PROVA PAULISTA-MAT/GEO/HIS-2º BIM/2023-6ºANO

Professor Diminoi


PROVA PAULISTA - MAT/GEO/HIS - 2º BIM/2023 - 6º ANO

01) (Prova Paulista – 6º Ano) Qual das alternativas a seguir, representa o múltiplo de 10 mais próximo do número 4.398:
(A) 4 x 10³
(B) 43 x 10¹
(C) 44 x 10²
(D) 5 x 10³
Resolução:
Esse item afere se o estudante faz estimativas de quantidades e aproxima números para múltiplos da potência de 10 mais próxima. Para resolver, a questão exige do estudante a noção de que as potências de base 10 possuem uma quantidade de zeros igual ao valor do expoente, agilizando a estimativa do número múltiplo de 10 mais próximo do número 4 398. Ao possuir essa noção, o estudante poderá escolher qual alternativa tem maior proximidade com o número 4 398, por meio de subtrações simples, lembrando que o mais próximo é quem apresenta a menor “diferença”, no caso, 44 x 10² (C). A tabela a seguir mostra o resultado de cada alternativa, mas o professor poderá detalhar um pouco mais para que os estudantes obtenham entendimento.


Alternativa: C


02) (Prova Paulista – 6º Ano) A figura a seguir é um octógono regular, isto é, um polígono de oito lados com a mesma medida.
A fração que representa a parte pintada deste polígono é
(A) 1/8
(B) 2/8
(C) 3/8
(D) 4/8
Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de compreender e comparar frações associadas às ideias de partes de inteiros em um polígono de oito lados com a mesma medida. Para isso, o estudante precisa imaginar o octógono regular dividido por suas diagonais (imagem abaixo) que resultará em oito triângulos isósceles. Com essa abstração, é possível verificar quantos triângulos ocupam a parte pintada e reconhecer em fração, ou seja: 3/8
Alternativa: C

03) (Prova Paulista – 6º Ano) Assinala a alternativa que corresponde a fração 7/15.
(A) Sete quinze avos
(B) Sete quinze décimos
(C) Quinze sete décimos
(D) Quinze sete avos
Resolução:
Essa é uma questão considerada de nível fácil que afere a capacidade do estudante de ler e escrever uma fração. Para isso, é preciso que o estudante saiba que, ao ler uma fração , começamos com o numerador na forma cardinal e, em seguida, se o denominador for 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, utilizamos, respectivamente, os termos meio, terço, quarto, quinto, sexta, sétimo, oitavo e nono e, se forem múltiplos de 10, serão lidos na forma ordinal e para os outros denominadores, lemos na forma cardinal acrescentando ao término avos, no caso da fração da questão: 7/15 => sete e quinze avos.
Alternativa: A

04) (Prova Paulista – 6º Ano) A população de um município é de 160 000 habitantes. A população da zona rural corresponde a 2/5 do número de habitantes desse município. Qual a população da zona rural?
(A) 32 000
(B) 64 000
(C) 400 000
(D) 800 000
Resolução:

O item é uma aplicação para o estudante calcular a parte (fração) de um número natural que pode ser resolvido da seguinte forma:
2/5 . 160 000
320000
   5

64 000
Alternativa: B

05) (Prova Paulista – 6º Ano) Um professor ao perguntar aos seus alunos a representação decimal da fração 2/5, obteve várias respostas. Assinale a alternativa correta.
(A) 5,2
(B) 4
(C) 2,5
(D) 0,4
Resolução:

Alternativa: D

06) (Prova Paulista – 6º Ano) Três amigos, Benê, Lyra e Inês colecionaram as figurinhas da copa estavam comparando quem havia colocado mais figurinhas em seus álbuns. Benê colocou figurinhas em 3/4 do seu álbum, Lyra em 4/8 e Inês em 3/8. Podemos afirmar que:
(A) Lyara colou mais figurinhas
(B) Benê colou mais figurinhas
(C) Inês colou mais figurinhas
(D) Inês e Benê colaram a mesma quantidade de figurinhas
Resolução:

