PROVA PAULISTA-LPT/ING/CIE-2ºBIM-9ºANO/2023

Professor Diminoi

PROVA PAULISTA - LPT/ING/CIE - 2º BIM - 9º ANO/2023

01) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia os textos 1 e 2 e responda à questão.
Texto 1
São Paulo
São Paulo, és chamarisco, com certeza!
Filhos postiços te conhecem bem.
És berço do trabalho, és fortaleza.
Mas para erguer-te vêm povos d´além. 

E esperançosos de encontrar riqueza
De todos os recantos eles vêm.
Insistem na labuta com firmeza
se querem conquistar algum vintém.

E o esforço em bloco é que te faz enorme.

São Paulo, és a cidade que não dorme.
Embora tenhas na alma um peito de aço.

Na condição de irmão hospitaleiro
abrigas com carinho lisonjeiro
o mundo inteiro; sob teu regaço.

Texto 2
Minha São Paulo
São Paulo é terra querida,
Onde nasci e sempre vivi.
Sampa representa VIDA O que pensar se encontra aqui. [...]
Maior cidade da América Latina!

Cidade das contradições, [...]
da arte, cultura, dinamismo,
do estrangeiro é o destino,
também do gaúcho e mineiro,
do nortista e nordestino,
gente do Brasil inteiro![...]

A informação comum a esses dois textos é
(A) São Paulo é a maior cidade da América Latina.
(B) São Paulo é conhecida pela arte.
(C) São Paulo recebe pessoas de diversos lugares.
(D) São Paulo recebe pessoas em busca de riqueza.

02) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia os textos e responda a questão.

Texto 1 
Ainda gosto dela
Nando Reis / Samuel Rosa

Hoje acordei sem lembrar
Se vivi ou se sonhei
Você aqui nesse lugar
Que eu ainda não deixei

Vou ficar?
Quanto tempo
Vou esperar?
E eu não sei o que vou fazer, não [...] 
E eu ainda gosto dela
Mas ela já não gosta tanto assim
A porta ainda está aberta
Mas da janela já não entra luz 

E eu ainda penso nela
Mas ela já não pensa mais em mim
Em mim não [...] 

E eu ainda penso nela
Mas ela já não pensa mais em mim
Eu vou deixar a porta aberta
Pra que ela entre e traga a sua luz [...]

Texto 2
Essa tal liberdade
Paulo Sérgio Valle / Chico Roque

O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade
Se estou na solidão pensando em você
Eu nunca imaginei sentir tanta saudade
Meu coração não sabe como te esquecer [...] 

Quero me prender todo em você
Você é tudo o que eu queria

O que é que eu vou fazer com esse fim de tarde
Pra onde quer que eu olhe lembro de você
Não sei se fico aqui ou mudo de cidade
Sinceramente amor, não sei o que fazer [...]

Esses textos são parecidos, pois
(A) apontam que o eu lírico vê a pessoa amada em tudo que olha.
(B) indicam que o eu lírico não é lembrado pela pessoa amada.
(C) mostram que o eu lírico não sabe o que fazer sem a pessoa amada.
(D) revelam que o eu lírico tem dúvidas sobre mudar de cidade.

03) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia os textos I e II para responder à questão.
Texto I
Texto II
Os textos abordam
(A) o assunto do meio ambiente e o tema da necessidade de preservar a natureza para as futuras gerações.
(B) o assunto da preservação ambiental com o tema poluição das fábricas nos centros urbanos.
(C) o assunto sobre poluição e o tema sobre a educação dos filhos.
(D) o tema do meio ambiente e o assunto sobre a migração de famílias para o

04) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia os Textos I e II para responder à questão.
Texto I
SiBBr – Sistema Brasileiro sobre a Biodiversidade Brasileira
[...]
Lista de espécies: Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Invertebrados Terrestres. Anexo 2 Portaria MMA Nº 148, de 7 de junho de 2022 
Texto II
Adaptado. Os textos têm em comum
(A) a invasão de uma espécie de borboleta que ameaça nossa fauna.
(B) as regiões mais comuns do aparecimento de borboletas
(C) o uso de imagem para apresentar as informações.
(D) os dados sobre uma borboleta que está ameaçada de extinção.

05) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Na charge, há uma ironia
(A) em “querida!”, já que tem outro sentido.
(B) no semblante da mulher que fala.
(C) na expressão “produtora de biografias orais”.
(D) em “fofoqueira não”, já que é uma negativa.

06) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Eu estou grávida de quatro meses e nosso bebê já tem mais amigos nas redes sociais do que a gente.
Ao analisar a linguagem verbal e não verbal, é possível afirmar que o cartum apresenta
(A) ironia, devido aos pais do bebê possuírem amigos nas redes sociais.
(B) crítica a uma personalidade que provoca uma reação nos pais do futuro bebê.
(C) crítica ao comportamento da sociedade sobre a quantidade de “amigos” nas redes sociais.
(D) humor, já que os pais do futuro bebê estão boquiabertos na frente da tela do computador.

07) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Esse texto é engraça proque
(A) Juninho entrou em casa deixando pegadas sujas no chão.
(B) Juninho estava jogando bola em um espaço cheio de lama.
(C) Juninho manteve os dentes limpos apesar de se sujar inteiro.
(D) Juninho pensou que já estaria higienizado se lavasse as mãos.

08) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão. 
[...]
     Cerca de cinquenta anos, atarracado, magro, tudo nele era limpo, mas velho e cheio de remendos. Sobre a esburacada camisola interior, o casaco, puído nos cotovelos e demasiado grande, caía-lhe dos ombros em largas pregas, que ondulavam atrás das costas ao ritmo lento da passada. Desfiadas nos joelhos, muito curtas, as calças deixavam à mostra as canelas, nuas, finas de osso e nervo, saídas como duas ripas dos sapatos cambados. Caído para a nuca, copa achatada, aba às ondas, o chapéu semelhava uma auréola alvacenta.
     Apesar de tudo isso, o rosto largo e anguloso do homem, de onde uns olhos azuis-claros irradiavam como que um sorriso de luminosa ironia e compreensivo perdão, erguia-se, intacto e distante, numa serena dignidade.
Os termos em destaque no texto são classificados como
(A) Advérbios.
(B) Adjetivos.
(C) Substantivos.
(D) Verbos.

09) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão
Como desenvolver o senso crítico?
     Apesar de soar como um clichê, a recomendação “leia mais” é a melhor maneira de se desenvolver o senso crítico. Afinal, para você poder opinar sobre aquilo que você pensa sobre determinado assunto, é necessário, antes de tudo, conhecê-lo.
     No entanto, ainda assim o número de pessoas que têm acesso a mais de uma forma de comunicação e aprendizado é muito baixo. Além do mais, é comum que as pessoas convivam em grupos onde há uma semelhança ou igualdade de opiniões, tornando o desenvolvimento do senso crítico ainda mais difícil.
     Para quem busca expandir o seu senso crítico, é essencial fazer algumas mudanças e adotar alguns hábitos. Uma forma de se enriquecer culturalmente é por meio de aulas de teatro.
     [...]
Nesse texto, no trecho “No entanto, ainda assim o número de pessoas que têm acesso...” (2º parágrafo), a expressão em destaque foi usada para
(A) apontar explicação.
(B) expressar oposição.
(C) indicar conclusão.
(D) marcar adição.

10) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto abaixo.
No cartaz, a frase “Banho e Tosa Aqui o Seu Cão Sai um Gato!” provoca
(A) confusão.
(B) mistério.
(C) humor.
(D) lembrança.

11) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia a campanha para responder à questão.
Para convencer o leitor de que a vacina pode proteger, foi utilizado na campanha
(A) a combinação de cores fortes.
(B) a expressão “campanha nacional”.
(C) o título em letras grandes.
(D) o desenho de um escudo.

12) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão. 
O menino que queria voar
     Alberto morava numa fazenda. Um dia, depois de correr pelos campos, parou cansado e se deitou na grama. Ficou um bom tempo olhando as nuvens suspensas no ar e as imagens engraçadas que elas formavam. Observou também os pássaros que voavam por todos os lados.
     Ele achou incrível que os pássaros pudessem se manter no ar, pesados como eram.
— Se os pássaros podem voar, por que nós temos que ficar presos ao chão?
— ele disse para si mesmo. Naquele dia, voltou para casa disposto a provar que uma pessoa também podia voar. [...]
Alberto não podia sossegar. Passou a inventar balões diferentes; criou muitos modelos de pipas  [...].
     Enquanto Alberto crescia, o sonho de voar crescia junto com ele. [...]
     Numa visita a uma livraria, Alberto encontrou um livro sobre um construtor de balões chamado Sr. Lachambre. [...] No dia seguinte, Alberto pôde dar sua primeira volta num balão. Foi fantástico!
     [...]
Fragmento. No texto, há um período composto por coordenação em:
(A) “...disposto a provar que uma pessoa também podia voar.”.
(B) “Alberto pôde dar sua primeira volta num balão.”.
(C) “Um dia, depois de correr pelos campos, parou cansado e se deitou na grama.”
(D) “Ele achou incrível que os pássaros pudessem se manter no ar, pesados como

13) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
O menino sem imaginação
[...] Maria botou o jantar e pela primeira vez, desde que nasci, vi toda a família reunida à volta da mesa. — Como nos velhos tempos! — exclamou o vovô satisfeito. Ele disse que no passado era assim: as pessoas sentavam juntas, conversavam e trocavam ideias na hora das refeições. [...]
No trecho “...as pessoas sentavam juntas, conversavam e trocavam ideias na hora das refeições.”, é correto afirmar que há
(A) ao menos uma oração coordenada aditiva.
(B) um sentido de explicação ligando as orações.
(C) um período subordinado adverbial temporal.
(D) duas orações coordenadas sindéticas.

14) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto e responda à questão.
Esse texto é uma charge, pois tem como principal característica
(A) relatar um fato acontecido numa sala de vacinação.
(B) informar quais são as vacinas disponíveis para adultos.
(C) transmitir uma mensagem com humor sobre a vacinação de adultos.
(D) noticiar que um menino estava com medo de ser vacinado contra o sarampo.

15) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
 Aurora Boreal
     A aurora boreal é um fenômeno muito bonito da natureza que ocorre no polo norte da Terra.
Ela resulta do impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta.
     As luzes brilhantes caracterizam essa manifestação da natureza que pode ser vista em apenas alguns lugares do mundo. [...]
     As principais cores formadas são o verde e o vermelho. [...]
     A aurora boreal é visível a olho nu. Pode ser vista nos finais da tarde e durante a noite, nos primeiros meses do ano, particularmente em janeiro, fevereiro e março, quando a maioria da neve já caiu e o céu está limpo no hemisfério norte.
     Também pode ser vista no outono, nos meses de setembro e outubro.
     O fenômeno é visível na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Groenlândia e Canadá. [...]
Qual é o tema desse texto?
(A) As características da aurora boreal.
(B) As principais cores da aurora boreal.
(C) Os meses em que ocorre a aurora boreal.
(D) Os países em que ocorre a aurora boreal.

16) (Prova Paulista – 9º Ano)  Leia o texto para responder à questão. 
 Tati e os brinquedos
     Tati tinha ido com sua mãe fazer uma visita à vovó.
     A mãe e a avó de Tati gostavam muito de conversar. Enquanto as duas falavam sem parar, a menina começou a procurar alguma coisa para fazer. Vovó sugeriu:
     — Dê um pulinho até o sótão e veja se encontra algum brinquedo! Tati nem sabia que a casa da avó tinha sótão, aquele lugar onde as pessoas guardam coisas fora de uso. Subiu até o fim da escada e tentou abrir a porta, mas estava trancada. [...]
     De repente, ouviu um barulho que parecia ser de pezinhos correndo. Olhou para trás e viu um ônibus de madeira cheio de pinos coloridos correndo atrás de uma chave que fugia. Os pinos do ônibus gritavam:
     — Pega! Pega! Pega!
     Tati colocou a mão na frente da chave e conseguiu pegá-la.
     Perguntou:
     — De que você está fugindo?
     [...]
Nesse texto, no trecho “[...] e conseguiu pegá-la.” (7º parágrafo), o termo em destaque refere-se à palavra
(A) caixa.
(B) chave.
(C) estante.
(D) prateleira.

17) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
A maravilhosa Terra de Oz
 A cavalgada de João Abobrão até a Cidade Esmeralda
     Ao nascer do dia, Abobrão acordou Bizu. O menino esfregou os olhos, banhou-se em um riacho e, depois, fez seu desjejum com uma porção do pão e do queijo que carregava consigo.
     —Vamos partir imediatamente. Quinze quilômetros é uma distância e tanto, mas devemos chegar à Cidade Esmeralda ao meio-dia [...] — disse o garoto.
      Assim, Abobrão foi novamente colocado sobre as costas do Cavalete e eles seguiram viagem. [...]
     O pequeno grupo ainda não tinha caminhado três quilômetros quando um rio largo e caudaloso1 cortou a estrada de ladrilhos amarelos. Bizu buscava uma solução para superar o obstáculo. Depois de algum tempo, avistou um homem que se aproximava em uma balsa, vindo da outra margem do rio.
     Quando o homem chegou até onde eles estavam, Bizu perguntou:
     — Você pode nos levar até o outro lado? [...]
Vocabulário:
1. caudaloso – de intensa corrente; em abundância.
Há uma oração com período composto por subordinação em:
(A) “— Vamos partir imediatamente.”
(B) “O menino esfregou os olhos...”.
(C) “— Você pode nos levar até o outro lado?”.
(D) “...avistou um homem que se aproximava...”.

18) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
[...]
     Como regra geral, nosso primeiro grande amor é uma espécie de sonho. A pessoa que desperta em nós todo o sentimento, toda a vontade de agradar e de se dedicar nos mínimos detalhes, toda a vontade de aconchegar e ser aconchegado, na maior parte das vezes nem sabe do nosso amor por ela. Não temos coragem de contar, pois morremos de medo da rejeição. Não queremos também, contudo, a aceitação, pois isso nos levaria a um relacionamento real para o qual não estamos preparados. Ou seja, não contar interessa nos dois casos. Se algum amigo superíntimo fica sabendo e faz alguma brincadeira a respeito, ficamos com o rosto vermelho, negamos tudo e fingimos indignação. A outra pessoa, a amada, fica sem saber se é gozação ou se é de verdade. Melhor assim. Tudo se passará apenas na cabeça da gente, longe dos riscos da vida real.
[...]
A informação principal do texto é:
(A) O primeiro amor é uma espécie de sonho.
(B) O melhor amigo não sabe guardar segredos.
(C) A vida real está longe de relacionamentos de risco.
(D) A pessoa amada sabe dos nossos sentimentos por ela.

19) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Brasileirice
Mãe, fiz amigos
     Acordei para ir ao banheiro e quando voltei olhei a hora. Pra que eu fiz isso??? Não falta muito para o despertador tocar e agora não vou conseguir dormir de novo.
[...]
     Decido continuar no aconchego da minha cama até o despertador tocar, não vou dormir, mas ficar deitadinha é bom. [...]
     Me levantei devagar, conferi a mochila e coloquei o café para fazer. [...]
     Consegui chegar sã e salva na escola. [...]. Enfim, segundo dia de aula. Ebaa!!!
     Hoje tem educação física pela manhã [...].
     Mas, primeiro, aula de sociologia. [...].
     Acho que fiz uma amiguinha, o nome dela é Iohana, ela é nascida e criada aqui em Fortaleza [...].
No trecho “Acordei para ir ao banheiro e quando voltei olhei a hora.” (1º parágrafo), o termo em destaque indica
(A) o lugar em que estava a garota – o quarto.
(B) uma nova informação adicionada à palavra “banheiro”.
(C) uma pergunta feita pela garota a si mesma.
(D) o momento que a garota volta do banheiro.

20) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Caderno de Elogios criado por professora melhora autoestima dos alunos
     Olha que legal! Um caderno de elogios para incentivar e melhorar a autoestima dos alunos. A ideia é da professora Sandra Cristina, que implantou o método há 15 anos em uma escola de Maxaranguape (RN) e até hoje colhe os frutos dessa boa ideia. [...]
     Com o caderno, a professora mostrou que com palavras positivas e frases afirmativas, os estudantes poderiam descobrir a autoestima o que, com o tempo ela percebeu, melhorou o desempenho e o relacionamento dentro e fora da escola.
     Sandra ressalta ainda que o caderno mostra como o afeto do aluno para com ele mesmo, da família e entre os colegas de sala e funcionários da escola, atrelado ao conhecimento adquirido nas aulas, pode construir outra visão de vida nos estudantes. [...]
Nesse texto, no trecho “[...] para com ele mesmo [...]” (3º parágrafo), o termo em destaque retoma
(A) afeto.
(B) aluno.
(C) caderno.
(D) método

21)
(Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.

A maravilhosa Terra de Oz
 A cavalgada de João Abobrão até a Cidade Esmeralda
     Ao nascer do dia, Abobrão acordou Bizu. O menino esfregou os olhos, banhou-se em um riacho e, depois, fez seu desjejum com uma porção do pão e do queijo que carregava consigo.
     —Vamos partir imediatamente. Quinze quilômetros é uma distância e tanto, mas devemos chegar à Cidade Esmeralda ao meio-dia [...] — disse o garoto.
     Assim, Abobrão foi novamente colocado sobre as costas do Cavalete e eles seguiram viagem. [...]
     O pequeno grupo ainda não tinha caminhado três quilômetros quando um rio largo e caudaloso1 cortou a estrada de ladrilhos amarelos. Bizu buscava uma solução para superar o obstáculo. Depois de algum tempo, avistou um homem que se aproximava em uma balsa, vindo da outra margem do rio.
     [...]
Vocabulário:
1.caudaloso – de intensa corrente; em abundância. 
Em “[...] buscava uma solução para superar o obstáculo”, (4º parágrafo) o termo em destaque faz referência a
(A) estrada.
(B) rio.
(C) grupo.
(D) viagem.

22) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia a tirinha e responda à questão.
De acordo com a tirinha, há
(A) uma solução para os problemas.
(B) uma grande dúvida em jogo.
(C) um lado certo para se estar.
(D) um mundo do avesso.

INGLÊS
23) (Prova Paulista – 9º Ano) Observe a frase a seguir para responder à questão.
I want to be a doctor. I want to help other
people.
A linking word que pode ligar as duas orações sem prejuízo de sentido está em:
(A) I want to be a doctor “because” I want to help other people.
(B) I want to be a doctor “however” I want to help other people.
(C) I want to be a doctor, “but” I want to help other people.
(D) I want to be a doctor “instead of” I want to help other people.

24) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
Crocodile Tears
Lil' Eddie
[…]
You just walked out of my life
Baby yeah that's fine with me
There must be something in my eye
Baby yeah I'm notcrying What my heart's feeling is a lie
Baby yeah I disagree I said I didn't want you but that's all for you
Crocodile tears
Don't for a second believe, that you broke my heart baby
Crocodile tears
Although they keep coming down,
I won't admit to this frown
They're crocodile tears. […]
Um verso que expressa discordância está em:
(A) You just walked out of my life.
(B) Baby yeah I disagree.
(C) Baby yeah that's fine with me.
(D) They're crocodile tears.

25) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto para responder à questão.
HBO’s The Last of Us Adaptation Is Astonishingly Well Made—But Something's Missing
[…]
The Last of Us is so skillfully, meticulously, and lovingly constructed — to call it TV’sbest video-game adaptation would be to damn it with faint praise — that it was tempting to ignore the question that nagged at me throughout each episode: What’s the point? It’s not that the characters’ motivations are muddled, or that the central dilemma of self vs. society isn’t explored in enough depth. But that moral conflict, which resonated with so many fans of the game, isn’t exactly novel in this medium. There have been so many post-apocalyptic dramas in recent years: The Walking Dead franchise, Sweet Tooth, The Rain, Snowpiercer, The 100, Y: The Last Man. Just about all of them touch on similar themes. The very best examples, like HBO’s own The Leftovers and HBO Max’s Station Eleven, don’t just ask whether the ends of one person’s survival justify the means; they conjure unique visions of spirituality, art, and love influenced by the ordeal of living through the end of the world. Each can be wrenching at times, but both leave viewers with profound ideas about what it means to be a person in precarious times.
De acordo com o texto, o autor
(A) critica severamente a série The Last of Us por não explorar o tema de viver em tempos precários.
(B) tece elogios à série por apostar em elementos já presentes em outras do tema como Sweet Tooth e The Rain.
(C) considera que a adaptação do videogame à TV foi um fracasso que não terá continuidade.
(D) elogia The Last of Us, mas diz que o tema poderia seguir os bons exemplos Leftlovers e Station Eleven.

CIÊNCIAS
26) (Prova Paulista – 9º Ano) Observe a imagem abaixo:
A imagem mostra um retrato da era digital, já que a internet e as tecnologias de informação permitem a circulação de dados a uma velocidade e escala sem precedentes.
No entanto, ao mesmo tempo em que a distribuição de informação tornou-se mais fácil, também trouxe novos desafios. Diante disso, qual das alternativas abaixo apresenta um desafio atual da propagação da informação?
(A) a propagação de violência doméstica.
(B) a propagação de doenças.
(C) a propagação de desinformação.
(D) a propagação da educação.

27) (Prova Paulista – 9º Ano) Observe a manchete seguinte:
O médico ginecologista Alexandre Faisal aponta que, em países de alta renda, exceto nos que passaram por guerra, onde houve fome ou algum surto infeccioso, a expectativa de vida tem aumentado constantemente há algumas décadas.
A fundamentação para esses resultados está
(A) na propagação da desinformação apenas em países subdesenvolvidos.
(B) na mudança social e avanço da tecnologia apenas em países já desenvolvidos.
(C) na concentração de pessoas que vivem preocupadas com a saúde nestes
(D) na mudança dos determinantes sociais, nos avanços tecnológicos e, principalmente, no sistema de saúde desses países.

28) (Prova Paulista – 9º Ano) O interesse pela radiação aumentou muito por volta do início do século 20, com a descoberta do rádio, dos raios X e da radioatividade, e essas descobertas permitiram ampliar o uso da radioatividade na medicina, nas comunicações, nas pesquisas, ou ainda em guerras. Existem muitos tipos de radiação e emissões radioativas.
Na imagem abaixo, temos a indicação de incidência de três tipos de radiação.
Relacione os itens 1, 2 e 3 com as partículas α (alfa), β (beta) e a radiação γ (gama) de acordo com a sua capacidade de atravessar os materiais.
(A) 1: radiação alfa; 2: radiação beta; 3: radiação gama.
(B) 1: radiação beta; 2: radiação gama; 3: radiação alfa.
(C) 1: radiação alfa; 2: radiação gama; 3: radiação beta.
(D) 1: radiação gama; 2: radiação beta; 3: radiação alfa.

29) (Prova Paulista – 9º Ano) A radiação é uma forma de energia que se propaga de um meio para outro na forma de onda eletromagnética ou de partículas com ou sem carga elétrica. Por isso, essas radiações possuem inúmeras aplicações nas mais diversas áreas: industrial, médica, nuclear, pesquisa, entre outras. Na imagem abaixo temos vários equipamentos que emitem radiação. De acordo com seus conhecimentos sobre a radiação eletromagnética, assinale a alternativa correta em relação a quais equipamentos emitem radiação ionizante ou não ionizante.
Imagem adaptada: Freepik
(A) O controle remoto e o radar emitem radiação não ionizante.
(B) A TV, o rádio e o elemento radioativo emitem radiação ionizante.
(C) O aparelho de raio-X emite radiação não ionizante.
(D) O radar emite radiação ionizante.

