Professor Diminoi
APRENDER SEMPRE VOLUME 1/2021
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 1
Caro estudante, para o desenvolvimento das atividades propostas a seguir, será necessário relembrar alguns conceitos relacionados ao significado de frações, pensamento algébrico, divisão e multiplicação. Você deve ficar atento aos comentários e possíveis complementos que o professor fará no decorrer das aulas.
AULAS 1 E 2: REVISANDO NÚMEROS RACIONAIS
Objetivos das aula:
• Reconhecer as diferentes representações dos números racionais.
• Identificar um número racional pela sua expansão decimal finita ou infinita periódica.
• Reconhecer números irracionais em situações de medição.
• Aproximar um número irracional de números inteiros e racionais.
As dízimas periódicas podem ser simples ou compostas, dependendo dos números que aparecem após a vírgula na parte decimal.
Seguem alguns exemplos de como encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica
Os Números Irracionais são números decimais infinitos, não-periódicos, o que significa que não possuem uma repetição de números após a vírgula na parte decimal e não podem ser representados por meio de frações irredutíveis.
Exemplos:
a) = 2,2360679774997…
b) π = 3,14159265...
1. Determine a representação fracionária de cada um dos números abaixo.
a) 0,15 =
b) 0,75 =
c) 0,241
d) 0,7 =
f) 0,3 =
g) 0,25 =
2. No quadro abaixo escreva, se o número é: natural, inteiro, racional, decimal finito, dízima periódica simples, dízima periódica composta ou um número irracional.
3. (AAP, 2019) Observe os números apresentados nos itens a seguir.
I. 1/√5 =
II. 4,121212 ...
III. π/2
IV. 0,11223344 ...
V. 17/8 =
Os números irracionais estão apresentados nos itens:
(A) I, II e III.
(B) II, III e V.
(C) II e V .
(D) I, III e IV.
4. A figura abaixo está dividida em seis partes iguais. A parte pintada de preto corresponde a que fração da figura?
(A) 1/2 =
(B) 1/6 =
(C) 2/6 =
(D) 6/2 =
5. (AAP, 2018) A representação decimal correspondente à fração 2/3 é:
(A) 0,33333...
(B) 0,5
(C) 0,66666...
(D) 0,75