Professor Diminoi
Prova Paulista – 1º Bimestre/2023
MATEMÁTICA – 9º Ano
01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o número apresentado no quadro abaixo.
- √6
Um intervalo que contém esse número é o
(A) ( 1,7; 1,8).
(B) (−1,8; −1,7).
(C) (2,4; 2,5).
(D) ( −2,5; −2,4).
02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Considere as medidas dos lados do trapézio PQRS apresentadas na figura abaixo.
Qual é o lado desse trapézio que tem um número irracional como medida?
(A) 𝑃𝑄.
(B) 𝑃𝑆.
(C) 𝑄𝑅.
(D) 𝑅𝑆.
03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe os seguintes números.
I. 2,212121…
II. 3,212223…
III. 𝜋/5
IV. 3,1416
V. √4
Assinale a alternativa que identifica os números irracionais.
(A) I e II
(B) I e IV
(C) II e III
(D) II e V
(E) III e V
04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o número irracional no quadro abaixo.
Qual a alternativa possui esse número representado na reta numérica no ponto P?
05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Os pontos M, N, O e P foram marcados na reta numérica abaixo. Essa reta está dividida em segmentos de mesma medida.
O ponto que melhor representa o número irracional −√18 é
(A) M.
(B) N.
(C) O.
(D) P.
06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Segundo o matemático Leopold Kronecker (1823-1891), “Deus fez os números inteiros, o resto é trabalho do homem.” Os conjuntos numéricos são, como afirma o matemático, uma das grandes invenções humanas.
Assim, em relação aos elementos desses conjuntos, é correto afirmar que:
(A) o produto de dois números irracionais é sempre um número irracional.
(B) a soma de dois números irracionais é sempre um número irracional.
(C) entre os números reais 3 e 4, existe apenas um número irracional.
(D) entre dois números racionais distintos, existe pelo menos um número racional.
07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) A velocidade média de um deslocamento é calculada a partir da razão entre a distância percorrida e o tempo gasto nesse deslocamento. Um carro percorreu um trajeto de 100 km em 2,5 horas.
Qual foi a velocidade média, em km/h, desse carro ao percorrer esse trajeto?
(A) 40 km/h.
(B) 50 km/h.
(C) 100 km/h.
(D) 250 km/h.
08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Durante uma aula de Ciências, a professora Laura explicou a seus alunos que a densidade é uma propriedade específica de cada substância e pode ser obtida pela razão entre sua massa e o seu volume. Após essa explicação, os alunos foram a um laboratório para fazer um experimento. A substância utilizada nesse experimento era o mercúrio que, em condições ambientes, apresenta uma densidade de 13,6 g/cm³. Sabendo disso, esses alunos deveriam preencher com mercúrio um frasco com capacidade de 102 cm³.
De acordo com a densidade dessa substância, qual era a massa de mercúrio, em gramas, que os alunos deveriam colocar nesse frasco para preenchê-lo?
(A) 7,5 g.
(B) 13,6 g.
(C) 115,6 g.
(D) 1 387,2 g.
09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Um carro mantém uma velocidade de 72,0 km/h. Em uma hora e dez minutos ele percorre, em quilômetros, a distância de:
(A) 79,2 Km
(B) 80,0 Km
(C) 82,4 Km
(D) 84 Km
10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Em um laticínio, a cada 1,25 litro de leite pasteurizado são produzidos 500 gramas de doce de leite talhado. Em determinada semana nesse laticínio, foram utilizados 50 litros de leite pasteurizado para a produção desse doce.
Quantos gramas de doce de leite foram produzidos nessa semana?
(A) 12,50 g.
(B) 548,75 g.
(C) 20 000 g.
(D) 20 500 g.
11) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Nos shopping centers costumam existir parques com vários brinquedos e jogos. Os usuários colocam créditos em um cartão, que são descontados por cada período de tempo de uso dos jogos. Dependendo da pontuação da criança no jogo, ela recebe um certo número de tíquetes para trocar por produtos nas lojas dos parques. Suponha que o período de uso de um brinquedo em certo shopping custa R$ 3,00 e que uma bicicleta custa 9 200 tíquetes.
