resolver situações-problema envolvendo expoentes e logaritmos em diferentes contextos.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Aplicar procedimentos de cálculos com potências de mesma base.
  • Identificar o gráfico de uma função exponencial.

SA2

  • Resolver situações-problema envolvendo função exponencial.
  • Aplicar procedimentos de cálculos com logaritmos.

SA3

  • Identificar os gráficos de funções exponenciais e logarítmicas.

SA4

  • Resolver situações-problema envolvendo função logarítmica.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria-Trigonometria

  • Razões trigonométricas nos triângulos retângulos
  • Polígonos regulares: inscrição, circunscrição e pavimentação de superfícies
  • Resolução de triângulos não retângulos: Lei dos Senos e Lei dos Cossenos

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Rampas, cordas, parsecs: razoes para estudar triângulos retângulos

Habilidades

  1. Expressar e compreender fenômenos naturais de diversos tipos.
  2. Enfrentar situações-problema envolvendo as razoes trigonométricas em diferentes contextos.

Situação de Aprendizagem 6: Dos triângulos a circunferência: vamos dar uma volta?

Habilidades

  1. Estender o uso da linguagem trigonométrica para fenômenos que envolvem ângulos maiores do que 90o.
  2. Sintetizar e generalizar resultados já conhecidos.

Situação de Aprendizagem 7: Polígonos e circunferências: regularidades na inscrição e na

circunscrição

Habilidades

  1. Compreender algumas relações essenciais entre a Geometria e a Trigonometria, inter-relacionando linguagens e ampliando as possibilidades de expressão.
  2. Sintetizar e generalizar resultados já conhecidos, relacionando-os a novas situações-problema.

Situação de Aprendizagem 8: A hora e a vez dos triângulos não retângulos

Habilidades

  1. Generalizar resultados conhecidos.
  2. Expressar e compreender fenômenos em que se encontram presentes relações entre lados e ângulos de um triangulo, bem como enfrentar situações-problema correlatas.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Resolver situações-problema, envolvendo as razoes trigonométricas no triangulo retângulo.

SA6

  • Determinar seno, cosseno e tangente de ângulos no ciclo trigonométrico.

SA7

  • Determinar a medida do ângulo central de polígonos regulares.

SA8

  • Resolver situações-problemas que envolvam as relações entre os lados e ângulos de um triangulo não retângulo.

 

 

2ª SÉRIE

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Trigonometria

  • Fenômenos periódicos
  • Funções trigonométricas
  • Equações e inequações
  • Adição de arcos

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: O reconhecimento da periodicidade

Habilidades

  1. Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais.
  2. Representar a periodicidade identificada em situações-problema por intermédio de um gráfico cartesiano.

Situação de Aprendizagem 2: A periodicidade e o modelo da circunferência trigonométrica

Habilidades

  1. Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais.
  2. Representar graficamente fenômenos periódicos por meio de gráficos cartesianos.
  3. Identificar as simetrias presentes na circunferência trigonométrica, utilizando-as para a resolução de situações-problema.
  4. Localizar na circunferência trigonométrica a extremidade final de arcos dados em graus ou em radianos.
  5. Resolver equações trigonométricas simples.

Situação de Aprendizagem 3: Gráficos de funções periódicas envolvendo senos e cossenos

Habilidades

  1. Construir o gráfico de uma função trigonométrica dada a equação que a representa.
  2. Identificar alguns parâmetros importantes do modelo ondulatório para a descrição matematica de fenômenos periódicos.
  3. Determinar a equação da função representada por um gráfico dado.

Situação de Aprendizagem 4: Equações trigonométricas

Habilidades

  1. Relacionar situações-problema, apresentadas em língua materna, com os significados associados aos fenômenos periódicos.
  2. Resolver equações trigonométricas envolvendo senos e cossenos.
  3. Interpretar resultados e fazer inferências.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar a relação entre uma medida angular em graus e em radianos.

SA2

  • Calcular seno e cosseno de ângulos expressos em radianos com suporte do ciclo trigonométrico.

SA3

  • Identificar os gráficos das funções: seno e cosseno.

SA4

  • Resolver equações trigonométricas envolvendo senos e cossenos.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Matrizes, determinantes e sistemas lineares

  • Matrizes: significado como tabelas, características e operações
  • A noção de determinante de uma matriz quadrada
  • Resolução e discussão de sistemas lineares: escalonamento

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Matrizes: diferentes significados

Habilidades

  1. Utilizar elementos de matrizes para organizar e justificar a resolução de situações-problema baseadas em contextos do cotidiano.
  2. Relacionar representações geométricas a comandos expressos na linguagem matematica.

