PROVA PAULISTA-1ºBim/2023-M-G-H-C-8

Professor Diminoi

Prova Paulista – 1º Bimestre/2023
MATEMÁTICA – 8º Ano

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023 - Fuvest-SP) A metade de 2100 é:
(A) 250
(B) 1100
(C) 299 
(D) 150

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023 - Saresp) Observe a operação apresentada no quadro abaixo.
Uma representação correspondente a essa operação é:
(A) 2030
(B) 211
(C) 26/5
(D) 25/6

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Lívia quer pintar as quatro paredes de seu quarto de modo que paredes adjacentes tenham cores distintas e ainda não sejam repetidas as cores. Ela dispõe de cinco tipos de cores e considera que todas as paredes são diferentes.
De quantas maneiras diferentes Lívia pode pintar seu quart ?
(A) 24 maneiras.
(B) 48 maneiras.
(C) 60 maneiras.
(D) 120 maneiras.

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Um restaurante oferece, 3 opções de carne e 5 de saladas no prato feito (PF). Um cliente só pode escolher um tipo de carne e um tipo de salada.
Nestas condições, de quantas maneiras distintas um cliente pode montar sua refeição, sabendo que ele coloca uma carne e uma salada ?
(A) 2 maneiras.
(B) 8 maneiras.
(C) 10 maneiras.
(D) 15 maneiras.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) No esquema adiante, suponha que os países A, B e C possuem uma logística do transporte de mercadorias com o menor custo/tempo. Os números indicados representam o número de rotas distintas de transporte disponíveis, nos sentidos indicados.
Por exemplo, o número total de rotas distintas, de A até C passando ou não por B é igual a
(A) 1.
(B) 8.
(C) 14.
(D) 21.

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Rita comprou uma mochila por 120 reais. Na semana seguinte, ela voltou à mesma loja para comprar uma igual para seu filho e percebeu que a mesma mochila estava sendo vendida com 12 reais de desconto em relação ao preço que pagou.
Qual era o percentual de desconto no preço dessa mochila quando Rita foi comprar uma para seu filho?
(A) 10%.
(B) 12%.
(C) 108%.
(D) 132%.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Qual é o valor de (10%)²?
(A) 100%
(B) 20%
(C) 5%
(D) 1%

08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023 - Saresp) Observe abaixo a construção geométrica que Antônio fez na lousa durante uma aula de Matemática.
Para fazer essa construção, inicialmente. Antônio desenhou o triângulo PQR e, em seguida determinou o ponto M, que é o ponto médio do lado RQ. A partir desse ponto M, ele traçou uma reta r, perpendicular ao lado RQ, contendo os pontos M e S. qual é o nome que essa reta r recebe em relação ao lado RQ?
(A) Altura
(B) Bissetriz
(C) Mediana
(D) Mediatriz

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Na figura a seguir, ON é bissetriz de MÔP e OQ é bissetriz de RÔP.
Nestas condições o valor de x é
(A) 25º.
(B) 35º.
(C) 45º.
(D) 55º.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) No quadrilátero PQRS abaixo, os lados PR e RS são congruentes, assim com os lados PS e QR. As linhas tracejadas representam as dignais desse quadrilátero, e os ângulos internos dele estão destacados de cinza.
 A partir desse quadrilátero, e utilizado a congruência de triângulos, considere as quatro sentenças abaixo, sendo que apenas uma delas á verdadeira.
Sentença I: A medida do ângulo formado entre as diagonais desse quadrilátero desse quadrilátero é 90º.
Sentença II: As diagonais desse quadrilátero se interceptam em seus pontos médio.
Sentença III: As diagonais desse quadrilátero são bissetrizes dos ângulos α e β.
Sentencia IV: As medidas dos ângulos α e β são, respectivamente. 60º e 120º.
Qual dessas sentenças é verdadeira?
(A) II.
(B) I.
(C) III.
(D) IV.

11) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Em um paralelogramo, a medida dos ângulo internos consecutivos está na razão 1:3.
O ângulo menor desse paralelogramo mede:
(A) 55º
(B) 45º
(C) 60º
(D) 50º.

12) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Considere o polígono. A soma dos ângulos internos é:
(A) 172º
(B) 540º
(C) 360º
(D) 180º

13) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Em uma aula de Matemática, Júlio montou um experimento para estudar probabilidade com seus alunos. Primeiro, ele colocou em uma caixa fichas amarelas, brancas e cinzas, as quais tinham o mesmo tamanho. Em seguida, Júlio informou aos seus alunos que a probabilidade de retirar, aleatoriamente, uma ficha amarela dessa caixa era 1/9 a de retirar uma ficha branca ara 6/9.
Qual a probabilidade de se retirar uma ficha cinza desse experimento montado por Júlio?
(A) 1/9
(B) 2/9
(C) 5/9
(D) 7/8

14) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Um restaurante oferece no cardápio 2 saladas distintas, 4 tipos de pratos de carne, 5 variedades de bebidas e 3 sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja uma salada, um prato de carne, uma bebida e uma sobremesa.
De quantas maneiras a pessoa poderá fazer seu pedido ?
(A) 100
(B) 110
(C) 120
(D) 130

15) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Elba tem 3 saias e 4 blusas. Ela decidiu que vai se vestir de forma diferente todos os dias, até esgotar todas as opções de saias e blusas de que dispõem.
Indique a afirmação verdadeira:
(A) Ela pode se vestir durante duas semanas, sem repetir a mesma combinação;
(B) As combinações são insuficientes para ela se vestir durante uma semana;
(C) Ela pode formar 7 combinações diferentes de saia e blusa;
(D) Ela pode formar 12 combinações diferentes de saia e blusa.

16) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Sendo 𝑁 = (−3)2 − 3², então, o valor de N é?
(A) 18.
(B) 0.
(C) −18.
(D) 12.

17) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023 - SARESP 2012) Das 100 pessoas que trabalharam durante 15 anos em contato com certa substância tóxica, 40 contraíram certa doença degenerativa.
Dessas, 25% vieram a falecer. Quantas pessoas vieram a falecer em razão dessa doença?
(A) 10.
(B) 35.
(C) 50.
(D) 65.

18) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Numa pesquisa realizada num condomínio, 35% dos moradores apresentavam-se insatisfeito com a administração do síndico. A porcentagem de pessoas insatisfeitas equivale à fração
(A) 1/5
(B) 3/20
(C) 7/20
(D) 1/2

19) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Veja a manchete feita a partir dos resultados de uma pesquisa.
Considerando tal fato, em uma amostra de 300 pessoas que participaram dessa pesquisa, o total delas que não receberam sorriso no atendimento é|:
(A) 100.
(B) 50.
(C) 25.
(D) 75.

20) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023 - SARESP 2009) Uma máquina fotográfica custava R $400,00. No dia dos Pais, foi vendida com um desconto de 5% e, logo depois, em cima do novo preço, sofreu um aumento de 10%.
O seu preço atual, em reais, é
(A) 405.
(B) 412.
(C) 418.
(D) 420.

GABARITO
01C – 02D – 03D – 04D – 05D – 06A – 07D – 08D – 09D – 10B – 11A – 12B – 13B – 14C – 15D – 16B – 17A – 18C – 19C – 20C.

GEOGRAFIA 

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Imigração venezuelana para o Brasil
[...] a Venezuela vivia tempos difíceis no ano de 2013, quando Maduro tomou posse como presidente. Com uma inflação que ultrapassava 800% ao ano e barris de petróleo apresentando altas em seu preço, o país viu-se imerso em um colapso econômico, que resultou em uma dramática crise humanitária. Faltavam no país insumos básicos para a sobrevivência. Os supermercados não atendiam a população. Faltavam alimentos e medicação. Por causa dessa triste realidade, milhares de venezuelanos decidiram migrar para outros países à procura de trabalho e de melhores condições de vida.
Um dos principais destinos dos venezuelanos é o Brasil. Atualmente, o território brasileiro recebe milhares de pessoas, que buscam oportunidades de inserção no mercado de trabalho e melhor qualidade de vida. Porém, esse intenso fluxo migratório desencadeou diversos problemas em território nacional, principalmente porque a maioria dos imigrantes concentrou-se em um único estado, Roraima. [...]
Com base nesse texto, a concentração de imigrantes venezuelanos em Roraima tem como consequência
(A) a perda de territórios fronteiriços.
(B) a sobrecarga dos serviços públicos.
(C) o aumento da mão de obra qualificada.
(D) o crescimento econômico do estado.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o gráfico abaixo.
 