Alternativa: B

07) (Prova Paulista – 6º Ano) Assinale a alternativa em que todas as frações são equivalentes
(A) 3/4 ; 3/5 ; 36
(B) 4/3 ; 5/3 ; 6/3
(C) 2/3 ; 3/4 ; 4/5
(D) 2/3 ; 4/6 ; 6/9
Resolução:

Alternativa: D

08) A Fração 5/2 está representada na reta numérica pelo ponto
(A) A
(B) B
(C) C
(D) D
Resolução:
Este item afere se o estudante determina a posição de um número racional na reta numérica. Para isso, primeiramente, ele deverá converter o número da forma fracionária para decimal e, em seguida, localizá-lo na reta numérica. É uma oportunidade do(a) professor(a) realizar a divisão passo a passo juntamente com os estudantes e levá-los a observar que cada subdivisão entre os números naturais da reta apresentada equivale a um décimo (0,1). 5 ÷ 2 = 2,5
Alternativa: B

09) (Prova Paulista – 6º Ano) A fração 6/5 está associada a qual ponto na reta numérica a seguir
(A) A
(B) B
(C) C
(D) D
Resolução:

Alternativa: C

10) (Prova Paulista – 6º Ano) Qual das frações a seguir apresenta a forma irredutível da fração a seguir 20/16 ?
(A) 5/4
(B) 10/8
(C) 16/20
(D) 40/32
Resolução:

Alternativa: A

11) (Prova Paulista – 6º Ano)  Em qual ponto cardeal Helena vai ficar, se a partir da posição em que se encontra na figura, ela girar três quartos de volta para a direita?
(A) L
(B) N
(C) S
(D) O
Resolução:
Este item exige do estudante a compreensão de espaço a ser percorrido por Helena ao girar três quartos de volta para o seu lado direito. É um momento em que o professor poderá dialogar sobre a equivalência do ângulo formado por um quarto e a medida de um ângulo reto (90°).
Alternativa: D

12) (Prova Paulista – 6º Ano) De acordo com a figura podemos afirmar que a abertura desse notebook forma um
(A) ângulo agudo de 90°.
(B) ângulo agudo de 100°.
(C) ângulo obtuso de 90°.
(D) ângulo obtuso de 100°.
Resolução:
Este item verifica o conhecimento do estudante quanto ao ângulo notável de 180° (ângulo de meia volta ou raso) que está representado na figura pelo segmento que vai do teclado do notebook até o ponto C da imagem. Para resolver, o estudante deverá observar que o ângulo 𝐴𝐵̂𝐶 mede 80° e realizar a subtração: 180° − 80° = 100° Em seguida, o estudante terá de classificar o ângulo conforme sua medida para determinar se 100° é um ângulo agudo (maior que 0° e menor que 90°) ou obtuso (maior que 90° e menor que 180°).
Alternativa: D

13) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a figura. É correto afirmar que a figura representa um polígono
(A) convexo e quadrilátero.
(B) convexo e hexagonal.
(C) côncavo e pentagonal.
(D) côncavo e hexagonal.
Resolução:
Sabendo que o polígono é convexo quando quaisquer segmentos de reta dentro do próprio polígono se encontram totalmente em seu interior, independentemente da posição do segmento de reta interno. O que não é o caso da figura acima que é côncavo (veja a imagem comprobatória).
Após saber que o polígono apresentado é côncavo, o aluno poderá verificar a sua classificação quanto ao número de lados. Será um hexágono pois tem 6 lados
Alternativa: D

14) (Prova Paulista – 6º Ano) O número de diagonais de um hexágono é:
(A) 6
(B) 9
(C) 15
(D) 18
Resolução:
Esse item afere se o estudante identifica uma das características de um hexágono: o número de diagonais. Para resolvê-lo o estudante pode ser traçar as diagonais, como na figura abaixo: Portanto, o número de diagonais de um hexágono é: 9.
Alternativa: B

15) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe as figuras 1, 2 e 3 abaixo e assinale a alternativa que representa, nessa ordem, a classificação dos triângulos quanto às medidas de seus lados.
(A) Isósceles, Escaleno e Equilátero.
(B) Escaleno, Equilátero e Isósceles.
(C) Equilátero, Isósceles e Escaleno.
(D) Escaleno, Isósceles e Equilátero.
Resolução:
O item afere se o estudante identifica as características de 3 triângulos e classifica-os em relação às medidas dos lados. Como é um item de classificação de triângulos quanto aos lados, lembremos que:

- Triângulo do tipo Equilátero: todos os lados congruentes (mesma medida).