Para uma criança que recebe 20 tíquetes por período de tempo que joga, o valor, em reais, gasto com créditos para obter a quantidade de tíquetes para trocar pela bicicleta é
(A) 153.
(B) 460.
(C) 1218.
(D) 1380.
12) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Em uma indústria é produzido um lote diário de parafusos. Cada lote tem sempre a mesma quantidade de parafusos, que são todos idênticos. Para essa produção, são utilizadas, simultaneamente, 5 máquinas, que trabalham com o mesmo desempenho e gastam, juntas, 390 minutos para produzir o lote diário. Devido a um corte de despesas, 2 dessas máquinas foram vendidas, e esse lote diário passou a ser produzido pelas 3 máquinas restantes, que continuaram a trabalhar juntas.
Em quantos minutos as 3 máquinas restantes dessa indústria, trabalhando juntas, passaram a produzir esse lote diário de parafusos ?
(A) 234 minutos.
(B) 392 minutos.
(C) 650 minutos.
(D) 975 minutos.
13) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) A medida do suplemento de um ângulo é o triplo da medida do ângulo.
Nessas condições,
(A) o maior desses ângulos mede 140°.
(B) o maior desses ângulos mede 135°.
(C) o menor desses ângulos mede 50°.
(D) o menor desses ângulos mede 40°.
14) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Na figura abaixo, as retas r e s são paralelas, cortadas por uma transversal t.
Se a medida do ângulo α é o triplo da medida do ângulo β, então a diferença α – β vale:
(A) 90º
(B) 85º
(C) 80º
(D) 75º
15) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Dadas as retas r e s, paralelas entre si, e t, concorrente com r e s, calcule o valor de x:
(A) 51º
(B) 35º
(C) 90º
(D) 50º
16) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Uma pessoa, correndo, percorre 4,0 km com velocidade escalar média de 12 km/h.
O tempo do percurso, em minutos, é de, aproximadamente.
(A) 3,0 min.
(B) 8,0 min.
(C) 20 min.
(D) 30 min.
17) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Para a criação de uma peça metálica, três barras de aço paralelas serão soldadas em duas barras desse mesmo material. Observe, na figura abaixo, um esboço dessa peça metálica, na qual os segmentos PQ, RS e TV representam essas barras paralelas.
De acordo com esse esboço, qual é a medida, em metros, da parte da barra transversal que está representada pelo segmento 𝑅𝑇?
(A) 0,48 m.
(B) 0,50 m.
(C) 0,70 m.
(D) 0,75 m.
18) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe os triângulos I, II, III e IV e o triângulo colorido em cinza apresentados no quadro abaixo.
Qual dos triângulos I, II, III ou IV é semelhante ao triângulo colorido de cinza?
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
19) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Ao pesar 1/4 de quilograma de salame, a balança mostra
(A) 0,250 kg.
(B) 0, 125 kg.
(C) 0, 150 kg.
(D) 0,500 kg.
20) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Assinale a alternativa que mostra um número compreendido entre 2,31 e 2,32
(A) 2,3054...
(B) 2,2056...
(C) 2,3157...
(D) 2,3098...
GABARITO
01D – 02D – 03C – 04A – 05B – 06D – 07A – 08D – 09D – 10C – 11D – 12C – 13B – 14A – 15D – 16C – 17D – 18C – 19A – 20C.
GEOGRAFIA
01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
De acordo com esse texto, a queda da taxa de natalidade na Alemanha ocasiona a
(A) continuidade do crescimento da população e da taxa de reposição demográfica.
(B) estabilidade demográfica devido ao grande contingente de jovens adultos.
(C) perda econômica devido à diminuição da população em idade ativa.
(D) retração nos índices de expectativa de vida e da totalidade da população idosa.
