6º CADERNO DO ALUNO - VOLUME 2

6º CADERNO DO ALUNO - VOLUME 2

Professor Diminoi

Caderno do Aluno Volume 2

(Modificado)

Observação: As questões a seguir são questões do Caderno do Aluno Volume 2 Ano 2020. Portanto, para que você compreenda toas as resoluções o “ideal” é você ter em mãos o Caderno do Aluno Volume 2 Ano 2020.

Caderno do Aluno Volume 1 Ano 2020 é um material da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo”

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO: COMO FAZ?

Em muitas situações não é necessário utilizarmos as medidas exatas ou um resultado exato, podemos ursar o arredondamento.

1.1 Pesquise sobre o arredondamento e escreva um pequeno texto com suas anotações. Troque o texto com o de um colega para que um leia o do outro, para analisar e verificar se as observações foram iguais. Caso não tenham sido, complete seu texto com as novas informações.

Você deve apresentar sua pesquisa sobre o assunto e suas anotações, trocando com seus colegas e complementando seus registros.

 

1.2 Encontre o arredondamento dos números: 283257 e 93. Represente-os na reta numérica e escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para fazer o arredondamento.

Nenhuma descrição de foto disponível.

A partir dos números dados, os estudantes devem arredondá-los para a dezena mais próxima. Podem consultar a pesquisa anterior que fizeram. Oriente-os também sobre registrar como decidiram arredondar esses números.

Converse com os estudantes sobre quais critérios utilizaram ao realizar arredondamentos.

Possíveis arredondamentos:

28 - arredondado para 30 32 - arredondado para 30

57 - arredondado para 60 93 - arredondado para 90

Converse aos estudantes que o uso da reta numérica pode auxiliar a visualizar arredondamentos. Neste exemplo, é possível visualizar a dezena mais próxima do número dado:

 

1.3 Encontre o arredondamento dos números 102, 158, 568, 1 024 e 2 365. Escreva um pequeno texto explicando os procedimentos para o arredondamento.

Você deve adotar os critérios para fazer arredondamentos, que consistem em procurar o número mais próximo: dezena exata, centena exata, milhar exato etc.

102 - arredondado para 100, por ser o múltiplo de 10 mais próximo de 102.

158 – o múltiplo de 10 mais próximo é o 160, mas se a aproximação for para a centena exata, então a mais próxima é 200.

568 – o múltiplo de 10 mais próximo é o 560, mas se a aproximação for para a centena exata, então a mais próxima é 600

1 024 – arredondando apenas a ordem das dezena, a exata mais próxima será 1020, para o milhar exato mais próximo tem-se 1.000.

2 365 – Existem várias possibilidade de arredondamento: para a ordem das dezenas, o 5 permite a escolha “para mais” ou “para menos”. Assim, para a dezena exata mais próxima, pode-se escolher entre 2 370 ou 2 360. Para a ordem das centenas, a exata mais próxima será 2.400. Para o milhar exato mais próximo, 2 000

 

1.4 Represente na reta numérica o arredondamento dos números 48124 e 1 027. Em seguida, elabore um comentário referente aos procedimentos que utilizou para resolver a questão.

Resolução:

Ao arredondar os números, oriente-os a escolha da dezena mais próxima ou do milhar exato mais próximo, de acordo com o valor de cada um.

Uma possibilidade é arredondar para a dezena mais próxima:

48 –arredondado para 50

124- arredondado para 120

1 027 –arredondando para 1 030

 

ATIVIDADE 2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES

2.1 Dois colegas compraram duas barras de chocolate de mesmo tamanho, uma para cada um. Quando iam começar a comer, chegou um de seus amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria um pedaço para o amigo? E qual seria o tamanho do pedaço?

Pensaram e conversaram sobre o assunto, e chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um daria a metade do chocolate para o amigo.

a) O que você achou dessa divisão? Por quê?

Observe a situação e conclua que esta divisão favorecerá apenas o amigo que chegou, pois ao repartir cada um sua barra de chocolate ao meio e dar a sa metade, o amigo ganhará o correspondente a uma barra inteira, enquanto quem deu o pedaço ficará com metade.

b) Para que todos comessem partes iguais, como seria resolvida essa questão?

