PROVA PAULISTA-LPT/ING/CIE-2ºBIM-8ºANO/2023

Professor Diminoi

PROVA PAULISTA - LPT/ING/CIE - 2º BIM - 8º ANO/2023

PORTUGUÊS
01) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responda à questão.
Para persuadir as pessoas a combater o mosquito transmissor da Dengue e do Zika vírus, a campanha utiliza
(A) a cor do vaso de plantas como criadouro do mosquito transmissor.
(B) o jogo de palavras com significado diferente daquele que deveriam ter.
(C) a combinação entre imagem e texto de cabeça para baixo.
(D) o jogo de imagens de diferentes criadouros de mosquitos.

02) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responda à questão.
A campanha, ao articular linguagem verbal e imagens, visa causar uma sensação de que a
(A) liberdade leva às drogas.
(B) vida não dá opção de escolhas.
(C) escolha por drogas não te deixará livre.
(D) opção de liberdade pode ser prejudicial.

03) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
A finalidade do texto é
(A) informar sobre as brincadeiras na internet.
(B) ensinar a como se comportar na Internet.
(C) resumir algumas informações sobre "bullying".
(D) listar as formas de superar o "cyberbullying."

04) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
ANEDOTINHA
O circo estava indo à falência. O dono, desesperado, não sabia mais o que inventar. Aí apareceu um homem que podia salvá-lo.
– O que o senhor faz?
– Subo no ponto mais alto do circo e pulo no meio do picadeiro.
– Dentro de uma tina de água?
[...]
No trecho “O dono, desesperado, não sabia mais o que inventar” (1º parágrafo), o sujeito da frase é
(A) o dono.
(B) inventar.
(C) desesperado.
(D) não sabia mais.

05) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Memórias da literatura infantil e juvenil: relato de Sonia Junqueira
[...]
Saborear palavras
     Eu não me lembro muito bem do primeiro dia de escola. Sei que estava louca para ir para a escola e aprender a ler. Naquela época a gente aprendia com sete anos. Adorei, aprendi a ler logo. Eu saboreava palavras […]. Foi uma experiência maravilhosa. Uma das experiências mais ricas, bonitas e emocionantes que tive na infância foi a de aprender a ler.
     [...]
No trecho “Eu não me lembro muito bem do primeiro dia de escola”, o predicado da frase é
(A) “Eu não me lembro”.
(B) “do primeiro dia de escola”.
(C) “Eu não me lembro muito bem”.
(D) “não me lembro muito bem do primeiro dia de escola”.

06) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Criar lei para proteger os animais de fogos de artifício e substituir por silenciosos...
     [...]
     Três Lagoas se desenvolveu muito, virou uma diversidade de [...] culturas com vários pontos turísticos [...].
Uma das maiores atrações turísticas da cidade nos festivais é a queima de fogos, um momento único para cada um de nós, desde a comemoração de um time de futebol [...] a inaugurações em geral e eventos, bem como a celebração do Natal e Ano Novo. É um marco para a cidade todos esses eventos. Somos mais de 100 mil habitantes. Agora imagine-se com uma super sensibilidade a qualquer tipo de barulho, imaginou?
     Então vamos lá, com toda essa sensibilidade você vai querer ficar em um local calmo e tranquilo, junto às pessoas que você ama, correto?
     Pois é, os animais também querem paz e sossego, eles possuem essa super sensibilidade, ouvem barulhos muito além e em maior quantidade que nós humanos.
     Vou contar-lhes uma situação que aconteceu na noite de Natal [...], depois das comemorações com nossos familiares, sentamos um pouco em frente de onde moramos para conversar um pouco mais, de repente veio em nossa direção um cachorro [...] desesperado [...], quando nos viu [...] veio correndo, super cansado, assustado [...]. No dia seguinte, colocamos anúncios nos classificados e o proprietário veio buscar [...]. Há uma maneira de amenizar toda essa situação, há fogos de artifício silenciosos tão bonitos quanto os outros [...].
     Para isso, precisamos nos unir e conseguir o máximo de assinaturas possíveis para que as autoridades [...] se sensibilizem e compreendam a necessidade e a importância de uma Lei como essa em Três Lagoas/MS.
Nesse texto, para defender a ideia de que os animais são prejudicados pelo barulho dos fogos de artifício, o autor utiliza como argumento o trecho:
(A) “Uma das maiores atrações turísticas da cidade nos festivais é a queima de fogos, um momento único para cada um de nós [...]”. (2º parágrafo)
(B) “[...] eles possuem essa super sensibilidade, ouvem barulhos muito além e em maior quantidade que nós humanos”. (4º parágrafo)
(C) “[...] depois das comemorações com nossos familiares, sentamos um pouco em frente de onde moramos [...]”. (5º parágrafo)
(D) “Há uma maneira de amenizar toda essa situação, há fogos de artifício silenciosos tão bonitos quanto os outros”. (5º parágrafo).

07) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto e responda à questão.
MEUS OITO ANOS
Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores.
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais! Como são belos os dias

Do despontar da existência!

— Respira a alma inocência
Como perfumes a flor;
[...]
Assinale a alternativa em que todas as palavras retiradas do poema representam substantivos:
(A) Oh!, respira, sonhos.
(B) Saudades, trazem e perfumes.
(C) Tenho, existência e bananeiras.
(D) Infância, amor e bananeiras.

08) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Celular em sala de aula: veja as vantagens e desvantagens
     O tema do  celular em sala de aula  tem sido discutido e pesquisado à exaustão. Não é nem mesmo necessário recorrer a dados para ver que ele chegou com tudo no ambiente escolar, e que isso gera alguns transtornos.
     No entanto, considerar esse dispositivo como um inimigo do ensino seria reduzir sua função. Se escola e professores forem capazes de se adaptar a essa novidade — que, convenhamos, nem é mais tão novidade assim — o ensino só tem a ganhar
     Neste artigo, vamos avaliar os prós e os contras de utilizar o celular na sala de aula. Continue a leitura e fique por dentro.
     Vamos começar listando os problemas que o uso inadvertido do celular pelas crianças pode ocasionar.
Celular em sala de aula: desvantagens
     O médico grego Hipócrates foi o primeiro a dizer que “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”, e isso vale também para o uso dos smartphones. Ou seja, se pais e professores souberem diminuir as “doses diárias” do aparelho, o inimigo pode se tornar um aliado. [...]
Falta de concentração na sala de aula
     Esse efeito todo mundo já percebeu: crianças e adolescentes tendem a ficar “hipnotizados” pelas telas. Se não houver controle, isso pode comprometer o desenvolvimento cognitivo, além de tirar o foco dos conteúdos na sala de aula. [...]
Colégio Verbo Divino. Celular em sala de aula: veja as vantagens e desvantagens. Disponível em: .
No texto, percebe-se que prevalece o uso de uma linguagem
(A) informal, porque se trata de um texto informativo.
(B) espontânea, despreocupada com as regras gramaticais.
(C) informal, já que apresenta expressões empregadas no dia a dia.
(D) culta, pois apresenta expressões adequadas à norma padrão da língua.

09) (Prova Paulista – 8º Ano)  Leia o texto para responder à questão. 
…aaaaatchim!!! O que provoca o espirro?
     Tem gente que espirra baixinho. Tem gente que faz um barulhão. Seja qual for o seu caso, saiba que o espirro é uma reação normal do nosso corpo e não depende da nossa vontade. Ele pode ser provocado por poeira, pólen, fumaça […]. Mas também por microrganismos, como vírus e bactérias causadores de gripes e resfriados. Ah, sim! Às vezes o espirro é uma simples reação alérgica – àquele perfume, por exemplo, que parece fazer coceira no nariz! [...]
No trecho “Tem gente que espirra baixinho” (1º parágrafo) o verbo destacado classifica-se, quanto à predicação, como:
(A) transitivo indireto.
(B) intransitivo.
(C) transitivo direto
(D) verbo de ligação.

10) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão. 
15 melhores praias do Ceará que você deveria conhecer em suas férias
Meireles – Fortaleza
O point da Avenida Beira Mar tem um longo, lindo e movimentado calçadão, que recebe visitantes para caminhadas e pedaladas durante o dia, e uma feirinha de artesanatos a noite. Impossível não se encantar com a imensidão verde do mar, contrastando com o cenário urbano que envolve a orla.
A locução adjetiva presente no título do texto “15 melhores praias do Ceará que você deveria conhecer em suas férias” é
(A) melhores praias.
(B) praias do Ceará.
(C) você deveria.
(D) conhecer em suas férias.

11) (Prova Paulista – 8º Ano) Analise as frases a seguir:
1 Eu acredito em você .2. Ganhamos a partida.
2 Desejamos-lhe sucesso nesta caminhada.
3 Eu a vi saindo depressa.
Os termos destacados são complementos de verbos transitivos.
Os complementos que podem ser classificados como Objeto Direto são:
(A) 1 e 2.
(B) 3 e 4.
(C) 2 e 4.
(D) 2 e 4.

12) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
MUSSUM :: ENTREVISTA EXCLUSIVA COM SUSANNA LIRA
[...]
Papo de Cinema - Mussum teve uma história incrível, com cinco filhos de cinco mulheres diferentes, e participou de grupos muito importantes, na música, na televisão e no cinema. E tudo isso é abordado na entrevista. Teve alguém que você quis entrevistar e não conseguiu?
Susanna - Sim, uma pessoa muito especial, que teria sido fundamental: o Bigode, dos Originais do Samba. Chegamos a marcar, enviei uma equipe do Rio de Janeiro justamente para encontrá-lo, e ele não apareceu. O que me disse depois é que confundiu a agenda, e acabou não rolando.
Em “...participou de grupos muito importantes...” (1º parágrafo), o complemento verbal em destaque é considerado:
(A) objeto direto.
(B) objeto indireto.
(C) objeto bitransitivo.
(D) adjunto adnominal.

13) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto e responda à questão.
[...]
Celular em sala de aula: desvantagens
     O médico grego Hipócrates foi o primeiro a dizer que “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose”, e isso vale também para o uso dos smartphones. Ou seja, se pais e professores souberem diminuir as “doses diárias” do aparelho, o inimigo pode se tornar um aliado.
[...]
Colégio Verbo Divino. Celular em sala de aula: veja as vantagens e desvantagens.
Qual argumento o autor do texto lança mão para defender o uso consciente do celular?
(A) Argumento por exemplificação.
(B) Argumento de causa e consequência.
(C) Argumento de autoridade.
(D) Argumento por meio de uma alusão histórica.

14) (Prova Paulista – 8º Ano)  Leia o texto e responda à questão.
ENTRE O AR E O MAR
[...] As chamadas aves oceânicas ou marinhas correspondem a um grupo diversificado de espécies que se adaptaram, ao longo de milhares de anos, a viver em alto-mar, seu lar natural e fonte de alimento.
     Viver em um ambiente com grandes desafios como o oceano só é possível por conta das adaptações que as espécies desenvolveram no processo evolutivo. Algumas dessas adaptações podem ser observadas nas patas da maioria das espécies, na forma e tamanho das asas, e na presença de importantes glândulas. [...]
No trecho, “Algumas dessas adaptações podem ser observadas nas patas da maioria das espécies...”, a palavra em destaque é um
(A) pronome demonstrativo.
(B) pronome pessoal.
(C) pronome possessivo.
(D) pronome indefinido.

15) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto e responda à questão.
5 soluções sustentáveis para se livrar de baratas em casa
Controle o inseto sem utilizar pesticidas agressivos ao meio ambiente ou à saúde da família Por: 
Da Redação
     Mesmo que muitos recorram a inseticidas na hora de  se livrar de alguma barata em casa, o produto apresenta uma série de problemas, desde a possibilidade de eliminar insetos que são cruciais para o meio ambiente, como abelhas, bichos que combatem o surgimento de outras pragas, como aranhas, e até mesmo questões relacionadas à saúde dos animais de estimação.
     Ainda assim, as baratas apresentam sérios riscos à saúde, disseminando doenças como  salmonelose, infecções por  staphylococcus, bactérias de  escherichia coli, febre  tifóide, gastroenterite e demais problemas relacionados, principalmente, a ingestão de alimentos que tiveram contato com o bicho.
     Por isso, separamos algumas dicas e soluções sustentáveis para livrar a sua casa das baratas. Confira!
Folha de Louro
     Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.
Eucalipto e alecrim
     Esse é mais um aroma que evita o surgimento dos bichos na residência, já que, assim como ocorre com as folhas de louro, os insetos detestam. Neste caso, dê preferência a produtos de limpeza que possuam essa essência ou prepare você mesmo uma solução de eucalipto com alecrim e passe pelo chão da casa. [...]
O texto tem o objetivo de
(A) informar formas sustentáveis para se livrar das baratas.
(B) relatar sobre alguns problemas sérios causados pelos insetos.
(C) instruir como elaborar uma receita para matar baratas.
(D) noticiar como algumas pessoas têm se livrado das baratas.

16) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Artigo: A arte
''Se para São Tomás de Aquino a arte é o reto ordenamento da razão, para Pablo Picasso, a arte é a mentira que nos ajuda a ver a verdade''
     [...] Se para São Tomás de Aquino a arte é o reto ordenamento da razão, para Pablo Picasso, a arte é a mentira que nos ajuda a ver a verdade. Ambos estarão certos. Quiçá, por isso, se aceita o conceito de arte englobar todas as criações realizadas pelo ser humano para expressar sua visão mais sensível acerca do mundo, seja real ou imaginário. Através da arte o ser humano expressa ideias, emoções, percepções e sensações. Em consequência, a arte liberta e emancipa. 
     A arte engloba arquitetura, cinema, dança, desenho, escultura, fotografia, literatura, música, pintura, poesia. Hoje em dia, em pleno século 21, até mesmo a televisão, a moda, a publicidade e os videojogos são por muitos considerados como manifestações artísticas. Segundo René Huyghe, a arte e o homem são indissociáveis. Não há arte sem homem, muito menos homem sem arte. [...]  
     A arte é a capacidade humana de criação. É a expressão ou aplicação de habilidades criativas e a imaginação para criar obras que são apreciadas principalmente por sua beleza, intelecto ou poder emocional. Seus resultados são obtidos por distintos meios. A arte de cozinhar, de pintar quadros, de grafitar, as artes plásticas, a arte de compor (poemas e partituras musicais), a gravura, a impressão de livros e, até mesmo, atrelados a um conceito mais severo, meios hoje em dia causadores de grande repulsa social, como a caça e a guerra, podem ser considerados como arte. O ser humano e a arte estão rigorosamente conectados. A arte liberta. E, atualmente, a arte de viver cada vez mais se faz indispensável para a emancipação humana.
O principal tema desse texto é
(A) as principais manifestações da arte.
(B) a importância da arte de viver na atualidade.
(C) os estudos de René Huyghe sobre a arte.
(D) o que é arte, sua importância e como se manifesta.

17)  Leia o texto e responda à questão.
DE MÃOS DADAS COM OS POVOS ORIGINÁRIOS
     Alguém no navio gritou “terra à vista!”, e deu ordens para a embarcação atracar. Os que estavam em terra firme devem ter arregalado os olhos e pensado: “quem vem lá?”. Estes, que observavam os que se aproximavam, já viviam há muito tempo no território que os navegantes acreditavam ter descoberto. Por serem os primeiros habitantes destas terras, são chamados povos originários. Sim, estamos falando dos indígenas! O que se sabe sobre essas pessoas tão importantes na formação do povo brasileiro?
     O ano era 1500 quando os portugueses chegaram para conquistar (ou colonizar) o território que, tempos depois, seria chamado Brasil. Acontece que nesse território já existiam povos com rica cultura, falantes de centenas de línguas e com costumes muito bem organizados. Pois é, por aqui viviam cerca de três milhões de indígenas – alguns mais próximos do mar, outros mais para o interior.
     Há muito da cultura indígena no nosso dia a dia! Nas comidas, como paçoca, tapioca, pirão, banana assada… Nas palavras, como jururu, peteca, arapuca, mingau […]. Nos hábitos, como tomar banho diariamente (até mais de uma vez por dia!), descansar na rede, furar as orelhas…
     Isso tudo é muito interessante, não é? [...]  
Pode-se afirmar que esse é um texto de divulgação científica, pois
(A) trata de um tema do cotidiano, em linguagem predominantemente informal.
(B) foi escrito para um grupo específico de especialistas em linguagem informal.
(C) foi escrito por um especialista e trata de um tema irrelevante para o público em
(D) expõe um conhecimento científico relevante a todos, em linguagem predominantemente formal.

18) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
20 tiras de ‘Calvin e Haroldo’ para refletir sobre a vida e sobre o mundo
05/07/2017 | 06h26
‘Calvin e Haroldo’ é uma tira diária criada pelo cartunista americano Bill Watterson (05/07/1958), que foi veiculada entre os dias 18 de novembro de 1985 até 31 de dezembro de 1995. Considerada uma das grandes tiras de jornal de todos os tempos, a série se mantém atual justamente por tratar de temas extemporâneos, como o amor, a família, a amizade e, também, assuntos de interesse geral, como ambientalismo, educação pública, filosofia e opinião pública. 45 milhões de livros de reunião dos cartuns foram vendidos no mundo
todo, e mais de 2,4 mil jornais já reproduziram ou reproduzem os desenhos - inclusive, diariamente, o ‘Estado’. Veja a seguir 20 vezes em que Calvin foi “docemente filosófico”.
[...]
A expressão utilizada no texto que aponta um posicionamento do jornalista é:
(A) “docemente filosófico”.
(B) “temas extemporâneos”.
(C) “assuntos de interesse geral”.
(D) “se mantém atual”.

19) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto e responda à questão. 
A CAIXA DE FERRAMENTAS DO MACACO-PREGO
     Martelo, chave de fenda, alicate. Talvez você nunca tenha usado uma dessas ferramentas, mas já deve ter visto um adulto usando. Sabia que alguns animais também usam ferramentas para suas atividades diárias? Nada parecido com o que encontramos na maleta de um marceneiro. São coisas mais simples, mas, ainda assim, que demonstram a grande inteligência da bicharada!
      Veja, por exemplo, o macaco-prego. Há tempos os cientistas sabem que ele usa pedras para quebrar castanhas. “O macaco apoia o fruto em uma superfície dura, geralmente uma pedra, que chamamos de bigorna, e bate nele com outra pedra, que chamamos de martelo”, explica o biólogo Rafael Magalhães Rabelo, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Recentemente, sua equipe observou macacos-prego usando ferramentas também para conseguir ovos de jacaré-açu. 
[...]
     Segundo os pesquisadores, quando o macaco-prego adquire hábito terrestre, costuma ficar ereto sobre os dois pés, como nós, humanos. Isso deixa suas mãos livres para manipular ferramentas como pedras e gravetos. Espertinhos, né?
Pode-se dizer que, no último parágrafo do texto, o autor utilizou o recurso da
(A) paráfrase.
(B) paródia.
(C) exposição.
(D) citação direta.

20) (Prova Paulista – 8º Ano)  Leia o texto e responda à questão.
20 tiras de ‘Calvin e Haroldo’ para refletir sobre a vida e sobre o mundo
 05/07/2017 | 06h26
‘Calvin e Haroldo’ é uma tira diária criada pelo cartunista americano Bill Watterson (05/07/1958), que foi veiculada entre os dias 18 de novembro de 1985 até 31 de dezembro de 1995. Considerada uma das grandes tiras de jornal de todos os tempos, a série se mantém atual justamente por tratar de temas extemporâneos, como o amor, a família, a amizade e também assuntos de interesse geral, como ambientalismo, educação pública, filosofia e opinião pública. 45 milhões de livros de reunião dos cartuns foram vendidos no mundo todo, e mais de 2,4 mil jornais já reproduziram ou reproduzem os desenhos - inclusive, diariamente, o ‘Estado’. Veja a seguir 20 vezes em que Calvin foi “docemente filosófico”.
Nos trechos do texto “[...] a série se mantém atual justamente por se tratar [...]” e “[...] reproduzem os desenhos – inclusive, diariamente [...]” os advérbios em destaque, indicam, respectivamente, as circunstâncias de
(A) intensidade e dúvida.
(B) lugar e negação.
(C) modo e tempo.
(D) afirmação e ordem.

21) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto e responda à questão.
ANEDOTINHA
O circo estava indo à falência. O dono, desesperado, não sabia mais o que inventar. Aí apareceu um homem que podia salvá-lo.
– O que o senhor faz?
– Subo no ponto mais alto do circo e pulo no meio do picadeiro.
Dentro de uma tina de água?
[...]
As palavras destacadas nos trechos “[...] não sabia mais [...]”, “...no ponto mais alto...”, “- Dentro de uma tina [...]” são classificadas como:
(A) Adjetivos.
(B) Substantivos
(C) Artigos.
(D) Advérbios.

22) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto e responda à questão.
Brasil, o país do presente!
     Crescemos ouvindo que o Brasil é o celeiro do mundo, com abundância de terras, água e potencialidades para produção. E que, exatamente por isso, é o país do futuro. Eu discordo. O Brasil é o país do presente. [...]
     As estatísticas estão aí para provar que somos uma potência na produção animal. Seja em aves, suínos, bovinos e leite, o Brasil está no topo do planeta. Só em exportações, essas atividades geraram em 2007 mais de US$ 10 bilhões em divisas. E isso sem falar em soja, café, laranja, a novidade do momento, a canade-açúcar, e em várias outras culturas agrícolas. Entre todos esses negócios rurais fantásticos, a pecuária permanece na liderança em geração de riquezas para o País. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), são mais de R$ 70 bilhões em negócios com gado somente dentro da porteira. Estamos falando em quase US$ 30 bilhões por ano! Os números estão aí para provar sua importância e a constatação de que é uma realidade inconteste, inclusive perante os grandes e tradicionais competidores nacionais, como Estados Unidos, Austrália, União Europeia e Argentina.
No primeiro parágrafo do artigo de opinião, é possível observar que o autor
(A) contextualiza e apresenta a questão que será discutida.
(B) retoma sua tese e dá ênfase aos seus argumentos.
(C) expõe os argumentos e contra-argumentos sobre sua opinião.
(D) apresenta dados e informações importantes para defender seu

INGLÊS
23) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia a frase para responder à questão.
You ___________ see the new “The last of us” serie. It’s great!
(A) should.
(B) can't.
(C) can.
(D) shouldn't.

24) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto abaixo e responda à questão.
Hercules and the Nemean Lion
It was no secret that Hera, queen of the Olympian gods, hated Zeus’ son Hercules. She hated him so much that when he was just a baby, she sent two huge, vicious snakes to try to kill the boy while he was sleeping in his mother Alcmene’s palace.
Nesse trecho do mito de Hércules, há o adjetivo huge (3º parágrafo) que expressa
(A) cor.
(B) tamanho.
(C) opinião.
(D) temperatura.

25) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto para responder à questão.
MONDAY, 15 JUNE 1942
     I had my birthday party on Sunday afternoon. The Rin Tin Tin film was a big hit with classmates. I got two brooches, a bookmark and two books.
     I’ll start by saying a few things about my school and my class, beginning with other children.
[…]
Na frase “I’ll start by saying a few things...” (2º parágrafo) a expressão “I’ll start” indica uma ação
(A) que já aconteceu.
(B) que pode ocorrer no futuro.
(C) que está acontecendo.
(D) que provavelmente já aconteceu.

CIÊNCIAS
26) (Prova Paulista – 8º Ano) A seguir temos, de forma desordenada, as 4 etapas que representam desde a geração de energia elétrica por usinas hidrelétricas até o consumo desta energia.
I) A energia potencial gravitacional obtida pelo represamento da água é convertida em energia cinética;
II) A energia elétrica produzida é transmitida para uma ou mais linhas de transmissão, interligadas à rede de distribuição;
III) Essa energia é transferida para a turbina hidráulica na qual será convertida em energia elétrica;
IV) A energia elétrica é, então, consumida.
Após ler as afirmações, escolha a alternativa que expressa corretamente a ordem das etapas:
(A) IV, III, II, I.
(B) I, II, IV, III.
(C) I, III, II, IV.
(D) III, II, I, IV.

