Litura de gráficos e tabelas

Litura de gráficos e tabelas

Professor Diminoi

Leitura de Gráficos e Tabelas - Vestibular/Enem.

01) (UCB - DF)

(A) Em dezembro de 2014, a cotação do dólar comercial foi menor que 2,689.

(B) O maior valor para a cotação do dólar comercial foi verificado em 28 de setembro.

(C) A função que representa o valor da cotação do dólar comercial em relação ao tempo é crescente, no intervalo apresentado no gráfico.

(D) A diferença entre os valores da cotação do dólar comercial de maio e de março foi menor que um centavo de real.

(E) Em 15 de agosto, o valor da moeda foi menor que 3,629.

Resolução:

a) Incorreta!

O texto do exercício diz que as respostas devem ter como base exclusivamente os dados apresentados no gráfico. Como ele é referente apenas ao ano de 2015, não é possível garantir que a cotação do dólar em 2014 seguiu o mesmo padrão de 2015.

b) Incorreta!

Em 22 de setembro, a cotação do dólar foi a maior: 4,145. No dia 28 de setembro, a cotação foi de 4,109.

c) Incorreta!

A função apresenta alguns intervalos decrescentes, embora pareça ser crescente em um sentido geral. Por exemplo, do mês de março para abril, a função é decrescente.

d) Correta!

e) Incorreta!

Os valores presentes na tabela são referentes ao último dia do mês. A linha que liga esses valores não é exata, pois indica um “progresso médio” da cotação do dólar. Assim, do mês de julho para o mês de agosto, em média, a cotação do dólar aumentou, mas nada garante que exatamente no dia 15 de agosto ela tenha sido maior que 3,629.

Alternativa: D

 

 

02) (UCB - DF)

O gráfico mostra o número de pontos de uma equipe de futebol nas 12 primeiras rodadas de um campeonato. Sabendo que, nesse campeonato, em caso de vitória a equipe soma três pontos, em caso de empate soma um ponto e em caso de derrota não soma ponto, assinale a alternativa correta.

(A) A equipe perdeu os jogos da segunda, terceira e quarta rodadas.

(B) Nas doze rodadas, o número de vitórias foi igual ao número de derrotas.

(C) A média de pontos obtidos por rodada, nessas doze rodadas, é igual a 1,5 pontos.

(D) A equipe conseguiu dois empates entre a sétima e a nona rodadas.

(E) Nas doze rodadas, a equipe empatou três vezes.

Resolução:

a) Incorreta!

Na segunda rodada, a equipe venceu o jogo, subindo seu ranking para 4 pontos.

b) Correta!

c) Incorreto!

A média dos pontos obtidos por rodada é a soma de todos os pontos obtidos, dividida pelo número de rodadas jogadas. Pela tabela, o time alcançou 17 pontos em 12 rodadas:

17/12 = 1,42 aproximadamente.

d) Incorreta!

A equipe venceu o jogo da sétima rodada e perdeu os jogos da oitava e nona.

e) Incorreta!

A equipe empatou em duas rodadas: primeira e décima.

Alternativa: B

 

03) O gráfico a seguir diz respeito aos resultados obtidos por uma turma de alunos de um curso preparatório específico para professor de educação básica. Resultados dos professores no curso preparatório

 

Para continuar no mercado, é necessário que esse curso aprove pelo menos 70% de seus alunos, que, por sua vez, são professores especializando-se. Sabendo que os aprovados são apenas aqueles que obtiveram resultado ótimo ou excelente, pode-se afirmar que esse curso continuará no mercado?

(A) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 70%

(B) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 80%

(C) Não, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 50%

(D) Não, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 40%

(E) Sim, pois o percentual de professores aprovados foi, aproximadamente, 90%

Resolução:

O percentual de professores aprovados é dado pela quantidade de professores aprovados, dividido pelo total de professores e multiplicado por 100.

10·100
 14       

0,714·100 = 71,4%

Aproximadamente 70% dos alunos foram aprovados.

Alternativa: A

 

04) (ENEM) O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que representa a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

 

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram:

(A) Março e Abril

(B) Março e Agosto

(C) Agosto e Setembro

(D) Junho e Setembro

(E) Junho e Agosto

Resolução: 

Como o eixo vertical descreve as vendas, devemos verificar o ponto mais alto, ou seja, Junho e o ponto mais baixo, ou seja, Agosto.

