ENEM 2022 - PARTE I
Professor Diminoi
ENEM 2022 - PARTE I
01) (Enem 2022)
No texto, as palavras “crianzas” e “tribu” são usadas para
(A) evidenciar a importância de uma rede de apoio para as mães na criação dos seus filhos
(B) denunciar a disparidade entre o trabalho das mães de diferentes classes
(C) ressaltar o fechamento de escolas e creches durante o período pandêmico
(D) ratificar a romantização da dedicação das mães na educação da crianças
(E) enfatizar a proteção aos filhos em razão do isolamento social das famílias
Alternativa A
02) (Enem 2022)
Los niños de nuestro olvido
Escribo sobre un destino
Que apenas puedo tocar
En tanto un niño se inventa
Con pegamento un hogar
Mientras busco las palabras
Para hacer esta canción
Un niño esquiva las balas
Que buscan su corazón
Acurrucado en mí calle
Duerme un niño y la piedad
Arma lejos un pesebre
Y juega a la navidad
Arma lejos un pesebre
Y juega a la navidad
Y juega a la navidad
Y juega, y juega, y juega…
La niñez de nuestro olvido
Pide limosna en un bar
Y lava tu parabrisas
Por un peso, por un pan
Si las flores del futuro
Crecen con tanto dolor
Seguramente mañana
Será un mañana sin sol
No texto, a expressão “un mañana sin sol” é usada para concluir uma critica ao(à)
(A) descanso diante da problemática de crianças em situação de rua.
(B) violência característica do cotidiano das grandes metrópoles.
(C) estímulo à mendicância nos centros urbanos
(D) tendência de informalização do trabalho
(E) falta de serviços de saúde adequados
Alternativa A
03) (Enem 2022)
Pequeño hermano
Es, no cabe duda, el instrumento más presente y más poderoso de todos los que entraron en nuestras vidas. Ni la televisión ni el ordenador, no hablemos ya del obsoleto fax o de las agendas o los libros electrónicos, ha tenido tal influencia, tal predicamento sobre nosotros. El móvil somos nosotros mismos. Todo desactivado e inerte, inocuo, ya les digo. Y de repente, tras un viaje y tres o cuatro imprudentes fotos, salta un aviso en la pantalla. Con sonido, además, pese a que tengo también todas las alertas desactivadas. Y mi monstruo doméstico me dice: Tienes un recuerdo nuevo. Lo repetiré: tienes un recuerdo nuevo. ¿Y tú qué sabes? ¿Y a ti, máquina demoníaca, qué te importa? ¿Cómo te atreves a decirme qué son o no son mis recuerdos? ¿Qué es esta intromisión, este descaro? El pequeño hermano lo sabe casi todo. Sólo hay una esperanza: que la obsolescencia programada mate antes al pequeño hermano y que nosotros sigamos vivos, con los recuerdos que nos dé la gana.
No texto, autor faz uma crítica ao(à)
(A) conhecimento das pessoas sobre as tecnologias.
(B) uso do celular alheio por pessoas desautorizadas.
(C) funcionamento de recursos tecnológicos obsoletos.
(D) ingerência do celular sobre as escolhas dos usuários
(E) falta de informação sobre a configuração de alertas no celular
Alternativa D
04) (Enem 2022)
Esse cartaz tem a função social de
(A) difundi a arte iconográfica indígena mexicana.
(B) resgatar a literatura popular produzida em língua zapoteca.
(C) questionar o conhecimento do povo mexicano sobre as línguas ameríndias
(D) destacar o papel dos órgãos governamentais na conservação das línguas no México.
(E) defender a preservação das línguas originárias garantindo a diversidade linguística mexicana.
Alternativa E
06) (Enem 2022) A conquista da medalha de prata por Rayssa Leal, no skate street nos Jogos Olímpicos, é exemplo da representatividade feminina no esporte, avalia a âncora do jornal da rede de televisão da CNN. A apresentadora, que também anda de skate, celebrou a vitória da brasileira, que entrou para a história como a atleta mais nova a subir num pódio defendendo o Brasil. “Essa representatividade do esporte nos Jogos faz pensarmos que não temos que ficar nos encaixando em nenhum lugar. Posso gostar de passar notícia e, mesmo assim, gostar de skate, subir montanha, mergulhar, andar de bike, fazer yoga”. Temos que parar de ficar enquadrando as pessoas dentro das regras. A gente vive num padrão no qual a menina ganha boneca, mas por que também não fazer um esporte de aventura? Por que o homem pode se machucar, cair de joelhos, e a menina tem que estar sempre lindinha dentro de um padrão? Acabamos limitando os talentos das pessoas”, afirmou a jornalista, sobre a prática do skate por mulheres.
O discurso da jornalista traz questionamentos sobre a relação da conquista da skatista com a
(A) conciliação do jornalismo com a prática do skate.
(B) inserção das mulheres na modalidade skate street.
(C) desconstrução da noção do skate como modalidade masculina.
(D) vanguarda de ser a atleta mais jovem a subir no pódio olímpico
(E) conquista de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Resolução
É comum associar a prática de “esportes radicais” ao gênero masculino. Isso fica evidente no trecho “por que o homem pode se machucar, cair de joelhos, e a menina tem que estar sempre lindinha dentro de um padrão?”.
Alternativa C
07) (Enem 2022) Pisoteamento, arrastão, empurra-empurra, agressões, vandalismo e até furto a um torcedor que estava caído no asfalto após ter sido atropelado nas imediações do estádio do Maracanã. As cenas de selvageria tiveram como estopim a invasão de milhares de torcedores sem ingresso, que furaram o bloqueio policial e transformaram o estádio em terra de ninguém. Um reflexo não só do quadro de insegurança que assola o Rio de Janeiro, mas também de como a violência social se embrenha pelo esporte mais popular do país. Em 2017, foram registrados 104 episódios de violência no futebol brasileiro, que resultaram em 11 mortes de torcedores. Desde 1995, quando 101 torcedores ficaram feridos e um morreu durante uma batalha campal no estádio do Pacaembu, autoridades brasileiras têm focado as ações de enfrentamento à violência no futebol em grupos uniformizados, alguns proibidos de frequentar estádios. Porém, a postura meramente repressiva contra torcidas organizadas é ineficaz em uma sociedade que registra mais de 61000 homicídios por ano. “É impossível dissociar a escalada de violência no futebol do panorama de desordem pública, social, econômica e política vivida pelo país”, de acordo com um doutor em sociologia do esporte.
Nesse texto, a violência no futebol está caracterizada como um(a)
(A) problema social localizado numa região do país.
(B) desafio para as torcidas organizadas dos clubes.
(C) reflexo da precariedade da organização social no país.
(D) inadequação de espaço nos estádios para receber o público.
(E) consequência da insatisfação dos clubes com a organização dos jogos.
Resolução
O texto traz episódios de violência relacionados ao futebol. No entanto, por mais que ele enfatize esse contexto específico, também evidencia que esses episódios de violência são reflexo da desordem pública e social, como podemos ver no trecho “É impossível dissociar a escalada de violência no futebol do panorama de desordem pública, social, econômica e política vivida pelo país”.
Alternativa C
08) (Enem 2022) Seis em cada dez pessoas com 15 anos ou mais não praticam esporte ou atividade física. São mais de 100 milhões de sedentários. Esses são dados do estudo Práticas de esporte e atividade física, da Pnad 2015, realizado pelo IBGE. A falta de tempo e de interesse são os principais motivos apontados para o sedentarismo. Paralelamente, 73,3% das pessoas de 15 anos ou mais afirmaram que o poder público deveria investir em esporte ou atividades físicas. Observou-se uma relação direta entre escolaridade e renda na realização de esportes ou atividades físicas. Enquanto 17,3% das pessoas que não tinham instrução realizavam diversas práticas corporais, esse percentual chegava a 56,7% das pessoas com superior completo. Entre as pessoas que têm práticas de esporte e atividade física regulares, o percentual de praticantes ia de 31,1%, na classe sem rendimento, a 65,2%, na classe de cinco salários mínimos ou mais. A falta de tempo foi mais declarada pela população adulta, com destaque entre as pessoas de 25 a 39 anos. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o principal motivo foi não gostarem ou não quererem. Já o principal motivo para praticar esporte, declarado por 11,2 milhões pessoas, foi relaxar ou se divertir, seguido de melhorar a qualidade de vida ou o bem-estar. A falta de instalação esportiva acessível ou nas proximidades foi um motivo pouco citado, demonstrando que a não prática estaria menos associada à infraestrutura disponível.
Com base na pesquisa e em uma visão ampliada de saúde, para a prática regular de exercícios ter influência significativa na saúde dos brasileiros, é necessário o desenvolvimento de estratégias que
(A) promovam a melhoria da aptidão da população, dedicando-se mais tempo aos esportes.
(B) combatam o sedentarismo presente em parcela significativa da população no território nacional.
(C) facilitem a adoção da prática de exercícios, com ações relacionadas à educação e à distribuição de renda.
(D) auxiliem na construção de mais instalações esportivas e espaços adequados para a prática de atividades físicas e esportes.
(E) estimulem o incentivo fiscal para a iniciativa privada destinar verbas aos programas nacionais de promoção da saúde pelo esporte.