- Triângulo do tipo Isósceles: dois lados congruentes.

- Triângulo do tipo Escaleno: todos os lados possuem medidas diferentes.
Com estas informações o triângulo da figura 1 é escaleno, o triângulo da figura 2 é equilátero e o triângulo da figura 3 é isósceles. 
Alternativa: B

16) (Prova Paulista – 6º Ano)  A classificação do triângulo abaixo quantos aos lados e aos ângulos é respectivamente:

(A) Isósceles agudo
(B) Escaleno retângulo
(C) Isósceles retângulo
(D) Isósceles obtuso
Resolução:

Alternativa: C

17) (Prova Paulista – 6º Ano) A área dos triângulos a seguir são respectivamente:
(A) 40 cm² e 24 cm²
(B) 18 cm² e 14 cm²
(C) 9cm² e 7 cm²
(D) 80 cm² e 48 cm²
Resolução:
Esse item afere se o estudante é capaz de calcular a área dos triângulos. Para resolvê-lo, o estudante deverá lançar mão da fórmula específica para isso. Ao lado, há uma imagem com lembrete da fórmula e abaixo os devidos cálculos.
AΔb . h/2 = (8 . 10)/2 = 40 cm2

AΔ = b . h/2 = (6 . 8)/2 = 24cm2
Obs.: Professor, por mais que a ordem dos fatores não altere o produto, é importante reforçar os conceitos de base e altura para os estudantes.
Alternativa: A

18) (Prova Paulista – 6º Ano) Qual das figuras abaixo apresenta as características do paralelogramo, do retângulo e do losango ao mesmo tempo?
(A) Figura 1
(B) Figura 2
(C) Figura 3
(D) Figura 4
Resolução:
O item afere se o estudante identifica as características dos quadriláteros, classificandoos em relação aos lados e aos ângulos. Para resolver, é preciso que o estudante retome as características dos paralelogramos, como segue. Retomando as características: “Paralelogramos são quadriláteros cujos lados opostos são paralelos. São classificados em retângulos, losangos e quadrados.” “Os quadrados são paralelogramos que possuem lados congruentes e ângulos de 90°. Isso significa que todo quadrado é também losango e retângulo ao mesmo tempo.” Portanto, o quadrado apresenta todas as características do paralelogramo, retângulo e losango ao mesmo tempo.
Alternativa: A

19) (Prova Paulista – 6º Ano) Quantos ladrilhos quadrados de 0,25 m², serão suficientes para ladrilhar um espaço quadrado de 5 metros de lado?
(A) 100
(B) 80
(C) 20
(D) 20
Resolução:
O item afere se o estudante identifica as características de um retângulo e sua área, considerando um espaço quadrado de 5 metros de lado que deve ser ocupado por ladrilhos de 0,25 m². Para resolver este item, primeiramente, ele tem de calcular a área do espaço quadrado que tem 5 metros de lado. 𝐴∎ = 5 ∙ 5 𝑜𝑢 52 => 25𝑚2 , agora que sabemos a área do espaço quadrado, podemos calcular a quantidade de ladrilhos com a seguinte divisão: 25 ÷ 0,25 = 100 𝑙𝑎𝑑𝑟𝑖𝑙ℎ𝑜𝑠 𝑞𝑢𝑎𝑑𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠.
Recomendamos o professor a realizar a divisão com a “conta passo a passo”
Alternativa: A

