ENEM 2022 - PARTE III

Professor Diminoi

ENEM 2022 - PARTE III
01) (Enem 2022) Nas várias redes sociais que povoam a internet, os chamados digital influencers estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendências e mostrando um estilo de vida sonhando por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aponta Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.
A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo,  aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o uso racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).
Associada ao ideário de uma “vida perfeita”, a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que se constitui com base em
(A) representações estereotipadas e superficiais de felicidade.
(B) ressignificações contemporâneas do conceito de alegria.
(C) estilos de vida inacessíveis para a sociedade brasileira.
(D) atitudes contraditórias de influenciadores digitais.
(E) padrões idealizados e nocivos de beleza física.
Resolução
Ao afirmar que a positividade tóxica reflete uma “espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais”, a matéria defende que a “vida perfeita” equivale a um falseamento da realidade e uma “máscara” da alegria.
Assunto: Interpretação de textos e Não literários
Alternativa A

02) (Enem 2022) No dia seguinte, à hora em que saía o gado, estava eu debruçado à varanda quando vi o cafuzo que preparava o animal viajeiro:
– Raimundinho, como vai ele?…
De longe apontou a palhoça.
– Sim.
O braço caiu-lhe, olhou-me algum tempo comovido; depois, saltando para o animal, levou o polegar à boca fazendo estalar a unha nos dentes: “Às quatro da manhã…
Atirei um verso e disse, para bulir com ele: Pega, velho! Não respondeu. Tio Firmo, mesmo velho e doente, não era homem para deixar um verso no chão… Fui ver, coitado!… estava morto. E deu de esporas para que eu não lhe visse as lágrimas.
A passagem registra um momento em que a expressividade lírica é reforçada pela
(A) plasticidade da imagem do rebanho reunido.
(B) sugestão da firmeza do sertanejo ao arrear o cavalo.
(C) situação de pobreza encontrada nos sertões brasileiros.
(D) afetividade demonstrada ao noticiar a morte do cantador.
(E) preocupação do vaqueiro em demostrar sua virilidade.
Resolução
A expressividade lírica presente no texto se traduz na afetividade demonstrada pelo personagem ao final do texto, que exibe empatia e sensibilidade pelo falecido através da expressão ‘coitado’ e pelo ato de disfarçar suas lágrimas.
Assunto: Textos Literários
Alternativa D

03) (Enem 2022)
TEXTO I
TEXTO II
É como se os problemas fossem criados pela pandemia quando, em verdade, isso só demonstra o quanto eles sofrem uma tentativa de serem naturalizados. Eles estavam lá, empurrados para debaixo de vários tapetes. Diversos levantamentos realizados indicam que parcela significativa dos estudantes não têm acesso à internet em suas casas, não têm computadores; têm celulares, mas com pacotes baratos que não permitem assistir a todas as aulas. E, caso tenham celulares e dados, pergunta-se: É possível elaborar um texto no celular? É possível interagir na aula remota pelo celular?
A crítica contida no texto e na figura evidencia o seguinte aspecto da sociedade contemporárea:
(A) Exclusão social.
(B) Expansão digital.
(C) Manifestação cultural.
(D) Organização espacial.
(E) Valorização intelectual.
Resolução
Tanto no Texto I, através da charge, quanto no Texto II, é possível observar que o acesso a uma internet de qualidade é um fator de exclusão social quando ele não é o mesmo para todos os estudantes.
Assunto: Cidadania, Problemas sociais e Sociologia
Alternativa A

04) (Enem 2022) O leproso é visto dentro de uma prática de rejeição, ao exílio-cerca; deixa-se que se perca lá dentro como numa massa que não têm muita importância diferenciar; os pestilentos são considerados num policiamento tático meticuloso onde as diferenciações individuais são os efeitos limitantes de um poder que se multiplica, se articula e se subdivide. O grande fechamento por um lado; o bom treinamento por outro. A lepra e a sua divisão; a peste e seus recortes. Uma é marcada; a outra, analisada e repartida. O exílio do leproso e a prisão da peste não trazem consigo o mesmo sonho político.
Os modelos autoritários descritos no texto apontam para um sistema de controle que se baseia no(a):
(A) Formação de sociedade disciplinar.
(B) Flexibilização do regramento social.
(C) Banimento da autoridade repressora.
(D) Condenação da degradação humana.
(E) Hierarquização da burocracia estatal.
Resolução
Os modelos autoritários descritos no texto apontam para a formação de uma sociedade disciplinar. De acordo com Foucault, a partir do século XVIII, com a implantação das prisões, das escolas, dos hospitais psiquiátricos e dos quartéis, os corpos das pessoas foram sendo educados, isto é, tornados obedientes a certos tipos de comportamentos, gestos e posições que servem a um certo tipo de controle.
Assunto: Autores essenciais pós-modernos, Contemporânea e Filosofia
Alternativa A

05) (Enem 2022)
TEXTO I
Em março de 1889, quando apareceram as primeiras romarias atraídas pelos milagres da beata Maria de Araújo, Juazeiro inseriu-se no rol da fundação do espaço religioso. Construía-se mais um centro, como Aparecida do Norte, Canindé ou Lourdes.
RAMOS, F. R. L. O meio do mundo: território sagrado em Juazeiro do Padre Cícero. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