A dinâmica demográfica brasileira, representada nesse gráfico, está relacionada
(A) à redução da desigualdade de renda entre a população.
(B) ao aumento da preservação do meio ambiente natural.
(C) aos avanços técnico-científicos na área da saúde.
(D) às menores taxas de fecundidade nas áreas urbanas.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023)  Observe o mapa abaixo.

De acordo com esse mapa sobre hierarquia urbana, a capital de São Paulo
(A) encontra-se hierarquicamente abaixo da capital regional de Campinas.
(B) polariza os fluxos do estado por ser classificada como metrópole nacional.
(C) recebe o fluxo direto da população de Assis para serviços bancários.
(D) tem uma conexão de terceira ordem com cidades da macrometrópole.

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Os fluxos migratórios contemporâneos são diferentes daqueles que o mundo viu acontecer nos séculos XIX e XX. Atualmente há prevalência das migrações ocorrendo no sentido Sul-Sul, ou seja, quando indivíduos deixam seu lugar de origem, situado no Hemisfério Sul, procurando países situados também nesta faixa do globo.
Essa perspectiva global é o que ocorre no Brasil, que recebe imigrantes oriundos de países da África, Ásia e região do Caribe; e o que também se verifica no Vale do Taquari. Um levantamento do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) também destaca outra característica dos movimentos migratórios humanos do século XXI: a interiorização das migrações, quando os sujeitos que migram se instalam em regiões no interior dos lugares de destino. [...]
De acordo com esse texto, na migração contemporânea, os migrantes
(A) buscam uma melhor qualidade de vida.
(B) deslocam de países subdesenvolvidos em direção aos desenvolvidos.
(C) preferem cidades globais pela melhor oportunidade de trabalho.
(D) procuram lugares com intensa urbanização.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo

De acordo com esse mapa, no continente africano, os fluxos migratórios ocorreram
(A) do norte do continente para países da Ásia no século XIX.
(B) em direção à Austrália na década de 1945.
(C) em direção a Israel na década de 1830.
(D) para a Europa de forma mais intensa na segunda metade do século

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.

Nesse texto, a situação mencionada causa que tipo de consequência para o país que recebe um imigrante?
(A) A aceleração do envelhecimento demográfico.
(B) A elevação da longevidade dos habitantes.
(C) O aumento da população economicamente ativa.
(D) O suprimento de profissionais altamente qualificados.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Com base nesse texto, conclui-se que o embargo imposto pelos Estados Unidos a Cuba se deve à
(A) associação ideológica de Cuba ao sistema socialista.
(B) contestação sobre a partilha de territórios colonizados.
(C) disputa por reservas de petróleo no Oceano Atlântico.
(D) entrada de imigrantes cubanos ilegais nos Estados Unidos.

08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.

O aspecto cultural retratado nesse mapa do continente africano está relacionado
(A) à difusão dos meios de comunicação no contexto da globalização.
(B) à variedade de povos nativos existentes ao longo do território.
(C) ao elevado índice de escolaridade da população dos países.
(D) ao processo de colonização realizado por diferentes nações.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.

Essa imagem retrata a situação da China e Estados Unidos, no contexto da América Latina, quanto à existência de uma
(A) competição energética por recursos naturais.
(B) concorrência por mão de obra barata.
(C) guerra comercial pelo domínio econômico.
(D) influência hegemônica na cultura.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o mapa abaixo.

De acordo com esse mapa, o problema da fome no continente africano
(A) apresenta uma redução acentuada ao longo dos últimos anos.
(B) atinge de forma mais grave os países da porção subsaariana central.
(C) decorre de conflitos internos ocorridos no território da África do Sul.
(D) provoca um fluxo de refugiados em direção ao território da Angola.