20) (Prova Paulista – 6º Ano) As coordenadas dos vértices do triângulo A, B, C no plano cartesiano a seguir, são:
(A) A (3,2); B (1,2) e C (1,6)
(B) A (1,2): B (3,2) e C (1,6)
(C) A (2,3); B (2,1) e C (6,1)
(D) A (2,1); B (6,1) e C (2,3)
Resolução:
Este item afere se o estudante associa pares ordenados de números a pontos do plano cartesiano do 1º quadrante, em uma situação de localização dos vértices de um triângulo. Para resolvê-lo, é preciso que saiba que um par ordenado é formado por (x; y), nessa ordem, onde “x” representa o eixo das abcissas e “y” o eixo das ordenadas. Sabendo isso, poderá localizar os postos A, B e C. Alternativa correta C.
Alternativa: C



GEOGRAFIA
21) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe as ilustrações do globo terrestre a seguir:
As imagens retratam as Coordenadas Geográficas conhecidas como Paralelos (imagem 1) e Meridianos (imagem 2), elas se configuram em um sistema de
(A) círculos em torno da terra para medir a altitude dos lugares.
(B) planejamento de rotas, caminhos e a fundação de moradias.
(C) localização para identificar a posição na superfície terrestre.
(D) monitoramento da superfície da terra por meio de drones.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno compreender o sistema de coordenadas geográficas. (alternativa C - Gabarito). As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não reconhecem as coordenadas geográficas como linhas imaginarias sobre a superfície terrestre que se configuram em sistema de localização e que nos ajuda a identificar a posição de pessoas e de objetos por toda a superfície terrestre.
Alternativa: D

22) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a ROSA DOS VENTOS a seguir:
As siglas destacadas em vermelho, na imagem se referem aos pontos
(A) sobre colaterais.
(B) subcolaterais.
(C) colaterais.
(D) cardeais.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno identificar os pontos cardeais e colaterais. (alternativa C - Gabarito). As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não reconhecem os pontos colaterais de uma rosa-dos-ventos, uma habilidade essencial para o desenvolvimento de outras habilidades que exijam maior conhecimento dos estudantes.
Alternativa: C

23) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe o mapa a seguir.
O Mapa Político do Brasil acima serve para indicar
(A) as regiões brasileiras e suas especificidades.
(B) os países que fazem fronteira com o nosso país.
(C) a divisão administrativa dos Estados e Distrito Federal.
(D) o total de municípios existentes no território brasileiro.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em distinguir os elementos constituintes dos mapas. (alternativa C - Gabarito). O que na verdade a habilidade aferida no item diz respeito ao reconhecimento de um Mapa Político. As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não reconhecem a função de um mapa político.
Alternativa: C

24) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe o mapa a seguir.
O Mapa Físico do Brasil, representado acima, oferece como principal informação,
(A) as rodovias que cortam o território brasileiro.
(B) a formação das grandes metrópoles do Brasil.
(C) os principais rios que nascem na América Latina.
(D) a formação do relevo presente no ambiente brasileiro.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em distinguir os elementos constituintes dos mapas. (alternativa C - Gabarito). O que na verdade a habilidade aferida no item diz respeito ao reconhecimento de um Mapa Físico e sua função. As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não reconhecem a função de um mapa físico.
Alternativa: D

25) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a imagem a seguir.
A imagem retrata uma paisagem considerada social / cultural porque apresenta
(A) grandes áreas verdes.
(B) pouca interação humana.
(C) muitos elementos naturais.
(D) grande intervenção humana.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em identificar elementos constitutivos das paisagens. (alternativa D - Gabarito). As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não reconhecem que a paisagem analisada sofreu uma grande intervenção humana, por meio da predominância ou totalidade de construções apresentadas na foto.
Alternativa: D

26) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a imagem a seguir.
A imagem retrata uma paisagem considerada social/cultural que foi modificada por
(A) um rastro de destruição humana.
(B) um fenômeno da natureza.
(C) uma guerra entre países.
(D) uma ação humana.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em identificar elementos constitutivos das paisagens. (alternativa B - Gabarito). As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não diferenciam os desastres ocorridos por ação humana ou por fenômenos naturais.
Alternativa: A

27) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe o mapa a seguir.
Considerando a escala gráfica, qual a distância entre os pontos A e B, na superfície terrestre, sabendo-se que, no mapa, essa distância possui 4 centímetros?
(A) 220 km.
(B) 2200 km
(C) 554 km.
(D) 2750 km.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em identificar distâncias na superfície, por meio de escalas gráficas e numéricas dos mapas. (alternativa B - Gabarito). As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que eles desconhecem o tema abordado escala gráfica) e o uso desse conhecimento em nosso dia a dia
Alternativa: B

28) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a tabela a seguir.
Os mapas são representações da realidade em tamanho reduzido. Para a sua leitura, cada mapa possui uma escala gráfica ou numérica, como mostrado na imagem, que serve para identificar a
(A) proporção entre o mapa e a superfície representada.
(B) diferença entre a escala numérica e a gráfica.
(C) direção apontada pela rosa-dos-ventos.
(D) temática apresentada pelo mapa.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em identificar distâncias na superfície, por meio de escalas gráficas e numéricas dos mapas. (alternativa A - Gabarito). As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que eles desconhecem o tema abordado (escala gráfica) e o uso / função nos mapas.
Alternativa: A

29) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe as imagens a seguir.
As imagens retratam dois produtos cartográficos bastante utilizados em nosso dia a dia, que são
(A) planta baixa e mapa.
(B) maquete e a planta baixa.
(C) mapa e imagem de satélite.
(D) fotografia aérea e maquete.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em Identificar os principais produtos cartográficos. (alternativa B - Gabarito), pois a alternativa diz respeito a maquete e a planta baixa, representados nas imagens. As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não diferenciam os principais produtos cartográficos do nosso uso cotidiano.
Alternativa: B

30) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a imagem a seguir.
A imagem retrata uma maquete da cidade do Rio de Janeiro feita com pecinhas plásticas de montar. As maquetes permitem explorar
(A) a literatura, a música e desigualdades sociais do lugar.
(B) a religião, a moda e os costumes de um lugar.
(C) aspectos emocionais e sociais de um lugar.
(D) aspectos físicos e humanos de um lugar.
Resolução:
Esse item avalia a habilidade do aluno em Identificar os principais produtos cartográficos. (alternativa D - Gabarito), pois a alternativa diz respeito a funcionalidade de uma maquete. As demais alternativas (distratores), caso sejam a opção dos estudantes, elas demonstram que desconhecem o tema abordado e que não diferenciam os principais produtos cartográficos do nosso uso cotidiano, bem como o motivo perlo qual a maquete trata-se de um produto cartográfico
Alternativa: D


HISTÓRIA
31) (Prova Paulista – 6º Ano) Assinale a alternativa que corresponde à importância do rio Nilo para a civilização egípcia.
(A) Suas cheias regulares prejudicavam outras atividades econômicas.
(B) Suas cheias regulares causavam instabilidade política e enfraqueciam o poder
(C) Suas cheias regulares fertilizavam a terra e a tornavam própria para o cultivo de alimentos.
(D) Suas cheias regulares impediam a construção de tanques de vazão e diques naturais nas margens do rio.
Resolução:
Ao indicar a alternativa correta, o aluno demonstra compreensão de que foi a regularidade do transbordamento do Nilo que possibilitou o desenvolvimento da agricultura, de diques e canais. Professor, ressalte o contexto das sociedades fluviais, associando o regime de cheias e vazantes do Nilo, à prática da agricultura. Mencione o trabalho humano para conter as cheias e inundações do rio, a necessidade de se controlar a água e o consequente desenvolvimento da matemática e da engenharia no Egito Antigo, verificados na construção de obras hidráulicas, tais como diques, barragens e canais de irrigação.
Alternativa: C