TEXTO II

Não sabemos ao certo quantas pessoas estavam presentes na capela no momento em que a hóstia sangrou na boca de Maria de Araújo. O Padre Cícero nos conta que o fato surpreendeu não só aos presentes, mas o fenômeno continuou acontecendo todas as quartas e sextas na Capela de Nossa Senhora das Dores a partir daquele dia. Os paninhos manchados do sangue que escorria da hóstia e da boca da beata, a princípio ficaram sob a guarda do Padre Cícero, mas logo foram expostos à visitação pública e, além disso, o sangramento foi proclamado como milagre sem o conhecimento e sem a autorização do bispo diocesano.
As práticas religiosas mencionadas nos textos estão associadas, respectivamente, à:
(A) Delimitação de paisagens urbanas e abandono de componentes espiritualistas.
(B) Demarcação de patrimônios afetivos e apropriação de elementos judaizantes.
(C) Expansão de fronteiras regionais e subjetivação do cristianismo medieval.
(D) Circunscrição de bens simbólicos e admissão de cerimônias ecumênicas.
(E) Criação de lugares místicos e experiências do catolicismo popular.
Resolução
Os textos evidenciam que o surgimento de locais místicos, nesse caso em específico, no Brasil, está associado à vivência popular do catolicismo, especialmente em espaços onde ocorreram experiências consideradas milagrosas.
Assunto: História, História do Brasil e Tópicos Especiais
Alternativa E

06) (Enem 2022) Em 2003, teve início o Programa de Aquisição de Alimentos e, com ele, várias mudanças na perspectiva dos mercados institucionais. Trata-se do primeiro programa de compras públicas com uma orientação exclusiva para a agricultura familiar, articulando-a explicitamente com a segurança alimentar e nutricional. O Programa é destinado à aquisição de produtos agropecuários
produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incluídas aqui as categorias: assentados da reforma agrária, trabalhadores rurais sem terra, acampados, quilombolas, agroextrativistas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas.
A ação governamental descrita constitui-se uma importante conquista para os pequenos produtores em virtude da:
(A) Inovação tecnológica.
(B) Reestruturação fundiária.
(C) Comercialização garantida.
(D) Eliminação no custo do frete.
(E) Negociação na bolsa de valores.
Resolução
O texto descreve o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que tem como objetivo orientar as compras públicas de alimentos advindos de populações tradicionais e pequenos agricultores rurais.
Assunto: Espaço agrário brasileiro, Geografia e Geografia do Brasil
Alternativa C

07) (Enem 2022) Um experimento denominado FunFit foi desenvolvido com o objetivo de fazer com que os membros de uma comunidade local se tornassem mais ativos fisicamente. Todos os participantes do estudo foram vinculados a dois outros membros da comunidade que receberiam pequenos incentivos em dinheiro para serem estimulados a aumentar a sua atividade física, que era medida por acelerômetros nos celulares fornecidos pelo estado. Assim, se a pessoa andasse mais do que o habitual, seus conhecidos receberiam o dinheiro. Os resultados foram assombrosos: o esquema mostrou-se de quatro a oito vezes mais eficaz do que o método de oferecer incentivos individuais.
Contrariando a visão prevalente sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma função
(A) recreativa, promovendo o lazer em redes integradas.
(B) social, estimulando a reciprocidade por meios digitais.
(C) laboral, convertendo o desenvolvedor em usuário final.
(D) comercial, direcionando a escolha por produtos industrializados.
(E) cognitiva, favorecendo ferramentas virtuais.
Resolução
O experimento demonstrou como o estímulo em benefício ao grupo dos participantes foi muito mais eficiente do que o benefício individual. Dessa forma os participantes ficaram mais ativos, mostrando um estímulo à reciprocidade através do uso dos meios digitais.
Assunto: Cidadania, Fenômenos sociais e Sociologia
Arrebente nos vestibulares 2023: aprenda com as superaulas da Descomplica!
Alternativa B

08) (Enem 2022) A dublagem é o novo campo a ser explorado pela inteligência artificial, e há empresas dedicadas a fazer com que as vozes originais de atores sejam transpostas para outros idiomas. A novidade reforça a tendência da automação de postos de trabalho nas mais diversas áreas. Tem potencial para facilitar a vida de estúdios e produtoras e, ao mesmo tempo, tornar mais escassas as oportunidades para dubladores e atores que trabalham com isso.
A consequência da mudança tecnológica apresentada no texto é a
(A) proteção da economia nacional.
(B) valorização da cultura tradicional.
(C) diminuição da formação acadêmica.
(D) estagnação da manifestação artística.
(E) ampliação do desemprego estrutural.
Resolução
O texto fala sobre a substituição de mão de obra humana por tecnologia no setor da dublagem. Nesse sentido o crescimento desse fenômeno agrava o que entendemos como desemprego estrutural. O que significa dizer que a questão do desemprego se torna mais grave por faltar vagas de emprego por conta dos avanços tecnológicos.
Assunto: Geografia, Geografia geral e  Industria
Alternativa E