GABARITO
01B – 02C – 03B – 04A – 05D – 06C – 07A – 08D – 09C – 10B.

 

HISTÓRIA 

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Iluminismo [...]
[...] esse movimento também merece ser lembrado pelas consideráveis conquistas nos âmbitos sociais e nas liberdades individuais [...], pondo um fim nas sociedades estamentais – estrutura social em que não era permitido ascensão social, e cada grupo tinha a sua função para a sociedade prédeterminada. Além disso, os ideais iluministas acabaram guiando diversas nações para o fim de governos absolutistas e para a busca da independência dos países que ainda estavam sob controle de uma nação estrangeira. [...]
De acordo com esse texto, o Iluminismo está relacionado à ideia de
(A) fortalecimento dos privilégios de classe.
(B) igualdade política entre as pessoas.
(C) intensificação da influência religiosa.
(D) valorização da prática colonialista.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] Em dez anos, de 1789 a 1799, a França passou por profundas modificações políticas, sociais e econômicas.
A aristocracia do Antigo Regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses dos laços que os prendiam aos nobres e ao clero. Desapareceram as amarras feudais que limitavam as atividades da burguesia e criou-se um mercado de dimensão nacional.
A Revolução Francesa foi a alavanca que levou a França do estágio feudal para o capitalista e mostrou que a população era capaz de condenar um rei.
Igualmente, instalou a separação de poderes e a Constituição, uma herança deixada para várias nações do mundo. [...]
Com base nesse texto, a Revolução Francesa promoveu no mundo
(A) a ampliação da cidadania.
(B) a valorização da religião nas leis.
(C) o aumento do controle comercial.
(D) o reforço dos direitos de classe.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] As consequências mais importantes da primeira Revolução Industrial foram:
A organização da sociedade em dois grupos distintos: a burguesia versus o proletariado.
A substituição do trabalho humano pelas máquinas, ampliando o êxodo rural e intensificando o crescimento urbano.
O aumento significativo das indústrias e, por consequência, o aumento da produção.
O desenvolvimento desordenado das cidades, provocando a favelização e a marginalização das pessoas, além do crescimento da fome, miséria e violência. [...]

De acordo com esse texto, a Primeira Revolução Industrial
(A) aumentou a qualificação do trabalhador.
(B) deixou precária a vida dos mais pobres.
(C) promoveu o poder político de setores populares.
(D) retirou dos burgueses a posse dos meios de produção.

04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América, desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones. [...]
Com base nesse texto, as elites que chefiaram as independências na América Espanhola promoveram a
(A) ampliação dos direitos de classe.
(B) reforma do projeto colonizador.
(C) defesa do Mercantilismo.
(D) criação da ideia de nação.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem e leia o texto abaixo
“Juro pelo amor do Deus de meus pais. Juro por eles. Juro pela minha honra e juro pela minha pátria que não darei descanso a meu braço, nem repouso a minha alma, até que haja rompido as correntes que nos oprimem por vontade do poder espanhol!” Esse compromisso, assumido por Simón Bolívar quando ele tinha pouco mais de 20 anos, foi levado às últimas consequências. O Libertador, como ficou conhecido, coordenou as campanhas militares responsáveis pela independência de cinco países sulamericanos: Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. Vitorioso, passou a lutar pela união das nações latino-americanas e por justiça social.
De acordo com essa imagem e esse texto, qual foi a corrente de pensamento que influenciou a emancipação da América?
(A) Absolutismo.
(B) Iluminismo.
(C) Imperialismo.
(D) Positivismo

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto e observe a imagem abaixo.
Revolução Industrial
[...] no começo do século XIX, o desenvolvimento tecnológico foi utilizado na criação da locomotiva e das estradas de ferro, que, a partir da década de 1830, foram construídas por toda a Inglaterra. A construção das estradas de ferro contribuiu para ampliar o crescimento industrial, uma vez que diminuiu as distâncias, ao tornar as viagens mais curtas, e ampliou a capacidade de locomoção de mercadorias.
O desenvolvimento das estradas de ferro aproveitou a prosperidade da indústria inglesa, uma vez que os financiadores de sua construção foram exatamente os capitalistas que prosperaram na Revolução Industrial. [...]

