PP-M-1ª-1ºBIM-2023
Professor Diminoi
PROVA PAULISTA - MATEMÁTIC - 1º BIM - 1ª SÉRIE
01) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Australianos usam drogas anticoncepcionais para conter a multiplicação de COALAS. Trata-se de uma droga com a qual os cientistas tentam enganar o sistema imunológico das fêmeas.
Uma enquete feita aos internautas perguntava se eles eram favoráveis a esse tipo de esterilização de espécies de animais que viraram praga, de acordo com o recorte apresentado acima. Entre os entrevistados, quantos aproximadamente aprovam este tipo de esterilização?
(A) 123
(B) 161
(C) 184
(D) 266
(E) 280
02) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Leia o texto para responder à questão.
Em um estado onde três candidatos concorreram ao cargo de governador, as pesquisas realizadas antes do primeiro turno das eleições apresentaram os resultados abaixo.
Considerando-se que, na pesquisa de 29/set, foram entrevistadas 2.000 pessoas, quantas disseram que pretendiam votar no candidato B?
(A) 700
(B) 660
(C) 540
(D) 440
(E)350
03) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) A renda per capita de um município é obtida através da razão entre a renda total acumulada pelo município no ano e a sua população total. Observe, na tabela abaixo, os dados da renda total e da população de 5 municípios em determinado ano
Uma empresa irá abrir uma filial em um desses municípios. Baseando-se nos dados apresentados nessa tabela, optou-se por fazer a instalação dessa filial no município que apresenta a menor renda per capita.
Em qual desses municípios essa empresa irá abrir uma filial?
(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
(E) V.
04) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Em um dia de fiscalização numa rodovia, a polícia parou 20 carros. Os carros trafegavam com quantidades diferentes de passageiros, conforme é mostrado no gráfico abaixo.
Quantos desses carros tinham mais de dois passageiros?
(A) 8
(B) 9
(C) 11
(D) 14
(E) 17
05) (Prova Paulista – 1ª Serie EM - SAEB 2013) Os 360 alunos da escola foram entrevistados sobre a matéria que mais gostam. As matérias escolhidas foram: Arte, Educação Física, Matemática e Ciências. Analisando as respostas dos alunos, representadas no gráfico de setores abaixo, você pode dizer que:
(A) A maioria escolheu Matemática.
(B) Matemática é mais popular que Arte.
(C) Aproximadamente 200 alunos escolheram Educação Física.
(D) Aproximadamente 90 alunos escolheram Arte.
(E) Aproximadamente 100 alunos escolheram Matemática.
06) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) A tabela mostra a distribuição das pessoas com 10 ou mais anos de idade, por sexo, segundo a escolaridade, no Brasil em 1995.
Pela tabela, quantos homens, com 4 ou mais anos de estudos, havia?
(A) 20.416.316
(B) 22.608.692
(C) 35.995.693
(D) 42.141.162
(E) 75.669.738
07) (Prova Paulista – 1ª Serie EM/SPAECE 2010) Um reservatório foi construído com a finalidade de acumular 180m³ de água, quando estiver totalmente cheio. Estando apenas com 2/3 de sua capacidade total. Quantos litros d’água serão necessários para completar a capacidade máxima do reservatório.
(A) 6.000.
(B) 12.000 L.
(C) 18.000 L.
(D) 60.000 L.
(E) 180.000 L.
08) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) (SAEPE). A ração para engorda de gado, elaborada por uma determinada empresa, é uma mistura composta de farelo de soja, milho moído e farelo de algodão em partes diretamente proporcionais, respectivamente iguais a 4, 3 e 2.
Se a produção diária dessa empresa é de 4 500 kg de ração, as quantidades utilizadas por dia de farelo de soja, milho moído e farelo de algodão são, respectivamente.
(A) 1 125 kg, 1 500 kg e 2 250 kg.
(B) 2 000 kg, 1 500 kg e 1 000 kg.
(C) 1 800 kg, 1 350 kg e 900 kg.
(D) 18 000 kg, 13 500 kg e 9 000 kg.
(E) 10 125 kg, 13 500 kg e 20 250 kg.
09) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) A tabela abaixo representa o consumo médios (x) de um combustível de certo veículo, em função da distância percorrida (y)
É verdade que
(A) x e y são diretamente proporcionais.
(B) x e y são inversamente proporcionais.
(C) a constante de proporcionalidade é um número irracional.
(D) x e y não são direta e nem inversamente proporcionais.
(E) a constante de proporcionalidade é um número maior que 30.
10) (Prova Paulista – 1ª Serie EM)
Com base exclusivamente nos dados apresentados no gráfico quanto à cotação do dólar comercial no último dia útil de cada mês de 2015, assinale a alternativa correta
(A) Em dezembro de 2014, a cotação do dólar comercial foi menor que 2,689.
(B) O maior valor para a cotação do dólar comercial foi verificado em 28 de
(C) A função que representa o valor da cotação do dólar comercial em relação ao tempo é crescente, no intervalo apresentado no gráfico.