09) (Enem 2022) Brasil e Argentina chegaram a um acordo para a redução em 10% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. O consenso foi alcançado durante negociação entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil e o seu equivalente argentino, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, no início do mês de outubro de 2021. A redução da TEC é um antigo desejo do Brasil, que pretende abrir mais sua economia e, com isso, ajudar a controlar a inflação. Já a Argentina temia que a medida pudesse afetar sua produção industrial. O acordo vai abranger uma ampla gama de produtos e ainda será apresentado ao Paraguai e Uruguai, para que seja formalizado.
A necessidade de negociação diplomática para viabilizar o acordo tarifário mencionado é explicada pela seguinte característica do Mercosul:
(A) Limitação da circulação financeira.
(B) Padronização da política monetária.
(C) Funcionamento da união aduaneira.
(D) Dependência da exportação agrícola.
(E) Equivalência da legislação trabalhista.
Resolução
O texto aborda o Mercosul, que é um bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Esse bloco se constitui como união aduaneira que significa que existe uma zona de livre comércio nas fronteiras além de uma tarifa externa de comercialização do bloco com outros países.
Assunto: Geografia, Geografia geral, Globalização e Economia/Geopolítica
Alternativa C

10) (Enem 2022) Ainda que a fome ocorrida na Itália em 536 tenha origem nos eventos climáticos, suas implicações são tanto políticas quanto econômicas. Nos primeiros séculos da Idade Média, o auxílio aos famintos se inscreve no domínio da gestão pública, mesmo quando a ação de seus agentes é apresentada sob o ângulo da piedade e da caridade individuais, como é o caso da Gália merovíngia. Assim, o fato de que as respostas à fome são mostradas, na Gália, como o fruto de iniciativas pessoais fundadas no imperativo da caridade deriva da natureza das fontes do século VI.
Na conjuntura histórica destacada no texto, o dever de agir em face da situação de crise apresentada pertencia à jurisdição
(A) da nobreza, proveniente da obrigação de proteção ao campenisnato livre.
(B) da realeza, decorrente do conceito de governo subjacente à monarquia cristã.
(C) dos mosteiros, resultante do caráter fraternal afirmado nas regras monásticas.
(D) dos bispados, consequente da participação dos clérigos nos assuntos comunitários.
(E) das corporações, procedente do padrão assistencialista previsto nas normas estatutárias.
Resolução
Segundo o texto, destaca-se que a obrigação de agir em face à crise que ocasionou a fome no período mencionado era um dever da realeza, haja vista que eram os responsáveis pela administração pública, baseada nos preceitos da monarquia cristã, da região da Península Itálica no século VI.
Assunto: Alta Idade Média, História e Mundo Medieval
Alternativa B

11) (Enem 2022) As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do Sol, produzem tempestades,
inundações, geleiras e outros agentes de erosão.
A interação dinâmica entre as forças naturais citadas favorece a ocupação do espaço geográfico, na medida em que provoca a formação de
(A) solos vulcânicos.
(B) dorsais oceânicas.
(C) relevos escarpados.
(D) superfícies lateríticas.
(E) dobramentos modernos.
Resolução
O texto aborda a interação entre agentes internos (tectonismo, vulcanismo e sismissismo) e agentes externos (erosão e intemperismo). Ao perguntar, o que nessa interação favorece a ocupação do espaço geográfico, devemos nos lembrar que o intemperismo nas rochas tem como produto principal, a formação dos solos, que são importantes para o estabelecimento da agricultura.
Assunto: Agentes Geomorfológicos, Geografia e Geografia física
Alternativa A

12) (Enem 2022)
O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela
(A) cultura do cancelamento.
(B) prática do feminicídio.
(C) postura negacionista.
(D) ação involuntária.
(E) defesa da honra.
Resolução
Na ilustração, fica evidente que a cruz seguida da palavra morte simboliza e denuncia relacionamentos que são marcados por agressões e terminam em feminicídio (assassinato da mulher pela condição de ser mulher).
Assunto: Cidadania, Fenômenos sociais e Sociologia
Alternativa B

13) (Enem 2022)
TEXTO I
A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: – Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatro espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.

TEXTO II
No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico ao dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: – Não me parece confome, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler.
Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivemerte pela oposição entre
(A) liberdade de gênero e controle social.
(B) equidade de escolha e imposição cultural.
(C) dominação de corpos e igualdade humana.
(D) geração de oportunidade e restrição profissional.
(E) exclusão de competências e participação política.
Resolução
O texto I aborda a separação do ensino entre meninos e meninas por defender que havia um atraso intelectual por parte das meninas, demonstrando a proposição sobre a dominação do corpo feminino com base em construções sociais. Enquanto no texto II, há a defesa de que meninos e meninas possuem as mesmas capacidades intelectuais ao afirmar que elas deveriam ter ensino aprofundado de matemática.
Assunto: Cidadania, Fenômenos sociais e  Sociologia
Alternativa C