Com base nesse texto e nessa imagem, a locomotiva a vapor desenvolvida durante a Revolução Industrial proporcionou o
(A) aquecimento do mercado para produtos manuais.
(B) aumento da circulação de produtos em diferentes locais.
(C) desenvolvimento cultural dos operários.
(D) privilégio econômico dos trabalhadores.

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe as imagens abaixo.

Essas imagens representam tanto a Primeira quando a Segunda Revolução Industrial, destacando que a Revolução Industrial causou impacto
(A) na garantia de igualdade econômica entre as pessoas no mundo ocidental.
(B) na precarização expressiva das condições de trabalho e no uso do trabalho infantil.
(C) no aumento do trabalho camponês e no crescimento populacional da zona rural.
(D) no crescimento dos valores das matérias-primas, superando os produtos industrializados.

08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Influências da Revolução Francesa no Mundo
A Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais importantes da história contemporânea do Ocidente. Ela marcou o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, de acordo com o que foi estipulado por historiadores europeus. O motivo para isso foram as influências da Revolução Francesa no mundo.
A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.
Com a Revolução Francesa, o capitalismo rompeu os obstáculos políticos feudais que ainda vigoravam na Europa Ocidental, juntando-se às transformações econômicas desencadeadas com a Revolução Industrial. [...]
Esse texto destaca que, a partir da Revolução Francesa, o ocidente passou a vivenciar
(A) a consolidação da ideologia burguesa nas sociedades.
(B) a crise do sistema imperialista nas colônias europeias.
(C) o aumento das propriedades feudais.
(D) o crescimento da mão de obra camponesa.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] os iluministas preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista [...] enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade. Segundo a visão desses pensadores, sociedades que não se organizam em torno da melhoria das condições de seus indivíduos concebem uma realidade incapaz de justificar, por argumentos lógicos, sua própria existência. [...]
Com base nesse texto, o Iluminismo influenciou, no mundo contemporâneo, a ideia da
(A) confirmação dos direitos de classe.
(B) defesa de privilégios jurídicos.
(C) garantia dos direitos dos cidadãos.
(D) limitação à atividade política popular.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
Primeira Revolução Industrial [...]
A Inglaterra industrializou-se em um primeiro momento e posteriormente outras nações. A máquina introduzida nas fábricas possibilitou o aumento da produção em menos tempo, aumento dos lucros e o desenvolvimento da economia. Nessa fase, foram utilizadas as máquinas de fiar nas indústrias têxteis; o tear mecanizado para a produção de tecidos; e a máquina a vapor utilizada nas indústrias têxteis, nas usinas de carvão e de ferro, nos meios de transporte, como o navio a vapor e a locomotiva.
De acordo com esse texto, a Primeira Revolução Industrial promoveu
(A) a ampliação da oferta de produtos à população.
(B) a condição da fábrica enquanto sede de programas sociais.
(C) o aumento do poder de compra das classes pobres.
(D) o incentivo governamental aos pequenos produtores industriais.
 

GABARITO
01B – 02A – 03B – 04B – 05B – 06B – 07B – 08A – 09C – 10A.

CIÊNCIAS – 8º Ano

01) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na imagem abaixo, o uso de um aparelho conhecido como ebulidor, que serve para aquecer a água dentro de um recipiente.

O aparelho em uso nessa imagem transforma a energia elétrica em energia
(A) luminosa.
(B) mecânica.
(C) química.
(D) térmica.

02) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe no quadro abaixo as informações que aparecem na embalagem de um modelo de lâmpada.

Juntamente com o tempo de funcionamento, qual informação nesse quadro permite calcular o consumo de energia elétrica dessa lâmpada?
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.

03) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Alguns utensílios de uso cotidiano são capazes de transformar energia elétrica em mecânica. Um utensílio que realiza essa transformação de energia é apresentado em


04) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na imagem abaixo, representações de algumas fontes de energia.