02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.
De acordo com esse mapa, a maior parte do território da Austrália é composta por climas do tipo
(A) frio e seco.
(B) frio e úmido.
(C) quente e seco.
(D) quente e úmido
03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo e leia a legenda.
O mundo ocidental baseado na obra Choque de civilizações de Samuel P. Huntington (1996). Em azul escuro está a extensão restrita do "Ocidente" (Austrália, Canadá, Estados Unidos, Europa Católica e Protestante, mais Nova Zelândia), enquanto em azul claro estão a Europa Ortodoxa e América Latina. Para Huntington, a Europa Ortodoxa é a parte "Oriental" do Ocidente e a América Latina, embora descenda da civilização europeia ocidental, possui outros importantes elementos em sua formação, como influências culturais dos povos ameríndios.
Nesse mapa, são considerados países ocidentais aqueles que
(A) apresentam semelhanças socioeconômicas e culturais.
(B) encontram-se posicionados em região intertropical.
(C) foram colonizados por nações pertencentes à Europa.
(D) localizam-se a oeste do Meridiano de Greenwich.
04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.
Nesse mapa, a maior quantidade de aves ameaçadas de extinção está concentrada na região
(A) Nordeste.
(B) Norte.
(C) Sudeste.
(D) Sul.
05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.
De acordo com esse mapa, o deslocamento dos venezuelanos
(A) apresentou como destino o Hemisfério Oriental.
(B) ocorreu em direção aos países mais próximos.
(C) prosseguiu por meio de rotas de navegação marítima.
(D) seguiu para países fora dos limites da América do Sul.
06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.
De acordo com esse mapa anamórfico, qual país apresenta a maior população residindo em área urbana no mundo?
(A) China.
(B) Estados Unidos.
(C) Índia.
(D) Japão.
07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Desigualdade urbana é risco crescente na Ásia, alerta Banco Mundial
O aumento da desigualdade nas cidades da Ásia pode levar a divisões sociais potencialmente perigosas – advertiu o Banco Mundial [...] pedindo aos governos que aumentem a ajuda destinada à população carente nos centros urbanos.
[...] O êxodo do campo para as cidades gera um crescente número de pessoas sem acesso a serviços básicos, emprego e moradia [...].
Com base nesse texto, a desigualdade na Ásia se intensificou devido
(A) à poluição dos recursos hídricos.
(B) à elevada taxa de criminalidade.
(C) ao processo de urbanização acelerada.
(D) ao racionamento da produção agrícola.
08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.
De acordo com esse mapa, qual componente físico natural demarca a divisão da Eurásia?
(A) Estreito de Gibraltar.
(B) Mar Mediterrâneo.
(C) Montes Urais.
(D) Planalto Central Russo.
09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o gráfico abaixo.
De acordo com esse gráfico, Santa Catarina apresenta
(A) um número maior de mulheres idosas em relação a homens idosos.
(B) um percentual pequeno de jovens de 20 a 29 anos.
(C) uma baixa quantidade de pessoas com mais de 40 anos.
(D) uma elevada taxa de mortalidade infantil do sexo feminino.
10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] De acordo com o relatório da New World Wealth, a soma das fortunas milionárias africanas chegou a 660 bilhões de dólares em 2014, e o número de milionários no continente deve chegar a 234 mil até 2024.
A bonança milionária, entretanto, não foi acompanhada por uma proporcional distribuição [...] entre toda a população africana. O número de pessoas no continente que vivem com menos de US$ 1,25 por dia (cerca de 4,30 reais por dia ou 130 reais por mês) aumentou de 411,3 milhões em 2010 para 415,8 milhões em 2011, segundo o Banco Mundial. [...]
Esse texto indica que os países do continente africano apresentam
(A) alto Índice de Desenvolvimento Humano.
(B) baixa renda per capita.
(C) elevado Produto Interno Bruto.
(D) pequena expectativa de vida.