27) (Prova Paulista – 8º Ano)  Analise as afirmações sobre o processo de distribuição de energia:
I) Com o avanço da tecnologia, a distribuição de energia fica mais eficiente, segura e sustentável, com o uso de fontes de energia renováveis. 
II) A energia distribuída a grandes distâncias é feita por linhas de transmissão de baixa tensão.
III) O objetivo da distribuição é conduzir a energia, desde o local de sua produção, até o local onde será consumida. Estão corretas as afirmações:
(A) II e III.
(B) I e II.
(C) I e III.
(D) I, II e III.

28) (Prova Paulista – 8º Ano) Os eletrodomésticos não consomem a mesma quantidade de energia elétrica. Isso vai depender de duas variáveis: a potência do equipamento e o tempo que esse equipamento fica ligado.
Considere a expressão matemática abaixo:
ΔE = P x Δt
Onde:
E = energia elétrica consumida (kW/h)
P = potência elétrica (kW)
t = tempo (h)
Com base no texto, qual é o consumo de energia elétrica de um chuveiro convencional de 3000 W (3 kW) que é utilizado 2,5 h (2h30 min) por dia, durante 20 dias?
(A) 20 kW/h.
(B) 150 kW/h.
(C) 140 kW/h.
(D) 60 kW/h.

29) (Prova Paulista – 8º Ano) Observe a imagem abaixo:
A letra “A” apontada pela seta na imagem refere-se à
(A) tarifa de consumo médio mensal de energia pelo equipamento.
(B) eficiência energética do equipamento.
(C) classificação da qualidade do equipamento.
(D) temperatura média do equipamento.

30) (Prova Paulista – 8º Ano)  Leia o texto abaixo:
A reciclagem de lixo eletrônico é fundamental para minimizar os impactos negativos no meio ambiente. Estatísticas mostram que cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas anualmente em todo o mundo.
Qual alternativa está correta quanto ao lixo eletrônico?
(A) O lixo eletrônico é composto por materiais de origem inorgânica, como cobre, alumínio e metais pesados.
(B) A produção de lixo eletrônico não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem a coleta e o tratamento adequado
(C) A reciclagem de lixo eletrônico não minimiza os impactos negativos no meio
(D) O lixo eletrônico deve ser descartado no lixo comum, pois não possuem substâncias tóxicas ao solo.

31) (Prova Paulista – 8º Ano) Com o avanço da tecnologia, a distribuição de energia fica mais eficiente, segura e sustentável, a partir do uso de fontes de energia renováveis associadas às soluções inteligentes de gerenciamento de energia.
Sendo assim, está correto dizer que:
(A) a imagem apresenta a usina eólica como tipo de produção de energia elétrica renovável.
(B) a imagem apresenta um tipo de produção de energia elétrica não renovável.
(C) a imagem apresenta a produção de energia elétrica renovável e não
(D) a imagem apresenta que a energia solar e a energia eólica não representam soluções inteligentes de gerenciamento de energia.

32) (Prova Paulista – 8º Ano) Observe o gráfico abaixo para comparar o consumo de energia de fontes renováveis e não renováveis no Brasil e no mundo para o ano de 2020:
Com base na leitura do gráfico, podemos afirmar que:
(A) 15% do mundo possui fontes de energia não renováveis.
(B) O Brasil apresenta mais fontes de energia não renováveis em relação ao
(C) Tanto o Brasil quanto o mundo apresentam comparativos iguais sobre as energias renováveis.
(D) O Brasil possui mais fontes de energia renováveis em relação ao mundo

33) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto abaixo.
Processos Reprodutivos
Os seres vivos possuem um ciclo de vida com etapas diferentes como nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. No processo de reprodução, os seres vivos originam seus descendentes por meio da reprodução sexuada ou assexuada.
Qual das seguintes afirmações está correta em relação aos processos reprodutivos?
(A) A reprodução sexuada é um processo de reprodução que envolve a combinação de material genético de dois indivíduos diferentes.
(B) Na reprodução assexuada, há troca de gametas e os indivíduos que surgem a partir dela são idênticos entre si.
(C) Na reprodução sexuada, os gametas masculinos e femininos se dividem para formar um zigoto.
(D) A reprodução assexuada ocorre apenas pela divisão celular mitótica.