A imagem pode conter: texto que diz

Exemplo: dividir cada barra em 3 partes iguais, totalizando 6 pedaços iguais.

A partir desse esboço, com seis pedaços iguais, cada um fica com dois pedaços, ou seja, 23.

 

2.2 Andréia tem 3 barras de chocolates de mesmo tamanho para repartir com suas quatro amigas. Ela pensou em duas possibilidades para essa distribuição:

 

A imagem pode conter: texto que diz

2.3 Juliana ganhou uma barra de chocolate de sua mãe. Como estava próximo do jantar, sua mãe pediu que ela comesse apenas uma parte do chocolate. Então, Juliana repartiu a barra de chocolate em quatro partes iguais e comeu uma. Que fração da barra de chocolate Juliana comeu?

A fração que representa o que Juliana comeu é 1/4 .

 

2.4 Mariana recebe salário de R$ 1 800,00. Ela gasta 3 10 dessa quantia com aluguel e 1 6 com alimentação. Quanto ela gasta com aluguel? E com alimentação?

Aluguel: 3/10 de 1 800 = 540 reais. 

Alimentação: 1/6 de 1/800 = 300 reais.

Assim, Juliana gasta R$ 540,00 com aluguel e R$ 300,00 com alimentação.

2.5 Em uma escola, foi realizada uma pesquisa com os alunos do 6º ano sobre suas formas de lazer, foram obtidos os seguintes resultados:

1/3 praticam algum tipo de esporte.

3/8 brincam com os amigos

1/6 assistem TV 3 alunos não opinaram

a) Que fração representa os alunos que opinaram na pesquisa?

1/3 + 3/8 + 1 6 = (8+9+4)/24 = 21/24

b) Que fração representa os alunos que não opinaram?

24/24 − 21/24 = 3/24

c) Quantos alunos participaram da pesquisa?

Se 3/24 corresponde a 3 alunos, o total corresponde a 24 alunos.

d) Quanto deles praticam esporte?

1/3 de 24 = 8 alunos

 

2.6 Numa caixa há 80 bombons. Dei 1 4 desses bombons à minha mãe e 2 5 à minha namorada. Com quantos bombons fiquei?

1/4 de 80 = 20 bombons e 2/5 de 80 = 32 bombons, totalizando 52 bombons. Logo, eu fiquei com 80 - 52 = 28 bombons.

 

2.7 O comprimento de uma peça de tecido é de 42 m. Quantos pedaços de 3/4 m conseguirei cortar dessa peça?

3/4 𝑑𝑒 1 𝑚𝑒𝑡𝑟𝑜 = 0,75𝑚 42 : 0,75=56. Será possível recortar 56 pedaços

 

2.8 Depois que percorri 3/5 de uma estrada de 600 km, parei no posto de gasolina e abasteci meu carro, ficando com 3/4 do tanque. Ao chegar ao final dessa estrada, estava com 1/2 tanque. Quantos quilômetros percorri depois que saí do posto? Que fração do tanque de gasolina foi gasto nesse trecho?

Quilômetros percorridos após sair do posto:

3/5 𝑑𝑒 600 𝑘𝑚 = (600: 5)𝑥3 = 360 600 − 360 = 140 𝑘m

Fração do tanque de gasolina gasto no trecho:

A imagem pode conter: texto que diz

Depois que saí do posto, percorri 140 km e a fração que representa o gasto de gasolina após reabastecer é 1/4

 

2.9 Meu avô tem um pequeno terreno em que vai fazer uma horta. Ele preparou 5/12 desse terreno para plantar, mas acabou plantando em apenas 3/4 da parte preparada. Qual fração do terreno corresponde à parte plantada?

A imagem pode conter: texto que diz

A fração que representa a parte plantada é 5/16 .

 

 

ATIVIDADE 3 – FRAÇÕES EQUIVALENTES

3.1 Compare as figuras abaixo em relação às partes pintadas.

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1/2 , 2/4 e 4/8

a) Escreva a fração que representa a parte pintada para cada figura.