Resolução
O texto ressalta que existe uma grande quantidade de pessoas sedentárias – que não praticam atividades físicas – e expõe alguns fatores que estão associados a esse cenário. Nota-se, segundo os dados apresentados, a relação direta entre escolaridade e renda na realização de atividades físicas. Assim, é correto pontuar o desenvolvimento de estratégias que recorram à educação e distribuição de renda para facilitar a prática de exercícios na sociedade.
Alternativa C
09) (Enem 2022) Criado há cerca de 20 anos na Califórnia, o mountainboard é um esporte de aventura que utiliza uma espécie de skate off-road para realizar manobras similares às das modalidades de snowboard, surf e do próprio skate. A atividade chegou ao Brasil em 1997 e hoje possui centenas de praticantes, um circuito nacional respeitável e mais de uma dezena de pistas espalhadas pelo país. Segundo consta na história oficial, o mountainboard foi criado por praticantes de snowboard que sentiam falta de praticar o esporte nos períodos sem neve. Para isso, eles desenvolveram um equipamento bem simples: uma prancha semelhante ao modelo utilizado na neve (menor e um pouco menos flexível), com dois eixos bem resistentes, alças para encaixar os pés e quatro pneus com câmaras de ar para regular a velocidade que pode ser alcançada em diferentes condições. Com essa configuração, o esporte se mostrou possível em diversos tipos de terreno: grama, terra, pedras, asfalto e areia. Além desses pisos, também é possível procurar pelas próprias trilhas para treinar as manobras.
A história da prática do mountainboard representa uma das principais marcas das atividades de aventura, caracterizada pela
(A) competitividade entre seus praticantes.
(B) atividade com padrões técnicos definidos.
(C) modalidade com regras predeterminadas.
(D) criatividade para adaptações a novos espaços.
(E) necessidade de espaços definidos para a sua realização.
Resolução
O diferencial do “mountainboard” é a possibilidade, por conta de sua estrutura, de ser praticado em diversos espaços, já que os idealizadores desse esporte tinham como objetivo a prática de algo parecido com o snowboard nos períodos em que não havia neve.
Alternativa D
10) (Enem 2022)
Ser cronista
Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto.
Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos.
E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco deem breve publicar minha vida passada e presente, o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no Jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente.
No texto, ao refletir sobre a atividade de cronista, a autora questiona características do gênero crônica, como
(A) relação distanciada entre os interlocutores.
(B) articulação de vários núcleos narrativos.
(C) brevidade no tratamento da temática
(D) descrição minuciosa dos personagens
(E) público leitor exclusivo.
Resolução
No início do texto, a cronista Clarice já propõe questionamentos a respeito do gênero crônica ser “um relato”, “uma conversa”, “um resumo” – comunicações que costumam se manifestar de forma mais breve. Além disso, ao longo do texto, lamenta que suas crônicas não possam promover “mudanças mais profundas” e “interiores”, por precisar produzir um texto que precisa ser consumido em poucos minutos, num periódico.
Alternativa C
11) (Enem 2022)
Projeto na Câmara de BH quer a vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose
A doença é grave e vem causando preocupação na região metropolitana da capital mineira
Ela é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito-palha, e afeta tanto os seres humanos quanto os cachorros: a leishmaniose. Por ser um problema de saúde pública, a doença pode ganhar uma ação preventiva importante, caso um projeto de lei seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH aprovou a proposta de realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose, tema do PL 404/17, apreciado pelo colegiado em reunião ordinária, no dia 6 de dezembro.
Essa notícia, além de cumprir sua função informativa, assume o papel de
(A) fiscalizar as ações de saúde e saneamento da cidade.
(B) defender os serviços gratuitos de atendimento à população.
(C) conscientizar a população sobre grave problema de saúde pública.
D) propor campanhas para a ampliação de acesso aos serviços públicos.
(E) responsabilizar os agentes públicos pela demora na tomara de decisões.
Resolução
Além de informar a população acerca da existência de um projeto de vacinação gratuita, o texto reforça os riscos da leishmaniose, estimulando a vacinação, como se vê no trecho “A doença é grave e vem causando preocupação”.
Alternativa C
12) (Enem 2022) Ela era linda. Gostava de dançar, fazia teatro em São Paulo e sonhava ser atriz em Hollywood. Tinha 13 anos quando ganhou uma câmera de vídeo – e uma irmã. As duas se tornaram suas companheiras de experimentações. Adolescente, Elena vivia a criar filminhos e se empenhava em dirigir a pequena Petra nas cenas que inventava. Era exigente com a irmã. E acreditava no potencial da menina para satisfazer seus arroubos de diretora precoce. Por cinco anos, integrou algumas das melhores companhias paulistanas de teatro e participou de preleções para filmes e trabalhos na TV. Nunca foi chamada. No início de 1990, Elena tinha 20 anos quando se mudou para Nova York para cursar artes cênicas e batalhar uma chance no mercado americano. Deslocada, ansiosa, frustrada após alguns testes de elenco malsucedidos, decepcionada com a ausência de reconheci mento e vitimada por uma depressão que se agravava com a falta de perspectivas, Elena pôs fim à vida no segundo semestre. Petra tinha 7 anos. Vinte anos depois, é ela, a irmã caçula, que volta a Nova York para percorrer os últimos passos da irmã, vasculhar seus arquivos e transformar suas memórias em imagem e poesia.
Elena é um filme sobre a irmã que parte e sobre a irmã que fica. É um filme sobre a busca, a perda, a saudade, mas também sobre o encontro, o legado, a memória. Um filme sobre a Elena de Petra e sobre a Petra de Elena, sobre o que ficou de uma na outra e, essencialmente, um filme sobre a delicadeza.
O texto é exemplar de um gênero discursivo que cumpre a função social de
(A) narrar, por meio de imagem e poesia, cenas da vida das irmãs Petra e Elena.
(B) descrever, por meio das memórias de Petra, a separação de duas irmãs.
(C) sintetizar, por meio das principais cenas do filme, a história de Elena.
(D) lançar, por meio da história de vida do autor, um filme autobiográfico.
(E) avaliar, por meio de análise crítica, o filme em referência.
Resolução
O gênero textual resenha avalia uma obra e, por vezes, emite juízo do valor do articulista. Impressões como “transformar suas memórias em imagem e poesia” ou a utilização contrastada de substantivos abstratos como “perda” e “encontro” cumprem o papel de avaliação crítica sobre o filme.
Alternativa E
13) (Enem 2022)
PALAVRA
As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra “palavra” diz. O que quer.
E nunca desdiz depois. As palavras tem corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.
Esse texto, que simula um verbete para a palavra “palavra”, constitui-se como um poema porque
(A) tematiza o fazer poético, como em "Os poetas classificam as palavras pela alma".
(B) utiliza o recurso expressivo da metáfora, como em "As palavras têm corpo e alma".
(C) valoriza a gramática da língua, como em "substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção".
(D) estabelece comparações, como em "As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas".
(E) apresenta informações pertinentes acerca do conceito de "palavra", como em "As gramáticas classificam as palavras".
Resolução
O caráter simbólico e imagético do texto subverte o verbete de dicionário em poema. As sucessivas metáforas como “as palavras têm corpo e alma” e “A Palavra nuvem chove” cumprem tal papel.
Alternativa B
14) (Enem 2022) Morte lenta ao luso infame que inventou a calçada portuguesa. Maldito D. Manuel l e sua corja de tenentes Eusébios. Quadrados de pedregulho irregular socados à mão. À mäo! É claro que ia soltar, ninguém reparou que ia soltar? Branco, preto, branco, preto, as ondas do mar de Copacabana. De que me servem as ondas do mar de Copacabana? Me deem chão liso, sem protuberâncias calcárias. Mosaico estúpido. Mania de mosaico. Joga concreto em cima e aplaina. Buraco, cratera, pedra solta, bueiro-bomba. Depois dos setenta, a vida se transforma numa interminável corrida de obstáculos. A queda é a maior ameaça para o idoso. “Idoso”, palavra odienta. Pior, só “terceira idade”. A queda separa a velhice da senilidade extrema. O tombo destrói a cadeia que liga a cabeça aos pés. Adeus, corpo. Em casa, vou de corrimão em corrimão, tateio móveis e paredes, e tomo banho sentado. Da poltrona para a janela, da janela para a cama, da cama para a poltrona, da poltrona para a janela. Olha aí, outra vez, a pedrinha traiçoeira atrás de me pegar. Um dia eu caio, hoje não.
O recurso que caracteriza a organização estrutural desse texto é o(a)
(A) justaposição de sequências verbais e nominais.
(B) mudança de eventos resultante do jogo temporal.
(C) uso de adjetivos qualificativos na descrição do cenário.
(D) encadeamento semântico pelo uso de substantivos sinônimos.
(E) inter-relação entre orações por elementos linguisticos lógicos.
Resolução
O texto se organiza pela sequenciação de frases verbais e nominais que parecem sugerir, na escrita, um discurso cheio de irritação e revolta.