32) (Prova Paulista – 6º Ano) Indique a alternativa correta sobre o Faraó no Egito Antigo.
(A) O grande poder do Faraó estava baseado na crença de que ele era um ser
(B) O faraó era eleito democraticamente pelos cidadãos do Egito Antigo a cada 4
(C) O grande poder do Faraó vinha da obediência ao grande sacerdote da igreja
(D) Ele não comandava o exército nas guerras que os egípcios travavam com
Resolução:
A questão permite avaliar em que medida os estudantes compreenderam as funções e o papel do Faraó no Egito Antigo. Caso seja necessário, retome o conteúdo que discuta a inexistência de uma divisão entre poder político e religião na figura do Faraó. A partir disso, é possível demonstrar como a autoridade divina conferia a legitimidade necessária para a concentração de poder e o comando de toda a sociedade egípcia.
Alternativa: A

33) (Prova Paulista – 6º Ano) Identifique a alternativa correta sobre a escrita dos egípcios e dos povos da Mesopotâmia na Antiguidade.
(A) Os hieróglifos egípcios são formados por consoantes e vogais.
(B) Poemas escritos em cerâmicas sobre a história de suas guerras.
(C) A escrita cuneiforme era produzida com lápis, formando sinais em cunha.
(D) Os egípcios e os mesopotâmicos conservavam seus registros escritos em papiros e pedras.
Resolução:
O desenvolvimento da escrita foi importante para melhor administrar a coleta, o armazenamento e a distribuição dos excedentes da produção agrícola. Ao indicar a alternativa correta, o aluno demonstra compreensão sobre o tema.
Alternativa: D

34) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a ilustração abaixo e responda.

A Lei de Talião, conhecida pela expressão: “Olho por olho, dente por dente”, fazia parte do:

(A) Código Penal, em que a penalidade de um crime deveria levar em consideração os antecedentes daquele que o cometeu.
(B) Código de Hamurabi, que regulamentou a vida cotidiana do império na
(C) Código Morse, que define as regras da comunicação internacional.
(D) Código de Barras, que define as regras da indústria brasileira.
Resolução:
O foco da questão, o Código de Hamurabi, foi o primeiro código de leis da História, ele reúne as leis da região mesopotâmica e era composto por centenas de leis que abrangiam vários aspectos da vida cotidiana: comércio, propriedade, herança, escravidão e família. É importante que o aluno saiba identificar que a Lei de Talião é mais ampla pelo seu caráter punitivo, que a lei não leva em consideração qualquer especificidade em relação ao criminoso, mas que um criminoso deve ser punido de acordo com seu crime.
Alternativa: B

35) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe o mapa abaixo e responda.
Sobre a Mesopotâmia, região fértil para a agricultura, localizada entre os rios Tigre e Eufrates.
(A) Não houve o desenvolvimento de tecnologias como a roda e a irrigação por
(B) Atraiu grupos humanos que acabaram se estabelecendo e criando as primeiras vilas e cidades.
(C) Possuía rios que não transbordavam, então não era possível controlar e armazenar a água com eficiência.
(D) Apresentava grupos de pessoas que viviam nessa região, que não praticavam o comércio e trocas de produtos.
Resolução:
Ao indicar a alternativa correta, espera-se que os alunos identifiquem que como no Egito, graças aos rios, a agricultura se converteu na principal base da economia mesopotâmica, especialmente pela produção de grãos, legumes e hortaliças e a criação de animais.
Alternativa: B

36) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a ilustração e o enunciado abaixo e responda.
Por volta do século XIV a.C., os fenícios ocuparam uma faixa de terra entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual país do Líbano, criaram um sistema de escrita baseado em um alfabeto de 22 letras e se destacaram:
(A) pela construção de diques.
(B) pela religião monoteísta.
(C) pelo comércio marítimo.
(D) pela escrita cuneiforme.
Resolução:
Ao indicar a alternativa correta, os alunos compreenderam que o comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios que eram especialistas em navegação, estabeleceram contatos com diversos povos e transitaram com destreza pelo mar Mediterrâneo fundando várias colônias.
Alternativa: C