Alternativa: E

 

05) (ENEM) Em um blog de variedades, músicas, mantras e informações diversas, foram postados “Contos de Halloween”. Após a leitura, os visitantes poderiam opinar, assinalando suas reações em: “Divertido”, “Assustador” ou “Chato”. Ao final de uma semana, o blog registrou que 500 visitantes distintos acessaram esta postagem. O gráfico a seguir apresenta o resultado da enquete.

O administrador do blog irá sortear um livro entre os visitantes que opinaram na postagem “Contos de Halloween”. Sabendo que nenhum visitante votou mais de uma vez, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso entre as que opinaram ter assinalado que o conto “Contos de Halloween” é “Chato” é mais aproximada por

(A) 0,09.

(B) 0,12.

(C) 0,14.

(D) 0,15.

(E) 0,18.

Resolução:

Vemos que nesta questão foram cobrados, além da habilidade em leitura de gráfico, também o de cálculo de probabilidades. Como o sorteio foi entre os que opinaram, vemos que o 21% não opinou, sobrando então 79% de opinantes.

Número total de opinantes = 0,79 x 500 =395

Número de opinantes que votou “chato” = 0,12×500 = 60

Assim sendo, a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso dentre as que opinaram, ter assinalado “chato” será:

Alternativa: D

 

06) (ENEM 2012) O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007.

Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.

 

Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em

(A) 1995.

(B) 1998.

(C) 2000.

(D) 2005.

(E) 2007.

Alternativa: E

 

07) ENEM) Uma enquete, realizada em março de 2010, perguntava aos internautas se eles acreditavam que as atividades humanas provocam o aquecimento global. Eram três as alternativas possíveis e 279 internautas responderam à enquete, como mostra o gráfico:

Analisando os dados do gráfico, quantos internautas responderam “NÃO” à enquete?

(A) Menos de 23.

(B) Mais de 23 e menos de 25.

(C) Mais de 50 e menos de 75.

(D) Mais de 100 e menos de 190.

(E) Mais de 200.

Alternativa:  C

 

08) (BB – Fundação Carlos Chagas) O supervisor de uma agência bancária obteve dois gráficos que mostravam o número de atendimentos realizados por funcionários. O Gráfico I mostra o número de atendimentos realizados pelos funcionários A e B, durante 2 horas e meia, e o Gráfico II mostra o número de atendimentos realizados pelos funcionários C, D e E, durante 3 horas e meia.

Observando os dois gráficos, o supervisor desses funcionários calculou o número de atendimentos, por hora, que cada um deles executou. O número de atendimentos, por hora, que o funcionário B realizou a mais que o funcionário C é:

(A) 4.

(B) 3.

(C) 10.

(D) 5.

(E) 6.

Resolução

Funcionário B:

25 atendimentos / 2,5 horas = 10 clientes por hora

Funcionário C:

21 atendimentos / 3,5 horas = 6 clientes por hora

Diferença: 10 – 6 = 4

Alternativa: A

 

09) (Sejus ES – Vunesp) Observe os gráficos e analise as afirmações I, II e III. Procura por graduação aumenta ano a ano Explosão do número de inscritos

I. Em 2010, o aumento percentual de matrículas em cursos tecnológicos, comparado com 2001, foi maior que 1000%.

II> Em 2010, houve 100,9 mil matrículas a mais em cursos tecnológicos que no ano anterior.

III. Em 2010, a razão entre a distribuição de matrículas no curso tecnológico presencial e à distância foi de 2 para 5.

É correto o que se afirma em

(A) I e II, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Resolução

  1. CERTO

Matrículas em 2001: 69800;

Matrículas em 2010: 781600;

Crescimento: 781600 – 69800 = 711800

Crescimento em porcentagem: 711800/69800 = 10,19 ou 1019%

  1. CERTO

Matrículas em 2010: 781600

Matrículas em 2009: 680700

Crescimento: 781600 – 680700 = 100900

III. CERTO

Em 2010 tivemos 10 matrículas presenciais e 25 à distância:

10/25 = 2/5

Alternativa: E

 

10) (PM SP) Para uma festa junina, foi contratada uma barraca de pastéis, que levou os seguintes tipos de recheios: carne, queijo e palmito. A tabela a seguir mostra a quantidade de pastéis vendidos na festa.