Alternativa A
15) (Enem 2022)
Assentamento
Assentamento
Zanza daqui
Zanza pra acolá
Fim de feira, periferia afora
A cidade não mora mais em mim
Francisco, Serafim
Vamos embora
Ver o capim
Ver o baobá
Vamos ver a campina quando flora
A piracema, rios contravim
Binho, Bel, Bia, Quim
Vamos embora
Quando eu morrer
Cansado de guerra
Morro de bem
Com a minha terra:
Cana, caqui
Inhame, abóbora
Onde só vento se semeava outrora
Amplidão, nação, sertão sem fim
Ó Manuel, Miguilim
Vamos embora
Nesse texto, predomina a função poética da linguagem. Entretanto, a função emotiva pode ser identificada no verso:
(A) “Zanza pra acolá”.
(B) “Fim de feira, periferia afora”.
(C) “A cidade não mora mais em mim”.
(D) "Onde só vento se semeava outrora”.
(E) “Ó Manuel, Miguilim”.
Resolução
A função emotiva se caracteriza pelos traços de subjetividade no discurso. No texto, o uso do pronome de primeira pessoa, cumpre tal papel, no verso “ a cidade não mora mais em MIM”.
Alternativa C
16) (Enem 2022)
A articulação entre os elementos verbais e os não verbais do texto tem como propósito desencadear a
(A) identificação de distinções entre mulheres e homens.
(B) revisão de representações estereotipadas de gênero.
(C) adoção de medidas preventivas de combate ao sexismo.
(D) ratificação de comportamentos femininos e masculinos.
(E) retomada de opiniões a respeito da diversidade dos papéis sociais.
Resolução
Ao apresentar discursos recorrentes no senso comum de forma riscada, adaptando-os a novas construções, há uma clara intenção de subversão de paradigmas que estereotipam gêneros.
Alternativa B
17) (Enem 2022)
As línguas silenciadas do Brasil
Para aprender a língua de seu povo, o professor Txaywa Pataxó, de 29 anos, precisou estudar os fatores que, por diversas vezes, quase provocaram a extinção da língua patxôhã. Mergulhou na história do Brasil e descobriu fatos violentos que dispersaram os pataxós, forçados a abandonar a própria língua para escapar da perseguição. “Os pataxós se espalharam, principalmente, depois do Fogo de 1951. Queimaram tudo e expulsaram a gente das nossas terras. Isso constrange o nosso povo até hoje”, conta Txaywa, estudante da Universidade Federal de Minas Gerais e professor na aldeia Barra Velha, região de Porto Seguro (BA). Mais de quatro décadas depois, membros da etnia retornaram ao antigo local e iniciaram um movimento de recuperação da língua patxôhã. Os filhos de Sameary Pataxó já são fluentes — e ela, que se mudou quando já era adulta para a aldeia, tenta aprender um pouco com eles. “É a nossa identidade. Você diz quem você é por meio da sua língua”, afirma a professora de ensino fundamental sobre a importância de restaurar a língua dos pataxós. O patxôhã está entre as
línguas indígenas faladas no Brasil: o IBGE estimou 274 línguas no último censo. A publicação Povos indígenas no Brasil 2011/2016, do Instituto Socioambiental, calcula 160. Antes da chegada dos portugueses, elas totalizavam mais de mil.
O movimento de recuperação da língua patxôhã assume um caráter identitário peculiar na medida em que
(A) denuncia o processo de perseguição histórica sofrida pelos povos indígenas.
(B) conjuga o ato de resistência étnica à preservação da memória cultural.
(V) associa a preservação linguística ao campo da pesquisa acadêmica.
(D) estimula o retorno de povos indígenas a suas terras de origem.
(E) aumenta o número de línguas indígenas faladas no Brasil.
Resolução
O movimento de recuperação da língua patxohã se dá em resposta a um passado de perseguição a fim de apagar as cicatrizes deste povo (“Isso constrange nosso povo até hoje”) e reafirmar , com orgulho, suas raízes culturais e étnicas.
Alternativa B
18) (Enem 2022)
TEXTO I
TEXTO II
Nas ruas, na cidade e no parque
Ninguém nunca prendeu o Delegado. O vaivém de rua em rua e sua longa vida são relembrados e recontados. Exemplo de sobrevivência, liderança, inteligência canina, desde pequenininho seu focinho negro e seus olhos delineados desenharam um mapa mental olfativo-visual de Lavras. Corria de quem precisava correr e se aproximava de quem não lhe faria mal, distinguia este daquele. Assim, tornou-se um cão comunitário. Nunca se soube por que escolheu a rua, talvez lhe tenham feito mal dentro de quatro paredes. Idoso, teve câncer e desapareceu. O querido foi procurado pela cidade inteira por duas protetoras, mas nunca encontrado.
Os dois textos abordam a temática de animais de rua, porém, em relação ao Texto I, o Texto II
(A) problematiza a necessidade de adoção de animais sem lar.
(B) valida a troca afetiva entre os pets adotados e seus donos.
(C) reforça a importância da campanha de adoção de animais.
(D) exalta a natureza amigável de cães e de gatos.
(E) promove a campanha de adoção de animais.
Resolução
O texto I reforça a importância da adoção de animais; entretanto, o texto II, fala sobre um cachorro que vivia na rua, mas era comunitário, pois, provavelmente, sofreu maus tratos quando tinha donos. Nesse sentido, o texto II, discute a importância da adoção de animais, dado que o cão Delegado recebe afeto mesmo não não tendo um lar convencional.
Alternativa A
19) (Enem 2022) É ruivo? Tem olhos azuis? É homem ou mulher? Usa chapéu? Quem jogou Cara a Cara na infância sabe de cor o roteiro de perguntas para adivinhar quem é o personagem misterioso do seu oponente.
Agora, o jogo está prestes a ganhar uma nova versão. A designer polonesa Zuzia Kozerska-Girard está desenvolvendo uma variação do Guess Who? (nome do Cara a Cara em inglês), em que as personalidades do tabuleiro são, na verdade, mulheres notáveis da história e
da atualidade, como a artista Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai, a astronauta Valentina Tereshkova e a aviadora Amelia Earhart. O Who’s She? (“Quem é ela?”, em português) traz, no total, 28 mulheres que representam diversas profissões, nacionalidades e idades.
A ideia é que, em vez de perguntar sobre a aparência das personagens, as questões sejam direcionadas aos feitos delas: ganhou algum Nobel, fez alguma descoberta? Para cada personagem há um cartão com fatos divertidos e interessantes sobre sua vida. Uma campanha entrou no ar com o objetivo de arrecadar dinheiro para desenvolver o Who’s She?. A meta inicial era reunir 17 mil dólares. Oito dias antes de a campanha acabar, o projeto já angariou quase 350 mil dólares.
A chegada do jogo à casa do comprador varia de acordo com a quantia doada — quanto mais você doou, mais rápido vai poder jogar.
Ao divulgar a adaptação do jogo para questões relativas a ações e habilidades de mulheres notáveis, o texto busca
(A) contribuir para a formação cidadã dos jogadores.
(B) refutar modelos estereotipados de beleza e elegância.
(C) estimular a competitividade entre potenciais compradores.
(D) exemplificar estratégias de arrecadação financeira pela internet.
(E) desenvolver conhecimentos lúdicos específicos dos tempos atuais.
Resolução
O texto, quando apresenta o jogo “Who’s she?”, ressalta a importância do conhecimento de mulheres de diferentes profissões, nacionalidades, idades e seus respectivos feitos, como trabalhos sociais, atuações na ciência, ativismo, trabalhos artísticos e etc. Dessa forma, garantindo, a partir do acesso a tais informações, a formação dos jogadores.
Alternativa A
20) (Enem 2002)
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
(A) sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
(B) dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.
(C) importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.
(D) necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.
(E) sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.
Resolução
Para convencer o público-alvo, o texto apela para a culpa do seu interlocutor por meio da imagem de alguém que cobre o rosto por vergonha junto à sobreposição da palavra “arrependimento”, que , de acordo com o texto “você leva pro resto da vida”.
Alternativa A
21) (Enem 2022)
Urgência emocional
Se tudo é para ontem, se a vida engata uma primeira e sai em disparada, se não há mais tempo para paradas estratégicas, caímos fatalmente no vício de querer que os amores sejam igualmente resolvidos num átimo de segundo. Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora de que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada. Associamos diversas palavras ao AMOR: paixão, romance, sexo, adrenalina, palpitação. Esquecemos, no entanto, da palavra que viabiliza esse sentimento: “paciência”. Amor sem paciência não vinga. Amor não pode ser mastigado e engolido com emergência, com fome desesperada. É uma refeição que pode durar uma vida.
Nesse texto de opinião, as marcas linguísticas revelam uma situação distensa e de pouca formalidade, o que se evidencia pelo(a)
(A) impessoalização ao longo do texto, como em: “se não há mais tempo”.
(B) construção de uma atmosfera de urgência, em palavras como: “pressa”.
(C) repetição de uma determinada estrutura sintática, como em: “Se tudo é para ontem”.
(D) ênfase no emprego da hipérbole, como em: “uma refeição que pode durar uma vida”.
(E) emprego de metáforas, como em: “a vida engata uma primeira e sai em disparada”.
