PROVA PAULISTA -1ºBim/2023-HISTÓRIA 9

Professor Diminoi

Prova Paulista – 1º Bimestre/2023
HISTÓRIA – 9º Ano

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A Proclamação da República
[...] A Proclamação da República produziu uma série de transformações, sobretudo do ponto de vista institucional. Uma nova Constituição foi promulgada em 1891, inspirada no modelo republicano federativo e liberal dos Estados Unidos da América. A partir de então, as antigas províncias, agora estados, passaram a ter mais autonomia, como na aquisição de empréstimos no exterior e formação de forças militares próprias.
Foi estabelecido também um sistema presidencialista, no qual o chefe do Executivo também seria escolhido por um sistema de voto direto e universal – ou seja, o voto censitário [...] foi abolido. [...] Foi oficializada a separação entre o Estado e a Igreja, sendo considerado livre o culto de todas as expressões religiosas, não existindo mais uma “religião oficial” no Brasil, como havia na Constituição Imperial de 1824. [...]
Com base nesse texto, após a Proclamação da República no Brasil, ocorreu
(A) um afastamento dos militares e dos fazendeiros do poder.
(B) um movimento de resgate ao passado.
(C) uma aproximação com as necessidades do povo.
(D) uma proposta de reorganização política e social.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.
Proclamação da República em 1889
Com base nessa imagem, o contexto que levou à Proclamação da República no Brasil se desenvolveu a partir de
(A) um golpe militar.
(B) um movimento escravista.
(C) uma eleição democrática.
(D) uma intervenção internacional.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
 A grande revolução artística: os 99 anos da Semana de Arte Moderna
 [...]  Semana de 22 contou com exposições de pintura e escultura, além de música, literatura e poesia. Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Vítor Becheret, Anita Malfatti e Sérgio Milliet foram alguns dos maiores destaques do evento. [...]
De início, a exposição não agradou à crítica. Isso porque aquelas propostas eram diferentes ao tipo de arte que as pessoas estavam acostumadas a ver. Mesmo artistas famosos como Monteiro Lobato, teceram duras críticas ao movimento. Tratava-se de um grande rompimento com as bases da arte já conhecida, uma verdadeira revolução. C
om o tempo, o evento passou a ser valorizado e considerado fundamental para o desenvolvimento da arte brasileira.
A Semana da Arte Moderna foi tão importante que, mais tarde, serviria de inspiração para outros movimentos. O Tropicalismo, um dos mais importantes movimentos brasileiros, é um exemplo. [...]
Com base nesse texto, a semana de Arte Moderna de 1922
(A) enfatizou elementos europeus na cultura nacional, modificando comunidades.
(B) incorporou aspectos estadunidenses, interferindo no consumo da população.
(C) modificou os padrões culturais da época, valorizando os elementos nacionais.
(D) serviu aos interesses do governo da época, favorecendo seus integrantes.

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
 O que é coronelismo?
O coronelismo é um fenômeno que se iniciou no Brasil após a Proclamação da República. Com o fim do voto censitário – que exigia do cidadão uma renda mínima para poder votar – o número de brasileiros eleitores aumentou e as elites do império passaram a se utilizar desse fenômeno [...] O coronel mantinha com seu curral eleitoral uma troca de favores: ele protegia a população do “curral”, e esta o obedecia. [...]
Com base nesse texto, o coronelismo era uma forma de organização que se sustentava por meio das relações
(A) democráticas entre os envolvidos.
(B) políticas firmadas entre governantes.
(C) oficiais estabelecidas com a Igreja Católica.
(D) fiscalizadoras para um processo eleitoral transparente.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Proclamação da República
[...] as manifestações públicas começaram a se tornar comuns e críticas ao imperador cresciam. Um atentado contra o carro do imperador, em julho de 1889, motivou o Império a proibir manifestações públicas em defesa da república, mas o Brasil estava em um caminho sem volta, pois o grupo de insatisfeitos era muito grande.
Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar. [...]
De acordo com esse texto, uma das causas da Proclamação da República brasileira foi a
(A) ampliação da influência religiosa.
(B) desconfiança no exército nacional.
(C) inserção social dos negros libertos.
(D) instabilidade da estrutura política.