Situação de Aprendizagem 6: Matriz de codificação: desenhando com matrizes

Habilidades

  1. Utilizar a notação matricial para representar figuras planas.
  2. Respeitar sequencias de comandos estabelecidos por intermédio de matrizes.

Situação de Aprendizagem 7: Sistemas lineares em situações-problema

Habilidades

  1. Analisar informações contidas em enunciados escritos em língua materna, destacando elementos importantes para a compreensão do texto e para a formulação de equações matemáticas.
  2. Utilizar a linguagem matematica para expressar as condições descritas em situações-problema contextualizadas.
  3. Resolver sistemas lineares, interpretando os resultados de acordo com o contexto fornecido pela situação-problema.

Situação de Aprendizagem 8: Resolução de sistemas lineares

Habilidades

  1. Utilizar a linguagem matematica para a obtenção de equações que auxiliem na resolução de situações-problema.
  2. Reconhecer a maior eficiência de um método de resolução sobre outro, com base nas estratégias de raciocínio mobilizadas.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Expressar algebricamente uma matriz.

SA6

  • Identificar a matriz que representa uma situaçãoproblema.

SA7

  • Relacionar um sistema de equações lineares à matriz correspondente.
  • Calcular determinantes de 3ª ordem.

SA8

  • Resolver sistemas de equações lineares.
  • Resolver problemas envolvendo sistema de equações lineares.

 

3º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Analise Combinatória e probabilidade

  • Princípios multiplicativos e aditivos
  • Probabilidade simples
  • Arranjos, combinações e permutações
  • Probabilidade da reunião e/ou da interseção de eventos
  • Probabilidade condicional
  • Distribuição binomial de probabilidades o Triangulo de Pascal e o Binômio de Newton

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Probabilidade e proporcionalidade: no inicio era o jogo

Habilidade

  1. Interpretar informações fornecidas por intermédio de diferentes linguagens, com o objetivo de calcular e associar um valor de probabilidade a uma situação-problema.

Situação de Aprendizagem 2: Analise combinatória: raciocínio aditivo e multiplicativo

Habilidades

  1. Identificar em diferentes agrupamentos a necessidade ou não da ordenação entre seus elementos.
  2. Interpretar informações fornecidas por intermédio de diferentes linguagens, com o objetivo de calcular e associar um valor de probabilidade a uma situação-problema.

Situação de Aprendizagem 3: Probabilidades e raciocínio combinatório

Habilidades

  1. Interpretar informações contidas em enunciados de situações-problema, com o objetivo de caracterizar a necessidade de mobilizar raciocínio combinatório.
  2. Identificar as semelhanças e as diferenças entre os diversos casos de probabilidade, no que diz respeito a ordenação ou não dos elementos que compõem os eventos.

Situação de Aprendizagem 4: Probabilidades e raciocínio combinatório: o Binômio de Newton e o Triangulo de Pascal

Habilidades

  1. Interpretar o resultado da probabilidade de ocorrência de um evento em n repetições de um mesmo experimento.
  2. Relacionar o calculo da probabilidade de n repetições de um evento, mantendo-se as condições, com o desenvolvimento de um binômio de expoente n.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Identificar a probabilidade como uma razão.
  • Expressar uma probabilidade na forma percentual.
  • Calcular a probabilidade simples da ocorrência de um evento.

SA2

  • Resolver problemas envolvendo o princípio multiplicativo da contagem.
  • Resolver problemas de arranjos simples.

SA3

  • Resolver problemas de combinações.

SA4

  • Identificar a regularidade na construção do Triangulo de Pascal.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria métrica espacial

  • Elementos de geometria de posição
  • Poliedros, prismas e pirâmides
  • Cilindros, cones e esferas

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: Prismas: uma forma de ocupar o espaço

Habilidades

  1. Reconhecer e nomear um prisma.
  2. Relacionar elementos geométricos e algébricos.
  3. Visualizar figuras espaciais no plano.
  4. Sintetizar e generalizar fatos obtidos de forma concreta.

Situação de Aprendizagem 6: Cilindros: uma mudança de base

Habilidades

  1. Estabelecer analogias entre prismas e cilindros.
  2. Visualizar sólidos formados por rotação.
  3. Generalizar fatos observados em situações concretas.
  4. Analisar dados e tomada de decisões.

Situação de Aprendizagem 7: O movimento de ascensão: pirâmides e cones

Habilidades

  1. Visualizar e representar pirâmides e cones.
  2. Enfrentar situações-problema que envolvem a identificação e os cálculos de áreas e volumes de figuras na forma de pirâmide ou cone.
  3. Fazer generalizações a partir de experiências.