34) (Prova Paulista – 8º Ano) Observe as imagens abaixo.
O que se pode afirmar corretamente sobre estes vegetais?
(A) Eles reproduzem-se por um tipo de reprodução sexuada.
(B) Eles reproduzem-se por polinização.
(C) Eles reproduzem-se por propagação vegetativa.
(D) Eles reproduzem-se por bipartição.

35) (Prova Paulista – 8º Ano)  Leia as afirmações abaixo sobre formas de propagação vegetativa:
I) Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro e outras árvores frutíferas.
II) É feita pela união de dois pedaços diferentes de plantas, um enxerto e um porta-enxerto, para criar uma nova planta que combine características de ambas.
III) É feito um corte em torno do caule da planta no formato de um anel e este é envolvido por um pacote contendo terra úmida para enraizamento.
A(s) afirmação (ões) correta(s) é(são):
(A) II, somente, pois trata-se da estaquia.
(B) III, somente, pois trata-se da alporquia.
(C) I, somente, pois trata-se da enxertia.
(D) I e III, somente, porque ambas tratam-se da alporquia.

36) (Prova Paulista – 8º Ano) Observe a imagem do ciclo reprodutivo das briófitas:
O que acontece durante o ciclo reprodutivo na etapa 3 da imagem?
(A) O processo de reprodução começa novamente.
(B) O musgo morre.
(C) Dentro do arquegônio, um anterozoide fecunda a oosfera.
(D) O processo de reprodução encerra-se e não inicia novamente.

37) (Prova Paulista – 8º Ano) A imagem abaixo representa o ciclo reprodutivo de uma Araucária.
A Araucária se reproduz de forma sexuada e é classificada como uma
(A) gimnosperma, pois possui somente flores.
(B) angiosperma, pois possui somente sementes e cones.
(C) angiosperma, pois possui flores e sementes dentro de frutos.
(D) gimnosperma, pois possui cones e sementes.

38) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o texto abaixo.
As abelhas têm um papel fundamental na natureza, assim como outros seres vivos, pássaros e borboletas. O que faz diferença nas abelhas é que elas atuam em um processo de reprodução chamado ____________. Por meio deste processo, elas são responsáveis pela perpetuação de milhares de espécies vegetais, mantendo o equilíbrio do ecossistema.
A palavra que completa corretamente a lacuna do texto é
(A) gemulação.
(B) polinização.
(C) cicatrização.
(D) germinação.

39) (Prova Paulista – 8º Ano) Observe a seguinte imagem:
O esquema representado na imagem refere-se à
(A) fecundação externa.
(B) fecundação interna.
(C) reprodução assexuada.
(D) reprodução vegetativa.

40) (Prova Paulista – 8º Ano) Leia o seguinte texto:
O sistema ________ é responsável pela produção, secreção e regulação dos hormônios. Esses hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas __________ e liberadas na corrente sanguínea sendo transportados até seus locais de ação.
Qual alternativa completa corretamente as lacunas do texto?
(A) endócrino / sudoríparas
(B) digestório / salivares
(C) circulatório / supra-renais
(D) endócrino / endócrinas

GABARITO
01C – 02C – 03C – 04A – 05D – 06C – 07D – 08D – 09B – 10B – 11C – 12B – 13C – 14A – 15A – 16D – 17D – 18A – 19A – 20C – 21D – 22A – 23A – 24B – 25B – 26C – 27C – 28B – 29B – 30A – 31A – 32D – 33A – 34C – 35B – 36A – 37D – 38B – 39B – 40D