Converse com os estudantes sobre equivalência entre as frações. Peça para observarem o que acontece com o numerador e denominador de cada fração (quando dobramos o numerador, ocorre o mesmo com denominado).

b) Como é possível encontrar frações equivalentes a uma determinada fração dada?

Multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador por um mesmo número.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 1 – NÚMEROS RACIONAIS: AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES

1.1 No quadro a seguir, você deve anotar seu palpite para cada divisão. Em seguida, utilizando a calculadora, realize as divisões indicadas e complete o quadro com a representação decimal e a representação fracionária.

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a) Qual número é maior: 12 ou 110 ? Comente sua resposta.

O maior é 1/2. Escrevendo na forma decimal as frações 1/2 e 1/10 temos, 0,5 > 0,1. Portanto, ½ >1/10.

b) Qual número é maior: 0,25 ou 14 ? Comente sua resposta.

Nesse caso, os dois são iguais, 1/4 =14 = 0,25.

c) O que é possível observar nos resultados das divisões de 1 por outro número natural?

Todas as divisões resultam em um valor menor que 1 inteiro.

 

1.2 Analise a imagem a seguir e circule os números racionais que podem ser utilizados para representar a parte da figura colorida.:

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Chame a atenção dos estudantes sobre o fato de que os números que circularam são algumas das diferentes representações desse número.

a) Quais critérios você utilizou para circular os números acima?

A resposta é pessoal, mas espera-se que os alunos façam referência ao fato de representarem a metade de um inteiro.

b) Os números 1/2 e 0,5 são diferentes? Qual a parte do inteiro que esses números representam?

Os dois representam um mesmo número, ou seja, a metade. São duas diferentes formas de representação: uma na representação decimal e outra na representação fracionária.

 

1.3 A partir das observações acima, complete o quadro:

A imagem pode conter: texto que diz

 

1.4 - Junte-se com seu colega e compare os quadros. Em seguida, descreva os procedimentos feitos por você para preencher esse quadro. Os procedimentos realizados pelo seu colega foram diferentes? De que forma ele procedeu?

A descrição da resposta será pessoal, no entanto, verifique se os alunos estão pensando na relação entre o número de casas decimais de uma representação e o número de zeros acompanhados do 1 no denominador da outra. Observe também se fazem referência ao posicionamento da vírgula ao realizar a conversão da representação fracionária para a decimal.

a) Supondo que você vai explicar para outra pessoa como se faz as diferentes escritas de um número racional, descreva o passo a passo para as diferentes escritas.

Convertendo a representação fracionária para a decimal: - Dividindo o numerador pelo denominador: esse quociente pode ser um número inteiro ou não; ou seja, um número decimal exato ou um número decimal com representação infinita. - Convertendo a representação decimal para a fracionária: o numerador será formado com todos os algarismos que compõem o número e o denominador será formado com o número 1 seguido de tantos zeros quantas forem as casas decimais.

 

1.5 Na classe de Carlos, 6º ano B, há 36 alunos matriculados. São 15 meninos e 21 meninas.

a) Qual fração representa os meninos? E as meninas?

15/36 representam os meninos e 21/36 as meninas.

b) Diante de novas matrículas, a escola abriu mais uma classe de 6º ano. Se um terço das meninas foram transferidas para a nova classe, 6º ano C, qual fração representa o número de meninas que ficaram no 6º ano B?

21/36 − 13 /𝑑𝑒 21/36 → 21/36 − 7/36 = 21−7/36 = 14/36 = 7/18 .

7/18 das meninas permaneceram no 6° B.

c) A Diretora da escola de Carlos pretende montar uma nova classe de modo que tenha 18 meninos, e que esses correspondam a dois terços do número total de alunos da classe. Qual a fração que representará o número de meninas na classe? Quantas meninas serão? E quantos alunos serão matriculados na classe? Fração das meninas na nova classe:

Fração das meninas na nova classe:

3/3 − 2/3 = 13

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Quantidade de meninas: temos que 18 meninos da nova classe correspondem a 2/3 . Assim, podemos representá-los pela seguinte imagem:

Portando, 1/3 corresponde a 9 meninas. 3 x 9 = 27 alunos. O total de alunos na nova classe será de 27 alunos.