GABARITO
01A – 02C – 03A – 04A – 05B – 06A – 07C – 08C – 09A – 10B.
HISTÓRIA
01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A Proclamação da República
[...] A Proclamação da República produziu uma série de transformações, sobretudo do ponto de vista institucional. Uma nova Constituição foi promulgada em 1891, inspirada no modelo republicano federativo e liberal dos Estados Unidos da América. A partir de então, as antigas províncias, agora estados, passaram a ter mais autonomia, como na aquisição de empréstimos no exterior e formação de forças militares próprias.
Foi estabelecido também um sistema presidencialista, no qual o chefe do Executivo também seria escolhido por um sistema de voto direto e universal – ou seja, o voto censitário [...] foi abolido. [...] Foi oficializada a separação entre o Estado e a Igreja, sendo considerado livre o culto de todas as expressões religiosas, não existindo mais uma “religião oficial” no Brasil, como havia na Constituição Imperial de 1824. [...]
Com base nesse texto, após a Proclamação da República no Brasil, ocorreu
(A) um afastamento dos militares e dos fazendeiros do poder.
(B) um movimento de resgate ao passado.
(C) uma aproximação com as necessidades do povo.
(D) uma proposta de reorganização política e social.
02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.
Proclamação da República em 1889
Com base nessa imagem, o contexto que levou à Proclamação da República no Brasil se desenvolveu a partir de
(A) um golpe militar.
(B) um movimento escravista.
(C) uma eleição democrática.
(D) uma intervenção internacional.
03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A grande revolução artística: os 99 anos da Semana de Arte Moderna
[...] Semana de 22 contou com exposições de pintura e escultura, além de música, literatura e poesia. Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Vítor Becheret, Anita Malfatti e Sérgio Milliet foram alguns dos maiores destaques do evento. [...]
De início, a exposição não agradou à crítica. Isso porque aquelas propostas eram diferentes ao tipo de arte que as pessoas estavam acostumadas a ver. Mesmo artistas famosos como Monteiro Lobato, teceram duras críticas ao movimento. Tratava-se de um grande rompimento com as bases da arte já conhecida, uma verdadeira revolução. C
om o tempo, o evento passou a ser valorizado e considerado fundamental para o desenvolvimento da arte brasileira.
A Semana da Arte Moderna foi tão importante que, mais tarde, serviria de inspiração para outros movimentos. O Tropicalismo, um dos mais importantes movimentos brasileiros, é um exemplo. [...]
Com base nesse texto, a semana de Arte Moderna de 1922
(A) enfatizou elementos europeus na cultura nacional, modificando comunidades.
(B) incorporou aspectos estadunidenses, interferindo no consumo da população.
(C) modificou os padrões culturais da época, valorizando os elementos nacionais.
(D) serviu aos interesses do governo da época, favorecendo seus integrantes.
04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
O que é coronelismo?
O coronelismo é um fenômeno que se iniciou no Brasil após a Proclamação da República. Com o fim do voto censitário – que exigia do cidadão uma renda mínima para poder votar – o número de brasileiros eleitores aumentou e as elites do império passaram a se utilizar desse fenômeno [...] O coronel mantinha com seu curral eleitoral uma troca de favores: ele protegia a população do “curral”, e esta o obedecia. [...]
Com base nesse texto, o coronelismo era uma forma de organização que se sustentava por meio das relações
(A) democráticas entre os envolvidos.
(B) políticas firmadas entre governantes.
(C) oficiais estabelecidas com a Igreja Católica.
(D) fiscalizadoras para um processo eleitoral transparente.
05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Proclamação da República
[...] as manifestações públicas começaram a se tornar comuns e críticas ao imperador cresciam. Um atentado contra o carro do imperador, em julho de 1889, motivou o Império a proibir manifestações públicas em defesa da república, mas o Brasil estava em um caminho sem volta, pois o grupo de insatisfeitos era muito grande.