Resolução
A pouca formalidade se manifesta pela metáfora ao utilizar uma linguagem informal pelo trecho “a vida engata uma primeira e sai em disparada”, de modo que faz menção à marcha da direção, utilizando uma linguagem figurada acessível ao público-leitor.
Alternativa E
22) (Enem 2022)
O complexo de falar difícil
O que importa realmente é que o(a) detentor(a) do notável saber jurídico saiba quando e como deve fazer uso desse português versão 2.0, até porque não tem necessidade de alguém entrar numa padaria de manhã com aquela cara de sono falando o seguinte: “Por obséquio, Vossa Senhoria teria a hipotética possibilidade de estabelecer com minha pessoa uma relação de compra e venda, mediante as imposições dos códigos Civil e do Consumidor, para que seja possível a obtenção de 10 pãezinhos em temperatura estável para que a relação pecuniária no valor de R$ 5,00, seja plenamente legitima e capaz de saciar minha fome matinal?”
O problema é que temos uma cultura de valorizar quem demonstra ser inteligente ao invés de valorizar quem é. Pela nossa lógica, todo mundo que fala difícil tende a ser mais inteligente do que quem valoriza o simples, e 99,9% das pessoas que estivessem na padaria iriam ficar boquiabertas se alguém fizesse uso das palavras que eu disse acima em plenas 7 da manhã em vez de dizer: “Bom dia! O senhor poderia me vender cinco reais de pão francês?”.
Agora entramos na parte interessante: o que realmente é falar difícil? Simplesmente fazer uso de palavras que a maioria não faz ideia do que seja é um ato de falar difícil? Eu penso que não, mas é assim que muita gente age. Falar difícil é fazer uso do simples, mas com coerência e coesão, deixar tudo amarradinho gramaticamente falando. Falar difícil pode fazer alguém parecer inteligente, mas não por muito tempo. É claro que em alguns momentos na verdade vários não temos como fugir do português rebuscado, do juridiquês propriamente dito, como no caso de documentos jurídicos entre outros.
Nesse artigo de opinião, ao fazer uso de uma fala rebuscada no exemplo da compra do pão, o autor evidencia a importância de(a)
(A) se ter um notável saber jurídico.
(B) valorização da inteligência do falante.
(C) falar difícil para demonstrar inteligência.
(D) coesão e da coerência em documentos jurídicos.
(E) adequação da linguagem à situação de comunicação.
Resolução
O artigo de opinião critica a utilização de uma linguagem rebuscada para a realização de atividades cotidianas, como, por exemplo, comprar pão. Por isso, aborda a necessidade de adequar a linguagem à situação de comunicação.
Alternativa E
23) (Enem 2022) Ciente de que, no campo da criação, as inovações tecnológicas abrem amplo leque de possibilidades – ao permitir, e mesmo estimular, que o artista explore a fundo, em seu processo criativo, questões como a aleatoriedade, o acaso, a não linearidade e a hipermídia –, Leo Cunha comenta que, no que tange ao campo da divulgação, as alternativas são ainda mais evidentes: “Afinal, é imensa a capacidade de reprodução, multiplicação e compartilhamento das obras artísticas/culturais. Ao mesmo tempo, ganham dimensão os dilemas envolvidos com a questão da autoria, dos direitos autorais, da reprodução e intervenção não autorizadas, entre outras questões”. Já segundo a professora Yacy-Ara Froner, o uso de ferramentas tecnológicas não pode ser visto como um fim em si mesmo. Isso porque computadores, samplers, programas de imersão, internet e intranet, vídeo, televisão, rádio, GPD etc. são apenas suportes com os quais os artistas exercem sua imaginação.
Segundo os autores citados no texto, a expansão de possibilidades no campo das manifestações artísticas promovida pela internet pode pôr em risco o(a)
(A) sucesso dos artistas.
(B) valorização dos suportes.
(C) proteção da produção estética.
(D) modo de distribuição de obras.
(E) compartilhamento das obras artísticas.
Resolução
Os autores mencionados no texto, Leo Cunha e Yacy-Ara Froner, problematizam a influência da internet no campo da autoria, devido ao fato de não ser possível garantir os direitos autorais da produção estética, além do que o mais importante acaba sendo o meio pelo qual a produção é compartilhada e não a produção de fato.
Alternativa C
24) (Enem 2022) Ora, sempre que surge uma nova técnica, ela quer demonstrar que revogará as regras e coerções que presidiram o nascimento de todas as outras invenções do passado. Ela se pretende orgulhosa e única. Como se a nova técnica carreasse com ela, automaticamente, para seus novos usuários, uma propensão natural a fazer economia de qualquer aprendizagem. Como se ela se preparasse para varrer tudo que a precedeu, ao mesmo tempo transformando em analfabetos todos os que ousassem repeli-la.
Fui testemunha dessa mudança ao longo de toda a minha vida. Ao passo que, na realidade, é o contrário que acontece. Cada nova técnica exige uma longa iniciação numa nova linguagem, ainda mais longa na medida em que nosso espírito é formatado pela utilização das linguagens que precederam o nascimento da recém-chegada.
O texto revela que, quando a sociedade promove o desenvolvimento de uma nova técnica, o que mais impacta seus usuários é a
(A) dificuldade na apropriação da nova linguagem.
(B) valorização da utilização da nova tecnologia.
(C) recorrência das mudanças tecnológicas.
(D) suplantação imediata dos conhecimentos prévios.
(E) rapidez no aprendizado do manuseio das novas invenções.
Resolução
O texto afirma que, apesar de o surgimento de novas técnicas possam fazer parecer com que as outras ficaram obsoletas, em verdade, “cada nova técnica exige uma longa iniciação numa nova linguagem”.
Alternativa A
25) (Enem 2022)
Papos
— Me disseram…
— Disseram-me.
— Hein?
— O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
— Eu falo como quero. E te digo mais… Ou é “digo-te”?
— O quê?
— Digo-te que você…
— O “te” e o “você” não combinam.
— Lhe digo?
— Também não. O que você ia me dizer?
— Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. […]
— Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu…
— O quê?
— O mato.
— Que mato?
— Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
— Se você prefere falar errado…
— Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
Nesse texto, o uso da norma-padrão defendido por um dos personagens torna-se inadequado em razão do(a)
(A) falta de compreensão causada pelo choque entre gerações.
(B) contexto de comunicação em que a conversa se dá.
(C) grau de polidez distinto entre os interlocutores.
(D) diferença de escolaridade entre os falantes.
(E) nível social dos participantes da situação.
Resolução
O texto de Luis Fernando Veríssimo apresenta uma crítica em relação à exigência da norma-padrão da Língua Portuguesa, uma vez que um dos interlocutores exige uma linguagem que não se aplica ao contexto de uso (informalidade entre pessoas próximas). Por esse motivo, nota-se a inadequação em relação ao contexto em que a conversa se dá.
Alternativa B
26) (Enem 2022)
“Vida perfeita” em redes sociais pode afetar a saúde mental
Nas várias redes sociais que povoam a internet, os chamados digital influencers estão sempre felizes e pregam a felicidade como um estilo de vida. Essas pessoas espalham conteúdo para milhares de seguidores, ditando tendências e mostrando um estilo de vida sonhando por muitos, como o corpo esbelto, viagens incríveis, casas deslumbrantes, carros novos e alegria em tempo integral, algo bem improvável de ocorrer o tempo todo, aponta Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.
A problemática pode surgir com a busca incessante por essa felicidade, que gera efeitos colaterais em quem consome diariamente a “vida perfeita” de outros. Daí vem o conceito de positividade tóxica: a expressão tem sido usada para abordar uma espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais. Para manter a saúde mental e evitar ser atingido pela positividade tóxica, o uso racional das redes sociais é o mais indicado, aconselha a médica psiquiatra Renata Nayara Figueiredo, presidente da Associação Psiquiátrica de Brasília (APBr).
Associada ao ideário de uma “vida perfeita”, a positividade tóxica mencionada no texto é um fenômeno social recente, que se constitui com base em
(A) representações estereotipadas e superficiais de felicidade.
(B) ressignificações contemporâneas do conceito de alegria.
(C) estilos de vida inacessíveis para a sociedade brasileira.
(D) atitudes contraditórias de influenciadores digitais.
(E) padrões idealizados e nocivos de beleza física.
Resolução
Ao afirmar que a positividade tóxica reflete uma “espécie de pressão pela adoção de um discurso positivo, aliada a uma vida editada para as redes sociais”, a matéria defende que a “vida perfeita” equivale a um falseamento da realidade e uma “máscara” da alegria.
Alternativa A
27) (Enem 2022)
TEXTO II
Essa impressionante obra apresenta o sacerdote Laocoonte sendo punido pelos deuses por tentar alertar os troianos da ameaça do Cavalo de Troia, que escondia um grupo de soldados gregos. Enviadas pelos deuses, serpentes marinhas são vistas matando Laocoonte e seus dois filhos como forma de punição.
Produzida no início do século XVII, a obra maneirista distingue-se pela
(A) representação da nudez masculina.
(B) distorção ao representar a figura humana.
(C) evocação de um fato da cultura clássica grega.
(D) presença do tema da morte como punição da família.
(E) utilização da perspectiva para integrar os diferentes planos.