 

1.6 Represente na reta numérica os números racionais a seguir, em seguida descreva como encontrou a localização de cada uma?

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 ATIVIDADE 1 – ÂNGULOS NO COTIDIANO

Os ângulos estão presentes em várias figuras geométricas que podemos encontrar em diversas situações do cotidiano. Alguns ângulos estão indicados em amarelo nas figuras a seguir:

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Organizados em duplas, cada uma deve escolher um espaço da escola ou de outro ambiente indicado pelo professor e registrar onde os ângulos estão presentes. Você pode fotografar ou desenhar para organizar um painel com informações da importância dos ângulos. Faça uma pesquisa sobre o assunto para complementar as informações do seu painel.

ATIVIDADE 2 – JOGO DA BATALHA DOS ÂNGULOS

2.1 Você vai construir um tabuleiro seguindo as orientações abaixo:

Passo 1) Construir um tabuleiro com quatro circunferências de mesmo centro, na origem de um plano cartesiano de raios: C1 = 2 cm; C2 = 4 cm; C3 = 6 cm e C4 = 8 cm, respectivamente, na cartolina ou no papel A4.

Passo 2) Com um transferidor, dividir igualmente a circunferência em ângulos de 30° no sentido anti-horário a partir do ponto A. Seu tabuleiro deverá ficar conforme a figura ao lado. Todos os ângulos têm vértice em O e um dos lados OA e são medidos no sentido anti-horário a partir de OA.

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Regras do jogo:

a) Organizem-se em duplas.

b) Coloque seu nome no tabuleiro que você construiu e troque com seu colega.

c) No tabuleiro que você recebeu, marque 10 pontos sempre na intersecção da circunferência com os segmentos, por exemplo (C1 , 30º), o ponto deve ser marcado na intersecção da circunferência C1 e ângulo 30º.

d) O tabuleiro com as marcações não pode ser visto pelo adversário.

e) Cada jogador, alternadamente, fala um ponto composto por um número e um ângulo.

f) Cada ponto escolhido pelo seu adversário deverá ser anotado no tabuleiro.

g) Se o adversário acertar a localização, marca um ponto. Ganha quem tiver maior pontuação ao final de dez rodadas, alternadas entre os jogadores.

 

2.2 Para realizar as medições desses ângulos, podemos utilizar o transferidor, que é um instrumento feito para medir ângulos composto de uma escala circular marcada em ângulos. Observe as figuras abaixo e, com o auxílio do transferidor, meça os ângulos formados:

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2.3 Leia as horas indicadas em cada um dos relógios, registre em seu caderno e, utilizando um transferidor, indique o ângulo formado pelos ponteiros, no sentido horário. 

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ATIVIDADE 1 – LOCALIZAÇÃO NO PLANO

O Plano Cartesiano é um sistema de referência formado por uma reta horizontal e outra vertical, e tem como principal função localizar a posição dos pontos que são representados por suas coordenadas ou pares ordenados. Os pares ordenados são representados primeiro pelo valor no eixo horizontal (abscissa) e o valor no eixo vertical (ordenada).

 

1.1 Quatro amigos foram brincar de esconde-esconde: Alberto (A), Bruno (B), Carlos (C), Davi (D). Após o sorteio, Alberto foi o escolhido para procurar seus colegas. Ajude Alberto a encontrar seus amigos representando as coordenadas que indicam onde se esconderam.

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1.2 Na segunda rodada da brincadeira, foi a vez de Carlos encontrar seus amigos. Carlos estava na coordenada C (1,1) e iniciou a contagem. Logo após, encontrou seus amigos, que estavam escondidos de acordo com as seguintes coordenadas: Alberto (4,5); Bruno (7,3) e Davi (1,8). Represente, no plano, a localização dos quatros amigos.