14) (Enem 2022) Após sete anos da ocupação de um terreno abandonado em Santo André, no ABC paulista, os condomínios Novo Pinheirinho e Santos Dias foram inaugurados, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ocupação começou em 2012 e, desde então, o movimento vinha reivindicando o direito de usufruir do espaço para a construção de casas. A Cartas Magna, em seu art. 6°, garante a todos os brasileiros o direito à moradia.
O texto apresenta uma estratégia usada pelo movimento social para
(A) fragilizar o poder público.
(B) fomentar a economia solidária.
(C) controlar a propriedade estatal.
(D) garantir o preceito constitucional.
(E) incentivar a especulação imobiliária.
Resolução
O texto aborda a ocupação de um terreno abandonado no ABC paulista e a inauguração posterior de condomínios para moradia na região. A estratégia de ocupação estabelecida no texto busca cumprir o preceito constitucional de garantia à moradia digna.
Assunto: Espaço Urbano Brasileiro e Geografia do Brasil
Alternativa D

15) (Enem 2022)
TEXTO I
A Marinha identifica, na voz de Thomas Barnett, uma ampla região potencialmente insubmissa ou simplesmente irredutível às normas gerais de funcionamento promovidas pelos Estados Unidos e sancionadas pelo Fundo Monetário Internacional, pela Organização Mundial do Comércio e pelo Banco Mundial. E não necessariamente por sua consciência rebelde, mas sim, em muitos casos, pela insubstancialidade de suas instituições estatais.

TEXTO II
As preocupações do governo estadunidense expressas no texto e no mapa evidenciam uma estratégia para
(A) compartilhamento de inovações tecnológicas.
(B) promoção de independência financeira.
(C) incremento de intercâmbios culturais.
(D) ampliação de influência econômica.
(E) preservação de recursos naturais.
Resolução
O texto aborda países com instituições enfraquecidas, enquanto um entrave para a influência estadunidense, que é influenciada pelo interesse no petróleo.
Assunto: Geografia, Geografia geral e Geopolítica
Alternativa D

16) (Enem 2022) Colegas, na mente e no coração do povo, a Crimeia sempre foi uma porção inseparável da Rússia. Essa firme convicção se baseia na verdade e na justiça e foi passada de geração em geração, ao longo do tempo, sob quaisquer circunstâncias, apesar de todas as drásticas mudanças que nosso país atravessou durante todo o século XX.
Considerando a dinâmica geopolítica subjacente ao texto, a justificativa utilizada por Vladimir Putin, em 2014, para anexação dessa península apela para o argumento de que
(A) as populações com idioma comum devem estar submetidas à mesma autoridade estatal.
(B) o imperialismo soviético havia se acomodado às pretensões das potências vizinhas.
(C) os organismos transnacionais são incapazes de solucionar disputas territoriais.
(D) a integração regional supõe a livre circulação de pessoas e mercadorias.
(E) expulsão das forças navais ocidentais garantiria a soberania nacional.
Resolução
O texto aborda a questão da invasão da Crimeia pela Rússia e o pensamento de Vladimir Putin sobre a situação da península, que, pela presença histórica e étnica de povos russos, sempre pertenceu à própria Rússia e não à Ucrânia. Na sua visão, a independência nacional da Ucrânia é contestada.
Assunto: Geografia geral e Geopolítica
Alternativa A

17) (Enem 2022)
TEXTO I
Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação
Considerando o conceito apresentando no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação:
(A) Raça e gênero.
(B) Etnia e habitação.
(C) Idade e nupcialidade.
(D) Profissão e sexualidade.
(E) Escolaridade e fecundidade.
Resolução
A interseccionalidade é a interação entre dois ou mais fatores sociais que definem uma pessoa, como percebe-se no texto I. Correlacionando as informações trazidas pelo texto II, fica evidente notar que os fatores que intensificam a discriminação no Brasil, conforme podemos observar nos gráficos são a questão de raça e de gênero.
Assunto: Cidadania, Problemas sociais e Sociologia
Alternativa A

18) (Enem 2022) O princípio básico do Estado de direito é o da eliminação do arbítrio no exercício dos poderes  públicos, com a consequente garantia de direitos dos indivíduos perante esses poderes. Estado de direito significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão eles próprios sujeitos as constrangimentos impostos pela lei.
Nas sociedades contemporâneas, consiste em violação do princípio básico enunciado no texto:
(A) Supressão de eleições de representantes políticos.
(B) Intervenção em áreas de vulnerabilidade pela Igreja.
(C) Disseminação de projetos sociais em universidades.
(D) Ampliação dos processos de concentração de renda.
(E) Regulamentação das relações de trabalho pelo Legislativo.
Resolução
Num estado democrático de direito, há forte proteção à garantia dos direitos dos indivíduos, independente dos poderes que são exercidos. Ninguém deve estar acima da lei ou cercear que a lei seja colocada em vigor de forma efetiva. Portanto, uma violação do princípio básico do Estado de direito seria a supressão de eleições, o que impediria  a participação dos cidadãos.
Assunto: Direitos e Sociologia
Alternativa A