Resolução
A distinção da obra maneirista apresentada no texto I se dá pela distorção nas formas físicas humanas. Tal aspecto é comum dentre as obras do maneirismo, visto que a representação dos indivíduos é marcada por um alongamento dos corpos, conforme é possível observar na tela “El Greco”.
Alternativa B
28) (Enem 2022)
Embora não fosse um grupo ou um movimento organizado, o Minimalismo foi um dos muitos rótulos (incluindo estruturas primárias, objetos unitários, arte ABC e Cool Art) aplicados pelos críticos para descrever estruturas aparentemente simples que alguns artistas estavam criando. Quando a arte minimalista começou a surgir, muitos críticos e um público opinativo julgaram-na fria, anônima e imperdoável. Os materiais industriais pré-fabricados frequentemente usados não pareciam “arte”.
De acordo com os textos I e II, compreende-se que a obra minimalista é uma
(A) representação da simplicidade pelo artista.
(B) exploração da técnica da escultura cubista.
(C) valorização do cotidiano por meio da geometria.
(D) utilização da complexidade dos elementos formais.
(E) combinação de formas sintéticas no espaço utilizado.
Resolução
Minimalismo é uma série de movimentos conhecidos por empregar limitados elementos essenciais como forma de expressão. A letra E defende a combinação de formas sintéticas no espaço utilizado, algo que pode ser constatado no texto I, e no texto II, a partir das referências aos “materiais pré-fabricados” utilizados na produção artística, “aparentemente simples”.
Alternativa E
29) (Enem 2022) Vanda vinha do interior de Minas Gerais e de dentro de um livro de Charles Dickens. Sem dinheiro para criá-la, sua mãe a dera, com seus sete anos, a uma conhecida. Ao recebê-la, a mulher perguntou o que a garotinha gostava de comer. Anotou tudo num papel. Mal a mãe virou as costas, no entanto, a fulana amassou a lista e, como uma vilã de folhetim, decretou: “A partir de hoje, você não vai mais nem sentir o cheiro dessas comidas!”.
Vanda trabalhou lá até os quinze anos, quando recebeu a carta de uma prima com uma nota de cem cruzeiros, saiu de casa com a roupa do corpo e fugiu num ônibus para São Paulo.
Todas as vezes que eu e minha irmã a importunávamos com nossas demandas de criança mimada, ela nos contava histórias da infância de gata-borralheira, fazia-nos apertar seu nariz quebrado por uma das filhas da “patroa” com um rolo de amassar pão e nos expulsava da cozinha: “Sai pra lá, peste, e me deixa acabar essa janta”.
Pela ótica do narrador, a trajetória da empregada de sua casa assume um efeito expressivo decorrente
(A) citação a referências literárias tradicionais.
(B) alusão à inocência das crianças da época.
(C) estratégia de questionar a bondade humana.
(D) descrição detalhada das pessoas do interior.
(E) representação anedótica de atos de violência.
Resolução
A expressividade acerca da trajetória da empregada é garantida pela representação anedótica (definida por uma narrativa breve de fatos jocosos) de atos de violência, conforme apresentado pelo trecho “… fazia-nos apertar seu nariz quebrado por uma das filhas da ‘patroa’…”. Porém, a questão apresenta uma ambiguidade que permite que o gabarito seja a letra A, pois há expressividade por meio das referências literárias tradicionais no texto, como a menção ao livro de Charles Dickens, a frase ‘vilã de folhetim’ e o trecho ‘histórias de infância de gata-borralheira’.
Alternativa E
30) (Enem 2022)
TEXTO I
TEXTO II
O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.
A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta, demonstrando que
(A) as formas de criticar obras do passado se repetem.
(B) a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
(C) as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
(D) o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
(E) o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.
Resolução
A instalação In Absentia e Roda de bicicleta, apesar de situadas em momentos artísticos diferentes, apresentam em comum o rompimento com valores estéticos estabelecidos. No caso do ready-made de Duchamp, representante do dadaísmo, há a desmistificação do conceito de arte. Já na obra apresentada no texto I, nota-se um comportamento semelhante: não só na referência à arte do dadaísta, mas, também, ao apresentar o conceito de uma obra artística enquanto ausência; uma “arte sem arte”.
Alternativa C
31) (Enem 2022) O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de “mangue”, vegetação típica da região, e “beat”, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos – aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar – mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos.
Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela
(A) utilização de aparelhos musicais eletrônicos em lugar dos instrumentos tradicionais.
(B) ocupação de espaços da natureza local para a produção de eventos musicais memoráveis.
(C) substituição de antigas práticas musicais, como o frevo, por melodias e harmonias inovadoras.
(D) recuperação de composições tradicionais folclóricas e sua apresentação em grandes festivais.
(E) integração de referenciais culturais de diferentes origens, criando uma nova combinação estética.
Resolução
A renovação da música pernambucana se dá pela integração do maracatu, com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock e elementos eletrônicos, isto é, referências culturais de diferentes origens, que criaram uma nova combinação estética: o manguebeat.
Alternativa E
32) (Enem 2022)
A escrava
– Admira-me —, disse uma senhora de sentimentos sinceramente abolicionistas —; faz-me até pasmar como se possa sentir, e expressar sentimentos escravocratas, no presente século, no século dezenove! A moral religiosa e a moral cívica aí se erguem, e falam bem alto esmagando a hidra que envenena a família no mais sagrado santuário seu, e desmoraliza, e avilta a nação inteira! Levantai os olhos ao Gólgota, ou percorrei-os em torno da sociedade, e dizei-me:
— Para que se deu em sacrifício, o Homem Deus, que ali exalou seu derradeiro alento? Ah! Então não era verdade que seu sangue era o resgate do homem! É então uma mentira abominável ter esse sangue comprado a liberdade!? E depois, olhai a sociedade… Não vedes o abutre que a corrói constantemente!… Não sentis a desmoralização que a enerva, o cancro que a destrói?
Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e sempre será um grande mal. Dela a decadência do comércio; porque o comércio e a lavoura caminham de mãos dadas, e o escravo não pode fazer florescer a lavoura; porque o seu trabalho é forçado.
Inscrito na estética romântica da literatura brasileira, o conto descortina aspectos da realidade nacional no século XIX ao
(A) revelar a imposição de crenças religiosas a pessoas escravizadas.
(B) apontar a hipocrisia do discurso conservador na defesa da escravidão.
(C) sugerir práticas de violência física e moral em nome do progresso material.
(D) relacionar o declínio da produção agrícola e comercial a questões raciais.
(E) ironizar o comportamento dos proprietários de terra na exploração do trabalho.
Resolução
No texto, a partir da fala “faz-me até pasmar como se possa sentir, e expressar sentimentos escravocratas, no presente século, no século dezenove!” e da postura abolicionista ao final “Por qualquer modo que encaremos a escravidão, ela é, e sempre será um grande mal”, nota-se, no conto, uma postura crítica ao discurso conservador escravocrata.
Alternativa B
33) (Enem 2022)
TEXTO I
Projeto Mural Eletrônico desenvolvido no INT, semelhante a um totem, promete tornar o acesso à informação disponível para todos
A inclusão de pessoas com deficiência se constituiu um dos principais desafios e preocupações para a sociedade ao longo das últimas décadas. E o uso da tecnologia tem se revelado um aliado fundamental em muitas iniciativas voltadas para essa área. Exemplo disso é uma das recentes criações do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ali, com o objetivo de que as diferenças entre pessoas não sejam sinônimo de obstáculos no acesso à informação ou na comunicação, engenheiros e tecnólogos vêm trabalhando no desenvolvimento do projeto Mural Eletrônico.
O Mural Eletrônico nasceu da necessidade de promover a inclusão nas escolas. Com interface multimídia e interativa, todos têm a possibilidade de acessar o Mural Eletrônico. Por meio do equipamento, podem ser disponibilizados vídeos com Libras, leitura sonora de textos, que também estarão acessíveis em uma plataforma de braile dinâmico, ao lado do teclado.
TEXTO II
Projeto Surdonews, desenvolvido na UFRJ, garante acesso de surdos à informação e contribui para sua “inclusão cientifica”
Para não permitir que a falta de informação seja um fator para o isolamento e a inacessibilidade da comunidade surda, a jornalista e pesquisadora Roberta Savedra Schiaffino criou o projeto “Surdonews: montando os quebra-cabeças das notícias para o surdo”. Trata-se de uma página no Facebook, com notícias constantemente atualizadas e apresentadas por surdos em Libras, e veiculadas por meio de videos.
A ideia de criar o projeto surgiu quando Roberta, ela própria surda profunda, ainda cursava o mestrado. Para isso, ela procurou traçar um diagnóstico do conhecimento informal entre as pessoas com surdez. Ela entrevistou cinquenta alunos surdos do ensino fundamental e viu que eles tinham muita dificuldade de ler, além de não captar a notícia falada. “Isso é muito grave, pois 90% do saber de um indivíduo vem do conhecimento informal, adquirido em feiras científicas, conversas, cinema, teatro, incluindo a mídia, por todas as suas possibilidades disseminadoras”, explica a pesquisadora. “Prezamos pelo conteúdo científico em nossas pautas. Contudo, independentemente disso, nosso principal trabalho é, além de informar e atualizar, fazer com que os textos não sejam empobrecidos no processo de ‘tradução’ e, sim, acessíveis”.