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ATIVIDADE 2 – POLÍGONOS NO PLANO CARTESIANO

2.1 O Sr. Francisco comprou uma chácara e quer construir uma casa, um pomar e um galinheiro. Para isso, ele demarcou a chácara da seguinte forma:

Casa: A (1, 1); B (1, 5); C (5, 5) e D (5, 1);

Pomar: E (6,6); F (9,2) e G (12,6)

Galinheiro: H (1,9); I (2,7); J (6,7) e K (7,9)

Em uma folha quadriculada, marque os pontos na ordem que foram indicados. Ligue os pontos marcados por seu Francisco para cada uma de suas construções. Em seguida, identifique quais polígonos correspondem à casa, ao pomar e ao galinheiro respectivamente.

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2.2 A Professora de Arte propôs aos seus alunos que criassem um desenho, no plano cartesiano, utilizando diversos polígonos. Luiz fez o desenho de uma casa. Ajude-o a identificar os polígonos e seus vértices.

Trapézio: (1, 4), (2, 6), (6, 6) e (7, 4).

Retângulo: (1, 0), (7, 0), (7, 4) e (1, 4).

Quadrado menor: (5, 2), (6, 2), (6, 3) e (5, 3).

Quadrado maior: (2, 0), (4, 0), (4, 2) e (2, 2).  

 

2.3 O professor desenhou alguns polígonos no plano cartesiano. Identifique cada um e marque as coordenadas de seus vértices.

Polígono ABCD – Retângulo: A (1,8), B (1,6), C (5,6) e D (5,8).

Polígono EFG – Triângulo E: (2,3), F (2,1) e G (6,1).

Polígono HIJK – Trapézio H: (8,1), I (12,1), J (11,3) e K (9,3).

Polígono LMNO – Quadrado L: (9,7), M (8,6), N (9,5) e O (10,6).

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 ATIVIDADE 1 – EXPLORANDO TRIÂNGULOS

Em grupo, pesquise sobre o tema “Triângulos escalenos, isósceles, equiláteros, agudos, retos e obtusos”. Em seguida, preencha o quadro com as características dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos. Em seguida, socialize com o grupo sua tabela.

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ATIVIDADE 2 – OS TRIÂNGULOS E A ARTE

Alguns artistas utilizam figuras geométricas para fazer suas obras de arte. A escola de Carlos organizou uma visita ao museu, onde estava acontecendo uma exposição desse tipo de arte. Durante o passeio, o quadro que mais chamou a atenção dos estudantes está representado na imagem a seguir:

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a) Organize no quadro abaixo os triângulos quanto aos lados:

A imagem pode conter: texto que diz

b) Organize no quadro abaixo os triângulos quanto aos ângulos:

A imagem pode conter: texto que diz  

 

ATIVIDADE 3 – OS TRIÂNGULOS NAS CONSTRUÇÕES

3.1 O triângulo é a figura geométrica mais utilizada em construções e estruturas que necessitam de rigidez. Um carpinteiro utilizou algumas vigas e fez a construção da estrutura de um telhado, conforme o esquema abaixo:

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Observe os triângulos formados na estrutura e classifique-os quanto à medida de seus lados e as medidas de seus ângulos.

A imagem pode conter: texto que diz

 

3.2 Agora é a sua vez... Com o auxílio de uma régua e transferidor, construa um triângulo que de acordo com as medidas de seus lados seja isósceles e quanto às medidas de seus ângulos seja retângulo.

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Uma possível resposta é: O aluno precisa garantir no triângulo dois lados de mesma medida e um ângulo de 90o °.

 

3.3 Como vimos, os triângulos podem ser classificados quanto às medidas de seus lados ou quanto às medidas de seus ângulos. Observe os triângulos abaixo e classifique-os quanto aos lados e quanto aos ângulos.

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3.4 Resolva a situação-problema: Sr. José quer construir dois canteiros em formato de triângulos para plantar flores e hortaliças. O canteiro de flores será um triângulo com um ângulo medindo 110º e o canteiro das hortaliças será um triângulo com todos os lados de medidas iguais. Quais são os tipos de cada um desses triângulos? Como podemos classificá-los?

Canteiro de flores - Triângulo obtusângulo.

Canteiro das hortaliças - Triângulo equilátero.

 

ATIVIDADE 4 – IDENTIFICANDO QUADRILÁTEROS

4.1 Na parede de um Museu, foi construído um mosaico composto por quadriláteros.

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Identifique quais quadriláteros foram utilizados para compor o mosaico.