37) (Prova Paulista – 6º Ano) A tradição oral continua a ser uma parte importante da cultura dos povos originários em todo o mundo. As histórias e lendas da tradição oral geralmente têm como objetivo transmitir valores e ensinamentos importantes para a comunidade, como o respeito à natureza, aos mais velhos e aos ancestrais. Além disso:
(A) são utilizadas como forma de explicar fenômenos naturais e sobrenaturais, como a criação do mundo e dos seres vivos.
(B) A grande maioria dos povos indígenas no Brasil não tem uma rica tradição oral, transmitida de geração em geração.
(C) Não são transmitidas em rituais, festas celebrações e outros eventos
(D) são gravadas em um tipo de papel produzido a partir da casca de uma árvore.
Resolução:
Os povos originários têm utilizado diferentes formas de preservar e transmitir suas tradições orais. Alguns usam a escrita para documentar suas histórias e línguas, enquanto outros confiam na memória coletiva e na tradição oral para manter suas histórias vivas. A transmissão das histórias orais muitas vezes acontece em rituais, cerimônias, celebrações e outros eventos comunitários.
Alternativa: A

38) (Prova Paulista – 6º Ano) Leia o texto e responda.
Povo originário da América Central, os astecas ocupavam a região do atual México, expandiram-se por meio de conquistas militares, dominando outros povos e cidades formando um império conhecido como Império Asteca ou Império Mexica. Sua capital, Tenochtitlán, era uma das maiores cidades do mundo, com uma população de mais de 200.000 pessoas.
Como estava organizada a sociedade asteca?
(A) Sociedade democrática, organizada em tribos independentes, chefiada pelo mais velho, visto como o mais sábio.
(B) A posição social na sociedade asteca não era determinada pelo nascimento.
(C) O imperador, a elite e os sacerdotes ocupavam as camadas mais altas da
(D) Camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos eram parte da nobreza.
Resolução:
Ao acertar a questão, o aluno identifica as principais características da civilização asteca: sociedade hierarquizada, na qual imperador, elite e sacerdotes ocupavam as camadas mais altas; caráter guerreiro e expansionista, pois o Império Asteca estava assentado na dominação dos povos mesoamericanos. Também era uma sociedade politeísta e possuía a agricultura como base econômica.
Alternativa: C

39) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a imagem.
Conhecidos por sua engenhosidade na agricultura e na arquitetura, possuíam um sistema de comunicação e de estradas sofisticado e eficiente. Donos de uma rica cultura, adoravam diversos deuses, que, em geral, eram associados a elementos da natureza, como Inti, o Deus Sol.
O texto se refere aos:
(A) Astecas.
(B) Maias.
(C) Incas.
(D) Tupis.
Resolução:
Ao marcar a alternativa correta, o aluno identifica as características únicas do império Inca. Os Incas foram uma das civilizações mais importantes da América précolombiana e suas contribuições foram expressas em diversas áreas. O legado dos Incas ainda é visível na América do sul hoje, tanto em suas estruturas arquitetônicas impressionantes, quanto na cultura e tradições dos povos que descendem dos Incas.
Alternativa: C

40) (Prova Paulista – 6º Ano) Observe a imagem.
Leia as afirmações abaixo sobre os povos do oriente que você estudou.
1 Os hebreus e  os persas ficaram conhecidos, respectivamente, por suas atividades ligadas a adoção do monoteísmo e ao expansionismo militar.
2 A Mesopotâmia também foi um importante centro de comércio, conectando o Oriente Médio com outras partes do mundo, como a Índia, a China e a Europa.
3 Algumas importantes invenções da humanidade, como  a roda, a irrigação por canais, a lei escrita não foram desenvolvidas pelos mesopotâmios.
São verdadeiras as afirmativas:
(A) 1, 2 e 3
(B) somente 1
(C) somente 2 e 3
(D) somente 1 e 2
Resolução:
Ao marcar a alternativa correta, o aluno identifica as principais características dos povos que habitaram a região da Mesopotâmia e principalmente a especificidade da religião monoteísta dos hebreus.
Alternativa: D