Situação de Aprendizagem 8: Esfera: conhecendo a forma do mundo

Habilidades

  1. Interpretar e localizar pontos na esfera.
  2. Enfrentar situações-problema.
  3. Interpretar dados para tomada de decisões.
  4. Aplicar conhecimentos sobre esfera em situações de contexto.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Identificar prismas e seus elementos.
  • Calcular a medida da diagonal de um prisma ou da diagonal da sua face.
  • Resolver problemas envolvendo volume de prisma.

SA6

  • Identificar cilindros, cones e seus elementos.
  • Resolver problemas envolvendo volume de cilindros e de cones.

SA7

  • Calcular a medida da altura de uma pirâmide.
  • Resolver problemas envolvendo volume de pirâmides.

SA8

  • Identificar esfera e seus elementos.
  • Resolver problemas envolvendo superfície ou volume da esfera.

 

3ª SÉRIE

1º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Geometria Analítica

  • Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
  • Reta: equação e estudo dos coeficientes. Problemas lineares
  • Ponto e reta: distância
  • Circunferência: equação
  • Reta e circunferência: posições relativas
  • Cônicas: noções, equações, aplicações

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: A geometria e o método das coordenadas

Habilidades

  1. Compreensão da linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos.
  2. Expressão de resultados geométricos por meio da linguagem algébrica.

Situação de Aprendizagem 2: A reta, a inclinação constante e a proporcionalidade

Habilidades

  1. Compreensão da linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos.
  2. Expressão de situações envolvendo proporcionalidade por meio de equações e inequações envolvendo retas.

Situação de Aprendizagem 3: Problemas lineares - máximos e mínimos

Habilidades

  1. Capacidade de recorrer a linguagem da Geometria Analítica para enfrentar situações-problema em diferentes contextos.
  2. Reconhecimento da importância da ideia de proporcionalidade e de sua relação direta com as equações das retas.

Situação de Aprendizagem 4: Circunferências e cônicas: significados, equações, aplicações

Habilidades

  1. Capacidade de expressar por meio da linguagem algébrica as propriedades características de curvas muito frequentes na natureza, como as circunferências e as cônicas.
  2. Capacidade de reconhecer, em diferentes contextos, a presença das circunferências e das cônicas, expressas por meio de suas equações.
  3. Capacidade de lidar com as equações das circunferências e das cônicas para resolver problemas simples, em diferentes contextos.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Determinar a inclinação de uma reta.

SA2

  • Identificar a equação da reta por dois pontos ou por sua inclinação e um ponto.

SA3

  • Resolver problemas, visando situações de otimização (máximos e mínimos).

SA4

  • Resolver problemas por meio das equações da circunferência e das cônicas, com centro na origem em situações simples.

 

2º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Equações algébricas e números complexos

  • Equações polinomiais
  • Números complexos: operações e representação geométrica
  • Relações de Girard

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situacao de Aprendizagem 5: A equação de 3o grau e o aparecimento natural dos números complexos

Habilidades

  1. Compreender a representação de perguntas por equações.
  2. Compreender a importância do deslocamento das atenções da busca por formulas para a análise qualitativa de situações-problema.

Situação de Aprendizagem 6: Das formulas a análise qualitativa: relação entre coeficientes e raízes

Habilidades

  1. Compreender o fato de que uma pergunta bem formulada traz em si os elementos constituintes de sua resposta.
  2. Compreender o fato de que e possível conhecer qualidades das raízes de equacao algébrica mesmo sem resolve-la, com base no conhecimento de seus coeficientes.

Situação de Aprendizagem 7: Equações e polinômios: divisão por x - k e redução do grau da Equacao

Habilidades

  1. Compreender as relações naturais entre o estudo dos polinômios e o estudo das equações algébricas.
  2. Compreender a importância da articulação entre a técnica e o significado na solução de equações/problemas.

Situação de Aprendizagem 8: Números complexos: representação no plano e significado das operações (translações, rotações, ampliações)

Habilidades

  1. Compreender a analogia existente entre a passagem dos números reais aos números complexos e a passagem dos pontos da reta aos pontos do plano.
  2. Aumento na capacidade de expressão por meio de números, em decorrência da apresentação do significado geométrico dos complexos e das operações sobre eles.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Identificar os coeficientes e raízes de uma equação algébrica e as relações entre eles.

SA6

  • Resolver equações algébricas de terceiro grau, por meio da relação entre seus coeficientes e raízes.

SA7

  • Resolver problemas que envolvam a soma, subtração e multiplicação de polinômios.
  • Resolver problemas que envolvam a divisão entre um polinômio e um binômio (x - k).
  • Calcular a divisão de polinômios por meio da utilização de algoritmos.