Em novembro de 1889, a conspiração estava em curso e contava com nomes como Aristides Lobo, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Sólon Ribeiro, entre outros. O que faltava para os conspiradores era a adesão do marechal Deodoro da Fonseca, um militar influente e primeiro presidente do Clube Militar. [...]
De acordo com esse texto, uma das causas da Proclamação da República brasileira foi a
(A) ampliação da influência religiosa.
(B) desconfiança no exército nacional.
(C) inserção social dos negros libertos.
(D) instabilidade da estrutura política.
06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
A sociedade durante a República Velha
[...] São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas.
Esse processo contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República Velha alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população [...]
De acordo com esse texto, a urbanização no contexto da República Velha representou a
(A) elaboração de um projeto político para criação de empregos.
(B) manutenção das desigualdades sociais do período imperial.
(C) preocupação com a integração dos bairros populares.
(D) superação do racismo relacionado ao escravismo colonial.
07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] Em junho de 1931, uma nuvem de fumaça gigantesca, que vinha de uma enorme fogueira, pairava sobre a cidade de Santos, no Litoral de São Paulo, por onde escoava boa parte das exportações do café brasileiro. Acesa durante as festas juninas, a fogueira duraria até o fim do ano – mas tinha pouco a ver com a comemoração de São João. Ela fora iniciada para queimar os estoques de café, então responsável por 70% das exportações brasileiras, que se acumularam com a retração do mercado externo. Enquanto o fogo durou, consumiu milhões de sacas. O aroma do café torrado era tão forte que ultrapassava as fronteiras municipais. Era contido apenas pelas encostas da Serra do Mar, que se estende pela costa paulista. [...]
Com base nesse texto, a queima dos estoques de café pelo governo brasileiro buscava
(A) controlar os impactos da crise econômica mundial.
(B) estimular o processo econômico de industrialização.
(C) incentivar as relações econômicas internacionais.
(D) romper com as atividades econômicas agrícolas.
08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas. [...]
Essa teoria ressoou na política brasileira, mais especificamente no início do período da Primeira República, pois o marechal Deodoro da Fonseca (primeiro presidente do Brasil) e outros políticos que participaram do governo tinham fortes influências positivistas. [...]
Com base nesse texto, o Positivismo influenciou na Proclamação da República brasileira a partir da
(A) ascendência entre a aristocracia.
(B) crítica à hierarquia militar.
(C) defesa da política do Padroado.
(D) notoriedade dentro do exército.
09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo. “Política do Café com Leite” é uma expressão utilizada para caracterizar um procedimento político típico de um período da história do Brasil [...]. Esse procedimento consistia na alternância no cargo de Presidente da República entre as oligarquias dos dois estados mais poderosos da época, o estado de São Paulo e o estado de Minas Gerais. [...]
O regime republicano, inspirado no modelo dos Estados Unidos e, em parte, no modelo positivista de Auguste Comte, descentralizou o poder. As antigas províncias converteram-se em estados da Federação, com autonomia para decisões políticas, econômicas e militares. [...]
Porém, em vez de ter dado vazão a um pleno funcionamento da República Federativa, a autonomia dos estados levou à sobreposição de alguns estados (os mais poderosos economicamente) sobre o próprio poder federal. [...]
De acordo com esse texto, a política da Primeira República brasileira era caracterizada pela
(A) atuação das elites industriais.
(B) estabilidade das relações sociais.
(C) influência das elites agrárias.
(D) participação da camada popular.
10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo. [...] Desde meados do século XIX, as mulheres buscaram romper o cerco que as envolvia e conquistar seus direitos civis e políticos. O voto feminino foi um dos temas tratados pelos deputados que elaboraram a primeira Constituição Republicana (1891). Contudo, o texto final acabou não deixando clara a situação política da mulher. Ele não proibia explicitamente o voto feminino, mas também não o garantia de maneira clara. A proposital ambiguidade de sua redação possibilitou que a grande maioria dos legisladores e o próprio poder judiciário interpretassem ao seu bel prazer o que pretendiam os constituintes. Isso excluiu as mulheres do processo político-eleitoral por várias décadas. [...]