Considerando-se o tema tecnologias e acessibilidade, os textos I e II aproximam-se porque apresentam projetos que
(A) garantem a igualdade entre as pessoas.
(B) foram criados por uma pesquisadora surda.
(C) tiveram origem em um curso de pós-graduação.
(D) estão circunscritos ao espaço institucional da escola.
(E) têm como objetivo a disseminação do conhecimento.
Resolução
Os textos I e II apresentam, em comum, a função de valorizar a disseminação de conhecimentos voltados à inclusão da população com deficiência. O texto I menciona o Projeto Mural Eletrônico, que traz o propósito de apresentar a inclusão nas escolas. Já o texto II exibe o projeto “surdonews”, que visa à apresentação de notícias por surdos em Libras.
Alternativa E
34) (Enem 2022) Mas seu olhar verde, inconfundível, impressionante, iluminava com sua luz misteriosa as sombrias arcadas superciliares, que pareciam queimadas por ela, dizia logo a sua origem cruzada e decantada através das misérias e dos orgulhos de homens de aventura, contadores de histórias fantásticas, e de mulheres caladas e sofredoras que acompanhavam os maridos e amantes através das matas intermináveis, expostas às febres, às feras, às cobras do sertão indecifrável, ameaçador e sem fim, que elas percorriam com a ambição única de um “pouso” onde pudessem viver, por alguns dias, a vida ilusória de família e de lar, sempre no encalço dos homens, enfebrados pela procura do ouro e do diamante.
Ao descrever os olhos de Maria Santa, o narrador estabelece correlações que refletem a
(A) caracterização da personagem como mestiça.
(B) construção do enredo de conquistas da família.
(C) relação conflituosa das mulheres e seus maridos.
(D) nostalgia do desejo de viver como os antepassados.
(E) marca de antigos sofrimentos no fluxo de consciência.
Resolução
A partir da descrição dos olhos de Maria Santa, o narrador mergulha em um fluxo de consciência voltado à origem da personagem. Ao descrever esse passado, há menção à vivência individual e coletiva, pautada na ambição dos homens e sofrimento das mulheres do sertão.
Alternativa E
35) (Enem 2022)
Esaú e Jacó
Bárbara entrou, enquanto o pai pegou da viola e passou ao patamar de pedra, à porta da esquerda. Era uma criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinha no pé. Não se lhe podia negar um corpo airoso. Os cabelos, apanhados no alto da cabeça por um pedaço de fita enxovalhada, faziam-lhe um solidéu natural, cuja borla era suprida por um raminho de arruda. Já vai nisto um pouco de sacerdotisa. O mistério estava nos olhos. Estes eram opacos, não sempre nem tanto que não fossem também lúcidos e agudos, e neste último estado eram igualmente compridos; tão compridos e tão agudos que entravam pela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cá fora, prontos para nova entrada e outro revolvimento. Não te minto dizendo que as duas sentiram tal ou qual fascinação. Bárbara interrogou-as; Natividade disse ao que vinha e entregou-lhe os retratos dos filhos e os cabelos cortados, por lhe haverem dito que bastava.
– Basta, confirmou Bárbara. Os meninos são seus filhos?
– São.
No relato da visita de duas mulheres ricas a uma vidente no Morro do Castelo, a ironia — um dos traços mais representativos da narrativa machadiana — consiste no
(A) modo de vestir dos moradores do morro carioca.
(B) senso prático em relação às oportunidades de renda.
(C) mistério que cerca as clientes de práticas de vidência.
(D) misto de singeleza e astúcia dos gestos da personagem.
(E) interesse do narrador pelas figuras femininas ambíguas.
Resolução
A apresentação da personagem consiste em um misto de traços singelos (“criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinha no pé”) e aspectos mais astutos (“O mistério estava nos olhos. Estes eram opacos, não sempre nem tanto que não fossem também lúcidos e agudos…”), constituindo o caráter irônico na narrativa.
Alternativa D
36) (Enem 2022) A senhora manifestava-se por atos, por gestos, e sobretudo por um certo silêncio, que amargava, que esfolava. Porém desmoralizar escancaradamente o marido, não era com ela.[…]
As negras receberam ordem para meter no serviço a gente do tal compadre Silveira: as cunhadas, ao fuso; os cunhados, ao campo, tratar do gado com os vaqueiros; a mulher e as irmãs, que se ocupassem da ninhada. Margarida não tivera filhos, e como os desejasse com a força de suas vontades, tratava sempre bem aos pequenitos e às mães que os estavam criando. Não era isso uma sentimentalidade cristã, uma ternura, era o egoísta e cru instinto da maternidade, obrando por mera simpatia carnal. Quanto ao pai do lote (referia-se ao Antônio), esse que fosse ajudar ao vaqueiro das bestas.
Ordens dadas, o Quinquim referendava. Cada um moralizava o outro, para moralizar-se.
No trecho do romance naturalista, a forma como o narrador julga comportamentos e emoções das personagens femininas revela influência do pensamento
(A) capitalista, marcado pela distribuição funcional do trabalho.
(B) liberal, buscando a igualdade entre pessoas escravizadas e livres.
(C) científico, considerando o ser humano como um fenômeno biológico.
(D) religioso, fundamentado na fé e na aceitação dos dogmas do cristianismo
(E) afetivo, manifesto na determinação de acolher familiares e no respeito mútuo
Resolução
O texto em questão é um romance naturalista, isto é, apresenta forte influência do pensamento científico desenvolvido durante a metade do século XIX. A partir dessa lógica, os aspectos biológicos e instintivos do ser humano prevalecem, conforme apresentado no trecho “… era o egoísta e cru instinto da maternidade…”.
Alternativa C
37) (Enem 2022) Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressurreição de cemitérios antigos — esqueletos redivivos, com o aspecto terroso e o fedor das covas podres.
Os fantasmas estropiados como que iam dançando, de tão trôpegos e trêmulos, num passo arrastado de quem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.
Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dos maus fados.
Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo.
Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como se o vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhes aos joelhos, de mãos abanando.
Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos — de ascite consecutiva à alimentação tóxica — com os fardos das barrigas alarmantes.
Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais.
Os recursos composicionais que inserem a obra no chamado “Romance de 30” da literatura brasileira manifestam-se aqui no(a)
(A) desenho cru da realidade dramática dos retirantes.
(B) indefinição dos espaços para efeito de generalização.
(C) análise psicológica da reação dos personagens à seca.
(D) engajamento político do narrador ante as desigualdades.
(E) contemplação lírica da paisagem transformada em alegoria.
Resolução
O Romance de 30, da literatura brasileira, apresenta como um de seus principais aspectos a representação da realidade de forma documental, apresentando um retrato cru do cenário de determinadas regiões do país. Tal aspecto é ilustrado no texto a partir do seu trecho final: “Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais”.
Alternativa A
38) (Enem 2022)
Firmo, o vaqueiro
No dia seguinte, à hora em que saía o gado, estava eu debruçado à varanda quando vi o cafuzo que preparava o animal viajeiro:
– Raimundinho, como vai ele?…
De longe apontou a palhoça.
– Sim.
O braço caiu-lhe, olhou-me algum tempo comovido; depois, saltando para o animal, levou o polegar à boca fazendo estalar a unha nos dentes: “Às quatro da manhã…
Atirei um verso e disse, para bulir com ele: Pega, velho! Não respondeu. Tio Firmo, mesmo velho e doente, não era homem para deixar um verso no chão… Fui ver, coitado!… estava morto. E deu de esporas para que eu não lhe visse as lágrimas.
A passagem registra um momento em que a expressividade lírica é reforçada pela
(A) plasticidade da imagem do rebanho reunido.
(B) sugestão da firmeza do sertanejo ao arrear o cavalo.
(C) situação de pobreza encontrada nos sertões brasileiros.
(D) afetividade demonstrada ao noticiar a morte do cantador.
(E) preocupação do vaqueiro em demostrar sua virilidade.
Resolução
A expressividade lírica presente no texto se traduz na afetividade demonstrada pelo personagem ao final do texto, que exibe empatia e sensibilidade pelo falecido através da expressão ‘coitado’ e pelo ato de disfarçar suas lágrimas.
Alternativa D
39) (Enem 2022)
O bebê de tarlatana rosa
– […] Na terça desliguei-me do grupo e caí no mar alto da depravação, só, com uma roupa leve por cima da pele e todos os maus instintos fustigados. De resto a cidade inteira estava assim. É o momento em que por trás das máscaras as meninas confessam paixões aos rapazes, é o instante em que as ligações mais secretas transparecem, em que a virgindade é dúbia e todos nós a achamos inútil, a honra uma caceteação, o bom senso uma fadiga. Nesse momento tudo é possível, os maiores absurdos, os maiores crimes; nesse momento há um riso que galvaniza os sentidos e o beijo se desata naturalmente.
Eu estava trepidante, com uma ânsia de acanalhar-me, quase mórbida. Nada de raparigas do galarim perfumadas e por demais conhecidas, nada do contato familiar, mas o deboche anônimo, o deboche ritual de chegar, pegar, acabar, continuar. Era ignóbil. Felizmente muita gente sofre do mesmo mal no carnaval.