SA8

  • Expressar números complexos por meio do plano de Argand-Gauss.
  • Resolver operações com números complexos associados a transformacõeses no plano.

 

3º BIMESTRE - MATMÁTICA

Conteúdo

Estudo das funções

  • Qualidades das funções
  • Gráficos: funções trigonométricas, exponencial, logarítmica e polinomiais
  • Gráficos: análise de sinal, crescimento e taxa de variação
  • Composição: translações e reflexões
  • Inversão

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 1: Grandezas, interdependência: um panorama sobre funções

Habilidades

  1. Expressar e compreender fenômenos de diferentes tipos por meio da linguagem matemática, especificamente por meio da representação de funções.
  2. Argumentar e tomar decisões na resolução de situações-problema vinculadas a fenômenos da realidade.

Situacao de Aprendizagem 2: Construção de gráficos: um olhar “funcional”

Habilidades

  1. Expressar fenômenos diversos por meio de gráficos.
  2. Compreender transformacoes realizadas sobre eles em diferentes contextos.

Situação de Aprendizagem 3: As três formas básicas de crescimento ou decrescimento: a variação e a variação da variação

Habilidade

  1. Compreender fenômenos que envolvem crescimento ou decrescimento, bem como expressar a rapidez com que crescem ou decrescem a partir de qualidades expressas nos gráficos das funções representadas.

Situação de Aprendizagem 4: Os fenômenos naturais e o crescimento ou decrescimento exponencial: o número ℮

Habilidade

  1. Expressar e compreender fenômenos envolvendo crescimento ou decrescimento exponencial, bem como contextualizar e formular propostas de intervenção na realidade a partir de tal compreensão.

Avaliação Processual/Habilidades

SA1

  • Representar diferentes fenômenos por meio de funções.

SA2

  • Expressar fenômenos diversos por meio de gráficos.

SA3

  • Identificar o crescimento ou decrescimento de funções lineares representadas por gráficos.

SA4

  • Identificar o crescimento ou decrescimento de funções exponenciais representadas por gráficos.

 

4º BIMESTRE - MATEMÁTICA

Conteúdo

Estatística

  • Gráficos estatísticos: cálculo e interpretação de índices estatísticos
  • Medidas de tendência central: media, moda e mediana
  • Medidas de dispersão: desvio médio e desvio padrão
  • Elementos de amostragem

Situações de Aprendizagem

Competência/habilidade

Situação de Aprendizagem 5: A apresentação de dados estatísticos: gráficos e tabelas

Habilidades

  1. Interpretar informações de diferentes naturezas representadas em gráficos estatísticos.
  2. Relacionar informações veiculadas em diferentes fontes e com diferentes linguagens.
  3. Utilizar o instrumental matemático para realizar análise de dados registrados em gráficos estatísticos.

Situação de Aprendizagem 6: Media aritmética e dispersão: qual e a relação

Habilidades

  1. Relacionar informações veiculadas em diferentes fontes e com diferentes linguagens.
  2. Estabelecer critérios sobre procedimentos estatísticos e analisar a confiabilidade acerca das medidas envolvidas.

Situação de Aprendizagem 7: A curva normal e o desvio padrão: probabilidade e estatística

Habilidades

  1. Interpretar o resultado de uma probabilidade obtido a partir de experimento estatístico.
  2. Relacionar os valores da media aritmética e do desvio padrão de uma distribuição de dados, com o objetivo de quantificar e interpretar a dispersão da variável analisada.
  3. Avaliar a validade de resultados estatísticos confrontando-os com valores-padrão relacionados a curva normal.

Situação de Aprendizagem 8: Amostras estatísticas: tipos, confiabilidade e margem de segurança dos resultados

Habilidades

  1. Selecionar sistema de amostragem adequado aos objetivos definidos por uma pesquisa estatística.
  2. Avaliar a validade de resultados estatísticos confrontando-os com valores-padrão relacionados a curva normal.
  3. Compreender alguns dos critérios adotados para a execução de pesquisas eleitorais.

Avaliação Processual/Habilidades

SA5

  • Ler e interpretar tabelas com dados estatísticos.
  • Ler e interpretar gráficos com dados estatísticos.
  • Resolver problemas de natureza estatística por meio de porcentagens expressas em tabelas e gráficos.

SA6

  • Resolver problemas de estatística utilizando as medidas de tendência central (media, mediana e moda).
  • Calcular o desvio médio de uma distribuição estatística.

 

Organização das Grades Curriculares

Fonte: https://mega.nz/#F!g1glQQ7L!Kdv2uyP19isfcn0muwTFsA