19) (Enem 2022)
Brasileiros levam mais tempo de casa para o trabalho
Pesquisa do IBGE aponta que a situação é maio grave no Sudeste: 13% das pessoas levam mais de um hora para chegar ao trabalho. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, o IBGE registrou os maiores percentuais de trabalhadores que levam mais de uma hora no trajeto até o emprego. Quem vê o Marcelo chegar ao trabalho nem imagina a maratona que ele enfrenta todos os dias antes das 5 h. “Acordo 4 h 30, saio de casa 5 h, pego trem 5 h 20, chego na Central umas 6 h 50, pego ônibus e chego no trabalho mais ou menos 7 h 10”, conta. Segundo especialista, são os mais pobres os que moram mais longe do emprego.
A pesquisa desenvolvida retrata a seguinte dinâmica populacional:
(A) Fluxo de retorno.
(B) Migração interna.
(C) Mudança sazonal.
(D) Movimento pendular.
(E) Deslocamento forçado.
Resolução
O deslocamento diário da população para trabalhar, e a volta para a casa se constitui no fenômeno que chamamos de migração pendular. Ela se dá por conta da segregação espacial das moradias, que não são próximas aos locais de trabalho.
Assunto: Geografia e Urbana/População
Alternativa D

20) (Enem 2022) A história do Primeiro de Maio de 1890 — na França e na Europa, o primeiro de todos os Primeiros de Maio – é, sob vários aspectos, exemplar. Resultante de um ato político deliberado, essa manifestação ilustra o lado voluntário da construção de uma classe — a classe operária — à qual os socialistas tentam dar uma unidade política e cultural através daquela pedagogia da festa cujo princípio, eficácia e limites há muito tempo tinham sido experimentados pela Revolução Francesa.
Com base no texto, a fixação dessa data comemorativa tinha por objetivo
(A) valorizar um sentimento burguês.
(B) afirmar uma identidade coletiva.
(C) edificar uma memória nacional.
(D) criar uma comunidade cívica.
(E) definir uma tradição popular.
Resolução
A construção da identidade da classe operária é reforçada pelo texto como influenciada pelo socialismo, que visava produzir uma “unidade política e cultural”, sem necessariamente se relacionar às ideias de nação.
Assunto: História, Mundo Contemporâneo - Europa no Século XIX
Alternativa B

21) (Enem 2022)
Uma característica regional que justifica o maior potencial anual médio para o aproveitamento da energia solar é a reduzida
(A) declividade do relevo.
(B) extensão longitudinal.
(C) nebulosidade atmosférica.
(D) irregularidade pluviométrica.
(E) influência da continentalidade.
Resolução
O mapa ilustra a distribuição de radiação solar no território brasileiro, indicando pelas cores cinza mais claro as regiões com maior incidência de kWh/m². Nesse sentido o potencial maior de geração de energia solar se dá pela baixa nebulosidade atmosférica, o que explica a menor ocorrência de áreas de sombra. Tal condição presente no semiárido nordestino e em grande parte de área do clima tropical continental explica o elevado potencial de geração brasileira.
Assunto: Fontes de energia e Geografia
Alternativa C

22) (Enem 2022) O povo Kambeba é o povo da águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d’água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. “Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância”, diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. Ia em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. “Ouço o rio”, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas do Solimões, ela mergulhava. “Confie no rio e aprenda com ele”. “Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio”.
Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste.
Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)
(A) objeto tombado e museográfico.
(B) herança religiosa e sacralizada.
(C) cenário bucólico e paisagístico
(D) riqueza individual e efêmera
(E) patrimônio cultural e afetivo.
Resolução
De acordo com o texto, a relação estabelecida entre o povo Kambeba e o rio traz uma característica de cunho afetivo por estabelecer uma conexão com a cultura popular, reforçando a defesa de um patrimônio cultural, uma vez que evoca a relação de identidade e pertencimento do povo com o território.
Assunto: Conceitos sobre cultura e Sociologia
Alternativa E

23) (Enem 2022) Lá embaixo está o açude Itans, com seu formigueiro a cavar a terra. É mesmo impressionante o esforço daquele formigar de homens ao sol, lavados em suor, que não param em longas filas pacientes acompanhando centenas de burricos que sobem e descem, numa ciranda comovente e silenciosa, cada burrico com duas caixas de terra no lombo. É o labor organizado para a salvação da terra e do homem. Depois do semideserto que tanto nos acabrunhou o espírito por falta de chuvas, o esforço destes milhares de sertanejos, todos vestidos de brim mescla e calçando alpercatas, no combate consciente à esterilidade da natureza, com famílias alojadas em pequeninas casas de taipas e telha – embrião de futura cidade – impressionava-nos profundamente.
Na construção do empreendimento descrito, destaca-se a presença de
(A) engenheiros na execução de canais fluviais.
(B) coronéis na ampliação de antigas fazendas.
(C) operários na distribuição dos recursos hídricos.
(D) trabalhadores na formação de novos espaços.
(E) negociantes na organização de redes comerciais.
Resolução
O texto fala sobre a construção de um Açude no município de Caicó (RN) por trabalhadores da região como parte fundamental de suas chances de sobreviver a esterilidade da natureza presente na região. Nesse sentido, observa-se a participação de trabalhadores na formação de novos espaços.
Assunto: Geografia, Industrialização do Brasil/Regiões do Brasil
Alternativa D