Paralelogramos e Trapézios

 

4.2 Complete o quadro com o nome e as características que podem ser observadas nesses quadriláteros.

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ATIVIDADE 5 – EXPLORANDO QUADRILÁTEROS

5.1 Analise os quadriláteros a seguir:

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a) Dos quadriláteros desenhados, quais não têm lados paralelos?

b) Indique qual deles tem apenas um par de lados paralelos.

c) Indique quais deles têm dois pares de lados paralelos.

 

5.2 Os quadriláteros a seguir, foram organizados segundo um critério. Descubra qual foi esse critério. Escreva um pequeno texto, explicando essa organização.

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Após preencherem o quadro, escolha alguns estudantes para exporem suas observações sobre os quadriláteros. Sugerimos que anote na lousa os pontos importantes que foram citados pelos estudantes para, em seguida, fazer uma síntese com a participação de todos.

 

5.3 Em grupos, pesquisem de que forma os quadriláteros podem ser agrupados. Organizem um painel para apresentar os dados da sua pesquisa.

A atividade anterior já forneceu a resposta sobre agrupamentos dos quadriláteros. No entanto, oriente os estudantes sobre poderem pesquisar novas informações no livro didático, na biblioteca ou na sala de informática. Eles deverão construir um painel com o resultado da pesquisa. Por fim, marque uma data para apresentação da pesquisa e converse com os estudantes como será a forma de apresentação.

 

5.4 No polígono abaixo, mantendo as medidas dos lados e alterando apenas o ângulo de 75º para 90º, qual será o novo polígono formado?

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5.5 Construa na malha quadriculada abaixo os seguintes quadriláteros:

a) Um trapézio com dois ângulos retos.

b) Um losango que não seja um quadrado.

c) Um retângulo que não seja um quadrado.

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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 ATIVIDADE 1 – PESQUISA ENTRE PARES

1.1 Em grupos façam uma pesquisa com os colegas da sua turma. Escolham um tema para sua pesquisa, coletem os dados e os organize em uma tabela. Formulem um pequeno texto para divulgar o resultado da pesquisa.

 

ATIVIDADE 2 – INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E GRÁFICOS

Os dados de uma pesquisa podem ser organizados em tabelas. Quando divulgamos o resultado de uma pesquisa por meio de uma tabela é necessário fazer a leitura das informações registradas.

 

2.1 Faça uma leitura dos dados apresentados na tabela e responda às questões abaixo:

 A imagem pode conter: texto que diz

a) Qual o título e a fonte dessa tabela?

b) Se uma residência tiver 6 lâmpadas led, qual será o consumo diário total dessas lâmpadas?

c) Qual desses aparelhos tem o maior consumo de energia diário? Esse aparelho foi o mais utilizado? Justifique.

 

ATIVIDADE 3 – DIVULGANDO INFORMAÇÕES

Uma maneira útil de divulgação do resultado de uma pesquisa é por meio dos gráficos. Também é possível resolver problemas e fazer previsões. Mas, para isso, é preciso compreender e também construir gráficos.

3.1 Dados do Ministério da Saúde revelam que o número de casos de dengue no Estado de São Paulo aumentou mais de 1.000% em comparação com janeiro de 2018. Até o dia 02 de fevereiro, foram notificados 17.004 casos da doença. No mesmo período de 2018, foram registrados 1.450 casos de dengue. O gráfico a seguir registra a situação epidemiológica nesse período comparando 2018 e 2019.

A imagem pode conter: texto que diz

 

a) Quantos casos de dengue foram registrados em 2019 a mais que em 2018?

17 004 – 1 450 = 15 554 Foram 15 554 casos a mais do que em 2 018.

b) Analisando o gráfico, o que podemos dizer com relação ao número de casos de Zika?

Os casos de Zika se estabilizaram entre 2 018 e 2 019, mantendo a quantidade de ocorrências constantes.

c) Qual o percentual do aumento do número de casos de Chikungunya no mesmo período em 2019 no Estado de São Paulo?