30) (Prova Paulista – 9º Ano) Observe a seguinte imagem:
Esta imagem é a logomarca que identifica alimentos tratados com
(A) desidratação.
(B) irradiação.
(C) desmineralização.
(D) substâncias cancerígenas.

31) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto abaixo.
Hereditariedade
“Cara de um, focinho de outro” Em abril de 2005 um cachorrinho chamado Snuppy virou notícia no mundo todo. Você sabe por quê? Snuppy é um ___A___!
Sim, ele é um cachorro da raça galgo afegão que tem o DNA igual ao de outro cão da mesma raça. Como eles fizeram isso?
Neste processo de clonagem, os cientistas coletaram ovócitos de várias cadelas, removeram o ___B____ destas células e substituíram pelo núcleo de células da pele de um cachorro galgo afegão adulto. Depois estimularam a ___C___ destas células-ovo que foram introduzidas no útero de mais de cem cadelas de diferentes raças.
Escolha a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto com suas respectivas palavras:
(A) A-núcleo, B-clone, C-introdução.
(B) A-clone, B-núcleo, C-reprodução.
(C) A-clone, B-DNA, C-introdução.
(D) A-DNA, B-clone, C-reprodução.

32) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto e as seguintes afirmações:
Ancestrais e descendentes
A Teoria da Evolução descreve o desenvolvimento das espécies que habitaram ou habitam o planeta Terra por meio dos nossos ancestrais. Assim, as espécies atuais descendem de outras espécies que sofreram modificações ao longo do tempo e transmitiram novas características aos seus descendentes.
I) Descendentes são os seres vivos que surgem a partir de outros seres vivos já existentes.
II) Ancestrais são os seres vivos que compartilham características comuns com outras espécies através do processo evolutivo.
III) Os humanos e os chimpanzés não têm um ancestral comum.
IV) As espécies atuais são o resultado de um processo evolutivo, complexo e dinâmico que envolve ancestrais comuns e especiação.
Escolha a alternativa correta atribuindo V para verdadeiro e F para falso para as afirmações anteriores:
(A) F, V, F, V.
(B) V, V, V, F.
(C) V, V, F, V.
(D) F, F, V, F.

33) (Prova Paulista – 9º Ano) As características hereditárias são aquelas que são transmitidas de uma geração para outra através dos genes. Os genes são a unidade básica da hereditariedade e responsáveis por codificar as informações genéticas que determinam as características de um indivíduo. Qual das seguintes alternativas apresenta uma definição correta para fenótipo?
(A) É a expressão física da característica (como o corpo real aparenta).
(B) É a sintetização do DNA da ervilha.
(C) É a informação da característica em linguagem de códigos (genes).
(D) É a formação de RNA mensageiro na célula.

34) (Prova Paulista – 9º Ano) Observe símbolo abaixo:
A presença desse símbolo nas embalagens de alimentos significa
(A) que o alimento não possui data de validade.
(B) que o alimento contém trigo.
(C) um indicativo de alimento radioativo.
(D) um indicativo da presença de ingrediente transgênico.

35) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia as informações abaixo sobre os cromossomos:
I) O cromossomo é uma molécula de DNA condensada, que carrega a informação genética herdada de seus progenitores.
II) Eles contêm a informação genética necessária para a hereditariedade e a transmissão de características de uma geração para a seguinte.
III) Cada cromossomo contém muitos genes, que são formações específicas de DNA que fornecem instruções para a síntese de proteínas e outros produtos celulares.
IV) Os seres humanos possuem 46 cromossomos em suas células somáticas, sendo 23 deles herdados do pai e 23 da mãe, 22 desses pares são de cromossomos homólogos e um par como cromossomo sexual.
V) Os cromossomos e os genes trabalham juntos para determinar as características de um organismo, como a cor dos olhos, a altura, a predisposição a doenças, entre outras.
Assinale a alternativa correta atribuindo V para verdadeiro e F para falso nas afirmações anteriores:
(A) V, V, V, F, V.
(B) F, V, V, V, V.
(C) V, F, F, V, V.
(D) V, V, V, V, V.
 
36) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto abaixo.
“O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína, que desempenha uma função específica no corpo. Cada célula humana tem cerca de 25.000 genes.”
Ainda sobre os genes, é correto afirmar que
(A) a característica que aparece primeiro ou é visivelmente expressa no organismo é chamada de gene recessivo.
(B) a característica que está presente, mas em menos evidência no organismo, é chamada de dominante.
(C) os genes que ocupam o mesmo lugar em cromossomos homólogos (com formato igual e que constituem pares) são chamados de alelos
(D) os alelos determinam uma mesma característica e sempre podem determinar o mesmo aspecto.
 
37) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto abaixo.
Genes
Quando estudamos a hereditariedade, o principal elemento estudado é o gene. Os genes são constituídos por um segmento de moléculas de DNA que contém informações sobre nós ou qualquer outro ser vivo. Os genes que ocupam o mesmo lugar em cromossomos homólogos (idênticos em forma e que constituem pares) são chamados de alelos. Os genes podem ser dominantes ou recessivos conforme as características que podemos observar mais presentes nos seres vivos.
As condições de dominância e recessividade são observadas quando os alelos são responsáveis pela expressão ou não de um:
(A) DNA.
(B) genótipo.
(C) fenótipo.
(D) RNA.

38) (Prova Paulista – 9º Ano)  Leia o texto abaixo.
As células diploides e ___A___ são células encontradas no corpo humano em condições normais, e possuem como principal diferença entre elas o número de _____B_____ que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).
Qual alternativa apresenta as palavras que completam o texto corretamente?
(A) A - dominantes, B - genes.
(B) A - recessivas, B - DNA.
(C) A - cromossomos, B - haploides.
(D) A - haploides, B - cromossomos.

39) (Prova Paulista – 9º Ano) Leia o texto e analise a figura: A divisão celular é o processo pelo qual uma célula se divide em duas ou mais “células-filhas”, sendo dois tipos principais de divisão celular: Mitose e Meiose.
Analise as seguintes afirmações:
I) A mitose é um processo de divisão celular que ocorre em células somáticas, ou seja, células não reprodutivas. Durante a mitose, uma célula diploide se divide em duas células-filhas geneticamente idênticas.
II) A meiose é um processo de divisão celular que ocorre em células reprodutivas e produz células haploides. Durante a meiose, uma célula diploide passa por duas divisões celulares para produzir quatro células-filhas haploides geneticamente diferentes.
III) Na figura, a divisão 1 representa a Meiose.
Está (ão) correta(s) a(s) afirmação (ões):
(A) II e III, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I, apenas.
(D) I e II, apenas.

40) (Prova Paulista – 9º Ano)  Segundo as ideias de Mendel, um alelo pode ser dominante ou recessivo em relação ao outro. O genótipo de um organismo pode ser definido como  a combinação dos alelos que ele possui para uma determinada característica. Vamos considerar o cruzamento de duas plantas de ervilha heterozigotas (VvRr). Nesse caso, cada planta tem um alelo dominante para cada característica (V e R) e um alelo recessivo (r e v). Quando essas plantas se cruzam, a segregação dos alelos ocorre de forma independente.
Isso significa que a probabilidade de um gameta de Geração F1 produzir gametas com alelo V é de
(A) 25%
(B) 50%
(C) 75%
(D) 100%

GABARITO
01C – 02D – 03A – 04D – 05A – 06C – 07D – 08B – 09A – 10C – 11D – 12C – 13A – 14C – 15A – 16B – 17D – 18A – 19D – 20B – 21B – 22B – 23A – 24B – 25D – 26C – 27D – 28A – 29A – 30B – 31B – 32C – 33A – 34D – 35D – 36C – 37C – 38D – 39D – 40B.