24) (Enem 2022) Para os Impérios Coloniais, o problema das doenças que atingiam os escravos era algo com que cotidianamente deparavam os senhores. Em vista disso, uma série de obras dedicadas à administração de escravos foi publicada com vista a implementar uma moderna gestão da mão de obra escravista em convergência com O Iluminismo. Nesse contexto, o saber médico adquiria um papel extremamente relevante. Este era encarado como um instrumento fundamental ao desenvolvimento colonial, dada a percepção do impacto que as doenças tropicais causavam na população branca e nos povos escravizados.
De acordo com o texto, a importância da medicina se justifica no âmbito dos objetivos
(A) econômicos das elites.
(B) naturalistas dos viajantes.
(C) abolicionistas dos letrados.
(D) tradicionalistas dos nativos.
(E) emancipadores das metrópoles.
Resolução
O texto evidencia que os cuidados medicinais nos impérios coloniais, como no caso da América Portuguesa, estavam diretamente relacionados com os interesses econômicos das elites, uma vez que pontua que o saber médico, impulsionado durante o período das luzes, era de suma importância para o desenvolvimento colonial.
Assunto: Brasil Colônia - Século XVIII e  História
Alternativa A

25) (Enem 2022)
Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é:
(A) 1 : 12 500.
(B) 1 : 125 000.
(C) 1 : 1 250 000.
(D) 1 : 12 500 000.
(E) 1 : 125 000 000.
Resolução
A questão aborda a ideia de escala. Todo mapa representa uma parte da realidade, que é reduzida. A relação entre escalas pode ser observada por meio da distância no mapa e a comparação com a distância na realidade. Na questão, a distância dos destroços é de 2.500 km para a cidade de Perth. Considerando que a distância no mapa é de 2 cm, cada 1 cm no mapa corresponde a 1.250 km na realidade. Ao converter de km para cm, temos 125.000.000.
Assunto: Cartografia, Geografia e Geografia física
Alternativa E

26) (Enem 2022) Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, ful um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, 6 pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos.
Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às
(A) habilidades artísticas e culturais dos sujeitos.
(B) vocações religiosas e pedagógicas dos mestres.
(C) naturezas antropológica e etnográfica dos expositores.
(D) preservações arquitetônica e visual dos conservatórios.
(E) competências econômica e financeira dos comerciantes.
Resolução
No texto, o objeto associa sua história  aos seus “criadores”, que tiveram suas “subjetividades, singularidades e pluralidades” incorporadas ao objeto, ainda destacando que sua história como objeto estaria ligada aos “dons individuais das pessoas e suas práticas sociais”. Dessa forma, associa sua história às habilidades e culturas desses indivíduos.
Assunto: Conceitos de História, Conceitos e Cultura e História
Alternativa A

27) (Enem 2022) Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea.
Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:
(A) Os epicuristas, envolvidos com o ideal de vida feliz.
(B) Os estoicos, dedicados à superação dos infortúnios.
(C) Os sofistas, comprometidos com o ensino da retórica.
(D) Os peripatéticos, empenhados na dinâmica do ensino.
(E) Os poetas rapsodos, responsáveis pela narrativa do mito.
Resolução
Os vínculos entre o surgimento da Polis e o nascimento da filosofia, foram fortalecidos pelos sofistas. Note que, embora Sócrates e Platão os considerassem os como demagogos e enganadores, os sofistas foram fundamentais para a consolidação tanto da democracia ateniense quanto do pensamento ocidental.
Assunto: Antiga, Filosofia e Sociedades na Antiguidade
Alternativa C

28) (Enem 2022)
Decreto-Lei n. 1 949, de 27/17/1937
Art. 1.o Fica criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), diretamente  subordinado ao presidente da República.
Art. 2.o O DIP tem por fim:
h) coordenar e incentivar as relações da imprensa com os poderes públicos no sentido de maior aproximação da mesma com os fatos que se ligam aos interesses nacionais;
n) autorizar mensalmente a devolução dos depósitos efetuados pelas empresas jornalísticas para importação de papel para imprensa , uma vez demonstrada, a seu juízo, a eficiência e a utilidade pública dos jornais ou periódicos por elas administrados ou dirigidos.
Com base nos trechos do decreto, as finalidades do órgão criado permitiram ao governo promover o(a)
(A) diversificação da opinião pública.
(B) mercantilização da cultura popular.
(C) controle das organizações sindicais.
(D) cerceamento da liberdade de expressão.
(E) privatização dos meios de comunicação
Resolução
O texto de apoio apresenta trechos do decreto de criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), no Estado Novo, destacando o controle da imprensa através do cerceamento da liberdade de expressão.
Assunto: Brasil República, Era Vargas (1930-1955) e  História
Alternativa D