Recheios Número de pastéis vendidos

Carne —— 56

Queijo —– 72

Palmito —- 32

Em relação ao número total de pastéis vendidos na festa, o gráfico que representa essas informações, em porcentagem, é:

Em relação ao número total de pastéis vendidos na festa, o gráfico que representa essas informações, em porcentagem, é:

Resolução:

Total de pastéis vendidos: 56 + 72 + 32 = 160

Carne: 56/160 = 0,35 = 35%

Queijo: 72/160 = 0,45 = 45%

Palmito: 0,20 = 20%

Alternativa: B

 

11) (BB – Cesgranrio) Os gráficos abaixo apresentam dados sobre a produção e a reciclagem de lixo em algumas regiões do planeta.

 

Baseando-se nos dados apresentados, qual é, em milhões de toneladas, a diferença entre as quantidades de lixo recicladas na China e nos EUA em um ano?

(A) 9,08

(B) 10,92

(C) 12,60

(D) 21,68

(E) 24,80

Resolução:

A China produz 300 milhões e recicla 30%, ou seja, recicla 90 milhões.

Os EUA produzem 238 milhões e recicla 34%, ou seja, reciclam 80,92 milhões.

China – EUA = 90 – 80,92 = 9,08 milhões de toneladas.

Alternativa: A

 

12) (INSS – Cespe) A tabela abaixo mostra, em porcentagens, a distribuição relativa da população brasileira por grupos etários, de acordo com dados dos censos demográficos de 1940 a 2000.

 

Com base nos dados acerca da evolução da população brasileira apresentados na tabela acima, julgue a afirmação abaixo:

“O gráfico a seguir ilustra corretamente as informações apresentadas na tabela.”

 

Resolução

Observe que o gráfico estaria certo se as cores de “até 14 anos” e “65 anos ou mais” fossem invertidas.

Resposta: Errado

 

13) (PM Pará) O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. O dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas foram iguais é:

 

(A) 2ª feira

(B) 4ª feira

(C) 6ª feira

(D) Sábado

(E) Domingo

Resolução

Repare que existe interseção das linhas azul e vermelha apenas no Domingo, onde cada uma produziu 10 kg de lixo orgânico.

Alternativa: E

 

14) (PM Pará) O gráfico abaixo mostra que no período de 94 a 95 houve um grande aumento no desmatamento da Amazônia. O aumento aproximado, em porcentagem, desse desmatamento no período de 94 a 95 foi de:

(A) 95

(B) 92

(C) 90

(D) 88

(E) 85

Resolução

Calculando o crescimento do desmatamento:

29059 – 14896 = 14163

Para calcularmos a porcentagem, basta dividir pelo desmatamento de 94:

14163/14896 = 0,95 = 95%

Alternativa: A

 

15) (PM MG) O 150º Batalhão é responsável pela 301ª CIA PM, 302ª CIA PM, 303ª CIA PM e 304ª CIA PM. Nesse Batalhão, no ano de 2017, todas as CIAS PM obtiveram redução percentual (%) nos crimes em relação ao ano de 2016. Com base nas informações contidas no gráfico abaixo, marque a alternativa CORRETA.

GRÁFICO: crimes na área do 150º BPM, por CIA PM – 2016 a 2017:

(A) ( ) A 301ª CIA PM obteve maior redução percentual que a 304ª CIA PM.

(B) ( ) A 303ª CIA PM conseguiu reduzir os crimes em 25%

(C) ( ) A 303ª CIA PM obteve menor redução percentual que a 302ª CIA PM.

(D) ( ) A 302ª CIA PM conseguiu reduzir os crimes em 12%.

Resolução

Calculando o percentual de redução de cada CIA:

301ª CIA: 3/102 = 2,94%

302ª CIA: 5/100 = 5%

303ª CIA: 20/80 = 25%

304ª CIA: 31/118 = 26,2%

Alternativa: B

 

 

16) (Detran SP – Vunesp) O gráfico apresenta a distribuição de vítimas de trânsito no mês de julho de 2013, segundo o tipo de usuário da via pública em uma determinada cidade brasileira.

 

O grupo que corresponde a 2/5 do total de vítimas é o de

(A) passageiro de carro.

(B) condutor de carro.

(C) passageiro de moto.

(D) pedestre.

(E) condutor de moto.

Resolução

Analisando o gráfico, a quantidade de vítimas em cada grupo foi:

condutor de carro: 6

  • condutor de moto: 24
  • passageiro de carro: 3
  • passageiro de moto: 14
  • ciclista: 2
  • pedestre: 11

Total de vítimas: 6 + 24 + 3 + 14 + 2 + 11 = 60

60 . 2/5 = 120/5 = 24

Alternativa: E

 

 

Continua....