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A sociedade durante a República Velha
[...] São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas.
Esse processo contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população [...]
De acordo com esse texto, a urbanização no contexto da República Velha representou a
(A) elaboração de um projeto político para criação de empregos.
(B) manutenção das desigualdades sociais do período imperial.
(C) preocupação com a integração dos bairros populares.
(D) superação do racismo relacionado ao escravismo colonial.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
 [...] Em junho de 1931, uma nuvem de fumaça gigantesca, que vinha de uma enorme fogueira, pairava sobre a cidade de Santos, no Litoral de São Paulo, por onde escoava boa parte das exportações do café brasileiro. Acesa durante as festas juninas, a fogueira duraria até o fim do ano – mas tinha pouco a ver com a comemoração de São João. Ela fora iniciada para queimar os estoques de café, então responsável por 70% das exportações brasileiras, que se acumularam com a retração do mercado externo. Enquanto o fogo durou, consumiu milhões de sacas. O aroma do café torrado era tão forte que ultrapassava as fronteiras municipais. Era contido apenas pelas encostas da Serra do Mar, que se estende pela costa paulista. [...]
Com base nesse texto, a queima dos estoques de café pelo governo brasileiro buscava
(A) controlar os impactos da crise econômica mundial.
(B) estimular o processo econômico de industrialização.
(C) incentivar as relações econômicas internacionais.
(D) romper com as atividades econômicas agrícolas.

08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas. [...]
Essa teoria ressoou na política brasileira, mais especificamente no início do período da Primeira República, pois o marechal Deodoro da Fonseca (primeiro presidente do Brasil) e outros políticos que participaram do governo tinham fortes influências positivistas. [...]
Com base nesse texto, o Positivismo influenciou na Proclamação da República brasileira a partir da
(A) ascendência entre a aristocracia.
(B) crítica à hierarquia militar.
(C) defesa da política do Padroado.
(D) notoriedade dentro do exército.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo. “Política do Café com Leite” é uma expressão utilizada para caracterizar um procedimento político típico de um período da história do Brasil [...]. Esse procedimento consistia na alternância no cargo de Presidente da República entre as oligarquias dos dois estados mais poderosos da época, o estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais. [...]
O regime republicano, inspirado no modelo dos Estados Unidos e, em parte, no modelo positivista de Auguste Comte, descentralizou o poder. As antigas províncias converteram-se em estados da Federação, com autonomia para decisões políticas, econômicas e militares. [...]
Porém, em vez de ter dado vazão a um pleno funcionamento da República Federativa, a autonomia dos estados levou à sobreposição de alguns estados (os mais poderosos economicamente) sobre o próprio poder federal. [...]
De acordo com esse texto, a política da Primeira República brasileira era caracterizada pela
(A) atuação das elites industriais.
(B) estabilidade das relações sociais.
(C) influência das elites agrárias.
(D) participação da camada popular.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo. [...] Desde meados do século XIX, as mulheres buscaram romper o cerco que as envolvia e conquistar seus direitos civis e políticos. O voto feminino foi um dos temas tratados pelos deputados que elaboraram a primeira Constituição Republicana (1891). Contudo, o texto final acabou não deixando clara a situação política da mulher. Ele não proibia explicitamente o voto feminino, mas também não o garantia de maneira clara. A proposital ambiguidade de sua redação possibilitou que a grande maioria dos legisladores e o próprio poder judiciário interpretassem ao seu bel prazer o que pretendiam os constituintes. Isso excluiu as mulheres do processo político-eleitoral por várias décadas. [...]
De acordo com esse texto, o contexto político da Primeira República brasileira era caracterizado pela
(A) ausência de movimentos feministas.
(B) desprestígio do serviço doméstico.
(C) inexistência de conflitos de gênero.
(D) negação da cidadania das mulheres.

GABARITO
01D – 02A – 03C – 04D – 05D – 06B – 07A – 08D – 09C – 10D.