29) (Enem 2022)
Geoestatísticas de recursos naturais da Amazônia Legal. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptado).
O mapa espacializa um recurso natural com alto potencial para ocorrência de:
(A) Abalos sísmicos periódicos.
(B) Jazidas de minerais metálicos.
(C) Reservas de combustíveis fósseis.
(D) Aquíferos sedimentares profundos.
(E) Estruturas geológicas metamórficas.
Resolução
O mapa aborda a distribuição de rochas ígneas na Amazônia, cuja formação muito antiga explica a disponibilidade de minerais metálicos.
Assunto: Geografia, Geografia física, Geologia Geomorfologia e Solos
Alternativa B

29) (Enem 2022) Nascidas o Líbano, as duas irmãs não puderam ser registradas no país, porque lá é exigido que os nascidos sejam filhos de pais e mães libaneses. Seus pais, de nacionalidade síria, também não puderam registrá-las no país de origem. Na Síria, crianças só são registradas por pais oficialmente casados, o que não era o caso deles.
Em situações como a apresentada no texto, as pessoas ao nascerem já se encontram na condição sociopolítica de
(A) exiladas.
(B) apátridas.
(C) foragidas.
(D) refugiadas.
(E) clandestinas.
Resolução
O texto relata a condição de duas irmãs que não puderam ser registradas no Líbano e nem na Síria, pois seus pais apresentavam a condição de refugiado. Aqui, até pode residir uma dúvida, pois alguns entenderiam como a extensão desse conceito de refugiados. Porém, a situação das duas irmãs sem registro definem o conceito de apátridas.
Resumo: Geografia, Geografia geral e População
Alternativa B

30) (Enem 2022)
TEXTO I
Uma filosofia da percepção que queira reaprender a ver o mundo restituirá à pintura e às artes em geral seu lugar verdadeiro.

TEXTO II
Os grandes autores de cinema nos pareceram confrontáveis não apenas com pintores, arquitetos, músicos, mas também com pensadores. Eles pensam com imagens, em vez de conceitos.
De que modo os textos sustentam a existência de um saber ancorado na sensibilidade?
(A) Admitindo o belo como fenômeno transcendental.
(B) Reafirmando a vivência estética como juízo de gosto.
(C) Considerando o olhar como experiência de conhecimento.
(D) Apontando as formas de expressão como auxiliares da razão.
(E) Estabelecendo a inteligência como implicação das representações.
Resolução
Merleau-Ponty, expoente da escola fenomenológica, desenvolve um posicionamento que converge com Deleuze (no texto II), evocando a temática da observação através da experiência do olhar que promove o saber estético. Dessa maneira, a sensibilidade do olhar forma a contemplação da obra.
Assunto: Autores essenciais pós-modernos, Contemporânea e  Filosofia
Alternativa C

31) (Enem 2022)
TEXTO I
Manda o Santo Ofício da Inquisição que ninguém, seja qual for seu estado, idade ou condição, pare com carroça, caleça ou montaria nem atrapalhe com mesas ou cadeiras o centro das ruas, que vão da Inquisição a São Domingos, nem atravesse a procissão em ponto algum da ida ou da volta, amanhã, 19 do corrente, em que se celebrará auto de fé. E também que nem nesse dia nem nos dos açoites ouse alguém atirar  nos réus maçãs, pedras, laranjas nem outra coisa qualquer.

TEXTO II
Como acontece em todos os ritos, o sentido do auto da fé é conferido pela sequência dos atos que o compõem. Os lugares, as posturas, os gestos, as palavras são fixados previamente em toda a sua complexidade. Por isso, o auto da fé apresenta momentos fortes – durante a preparação, a encenação, o ato e a recepção – que convém seguir em seus pormenores.
O rito mencionado nos textos demonstra a capacidade da Igreja em
(A) abrandar cerimônias de punição.
(B) favorecer anseios de violência.
(C) criticar políticas de disciplina.
(D) produzir padrões de conduta.
(E) ordenar cultos de heresia.
Resolução
Ambos os textos evidenciam como a Igreja funcionava como um organismo de produção de condutas sociais através dos seus ritos religiosos. Nesse sentido, os textos pontuam a autoridade da Igreja no controle e supervisão do comportamento da sociedade como um todo.
Assunto: Cultura e Sociedade na Idade Moderna, História e Mundo Moderno
Alternativa D

32) (Enem 2022) Empédocles estabelece quatro elementos corporais – fogo, ar, água e terra –, que são eternos e que mudam aumentando e diminuindo mediante mistura e  separação; mas os princípios propriamente ditos, pelos quais são movidos, são o Amor e o Ódio. Pois é preciso que os elementos permaneçam alternadamente em movimento, sendo ora misturados pelo Amor, ora separados pelo Ódio.
O texto propõe uma reflexão sobre o entendimento de Empédocles acerca da arché, uma preocupação típica do pensamento pré-socrático, porque
(A) exalta a investigação filosófica.
(B) transcende ao mundo sensível.
(C) evoca a discussão cosmogônica.
(D) fundamenta as paixões humanas.
(E) corresponde à explicação mitológica.
Resolução
A discussão cosmogônica (a respeito da origem do universo) corresponde à principal preocupação da filosofia pré-socrática. Por isso, os pensadores desse período, observavam a natureza (physis) para descobrir qual seria o elemento primordial, isto é, o elemento que teria dado origem a tudo o que existe (arché).
Assunto: Filosofia antiga e Filosofia pré-socrática
Alternativa C