De acordo com esse texto, o contexto político da Primeira República brasileira era caracterizado pela
(A) ausência de movimentos feministas.
(B) desprestígio do serviço doméstico.
(C) inexistência de conflitos de gênero.
(D) negação da cidadania das mulheres.
GABARITO
01D – 02A – 03C – 04D – 05D – 06B – 07A – 08D – 09C – 10D.
CIÊNCIAS
01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Esculturas de gelo integram a mostra Monumento Mínimo em São Paulo
Os monumentos, na concepção da artista mineira Néle Azevedo, são muito diferentes daquelas construções e esculturas históricas. São figuras pequenas, de apenas 20 centímetros, e sem rosto. Homenageiam homens e mulheres anônimos, sentados no chão. E são efêmeras: derretem logo, já que foram esculpidas em gelo. [...]
De acordo com esse texto, qual é o estado físico da água presente na obra da artista brasileira Néle Azevedo?
(A) Gás.
(B) Líquido.
(C) Plasma.
(D) Sólido
02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe na reação química abaixo uma das formas de obtenção do CO2, um gás essencial à sobrevivência da vida no planeta.
Qual propriedade dos reagentes está sendo conservada no produto dessa reação?
(A) Densidade.
(B) Quantidade de massa.
(C) Solubilidade.
(D) Temperatura de ebulição
03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na imagem abaixo, a indicação das faixas de frequência de algumas radiações.
Os exames de Raio-X utilizam a faixa de frequência, indicada nessa imagem, pelo número
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o experimento representado abaixo.
Nesse experimento, o resultado obtido no anteparo é um fenômeno óptico conhecido como
(A) absorção da luz.
(B) difração da luz.
(C) dispersão da luz.
(D) reflexão da luz.
05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.
Qual é o tipo de radiação utilizada na produção dessa imagem?
(A) Infravermelha.
(B) Micro-ondas.
(C) Radiação Gama.
(D) Radiação X
06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe na representação abaixo a reorganização das moléculas que constituem o gelo seco (CO2) ao passar por uma transformação física a temperatura ambiente.
Com base nessa representação, a reorganização dessas moléculas resultou na formação do CO2 no estado
(A) gasoso.
(B) líquido.
(C) plasmático.
(D) sólido
07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
O vapor de água vem de uma longa história, associado inicialmente às locomotivas e a revolução industrial, como meio de geração, transporte e utilização de energia. Atualmente, o vapor é parte integral e fundamental da tecnologia e indústria moderna. Sem ele, nossas indústrias alimentícia, têxtil, química, farmacêutica, de potência e tantas outras não poderiam existir e fazer o que fazem. [...]
Qual é o estado físico da água apresentado nesse texto?
(A) Gasoso.
(B) Líquido.
(C) Plasma.
(D) Sólido.
08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Como funcionam os sensores de presença para luz?
[...] Este tipo de equipamento ajuda bastante na economia de energia, evitando gastos inúteis, ligando e desligando as lâmpadas de um ambiente automaticamente. Mas como esses sensores de presença operam? [...] Os sensores detectam a presença das pessoas pelo calor emitido pelos movimentos através do infravermelho. Esses dispositivos conseguem captar a variação térmica e são calibrados de acordo com a temperatura das pessoas (35º a 38º graus Celsius). Com isso, quando uma pessoa entra em ambiente que possui sensores de presença, ocorre uma mudança na luz infravermelha, que dispara um “alarme” no equipamento, acionando então a lâmpada. [...]
Com base nesse texto, os sensores detectam a presença das pessoas por meio de
(A) convecção térmica.
(B) ondas de ultrassom.
(C) partículas em movimento.
(D) radiação eletromagnética.
09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Aline estava no restaurante com sua família e sua mãe pediu um copo de suco que veio com gelo seco. Ela observou que no copo de suco de sua mãe o gelo seco passava diretamente do estado sólido para o gasoso.