No texto, o personagem vincula ao carnaval atitudes e reações coletivas diante das quais expressa
(A) consagração da alegria do povo.
(B) atração e asco perante atitudes libertinas.
(C) espanto com a quantidade de foliões nas ruas.
(D) intenção de confraternizar com desconhecidos.
(E) reconhecimento da festa como manifestação cultural.
Resolução
O autor, ao longo do texto, expressa a sua atração pelo asco (marcado pelo termo “ignóbil”) e por atitudes libertinas (sugerida, por exemplo, “ligações mais secretas”).
Alternativa B
40) (Enem 2022)
10 de maio
Fui na delegacia e falei com o tenente. Que homem amavel! Se eu soubesse que ele era tão amavel, eu teria ido na delegacia na primeira intimação. […] O tenente interessou-se pela educação dos meus filhos. Disse-me que a favela é um ambiente propenso, que as pessoas tem mais possibilidade de delinquir do que tornar-se util a patria e ao país. Pensei: se ele sabe disto, porque não faz
um relatorio e envia para os politicos? O Senhor Janio Quadros, o Kubstchek, e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira. Não posso resolver nem as minhas dificuldades.
… O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome. A fome tambem é professora.
Quem passa fome aprende a pensar no próximo, e nas crianças.
A partir da intimação recebida pelo filho de 9 anos, a autora faz uma reflexão em que transparece a
(A) lição de vida comunicada pelo tenente.
(B) predisposição materna para se emocionar.
(C) atividade política marcante da comunidade.
(D) resposta irônica ante o discurso da autoridade.
(E) necessidade de revelar seus anseios mais íntimos.
Resolução
A autora Carolina Maria de Jesus, ao receber uma intimação pelo filho, apresenta questionamentos direcionados ao tenente carregados de um teor irônico: “se ele sabe disto, porque não faz um relatório e envia para os políticos? O senhor Jânio Quadros, o Kubitschek e o Dr. Adhemar de Barros? Agora falar para mim, que sou uma pobre lixeira.”.
Alternativa D
41) (Enem 2022) São vários os fatores, internos e externos, que influenciam os hábitos das pessoas no acesso à internet, assim como nas práticas culturais realizadas na rede. A utilização das tecnologias de informação e comunicação está diretamente relacionada aos aspectos como conhecimento de seu uso, acesso à linguagem letrada, nível de instrução, escolaridade, letramento digital etc. Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior índice de acumulatividade das práticas. A análise dos dados nos possibilita dizer que a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros população indígena e desempregados. Isso significa dizer que a internet, se não produz diretamente a exclusão, certamente a reproduz, tendo em vista que os que mais a acessam são justamente os mais jovens, escolarizados, remunerados, trabalhadores qualificados, homens e brancos.
Ao analisarem a correlação entre os hábitos e o perfil socioeconômico dos usuários da internet no Brasil, os pesquisadores
(A) apontam o desenvolvimento econômico com solução para ampliar o uso da rede.
(B) questionam a crença de que o acesso à informação é igualitário e democrático.
(C) afirmam que o uso comercial da rede é a causa da exclusão de minorias.
(D)refutam o vinculo entre níveis de escolaridade e dificuldade de acesso.
(E) condicionam a expansão da rede à elaboração de politicas inclusivas.
Resolução
O texto desconstrói a ideia de que o acesso à informação é igualitário, apresentando dados que defendem que os mais escolarizados são os que têm maior acesso às redes, enquanto a parcela menos escolarizada, negra, analfabeta, indígena e desempregada, têm menor acesso. Logo, a internet, ainda que não seja a responsável, reproduz as marcas de exclusão social no Brasil.
Alternativa B
42) (Enem 2022)
Considerando-se a função social dos posts, essa imagem evidencia a apropriação de outro gênero com o objetivo de
(A) promover o uso adequado de campanhas publicitárias do governo.
(B) divulgar o projeto sobre transparência da administração pública.
(C) responsabilizar o cidadão pelo controle dos gastos públicos.
(D) delegar a gestão de projetos de lei ao contribuinte.
(E) assegurar a fiscalização dos gastos públicos.
Resolução
A imagem em questão apresenta a função de expor uma proposta de publicação de gastos públicos por meio de anúncios. Dessa forma, o post se apropria de outro gênero – texto publicitário -, reforçando a postura da divulgação.
Alternativa B
42) (Enem 2022)
O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de
(A) propor ações específicas para cada etapa da infância.
(B) estabelecer regras que devem ser seguidas à risca.
(C) explicar os efeitos do acesso precoce à internet.
(D) determinar a incorporação de rituais à educação dos filhos.
(E) educar com base em um conjunto de estratégias formativas.
Resolução
O título “manual de orientação” sugere propostas de ações particulares para diferentes fases da infância (até 2 anos, de 2 a 5 anos e até 10 anos).
Alternativa A
43) (Enem 2022)
A intensificação da ocupação urbana demonstrada afeta de forma imediata o(a)
(A) nível altimétrico.
(B) ciclo hidrológico.
(C) padrão climático.
(D) tectônica das placas.
(E) estrutura das rochas.
Resolução
A questão aborda a relação entre impermeabilização do solo urbano, infiltração, evapotranspiração e aumento do escoamento superficial. Nesse sentido, a produção do espaço urbano não considera uma dinâmica ambiental básica que é o ciclo hidrológico.
Assunto: Geografia física, Hidrografia e Impactos Ambientais
Alternativa B
43) (Enem 2022) Na construção da ferrovia Madeira-Marmoré, o que dizer dos doentes, eternos moribundos a vagar entre delírios fabris, doses de quinino e corredores da morte? O Hospital da Candelária era santuário e túmulo, monumento ao progresso científico e preâmbulo da escuridão. Foi ali, com suas instalações moderníssimas, que médicos e sanitaristas dirigiram seu combate aos males tropicais. As maiores vítimas, contudo, permaneceriam na sombra a margem do palco, cobaias sem consolo, credores sem nome de uma sociedade que não lhes concedera tempo algum para ser decifrada.
No texto, há uma crítica ao modo de ocupação do espaço amazônico pautada na
(A) discrepância entre engenharia ambiental e equilíbrio da fauna
(B) incoerência entre maquinaria estrangeira e controle da floresta
(C) incompatibilidade entre investimento estatal e proteção aos nativos
(D) competição entre farmacologia internacional e produtos de fitoterapia
(E) contradição entre desenvolvimento nacional e respeito aos trabalhadores
Resolução
O texto aborda a construção de uma ferrovia e as dificuldades para garantir os direitos trabalhistas como o acesso à saúde. A crítica, portanto, está na contradição do desenvolvimento do espaço nacional e a condição de respeito aos trabalhadores. A alternativa C está incorreta, pois afirma que necessariamente seria incompatível o investimento estatal e a proteção dos nativos.
Assunto: Geografia, Geografia do Brasil e Industrialização Brasileira/Regiões do Brasil
Alternativa E
44) (Enem 2022) Uma nova economia surgiu em escala global no último quartel do século XX. Chamo-a de informacional, para identificar suas características global e em rede funda – mentais e diferenciadas e enfatizar sua interligação. É informacional porque depende basicamente de sua capa – cidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. É global porque seus componentes estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos. É rede porque é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais.
Qual mudança estrutural é resultado da forma de organização econômica descrita no texto?
(A) Fabricação em série.
(B) Ampliação de estoques.
(C) Fragilização dos cartéis.
(D) Padronização de mercadorias.
(E) Desterritorialização da produção.
Resolução
O texto expõe a expansão do processo de globalização a partir do desenvolvimento das redes informacionais. A mudança estrutural resultante desse desenvolvimento é a desterritorialização da produção, isto é, o processo de desconcentração industrial.
Assunto: Geografia, Geografia geral e Globalização
Alternativa E
45) (Enem 2022)
Olhar O Brasil e não ver o sertão
É como negar o queijo com a faca na mão
Esse gigante em movimento
Movido a tijolo e cimento
Precisa de arroz com feijão
Que tenha comida na mesa
Que agradeça sempre a grandeza
De cada pedaço de pão
Agradeça a Clemente
Que leva a semente
Em seu embornal
Zezé e o penoso balé
De pisar no cacau
Maria que amanhece o dia
Lá no milharal
A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural brasileiro em sua relação com a cidade ao ressaltar sua função de
(A) fornecer a mão de obra qualificada.
(B) incorporar a inovação tecnológica.
(C) preservar a diversidade biológica.
(D) promover a produção alimentar.
(E) garantir a moradia básica.
Resolução
O texto evidencia a importância da produção de alimentos exercida pelo espaço rural em contraposição ao espaço urbano.
Assunto: Espaço agrário brasileiro, Geografia e Geografia do Brasil
Alternativa D
46) (Enem 2022) Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma o preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos em regime de chibata?
O texto que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):
(A) Racismo estrutural.
(B) Desemprego latente.
(C) Concentração de renda.
(D) Exclusão informacional.
(E) Precariedade da educação.