(D) A diferença entre os valores da cotação do dólar comercial de maio e de março foi menor que um centavo de real.
(E) No último dia útil de agosto, o valor da moeda foi menor que 3,629.
11) (Prova Paulista – 1ª Serie EM/ENEM 2020) Os gráficos representam a produção de peças em uma indústria e as horas trabalhadas dos funcionários no período de cinco dias. Em cada dia, o gerente de produção aplica uma metodologia diferente de trabalho. Seu objetivo é avaliar a metodologia mais eficiente para utilizá-la como modelo nos próximos períodos. Sabe-se que, neste caso, quanto maior for a razão entre o número de peças produzidas e o número de horas trabalhadas, maior será a eficiência da metodologia.
Em qual dia foi aplicada a metodologia mais eficiente?
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5
12) (Prova Paulista – 1ª Serie EM-ENEM/2020) A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é uma pesquisa feita anualmente pelo IBGE, exceto nos anos em que há Censo. Em um ano, foram entrevistados 363 mil jovens para fazer um levantamento sobre suas atividades profissionais e/ou acadêmicas. Os resultados da pesquisa estão indicados no gráfico.
De acordo com as informações dadas, o número de jovens entrevistados que trabalha é
(A) 114 708.
(B) 164 076.
(C) 213 444.
(D) 284 592.
(E) 291 582.
13) (Prova Paulista – 1ª Serie EM-ENEM Digital) 2020) O gráfico mostra o resultado do balanço financeiro mensal de uma empresa ao longo de um ano.
Em quantos meses o resultado do balanço financeiro da empresa ficou abaixo da média mensal nesse ano?
(A) 6
(B) 7
(C) 8
(D) 9
(E) 10
14) (Prova Paulista – 1ª Serie EM-ENEM 2016) o iniciar suas atividades, um ascensorista registra tanto o número de pessoas que entram quanto o número de pessoas que saem do elevador em cada um dos andares do edifício onde ele trabalha. O quadro apresenta os registros do ascensorista durante a primeira subida do térreo, de onde partem ele e mais três pessoas, ao quinto andar do edifício.
Com base no quadro, qual é a moda do número de pessoas no elevador durante a subida do térreo ao quinto andar?
(A) 2
(B) 3
(C) 4
(D) 5
(E) 6
15) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) O gráfico apresenta o comportamento de emprego formal surgido, segundo o CAGED, no período de janeiro de 2010 a outubro de 2010.
Com base no gráfico, o valor da parte inteira da mediana dos empregos formais surgidos no período é
(A) 212.952
(B) 229.913
(C) 240.621
(D) 255.496
(E) 298.041
16) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Um programa de edição de imagens possibilita transformar figuras em outras mais complexas. Deseja-se construir uma nova figura a partir da original. A nova figura deve apresentar simetria em relação ao ponto O.
A imagem que representa a nova figura é:
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
17) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) A figura indica um ladrilhamento, em amarelo, feito sobre uma malha quadriculada de 4 por 4.
A porcentagem dessa malha ocupada pelo ladrilhamento é igual a
(A) 56%
(B) 60%
(C) 58,5%
(D) 64%
(E) 62,5%
18) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Uma professora de artes pediu aos alunos para montarem mosaicos unindo peças. Nesse mosaico, essas peças deveriam ficar sempre ligadas pelos vértices, não poderiam se sobrepor e não deveria sobrar espaço entre elas. Além disso, para fazer esse mosaico, essa professora solicitou que todos os alunos utilizassem octógonos regulares, como o que está apresentado abaixo.
Para compor esse mosaico, junto com esses octógonos, os alunos tinham à sua disposição as peças do quadro abaixo.
Quais dessas peças os alunos poderiam escolher para compor esse mosaico?
(A) I e III.
(B) I, III e IV.
(C) I e IV.
(D) II, III e IV.
(E) III e IV.
19) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Se os cientistas desenrolarem e unirem todos os cordões do DNA contidos em uma célula o tamanho total chegaria a 186 cm.
Sabe-se que um ser humano possui em torno de 100 trilhões de células. Qual o comprimento de todos os cordões unidos contidos nas células de um ser humano?
(A) 1,86 . 1011 km
(B) 1,85 . 1013 km
(C) 1,86 . 10 15 km
(D) 1,86 . 10 16 km
(E) 1,86 . 1017 km
20) (Prova Paulista – 1ª Serie EM) Analise as seguintes afirmativas sobre esse polígono:
1 - possui 11 lados;
11 - possui 11 ângulos internos;
III - possui 5 ângulos internos obtusos (maiores que 90.).
É/são verdadeira(s) somente:
(A) I;
(B) III;
(C) I e II;
(D) I e III;
(E) I, II e III.
GABARITO
01C – 02D – 03C – 04B – 05D – 06C – 07D – 08B – 09A – 10D – 11C – 12C – 13B – 14D – 15B – 16E – 17E – 18E – 19A – 20E – 21E.