Qual processo de mudança de estado físico foi observado por Aline?
(A) Condensação.
(B) Evaporação.
(C) Solidificação.
(D) Sublimação.
10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Os óculos de visão noturna nada mais são do que óculos que te permitem ver no escuro. Esse tipo de dispositivo pode ser feito com duas tecnologias similares: imagem optoeletrônica ou sensor de imagem digital.
Nesse sentido, os óculos de visão noturna tradicionais utilizam mais a imagem optoeletrônica. Ou seja, basicamente, ele funciona detectando pequenas quantidades de luz infravermelha e amplificando eletricamente essa luz em uma imagem verde brilhante. [...]
Os óculos descritos nesse texto detectam a radiação que está em uma faixa do espectro eletromagnético localizada entre
(A) o visível e os raios X.
(B) o ultravioleta e a gama.
(C) as ondas baixas e as micro-ondas.
(D) as micro-ondas e o visível
11) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia, no texto abaixo, informações sobre um exame para diagnóstico por imagem.
[...] As ressonâncias magnéticas funcionam como ímãs que produzem um campo magnético que força os prótons presentes no corpo humano a se alinharem. Uma corrente de radiofrequência é pulsada através do paciente e quando é desligado, os sensores de ressonância magnética são capazes de detectar a energia liberada conforme os prótons se realinham com o campo magnético.
Com base nas propriedades magnéticas coletadas durante o exame, o médico especialista é capaz de visualizar os vários tipos de tecido e estruturas do corpo humano. [...]
De acordo com esse texto, a corrente de radiação usada nesse exame apresenta frequência na faixa do
(A) GHz.
(B) kHz.
(C) MHz.
(D) THz.
12) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Alguns vegetais, quando iluminados pela luz do Sol, apresentam uma coloração verde em suas folhas.
Essa percepção de cor ocorre porque, ao ser iluminada pela luz do Sol, a folha
(A) absorve a luz branca.
(B) absorve a luz verde e dissipa a luz branca.
(C) dispersa a luz na cor verde.
(D) reflete a luz verde e absorve as outras cores.
13) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia, no texto abaixo, um método para verificar o funcionamento de um controle remoto.
[...] Para verificar se o sinal dos comandos do controle está sendo enviado, temos uma ferramenta muito eficaz e à mão de todos: a câmera do seu smartphone. [...]
É simples: entre no app de câmera e comece a filmar [...]. Enquanto isso, aponte o topo do seu controle para a lente da câmera e aperte alguns botões. Se a lâmpada pisca ou acende, está ok.
Agora vamos responder à questão que deve ter passado pela sua cabeça: “por que não consigo ver a luz do controle, mas a câmera sim?”
A emissão de luz do controle remoto é [...] gerada neste caso por uma radiação de ondas curtas. Esta, por sua vez, fica fora do espectro de luz que nossos olhos conseguem observar.
Já a câmera de vídeo consegue “observar” um espectro maior do que o de nossos olhos [...].
Com base nesse texto, qual é a radiação observada com o uso da câmera do smartphone?
(A) Infravermelha.
(B) Micro-ondas.
(C) Raios X.
(D) Ultravioleta.
14) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na representação abaixo, como um exame médico é realizado.
Nesse exame, o que é emitido através do corpo dessa pessoa?
(A) Radiação eletromagnética.
(B) Radiação mecânica.
(C) Partículas carregadas.
(D) Núcleos atômicos.
15) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na imagem abaixo, um ensaio experimental realizado em uma indústria para a produção de sal de cozinha (NaCl).
Os dados experimentais observados nessa imagem são explicados pela lei de
(A) Proust.
(B) Newton.
(C) Lavoisier.
(D) Avogadro.
GABARITO
01D – 02B – 03C – 04C – 05D – 06A – 07A – 08D – 09D – 10D – 11C – 12D – 13A – 14A – 15C.