Resolução
A questão retrata uma ação de um guarda civil muito semelhante a ações que eram tomadas no período escravocrata, ao mesmo tempo que vai fazendo apontamentos que demonstram toda uma estrutura de hierarquia, vinculada a raça, que se repete e estrutura a sociedade brasileira.
Assunto: Cidadania e Problemas sociais
Alternativa A
47) (Enem 2022) Sempre que a relevância do discurso entra em jogo, a questão torna-se política por definição, pois é o discurso que faz do homem um ser político. E tudo que os homens fazem, sabem ou experimentam só tem sentido na medida em que pode ser discutido. Haverá, talvez, verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos.
No trecho, a filósofa Hannah Arendt mostra a importância da linguagem no processo de
(A) entendimento da cultura.
(B) aumento da criatividade.
(C) percepção da individualidade.
(D) melhoria da técnica.
(E) construção da sociabilidade.
Resolução
Em sua obra A Condição Humana, Hannah Arendt defende que a ação e o discurso são os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros. Desse modo, com base no trecho citado, podemos concluir que a linguagem (discurso) se apresenta como uma importante ferramenta para a construção da sociabilidade.
Assunto: Autores essenciais pós-modernos e Contemporânea
Alternativa E
48) (Enem 2022) Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável O inverno benfazejo. Esta experiência é belíssima.
No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja
(A) afeito à devoção ao aceitar destinos sacralizados.
(B) acostumado à pobreza ao admitir acasos naturais.
(C) habituado ao solo ao conhecer terrenos cultiváveis.
(D) íntimo à Caatinga ao interpretar condições ambientais.
(E) próximo à vegetação ao identificar espécies arbustivas.
Assunto: Conceitos sobre cultura, Cultura e Sociologia
Alternativa D
49) (Enem 2022) O Recife fervilhava no começo da década de 1990, e os artistas trabalhavam para resgatar o prestígio da cultura pernambucana. Era preciso se inspirar, literalmente, nas raízes sobre as quais a cidade se construiu. Foi aí que, em 1992, com a publicação de um manifesto escrito pelo músico e jornalista Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A, nasceu o manguebeat. O nome vem de “mangue”, vegetação típica da região, e “beat”, para representar as batidas e as influências musicais que o movimento abraçaria a partir dali. Era a hora e a vez de os caranguejos – aos quais os músicos recifenses gostavam de se comparar – mostrarem as caras: o maracatu e suas alfaias se misturaram com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock, elementos eletrônicos e o sotaque recifense de Chico Science. A busca pelo novo rendeu uma perspectiva diferente do Brasil ao olhar para o Recife. A cidade deixou de ser o lugar apenas do frevo e do carnaval, transformando-se na ebulição musical que continua a acontecer mesmo após os 25 anos do lançamento do primeiro disco da Nação Zumbi, Da lama ao caos.
Chico Science foi fundamental para a renovação da música pernambucana, fato que se deu pela
(A) utilização de aparelhos musicais eletrônicos em lugar dos instrumentos tradicionais.
(B) ocupação de espaços da natureza local para a produção de eventos musicais memoráveis.
(C) substituição de antigas práticas musicais, como o frevo, por melodias e harmonias inovadoras.
(D) recuperação de composições tradicionais folclóricas e sua apresentação em grandes festivais.
(E) integração de referenciais culturais de diferentes origens, criando uma nova combinação estética.
Resolução
A renovação da música pernambucana se dá pela integração do maracatu, com as batidas do hip-hop, as guitarras do rock e elementos eletrônicos, isto é, referências culturais de diferentes origens, que criaram uma nova combinação estética: o manguebeat.
Assunto: Interpretação de textos e Noções Básicas de Compreensão Textual
Alternativa E
50) (Enem 2022)
Olhar O Brasil e não ver o sertão
É como negar o queijo com a faca na mão
Esse gigante em movimento
Movido a tijolo e cimento
Precisa de arroz com feijão
Que tenha comida na mesa
Que agradeça sempre a grandeza
De cada pedaço de pão
Agradeça a Clemente
Que leva a semente
Em seu embornal
Zezé e o penoso balé
De pisar no cacau
Maria que amanhece o dia
Lá no milharal
A letra da canção valoriza uma dimensão do espaço rural brasileiro em sua relação com a cidade ao ressaltar sua função de
(A) fornecer a mão de obra qualificada.
(B) incorporar a inovação tecnológica.
(C) preservar a diversidade biológica.
(D) promover a produção alimentar.
(E) garantir a moradia básica.
Resolução
O texto evidencia a importância da produção de alimentos exercida pelo espaço rural em contraposição ao espaço urbano.
Alternativa D
51) (Enem 2022) O número cada vez maior de mulheres letradas e interessadas pela literatura e pelas novelas, muitas divulgadas em capítulos, seções, classificadas comumente como folhetim, alçou a um gênero de ficção corrente já em 1840, fazendo parte do florescimento da literatura nacional brasileira, instigando a formação e a ampliação de um público leitor feminino, ávido por novidades, pelo apelo dos folhetins e “narrativas modernas” que encenavam “os dramas e os conflitos de uma mulher em processo de transformação patriarcal e provinciana que, progressivamente, começava a se abrir para modernizar seus costumes”. No Segundo Reinado, as mulheres foram se tornando público determinante na construção da literatura e da imprensa nacional. E não apenas público, porquanto crescerá o número de escritoras que colaboram para isso e emergirá uma imprensa feminina, editada, escrita e dirigida por e para mulheres.
O registro das atividades descritas associa a inserção da figura feminina nos espaços de leitura e escrita do Segundo Reinado ao(à)
(A) surgimento de novas práticas culturais.
(B) contestação de antigos hábitos masculinos.
(C) valorização de recentes publicações juvenis.
(D) circulação de variados manuais pedagógicos.
(E) aparecimento de diversas editoras comerciais.
Resolução
De acordo com o texto, a inserção feminina nos espaços de leitura e escrita pode ser considerada fruto das modificações culturais ocorridas ao longo do século XIX. A afirmação de que a literatura moderna encenava os dilemas próprios das figuras femininas, que passavam por um processo de transformação da sociedade patriarcal e que se abria para costumes modernizantes, deixa evidente que essas modificações culturais foram peças chaves para o aumento e expansão do mercado literário feminino.
Assunto: Brasil Império, História e Segundo Reinado
Alternativa: A
52) (Enem 2022) Os caixeiros do comércio a retalho do Rio de Janeiro estiveram entre as primeiras categorias de trabalhadores a se organizar em associações e a exigir a intervenção dos poderes públicos na mediação de suas lutas por direitos. Na década de 1880, os caixeiros participaram da arena política e ganharam as ruas com vários outros, como os republicanos e os abolicionistas.
A atuação dos trabalhadores mencionados no texto representou, na capital do Império, um momento de
(A) manutenção das regras patronais.
(B) desprendimento das ideias liberais.
(C) fortalecimento dos contratos laborais.
(D) consolidação das estruturas sindicais.
(E) contestação dos princípios monárquicos.
Resolução
Segundo o texto, os caixeiros no final do século XIX buscavam negociar melhorias nas condições de trabalho e também conquistar direitos. O texto ainda conclui afirmando que os mesmos tomavam as ruas do império com republicanos e abolicionistas, participando do cenário político. Essa luta dos caixeiros por cidadania e os grupos citados representam movimentos que muitas vezes foram críticos ao império e às bases que sustentavam a monarquia.
Assunto: Brasil Império, História e Segundo Reinado
Alternativa E
53) (Enem 2022) Solos salinos ou alomórficos apresentam como característica comum uma concentração muito alta de sais solúveis e/ou de sódio trocável. Eles ocorrem nos locais mais baixos do relevo, em regiões áridas e semiáridas e próximas do mar. Em regiões semiáridas, por exemplo, o polígono das secas do Nordeste brasileiro, os locais menos elevados recebem água que se escoa dos declives adjacentes, durante as chuvas que caem em alguns meses do ano. Essa água traz soluções de sais minerais e evapora-se rapidamente antes de infiltrar-se totalmente, havendo então, cada vez que esse processo é repetido, um pequeno acúmulo de sais no horizonte superficial que, com o passar dos anos, provoca a salinização do solo. Nas últimas décadas, a expansão das atividades agrícolas na região tem ampliado esse processo.
As atividades agrícolas, desenvolvidas na região mencionada, intensificam o problema ambiental exposto ao
(A) realizar florestamentos de pinus, desrespeitando a prática do pousio.
(B) utilizar sistemas de irrigação, desprezando uma drenagem adequada.
(C) instalar açudes nos grotões, retardando a velocidade da vazão fluvial.
(D) desmatar áreas de preservação permanente, causando assoreamento.
(E) aplicar fertilizantes de origem orgânica, modificando a química da terra.
Resolução
A questão aborda um impacto ambiental denominado salinização do solo. No texto ele destaca como esse processo ocorre de forma natural devido a concentração de sais na superfície em meio a evaporação da água em ambientes semiáridos ou áridos. Assim a questão pede a influência das atividades agrícolas nesse fenômeno. Ao redirecionar a água de corpos hídricos para irrigação acaba-se reduzindo a disponibilidade de água aumentando a concentração de sais.
Assunto: Geografia, Geografia física e Impactos Ambientais
Alternativa: B