(Se necessário, utilize a calculadora para validar a sua resposta). 259 – 88 = 171 171: 88 ≅ 1,94 1,94 x 100 = 194 O aumento do número de casos foi de aproximadamente 194%.

e) Construa uma tabela com os dados apresentados no gráfico.

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3.2 Carlos e Maísa fizeram uma pesquisa na Escola para saber a preferência dos colegas sobre a programação dos canais de TV por assinatura. Eles entrevistaram 100 alunos que estudam nas turmas dos 6º anos: A, B e C. Com os resultados da pesquisa, eles construíram o gráfico. Porém, ao divulgar, no panfleto constava a imagem a seguir:

A imagem pode conter: texto que diz

a) Somente com essa imagem, é possível saber do que trata a pesquisa?

Não é possível saber do que se trata pois faltam informações, como o título.

b) Quais informações estão faltando para identificarmos o gráfico?

-Título, legenda, fonte e identificação de todos os valores.

c) Construa o mesmo gráfico e complete com as informações necessárias para que os leitores compreendam os dados registrados no gráfico. Observe que para 5 alunos não há nenhuma preferência associada, assim, os estudantes poderão associar uma preferência ou nenhuma nessa informação.

d) Elabore três questões envolvendo os dados desse gráfico. Em seguida, troque com um colega as questões para que um resolva as questões do outro. Juntos, analisem e verifiquem se as respostas estão corretas.

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d) Elabore três questões envolvendo os dados desse gráfico. Em seguida, troque com um colega as questões para que um resolva as questões do outro. Juntos, analisem e verifiquem se as respostas estão corretas

Resposta pessoal.

 

3.3 Um outro meio de informar o leitor é a utilização de textos visuais associados a elementos não verbais, como o infográfico. A seguir, o infográfico revela o consumo de carnes e ovos por habitante no Brasil em 2017.

A imagem pode conter: texto que diz  

Destaque aos estudantes que esses valores são dados pela média, pois não é possível garantir que todo brasileiro coma essas porções por ano.

Responda:

a) Que tipo de carne o brasileiro mais consumiu em 2017? Quantos quilos por habitante?

A carne mais consumida em 2017 foi a de frango com 45 kg por habitante, em média.

b) Qual foi a carne menos consumida? Quantos gramas por pessoa?

A carne menos consumida foi a de carne suína com 14 kg por habitante, ou seja, 14 000 g por pessoa, em média.

c) Quantas dúzias de ovos um brasileiro consumiu em 2017?

191:12 ≅ 15,9 Em média o consumo foi de 15 dúzias de ovos em 2017.

d) Quando você realizou a equivalência de unidades de ovos para dúzias, sobraram unidades?

Quando realizamos a divisão de 191 por 12, não resultou em um valor exato, sobrando unidades.

Se sim, das unidades de ovos que sobraram, quantas faltam para completar uma dúzia?

5 x 12 = 180. 191-180 = 11 Sobraram 11 ovos, portanto falta um ovo para completar uma dúzia.

 

1. (Prova Brasil/2008) Ao escolher lajotas para o piso de sua varanda, Dona Lúcia falou ao vendedor que precisava de lajotas que tivessem os quatro lados com a mesma medida.

A imagem pode conter: texto que diz

Que lajota o vendedor deve mostrar a Dona Lúcia?

(A) Losango ou quadrado.

(B) Quadrado ou retângulo.

(C) Quadrado ou trapézio.

(D) Losango ou trapézio.

Resposta correta: (B)

 

2. (SARESP/2015) A moeda que tem o valor de ¼ de real é igual a:

A imagem pode conter: texto que diz

Resposta correta: (D)

 

3. (SARESP/ 2008 ) Assinale a alternativa que mostra corretamente a escrita de 6 8 na forma decimal.

(A) 0,50.

(B) 0,75.

(C) 0,30.

(D) 0,80.

Resposta correta: (B)

 

4. (Prova Brasil, 2005) A figura a seguir representa um mapa bastante simplificado de uma cidade, em que estão marcados alguns de seus pontos de interesse.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nesse mapa, a coordenada (5,G) indica a localização:

(A) da catedral

(B) da quadra poliesportiva

(C) do teatro

(D) do cinema

Resposta correta: (C)