Nessa imagem, a energia eólica está representada em
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.

05) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe o equipamento apresentado na imagem abaixo.

O equipamento apresentado nessa imagem transforma energia elétrica em
(A) eólica.
(B) luminosa.
(C) mecânica.
(D) química

06) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na imagem abaixo, os valores de leitura e o total a ser pago por uma conta de energia elétrica.

Com base nos dados dessa conta de energia elétrica, qual é o valor cobrado pelo kW∙h?
(A) R$ 0,10
(B) R$ 1,00
(C) R$ 21,00
(D) R$ 210,00

07) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe, na imagem abaixo, as representações de duas formas de produção de energia elétrica.

As duas formas de produção de energia elétrica representadas nessa imagem têm em comum o uso da energia do tipo
(A) cinética.
(B) luminosa.
(C) potencial elástica.
(D) potencial gravitacional

08) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023)  Observe a produção de fogo na imagem abaixo.

Qual é o tipo de energia usado nessa produção?
(A) Luminosa.
(B) Nuclear.
(C) Química.
(D) Sonora.

09) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
[...] Dentro de uma Air Fryer, há basicamente dois componentes:
Bobina elétrica para fritar os alimentos;
Hélices para girar o ar quente dentro da bandeja.
Assim que o equipamento é ligado, a bobina elétrica, localizada na parte superior, é aquecida [...]. O componente consegue deixar a bandeja dos alimentos em temperatura elevada para aquecê-los e fritá-los. Em apenas três minutos, a temperatura interna atinge até 300 °C.
Quando isso acontece, as hélices começam a girar em alta velocidade, fazendo o ar quente circular dentro do recipiente. [...] Uma Air Fryer usa convecção – comum em fornos industriais – como método de cozimento. O equipamento usa a própria umidade do alimento para fritá-lo por completo, eliminando a necessidade de qualquer tipo de óleo. [...]
Durante o funcionamento do eletrodoméstico tratado nesse texto, ocorre a transformação da energia elétrica, principalmente, em energia
(A) luminosa.
(B) potencial.
(C) química.
(D) térmica.

10) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe as partes de um secador de cabelos apresentadas na imagem abaixo.

Nessa imagem, a parte do secador que transforma energia elétrica em térmica está representada por
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.

11) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023)  Leia o texto abaixo.
Turbina ecológica produz energia com correnteza de rios
Uma empresa americana começará a testar [...] uma nova maneira de produzir energia hidrelétrica: o uso de turbinas de aço que mais parecem moinhos de vento, mas movidas pela corrente de rios e de marés. O projeto [...] não requer a construção de represas e pode ser implementado em rios de planície, sem desníveis. Um dos interesses da companhia é instalar as turbinas também no Rio Amazonas e seus afluentes. [...]
De acordo com esse texto, a energia utilizada por essas turbinas é do tipo
(A) cinética.
(B) eólica.
(C) química.
(D) térmica.

12) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe a imagem abaixo.

O painel apresentado nessa imagem usa energia do tipo
(A) elétrica.
(B) luminosa.
(C) nuclear.
(D) química.

13) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) O modo “verão” do chuveiro elétrico é indicado para dias mais quentes, pois a rapidez em transformar a energia elétrica em térmica para aquecer a água precisa ser menor.
A grandeza física que mede essa rapidez é a
(A) condutividade elétrica.
(B) corrente elétrica.
(C) força elétrica.
(D) potência elétrica.

14) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Leia o texto abaixo.
 [...] Qualquer corpo em movimento é capaz de realizar trabalho, portanto, possui energia [...].
Qual é o tipo de energia descrita nesse texto?
(A) Cinética.
(B) Potencial Elástica.
(C) Potencial Gravitacional.
(D) Química.

15) (Prova Paulista – 1º Bimestre/2023) Observe as formas de produção de energia elétrica representadas na imagem abaixo.

Qual dessas formas de produção faz uso de energia luminosa?
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
 
GABARITO
01D – 02A – 03B – 04B – 05C – 06A – 07A – 08A – 09D – 10D – 11A – 12B – 13D – 14A – 15A.