33) (Enem 2022) Macrocefalia urbana pode ser entendida como a massiva concentração das atividades econômicas em algumas metrópoles que propicia o desencadeamento de processos descompassados: redirecionamento e convergência de fluxos migratórios, déficit no numero de empregos, ocupação desordenada em determinadas regiões da cidade e estigmatizarão de estratos sociais , que comprometem substancialmente a segurança pública urbana.
O processo de concentração espacial apresentado foi estimulado por qual fator geográfico?
(A) Limitação da Área ocupada
(B) Êxodo da população do campo
(C) Ampliação do risco habitacional
(D) Deficiência do transporte alternativo
(E) Crescimento da taxa de fecundidade
Resolução
Macrocefalia é o fenômeno urbano no qual há o crescimento demasiado de um pólo urbano em relação aos demais. Ele se relaciona ao crescimento da população, que tenta ocupar esse pólo urbano para ter acesso aos serviços oferecidos e maior chances de emprego. Ele se relaciona, portanto, ao excesso de pessoas e deficiência na infraestrutura para atender  a todos. Deste modo, se relaciona ao êxodo da população do campo que migra em direção a esses centros, tornando-os mais inchados. 
Assunto: Geografia, Geografia do Brasil e Urbana
Alternativa B

34) (Enem 2022) ntretanto, nosso amigo Basso tem o ânimo alegre. Isso resulta da filosofia: estar alegre diante da morte, forte e contente qualquer que seja o estado do corpo, sem desfalecer, ainda que desfaleça.
O excerto refere-se a uma carta de Sêneca na qual se apresenta como um bem fundamental da filosofia promover a
(A) valorização de disputas dialógicas
(B) rejeição das convenções sociais
(C) inspiração de natureza religiosa
(D) exaltação do sofrimento
(E) moderação das paixões
Resolução
O filósofo estóico Sêneca em seu texto defende a ideia de que o espírito deve ser contido das emoções como algo próprio do pensamento racional, portanto, cabe ao homem a moderação de suas paixões para que a razão possa reger a vida.
Assunto: Antiga, Filosofia e Sociedades na Antiguidade
Alternativa E

35) (Enem 2022) Quando os espanhóis chegaram à América, estava em seu apogeu o império teocrático dos Incas, que estendia seu poder sobre o que hoje chamamos Peru, Bolívia e Equador, abarcava parte da Colômbia e do Chile e alcançava até o norte argentino e a selva brasileira; a confederação dos Astecas tinha conquistado um alto nível de eficiência no vale do México, e no Yucután, na América Central, a esplêndida civilização dos Maias persistia nos povos herdeiros, organizados para o trabalho e para a guerra. Os Maias tinham sido grandes astrônomos, mediram o tempo e o espaço com assombrosa precisão, e tinham descoberto o valor do número zero antes de qualquer povo da história. No museu de Lima, podem ser vistos centenas de crânios que receberam placas de ouro e prata por parte dos cirurgiões Incas.
As sociedades mencionadas deixaram como legado uma diversidade de
(A) bens religiosos inspirados na matriz cristã.
(B) materiais bélicos pilhados em batalhas coloniais.
(C) heranças culturais constituídas de saberes próprios.
(D) costumes laborais moldados em estilos estrangeiros.
(E) práticas medicinais alicerçadas no conhecimento científico.
Resolução
A questão demanda que o candidato compreenda as heranças culturais destacadas no texto e associadas aos povos da América pré-colonial, que podem ser observadas no museu de Lima, como os crânios operados por cirurgiões incas.
Assunto: América Colonial, História e Mundo Moderno
Alternativa C

36) (Enem 2022) Em Vitória (ES), no bairro Goiabeiras, encontramos as paneleiras, mulheres que são conhecidas pelos saberes/fazeres das tradicionais panelas de barro, ícones da culinária capixaba. A tradição passada de mãe para filha é de origem indígena e sofreu influência de outras etnias, como a afro e a luso. Dessa mistura, acredita-se que a fabricação das panelas de barro já tenha 400 anos. A fabricação das panelas de barro se dá em várias etapas, desde a obtenção de matéria-prima à confecção das panelas. As matérias-primas tradicionalmente utilizadas são provenientes do meio natural, como: argila, retirada do barreiro no Vale do Mulembá; madeira, atualmente proveniente das sobras da construção civil; e tinta, extraída da casca do manguezal, o popular mangue-vermelho.
Uma característica de práticas tradicionais como a exemplificada no texto é vinculação entre os recursos do mundo natural e a
(A) manutenção dos modos de vida.
(D) conservação dos plantios da roça.
(C) atualização do modelo de gestão.
(D) participação na sociedade de consumo.
(E) especialização nas etapas de produção.
Resolução
As práticas culturais de povos tradicionais, como a exemplificada no texto, estão diretamente correlacionadas com a utilização dos recursos encontrados no ambiente do entorno de onde vivem e a manutenção dos seus modos de vida.
Assunto: Conceito de História, Conceitos e Cultura e História
Alternativa A